Petrobras – Eng. de
Produção 2009
28
Uma empresa compra 4.500 caixas divididas igualmente entre três
fornecedores e deseja diminuir o tempo de recebimento da entrega. Para cada dia
que o fornecedor antecipar a entrega das caixas, o comprador aumentará a sua cota
em 100 caixas. Todos os fornecedores utilizam, atualmente, o transporte
ferroviário e devem avaliar outros modais que possibilitem a antecipação
desejada pelo comprador. Um dos fornecedores tem suas caixas avaliadas em R$
200,00 e consegue uma margem de contribuição bruta de 10% do valor das caixas,
sem considerar os custos de transporte. Com base no levantamento de custos e tempos
dos modais apresentados na tabela acima, qual a solução de transporte que
possibilitará um incremento maior da margem de contribuição líquida para a
entrega das caixas de maneira mais rápida?
(A) Apenas aéreo.
(B) Apenas ferroviário.
(C) Apenas rodoviário.
(D) Aéreo em conjunto com rodoviário.
(E) Ferroviário em conjunto com rodoviário.
Resolução
O texto é longo e confunde “quem somos” na questão... Somos o
fornecedor, transportamos apenas pelo modal ferroviário, vamos mudar e temos
que calcular a mais vantajosa (maior lucro).
Atualmente, transportamos 1500 caixas pela ferrovia com tempo
de entrega de 10 dias e ganhamos R$20 por caixa. Para cada dia que diminuirmos
esse tempo de entrega, aumentamos 100 caixas, mas ainda tem o custo por essas
caixas adicionais.
Para o ferro + rodo, diminuímos 2 dias na entrega e passamos a
entregar mais 200 caixas, isto é, 1500+200=1700. A receita será de 1700*R$20 e
o custo será de 1700*R$5, lucro é a receita – custo.
Fazemos isso para cada opção, quanto maior o lucro, melhor.
Ferro + rodo: (1500+200)*(20-5)=R$25.500
Rodo: (1500+500)*(20-6)=R$28.000
Aéreo + rodo: (1500+700)*(20-10)=R$22.000
Aéreo: (1500+800)*(20-12)=R$18.400
O rodoviário tem o maior lucro, é a melhor opção. Alt C.
Petrobras – Eng. Produção 2010
30
Em algumas empresas, o custo
de transportes é o componente mais significativo dos custos logísticos. Em
relação ao gerenciamento do sistema de transportes, afirma-se que
(A) a variação do tempo de
entrega dos produtos até os clientes finais não é um fator relevante, pois
apenas o tempo médio de entrega deve ser considerado.
(B) a variação do tempo de
entrega é indicador da confiabilidade do transportador.
(C) o tempo médio de entrega
deve ser definido apenas após a venda das mercadorias, pois pode influenciar na
decisão dos compradores.
(D) as perdas de mercadorias,
durante a atividade de transporte, não são importantes, uma vez que todos os
produtos são seguráveis.
(E) as perdas de mercadorias,
durante o transporte, independem da qualidade do transportador.
Resolução
O transportador é responsável por entregar no
prazo estabelecido, com qualidade, com integridade e qualquer outro aspecto
requerido pelo contratante e pelo receptor. Bons desempenhos nesses aspectos
definem a confiabilidade do transportador e serve de parâmetro para sua
contratação. Alternativas obviamente erradas, menos a correta, alt B.
Petrobras – Eng. Produção 2011
22
Com relação à Logística
Empresarial, analise as afirmativas a seguir.
I – O sistema logístico tem
como finalidade planejar, implementar e controlar os fluxos de entrada e saída de
produtos, serviços e informações, nas áreas de distribuição, suprimentos e
produção, obtendo-se, assim, maior eficácia e eficiência no setor de serviços,
com o menor custo possível.
II – Um projeto de logística envolve
seu desempenho e seus custos, sendo necessário determinar seus objetivos de
médio e longo prazo para a análise da eficácia de sua rede de distribuição.
III – A distribuição física é
a atividade relacionada ao conjunto de operações globais da empresa garantindo
a entrega do produto em boas condições comerciais, excluindo a movimentação de
materiais e o controle de estoque.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D)
II e III, apenas. (E) I, II e III.
Resolução
Item I está correto, parece o conceito de
logística do Council of Logistic Supply Chain Management. II também está correto. O III está
errado no final, pois “distribuição física” é a entrega para o cliente final e
inclui sim a gestão de estoque e movimentação de materiais (Slack que disse).
Alt C.
Petrobras – Eng. Produção 2012
40
Uma empresa, que atende a
quatro pontos de mercado, decidiu manter todos os estoques de produtos em um
único armazém, de onde partirão as entregas para suprir os pontos de mercado.
Os pontos de coordenadas, de volumes e de tarifas de transporte são
apresentados na tabela abaixo.
Usando o método do centro de gravidade, a localização aproximada para um armazém único é
Usando o método do centro de gravidade, a localização aproximada para um armazém único é
(A) Xg = 3,00 e Yg = 2,78
(B) Xg = 3,16 e Yg = 3,00
(C) Xg = 3,42 e Yg = 3,00
(D) Xg = 3,56 e Yg = 2,78
(E) Xg = 3,56 e Yg = 3,00
Resolução
O método de centro de gravidade é igual a uma média ponderada. Na média ponderada, os componentes têm pesos diferentes. Aqui, o que mais pesa é o custo (dinheiro), que depende do volume transportado e da tarifa, por isso, multiplicamos cada volume por sua tarifa (vol*$). Este é o peso que determina para onde vai tender mais a posição do armazém. Para relacioná-lo com a posição de X e de Y, multiplicam eles pelas coordenadas (vol*$*X e col*$*Y). Em seguida, somamos cada coluna. Para achar um único ponto X e um único Y, dividimos a soma de X pela soma dos pesos, o mesmo procedimento para Y (na média ponderada, sempre o denominador é a soma dos pesos). Obs: se for chutar, x=3,56 aparece duas vezes e y=3 aparece três vezes, não chute na alternativa que aparecem juntas. Alt D.
Petrobras – Administrador 2010
58
Determinar a localização de
uma planta industrial ou centro de distribuição é uma decisão estratégica na
gestão da cadeia de suprimentos. Um dos métodos mais utilizados é o método do
Centro de Gravidade, que exige do analista muitas informações a respeito das
operações da empresa. Para a aplicação do método do Centro de Gravidade para
única instalação é DESNECESSÁRIO informar-se sobre
(A) o volume de carga
proveniente de fornecedores.
(B) o custo de manuseio nos
centros de distribuição.
(C) os custos de transporte.
(D) as demandas dos clientes e
mercados atendidos.
(E) as coordenadas de clientes
e fornecedores.
Resolução
Centro de gravidade de novo. Como vimos, o custo
de manuseio nos centros de distribuição não importa, porque, em teoria, não
variam de acordo com a localização. Além disso, os custos de transporte são bem
maiores. Volume de carga, tarifa de transporte, quantidade de carga e
localizações são importantes. Alt B.
Petrobras Biocombustível – Eng. Produção 2010
26
Devido ao
aumento da demanda de seus produtos, uma indústria está avaliando cinco
possíveis localidades para a instalação de uma nova unidade industrial. Em
função de fatores de localização mais relevantes identificados, a Organização
atribuiu notas de 1 a 7 a cada fator para cada uma das localidades analisadas,
conforme mostra a Tabela a seguir.
A localidade que
tem a melhor avaliação é
(A) Local MT. (B) Local RJ. (C) Local BH. (D) Local
SP. (E) Local CE.
É o método do centro
de gravidade, mas não disse o nome. Lembrar-se que o método é uma média
ponderada e na média ponderada sempre multiplicamos pelo peso (para relacionar
os dois) e dividimos a soma desses multiplicados pela soma do PESO.
Na tabela, 86 é a soma dos pesos e é o denominador na divisão de cada
“SOMA”; ex: 453/86=5,3. Quanto maior, melhor, MT ganhou. Alt A.
Transpetro – Eng. Produção 2011
43
A empresa Z busca selecionar o
melhor local para a instalação de uma nova unidade de produção. Tal unidade
deverá abastecer dois mercados, representados pelas cidades X e Y, com demandas
iguais a 2.000 t e 3.500 t, respectivamente. Considerando-se a distância entre
as duas cidades igual a 100 km, afirma-se que
(A) qualquer localização entre
X e Y resultará no mesmo custo com transporte.
(B) a instalação da unidade na
cidade X, para redução dos custos com transporte, é melhor do que na cidade Y,
pois a quantidade consumida será menor.
(C) a localização que minimiza
os custos com transporte corresponde ao meio do caminho entre as cidades, ou
seja, a 50 km de cada uma.
(D) a melhor localização para
a unidade, com base no método do centro de gravidade, é um ponto entre as duas
cidades, distando 75,5 km de X e 24,5 km de Y.
(E) a melhor localização para
a unidade, com base no método do centro de gravidade, é um ponto entre as duas
cidades, distando 63,6 km de X e 36,4 km de Y.
Resolução
Mais uma questão com o método de centro de
gravidade. Aqui, o peso é a tonelada transportada. x=2000t e
y=3500t. Soma=5500t. Fazendo a porcentagem, x=36,4% e y=63,6%. Se y recebe 63%
das toneladas transportadas, tem que estar mais perto de y na proporção inversa,
36,4km de y. Alt E.
Transpetro –
Administrador 2011
43
O diretor de logística de uma empresa de produção de bens de
consumo tem a missão de colaborar na expansão do negócio. Para isso, ele está
avaliando duas opções de investimento, a saber:
• Opção 1 - Expansão da fábrica na mesma localidade
• Opção 2 - Transferência da fábrica para outra localidade
mais próxima do mercado consumidor
O critério de decisão do diretor é o custo logístico total
da operação. No auxílio à sua decisão, o diretor encomendou um estudo de
localização para avaliar a opção 2. A consultoria responsável pelo estudo
decidiu utilizar o método do centro de gravidade para uma única instalação.
Para que o estudo de localização seja realizado e o diretor possa decidir entre
apenas uma das opções de investimento (1 ou 2), utilizando-se do critério do
custo logístico total, a única informação DESNECESSÁRIA, dentre as
abaixo relacionadas, é sobre
(A) a localização geográfica de clientes e fornecedores
(B) o histórico da taxa de defeitos na produção das máquinas
gargalo da fábrica atual
(C) os custos de transporte
(D) os históricos de demanda de clientes e de aquisição de
matérias-primas
(E) os custos de terreno e de manutenção da fábrica na nova
localidade
Resolução
Tem uma questão parecida acima e errava no mesmo ponto:
atividades internas. A errada é a B, pois não importa para a localização o que
acontece na produção, importa apenas aspectos relacionados a localização.
Alt B.
44
Um gerente de armazenagem, ao assumir a função, depara-se com o seguinte
cenário em seu armazém:
• Quantidade de SKUs: 5.500
• Giro médio dos itens: 7,5
• Distância média diária percorrida para
realizar picking de um item: 12 metros
• Todos os itens de menor giro estão nas
áreas mais distantes da área de separação de pedidos
O gerente do armazém pode implementar diferentes ações, que fornecem os
seguintes resultados:
Ação Resultado
I Aumento
do giro médio dos itens.
II Redução
do giro médio dos itens.
III Aumento da distância média percorrida para realizar picking
de um item.
IV Redução da distância média percorrida para realizar picking
de um item.
V Modificação do layout e reposicionamento dos itens no
armazém.
Desconsiderando-se possíveis efeitos de interações
entre as ações e qualquer outra variável não mencionada na situação descrita,
para alcançar uma gestão eficiente dos materiais do armazém, o gerente deve
implementar APENAS as ações
(A) I e IV (B)
II e III (C) II e IV (D) I, III e V (E) II, IV e V
Resolução
A maioria dessas questões “o que fazer?” gira em torno de
objetivos óbvios, porque as variáveis apresentadas são limitadas. Por exemplo:
sempre se busca o aumento do giro e a diminuição da distância percorrida. I e
IV certas.
Como disse que os itens de menor giro já estão nas áreas mais
distantes da separação, então não precisa mudar o layout.
Alt
A.
Na questão 40. Se os custos de transporte estivessem associados à distancia (e nao ao volume), o peso seria igual ao custo x distancia?
ResponderExcluirExato.
ExcluirE se não citasse custo, seria só a distância ou volume. Assim como na questão 26 só fala em "notas" e na 43, só volume e distância.
muito bom!!! ajudou bastante!
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