21
Durante muitos anos, acreditou-se que alguns pontos da
organização possuíam grande dificuldade para sua avaliação, por serem
subjetivos. A metodologia de avaliação BSC (Balanced
Scorecard) tornou-se um novo caminho para a gestão estratégica. A
metodologia do BSC, enquanto elemento de medição de performance,
contempla as seguintes perspectivas, EXCETO as
(A) financeiras.
(B) do aprendizado e do crescimento.
(C) dos processos internos.
(D) dos clientes.
(E) das relações trabalhistas.
Resolução
Como dito, o BSC permitiu a mensuração da estratégia ao
colocar indicadores nas perspectivas: financeira, processos internos,
crescimento e aprendizado, cliente (“FICACliente” para lembrar).
A errada é alt
E.
22
Nenhuma atividade organizacional é perfeita ou isenta de
erros ou desvios. Sobre o desempenho global da empresa, considere os requisitos
abaixo.
I – Adequação ao planejamento estratégico
II – Centralização dos subsistemas organizacionais
III – Descentralização operacional
É(São) requisito(s) indispensável(eis) ao controle de
desempenho o(s) apresentado(s) APENAS em
(A) I. (B)
II. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III.
Resolução
Assim como tudo, o desempenho global precisa estar alinhado
com o planejamento estratégico.
O desempenho global deve estar descentralizado
operacionalmente porque seria difícil gerenciar todas unidades ao redor do
mundo.
I e
III. Alt D.
23
Uma empresa possui capital aberto em uma Bolsa de Mercadorias e deseja adotar uma nova política de distribuição de dividendos. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que
(A) o preço da ação tenderá a expandir, se essa empresa adotar uma política de pagar mais dividendos.
(B) uma empresa, que adote uma política de pagar mais dividendos, terá menos recursos disponíveis para reinvestimento, e, assim, a taxa de crescimento futuro esperada será reduzida, deprimindo o preço da ação.
(C) o pagamento de dividendos aos acionistas é feito em dinheiro, em ações ou em mercadorias.
(D) a política ótima de dividendos atinge o equilíbrio entre os dividendos correntes e o crescimento futuro, maximizando o preço das ações da empresa.
(E) as empresas são proibidas de pagar dividendos superiores aos seus lucros correntes.
Resolução
[Cap. 13 do livro Princípios da Administração Financeira – Gitman é inteiro sobre dividendos] Dividendos são a divisão do lucro da empresa entre seus acionistas, primeiro os “preferenciais” e depois os “ordinários” (não é obrigatório para estes). Letra A está correta, em teoria, porque pagando mais dividendos, mais pessoas querem comprar as ações e o preço sobe. O lucro de uma empresa pode ser dado aos acionistas ou investido para gerar mais lucro, a questão básica é quanto pagar e quanto investir (se o estatuto da empresa for omisso, a lei 6404 obriga pelo menos 25% do lucro líquido ajustado), por isso as alternativas B e D estão corretas. O pagamento de dividendos é feito em dinheiro, ações ou em mercadorias (menos comum), C correta. Os dividendos podem ser maiores que os lucros correntes, por isso está incorreta a alt E.
24
As estratégias de hedging são técnicas adotadas como compensação ou proteção ao risco. Sobre as ferramentas dehedging de risco cambial disponíveis no mercado, é INCORRETO afirmar que
(A) as opções são contratos que dão o direito de comprar ou vender certo volume da moeda a um preço determinado.
(B) os contratos a termo eliminam a possibilidade de ganho cambial na operação.
(C) os contratos futuros podem eliminar o risco de perda e eliminam a possibilidade de ganho.
(D) os swaps de taxas de juros permitem à empresa trocar a estrutura de taxas de juros de seus ativos/passivos e obter redução de custo, com acesso a mercado mais amplo.
(E) nos swaps de taxa de câmbio, duas partes, inicialmente, trocam os principais em duas moedas diferentes, fazem o pagamento de juros um ao outro e, depois, desfazem a troca de principais a uma taxa de câmbio prefixada na data de vencimento.
Resolução
Hedge em inglês é cobertura, em finanças, é cobertura no sentido de proteção a riscos. É uma estratégia e os instrumentos desta são (livro do Gitman, pág. 662, do qual foram transcritas as alternativas):
- Captação ou aplicação – em diversas moedas para tirar proveito das diferentes taxas de juros e valorização/desvalorização de moedas; podem ser em condições de certeza, com custos fixados no início ou especulativas.
- Contrato a termo – contratos projetados sob medida, representando uma obrigação de compra/venda, envolvendo acordo a respeito de volume, taxa e prazo de vencimento entre duas partes; não tem custo inicial significativo. Podem eliminar o risco de perda E ELIMINAM QUALQUER POSSIBILIDADE DE GANHO.
- Contrato futuro – padronizados e oferecidos em bolsas organizacionais; quase idêntico a contrato a termo, mas menos flexíveis em razão do mercado secundário; possuem custos iniciais (comissões). Podem eliminar o risco de perda, mas tem POSSIBILIDADE DE GANHO.
- Opções – contratos sob medida ou padronizados que dão o direito de comprar ou vender volume da moeda a um preço determinado durante certo período; o custo inicial é o prêmio. Eliminam o risco de perda preservando a possibilidade de ganho ilimitado.
- Swap (troca, permuta) – permitem a troca de séries de fluxos de caixa a uma taxa de juros por outras, em outras palavras, é a “troca de dívidas” (por troca de taxa de juros). Por exemplo, uma importadora endividada em dólares faz um swap de moedas com um banco. A empresa deve pagar um valor em reais ao banco. O banco tem de pagar o equivalente em dólares ao valor contratado do swap. Se a cotação do dólar subir além do esperado, o aumento da dívida da empresa será coberto pelo que o banco pagará à empresa. É o mais utilizado pelas empresas brasileiras. Custo inicial é a comissão do intermediário. Permitem à empresa trocar a estrutura de taxa de juros de seus ativos/passivos e obter redução de custo, com acesso a mercado mais amplo.
- Swap de taxa de câmbio – duas partes inicialmente trocam os principais em duas moedas diferentes; fazem os pagamento de juros um ao outro e depois desfazem a troca de principais a uma taxa de câmbio prefixada na data de vencimento; mais complexos que swaps de taxa de juros. Além das vantagens de swap de taxa de juros, a empresa pode trocar a estrutura de moeda de seus ativos/passivos.
Sobre as alternativas, letra A está certa. B também está certa, lembrar-se que “contratos a termo” eliminam tudo, perda ou ganho, inclusive cambial.
D e E descrevem os dois tipos de swap, uma é só de taxas de juros e a outra envolve moeda.
A diferença para “contrato futuro” é que neste permanece a possibilidade de ganho, por isso a alt C é a resposta.
Alt C.
25
Uma empresa possui dois ativos: X e Y. Considerando-se que o ativo X possui beta de 0,8, o ativo Y, um beta de 1,3, que a taxa livre de risco é igual a 7% e que o retorno do mercado é de 15%, de acordo com o modelo de precificação CAPM,
(A) se o ativo X possuir um rendimento de 14%, e o ativo Y de 17%, então o ativo Y possui uma rentabilidade maior com o mesmo risco.
(B) o retorno esperado do ativo Y é 7,5 pontos superior ao ativo X.
(C) o prêmio de risco do mercado é de 7%.
(D) o retorno esperado do ativo X é inferior ao retorno do mercado.
(E) o beta relativo ao mercado é a média entre os betas dos ativos X e Y.
Resolução
Re=Rf+β(Rm-Rf);
Rm é a taxa de mercado = 15%;
β é a variação do ativo em relação ao padrão, se for menor que 1 (risco menor), ele varia pouco; se for maior que 1, varia bastante (risco maior), para X é 0,8 e para Y é 1,3;
(Rm-Rf) é o prêmio pelo risco = 15% – 7% = 8%.
Para Y: Re = 7 + 1,3(15-7) = 17,4.
B está errada porque a diferença é 4.
A letra C fala que o prêmio de risco de mercado é 7%, não, (Rm-Rf) = 15% - 7% = 8%.
Letra E não tem nada a ver.
A D é correta, o Re (retorno esperado) de X é 13,4% e do mercado é 15%, então inferior.
Alt D.
26
Um engenheiro de produção de uma fábrica precisa elaborar um relatório financeiro para a diretoria, incluindo os custos de cada setor produtivo. Sobre os métodos de custeamento, é INCORRETO afirmar que
(A) o custo por absorção significa que as despesas indiretas de fábrica são incluídas nos estoques.
(B) o custo variável é um método de custo que carrega os produtos somente com os custos que variam diretamente com o volume.
(C) o custeamento variável é um critério legal, fiscal e externo.
(D) o custeamento variável apresenta a contribuição marginal.
(E) o custeamento variável e o custeamento por absorção classificam os custos como diretos e indiretos.
Resolução
Tecnicamente a letra A está errada, pois despesas não entram no custeio por absorção, apenas os custos (“custo” é diferente de “despesa”). Deixando a isso de lado, as despesas indiretas (que são fixas) sofrem rateio pelas unidades PRODUZIDAS e “são incluídas nos estoques”. Se não vender e for para o estoque, o que ele chamou de despesas indiretas vão junto para o estoque.
A C está errada, porque o custeio variável não é legal para o
fisco e, por isso, interno (feito apenas dentro da empresa). O custeio legalizado
é o por absorção, pois o lucro é maior e paga mais impostos.
A D está correta, porque margem de contribuição = preço – custos variáveis. É uma de suas características principais.
Na E, diretos e indiretos são os fixos e variáveis.
Gabarito oficial alt C.
Tecnicamente a letra A está errada, pois despesas não entram no custeio por absorção, apenas os custos (“custo” é diferente de “despesa”). Deixando a isso de lado, as despesas indiretas (que são fixas) sofrem rateio pelas unidades PRODUZIDAS e “são incluídas nos estoques”. Se não vender e for para o estoque, o que ele chamou de despesas indiretas vão junto para o estoque.
A D está correta, porque margem de contribuição = preço – custos variáveis. É uma de suas características principais.
Na E, diretos e indiretos são os fixos e variáveis.
27
A empresa High Quality Ltda. produz dois tipos de produtos X e Y. Considere a tabela abaixo, que contém as margens de contribuição unitária e a quantidade de horas-máquina (h/m) para a fabricação de uma unidade dos produtos X e Y.
Sabendo-se que a capacidade produtiva total mensal da High Quality é de 4.000 horas, a melhor escolha da empresa para maximizar sua Margem de Contribuição Total é
(A) produzir somente o produto X, que possui uma maior MCu.
(B) produzir somente o produto Y, que exige menor tempo de máquina em sua produção.
(C) produzir 400 unidades do produto X e complementar sua capacidade produtiva com o produto Y.
(D) produzir 1.000 unidades do produto Y e complementar sua capacidade produtiva com o produto X.
(E) utilizar 50% de sua capacidade produtiva na confecção do produto X e os outros 50% na confecção do produto Y.
Resolução
A MCu de X é maior, porém, precisa de mais h/m.
X: 4000h/7 = 571 produtos (arredondado) à 571*3h
= 3997 horas, ou seja, sobram 3h para produzir uma unidade de Y. Lucro seria:
571*3.000 + 1*2.000 = 1.716.000
Y: a demanda é de 1000 unidades, que necessitam de 3000 horas,
menos que a capacidade. Sobram 1000h para produzir o produto X, 1000/7 = 142
unidades. Lucro: 1000*2000 + 142*3000 = 2.426.000
A MCu de X é maior, porém, precisa de mais h/m.
Alt D.
28
Em diversos negócios, os estoques constituem uma parte importante nas operações de produção. Os estoques que são mantidos para atender à demanda esperada média são denominados
(A) de reserva. (B) de antecipação. (C) de segurança. (D) cíclicos. (E) sazonais.
Resolução
Embora o estoque de antecipação seja mais utilizado em situações de grande variação na demanda, foi considerado correto para essa simples "demanda esperada". Alt B.
29
Para uma empresa que decide comprar determinado material, o primeiro estágio consiste em encontrar fornecedores potenciais e determinar a probabilidade de eles se tornarem bons fornecedores. Os estágios seguintes envolvem o desenvolvimento de fornecedores e as estratégias de negociação. Está em DESACORDO com esses dois estágios afirmar-se que
(A) o desenvolvimento de fornecedores pode incluir o treinamento e o fornecimento de suporte técnico.
(B) o desenvolvimento de fornecedores deve estar em sintonia com os requisitos de qualidade da empresa.
(C) as estratégias de negociação incluem o modelo de preços, com base nas publicações ou índices de preços.
(D) as estratégias de negociação envolvem o modelo de preços, com base nos custos do fornecedor.
(E) as estratégias de negociação envolvem o modelo de preços, com base nos custos do comprador.
Resolução
Na hora de vender, ninguém liga para os custos do comprador! Mesmo assim, qualquer negociação busca o ganha-ganha. Alt E.
30
Em algumas empresas, o custo de transportes é o componente mais significativo dos custos logísticos. Em relação ao gerenciamento do sistema de transportes, afirma-se que
(A) a variação do tempo de entrega dos produtos até os clientes finais não é um fator relevante, pois apenas o tempo médio de entrega deve ser considerado.
(B) a variação do tempo de entrega é indicador da confiabilidade do transportador.
(C) o tempo médio de entrega deve ser definido apenas após a venda das mercadorias, pois pode influenciar na decisão dos compradores.
(D) as perdas de mercadorias, durante a atividade de transporte, não são importantes, uma vez que todos os produtos são seguráveis.
(E) as perdas de mercadorias, durante o transporte, independem da qualidade do transportador.
Resolução
O transportador é responsável por entregar no prazo estabelecido, com qualidade, com integridade e qualquer outro aspecto requerido pelo contratante e pelo receptor. Bons desempenhos nesses aspectos definem a confiabilidade do transportador e serve de parâmetro para sua contratação. Alternativas obviamente erradas, menos a correta, alt B.
31
Dentre as fases que compõem um projeto, aquela que objetiva a determinação das características do produto final, que constituirão o documento “especificação do produto”, redigido segundo a ótica do cliente ou futuro usuário do produto ou serviço a ser desenvolvido, é a fase de
(A) definição dos requisitos. (B) estudo de viabilidade. (C) design. (D) encerramento. (E) execução.
Resolução
A especificação está dentro da área de conhecimento “Escopo”, no grupo de processo “Planejamento”, através da “definição dos requisitos”. Alt A.
32
O PERT (Program Evaluation and Review Technique) e o CPM (Critical Path Method) foram desenvolvidos com o objetivo de auxiliar no planejamento e controle de grandes projetos. Nas duas técnicas, os projetos são representados, graficamente, por diagramas de rede, mostrando os relacionamentos entre as atividades. Considere que, na rede abaixo, as durações das atividades A, B, C, D, E, F e H são iguais a 5, 5, 7, 5, 2, 3 e 4 dias, respectivamente.
Com base nas informações disponíveis, conclui-se que o(a)
(A) caminho mais curto é formado pelas atividades B, E e G, independente da duração da atividade G.
(B) projeto possui dois caminhos críticos, independente da duração da atividade G.
(C) projeto apresentará um caminho crítico, se a duração da atividade G for igual a um dia.
(D) projeto apresentará três caminhos críticos, se a duração da atividade G for igual a dois dias.
(E) duração total do projeto independe da duração da atividade G.
Caminho crítico é o maior caminho, aquele que não pode atrasar nenhum dia. Letras A e E não podem estar certas, claro que depende de G. B - Com os valores, há 2 caminhos críticos, AC e BFH (12 dias), mas dependendo de G, isso pode mudar. C – se G for 1, continuará com 2 caminhos críticos, AC e BFH. D – se G for 2, teremos 3 caminhos críticos, AC, BFH e o novo ADG, todos com 12 dias. Alternativa D.
33
Os objetivos principais do gerenciamento de projetos se caracterizam por três parâmetros: custo, tempo e qualidade.
Com relação a esses parâmetros, é INCORRETO afirmar que a(o)
(A) importância relativa do custo, do tempo e da qualidade pode variar conforme o tipo de projeto, embora sejam sempre parâmetros relevantes.
(B) redução do tempo necessário para a realização de cada atividade pode contribuir para a redução do tempo total de conclusão do projeto.
(C) avaliação definitiva do projeto só pode ser realizada quando o projeto for concluído, uma vez que é impossível estabelecer critérios para o controle da qualidade ao longo do projeto.
(D) gerenciamento do custo, do tempo e da qualidade pode ser bastante complexo em grandes projetos.
(E) custo global de um projeto deve ser estabelecido no princípio, sendo necessário controlar os recursos, para que os custos planejados não sejam excedidos.
Resolução
Em alguns projetos, é mais importante o custo, em outros, que seja feito rapidamente, em outros, a qualidade, ou seja, é relativo, então A está correta. B e D são óbvias e corretas. E o custo global deve ser no princípio, correto. A avaliação definitiva não é feita apenas no final, o controle de qualidade está presente durante todo o processo, por isso, é possível fazer uma avaliação no meio do projeto, por exemplo. Alt C.
34
A gestão de projetos engloba as fases de planejamento, programação e controle. A fase de planejamento
(A) envolve o estabelecimento de metas, a definição do projeto e a organização da equipe.
(B) envolve o monitoramento de todas as atividades previstas para a realização do projeto.
(C) envolve o monitoramento dos custos, dos recursos e dos orçamentos.
(D) pode ser eliminada em função do tipo de controle a ser estabelecido durante o projeto.
(E) é realizada simultaneamente com as fases de programação e controle.
Resolução
Lembrando os grupos de processo (o PMBOK diz que não são fases... mas parecem fases!): iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento, encerramento. Assim como todo planejamento, o de projetos envolve os objetivos a serem buscados. “Planejamento define o escopo, refina os objetivos e desenvolve a ação” lembre-se disso. B e C são do controle e monitoramento. Claro que não pode ser eliminado (D) e não é realizada simultaneamente (E), apesar do escopo poder sofrer adaptações. Alt A.
35
Todo projeto está exposto a riscos, cabendo a seus gestores identificá-los e desenvolver planos para evitá-los. São propostas para evitar ou minimizar os efeitos das situações de risco, EXCETO
(A) coletar ideias de forma ampla.
(B) realizar uma auditoria de riscos, dando atenção especial a áreas com maior potencial de prejuízo para o projeto.
(C) alterar o escopo do projeto, evitando riscos para os quais a organização não se preparou.
(D) utilizar ferramentas de tomada de decisão que pressuponham previsibilidade.
(E) formar um contexto robusto de gerenciamento capaz de lidar com o inesperado.
Resolução
A letra C me pareceu estranha, mas era falta de conhecimento e alterar o escopo do projeto é aceitável, planejamento e execução andam juntos!
A resposta é D, mas não tenho certeza do por quê. Talvez as ferramentas de tomada de decisão não precisem pressupor previsibilidade, é o contrário, a imprevisibilidade. Alt D.
A resposta é D, mas não tenho certeza do por quê. Talvez as ferramentas de tomada de decisão não precisem pressupor previsibilidade, é o contrário, a imprevisibilidade. Alt D.
36 (não sei se deveria estar em custos, mas não achei outro tópico melhor)
A Indústria Blank White Ltda. de papéis produz etiquetas autoadesivas para diversos produtos. Num determinado período, o valor semanal, em reais, de suas vendas (output) foi de R$ 49.000,00 (quarenta e nove mil reais), e o valor dos recursos de entrada (input), com capital, materiais e mão de obra foi de R$ 70.000,00 (setenta mil reais). A produtividade total da Blank White está entre
(A) 0,65 e 0,75 (B) 0,60 e 0,65 (C) 0,50 e 0,55 (D) 0,40 e 0,50 (E) 0,25 e 0,35
Resolução
Produtividade é como os recursos foram utilizados e o retorno que isso gerou. 49/70=0,7. Alt A.
37
Numa indústria manufatureira, são objetivos da programação e do controle da produção, EXCETO
(A) atingir o nível de produtividade estabelecido.
(B) permitir incrementar os estoques e os custos operacionais.
(C) manter o nível de atendimento solicitado.
(D) manter os produtos com a qualidade especificada.
(E) assegurar o atendimento das ordens de produção.
Resolução
“Incrementar” é aumentar, claro que PCP não deve aumentar os estoques, muito menos os custos operacionais. Alt B.
38
Um estudo sobre fidelidade do consumidor à operadora de telefonia móvel, em uma determinada localidade, mostrou as seguintes probabilidades sobre o hábito de mudança:
A probabilidade de o 1° telefone de um indivíduo ser da operadora A é 0,60; a probabilidade de o 1° telefone ser da operadora B é de 0,30; e a de ser da operadora C é 0,10. Dado que o 2° telefone de um cliente é da operadora A, a probabilidade de o 1° também ter sido é de
(A) 0,75 (B) 0,70 (C) 0,50 (D) 0,45 (E) 0,40
Resolução
Existem 3 "caminhos" para que o segundo telefone seja A:
1. começou com A (0,6) e continuou com A (0,5)
2. começou com B (0,3) e mudou para A (0,2)
3. começou com C (0,1) e mudou para A (0,4).
A probabilidade de o segundo ser A então é (e=* e ou=+): 0,6*0,5 + 0,3*0,2 + 0,1*0,4 = 0,4.
Ou seja, sabendo que o segundo tel é A, um dos 3 caminhos foi utilizado.
Qual a probabilidade de ter vindo de A? Lembre-se sempre que probabilidade é uma parte dividida pelo total, pelo cenário, pelo universo e o nosso universo é 0,4 (todos os caminhos). A “parte” de A é o caminho de AA: 0,6*0,5=0,3.
Então, sabendo o universo de A, a probabilidade de ter vindo de A é 0,3/0,4 = 0,75. Alt A.
1. começou com A (0,6) e continuou com A (0,5)
2. começou com B (0,3) e mudou para A (0,2)
3. começou com C (0,1) e mudou para A (0,4).
A probabilidade de o segundo ser A então é (e=* e ou=+): 0,6*0,5 + 0,3*0,2 + 0,1*0,4 = 0,4.
Ou seja, sabendo que o segundo tel é A, um dos 3 caminhos foi utilizado.
Qual a probabilidade de ter vindo de A? Lembre-se sempre que probabilidade é uma parte dividida pelo total, pelo cenário, pelo universo e o nosso universo é 0,4 (todos os caminhos). A “parte” de A é o caminho de AA: 0,6*0,5=0,3.
Então, sabendo o universo de A, a probabilidade de ter vindo de A é 0,3/0,4 = 0,75. Alt A.
39
Um jogo consiste em lançar uma moeda honesta até obter duas caras consecutivas ou duas coroas consecutivas. Na primeira situação, ao obter duas caras consecutivas, ganha-se o jogo. Na segunda, ao obter duas coroas consecutivas, perde-se o jogo. A probabilidade de que o jogo termine, com vitória, até o sexto lance, é
(A) 7/16 (B) 31/64 (C) 1/2 (D) 1/32 (E) 1/64
Resolução
Considerando K = cara e C = coroa e lembrado que KK ganha, CC perde, as possibilidades de ganhar são:
1º lance
|
2º lance
|
3º lance
|
4º lance
|
5º lance
|
6º lance
|
Probabilidade de acontecer
|
K
|
K
|
½*½=1/4
| ||||
C
|
K
|
K
|
½*½*½=1/8
| |||
K
|
C
|
K
|
K
|
½*½*½*½=1/16
| ||
C
|
K
|
C
|
K
|
K
|
½*½*½*½*½=1/32
| |
K
|
C
|
K
|
C
|
K
|
K
|
½*½*½*½*½*½=1/64
|
Somando 1/4+1/8+1/16+1/32+1/64 = 31/64. Alt B.
40
Considere as seguintes distribuições:
Sabe-se que 1% dos municípios com mais de 100.000 habitantes não possuem unidades de ensino superior, estádios ou ginásios poliesportivos, nem cinema. Nessa faixa de população, o número de municípios que possuem as três características, é, aproximadamente,
(A) 94 (B) 170 (C) 210 (D) 226 (E) 255
Resolução
(Resolvi assim, mas não tenho certeza...)
(Resolvi assim, mas não tenho certeza...)
Analisando a primeira e a última coluna, se em 81% das cidades tem ensino superior e em 81% das cidades tem ensino superior e estádio, todas as cidades que têm ensino superior também tem estádio. Na penúltima coluna, vemos que 64% têm ensino superior e cinema, oras, se dissemos que onde tem ensino superior tem estádio, então nesses 64% tem ensino superior e estádio e cinema. Os municípios com mais de 100 mil são 266 (229+37), então 64% de 266 são 170 municípios. Não importa a informação dada, que 1% não tem nada, porque ela está no gráfico (não tenho certeza dessa resolução, mas foi a única maneira que encontrei). Alt B.
41
A Análise de Métodos garante que padrões de qualidade e de quantidade sejam alcançados com eficiência e segurança. As técnicas da Análise de Métodos NÃO podem ser utilizadas para analisar
(A) o movimento de pessoas e de materiais, utilizando-se de diagramas de fluxo e de processos.
(B) o movimento de pessoas e de materiais, utilizando-se de diagramas de Gantt.
(C) os movimentos do corpo, utilizando-se de diagramas de operações.
(D) as atividades de homens e máquinas, utilizando-se de diagramas de atividades.
(E) as atividades de grupos, utilizando-se de diagramas de atividades.
Resolução
A questão cita diagrama de fluxo, de processo, de operações e de atividades, não sei as diferenças. Diferente é o diagrama de Gantt, que é utilizado no cronograma de projetos (aquele das barras horizontais). Alt B.
42
A Análise de Métodos envolve, sistematicamente, um conjunto de passos fundamentais. Considere os itens abaixo.
I - Selecionar o trabalho a ser estudado.
II - Registrar todos os fatos relevantes do método utilizado.
III - Examinar os fatos crítica e sequencialmente.
IV - Desenvolver o método mais prático, econômico e efetivo.
V - Implementar o novo método.
VI - Controlar a implementação e avaliar os resultados.
São passos fundamentais para a Análise de Métodos aqueles apresentados em
(A) I, II, V e VI, apenas.
(B) II, III, IV e V, apenas.
(C) II, III, IV, e VI, apenas.
(D) III, IV, V e VI, apenas.
(E) I, II, III, IV, V e VI.
Resolução
Não sei o autor disso, mas segue os passos de qualquer coisa: identificar, analisar, diagnosticar, gerar alternativas, escolher alternativa, implantar, avaliar/controlar. Alt E.
43
As organizações modernas enfrentam processos de tomada de decisão em função de problemas que apresentam maior diversidade e complexidade. A estrutura organizacional que possui características, tais como: pontos de vista mais gerais, decisões mais demoradas e responsabilidade mais diluída, é a estrutura
(A) linear. (B) funcional. (C) colegiada. (D) divisional. (E) matricial.
Resolução
A resposta é C. Nenhum livro que tenho (Slack, Laugeni, Maximiano) citou essa estrutura, mas achei uma definição do Maximiano de outro livro, resumindo, são empresas que possuem conselho de administração, pessoal de fora opinando. Alt C.
44
Em um determinado projeto, o investimento em equipamentos, no ano zero, é de R$ 100.000,00 (cem mil reais) e as entradas de caixa anuais, entre os anos 1 (hum) e 6 (seis), são de R$ 30.000,00 (trinta mil) reais cada. Considerando-se uma taxa de desconto de 10% a.a., a ausência de impostos e uma depreciação dos equipamentos em R$ 2.000,00 a.a. (dois mil reais ao ano), o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto, em reais, é de
(A) 280.000,00 (B) 130.657,82 (C) 80.000,00 (D) 68.000,00 (E) 30.657,82
Resolução
(Poderia estar em investimentos, mas como estava no bloco 2, incluí aqui.) Valor Presente Líquido (VPL) é trazer os fluxos de caixa futuros para o presente a uma determinada taxa de desconto e comparar com o investimento inicial. A taxa de desconto, geralmente, é dada. Quanto maior o VPL, melhor. , onde Ft é o fluxo de caixa do período t, i é a taxa e o investimento tem sinal negativo, porque foi uma saída. A depreciação faria diferença se o equipamento fosse vendido no final, ele teria um valor residual.
Onde está "-30000" está errado, o correto é -100000, que é o investimento. Assim que a equação resulta em 30657,82 |
Alt E.
45
A empresa YDN, fabricante de peças para motores, apresentou os seguintes dados contábeis para o exercício de 2010:
Produção: 500 unidades totalmente acabadas.
Custos Variáveis: R$ 15.000,00.
Custos Fixos: R$ 8.000,00.
Despesas Variáveis: R$ 4.000,00.
Despesas Fixas: R$ 3.000,00.
Não há estoques iniciais e finais de produtos em elaboração.
Não há estoques iniciais de produtos acabados.
Vendas Líquidas: 300 unidades a R$ 80,00 cada uma.
Considerando-se os dados apresentados acima, e sendo LL(Ab) o Lucro Líquido, utilizando o Custeio por Absorção, e LL(CV) o Lucro Líquido, utilizando o Custeio Variável, o valor de X na expressão X = LL(Ab) – LL(CV), em reais, é de
(A) 3.200,00 (B) 1.200,00 (C) 0,00 (D) – 1.200,00 (E) – 3.200,00
Resolução
Lembrando que no custeio por absorção (permitido pelo fisco), os custos variáveis e fixos (estes sofrem rateio pelo total produzido) são subtraídos do lucro bruto e resultam no lucro operacional, dos quais se retiram as despesas fixas e variáveis (sem rateio). No custeio variável, os custos e despesas variáveis são subtraídos do lucro bruto, resulta no lucro operacional do qual são retirados os custos e despesas variáveis. Na questão, custos variáveis por unidade produzida são 15000/500=30. Custos fixos por unidade: 8000/500=16, usado apenas no por Absorção..
CUSTEIO POR ABSORÇÃO CUSTEIO VARIÁVEL
Lucro Bruto 300.80=24000 Lucro Bruto 300.80=24000
- Custos Variáveis 30.300=9000 - Custos Variáveis 30.300=9000
- Custos Fixos 16.300=4800 - Despesas Variáveis 4000
Lucro Operacional 24000-9000-4800=10200 Lucro Operacional 24000-9000- 4000=11000
- Despesas Variáveis 4000 - Custos Fixos 8000
- Despesas Fixas 3000 - Despesas Fixas 3000
Lucro Líquido 10200-4000-3000=3200 Lucro Líquido 0
Repare que o único valor diferente entre os dois métodos é o dos custos fixos, porque é rateado pela produção e multiplicado pelo vendido no custo por absorção. Despesas nunca são rateadas. Custos variáveis sempre são por unidade e multiplicados pelo que foi vendido. LL(Ab) – LL(Cv) = 3200 – 0 = 3200. Alt A.
46
Uma das principais atividades relacionadas à gestão
logística envolve a administração da distribuição física. A administração da
distribuição se desenvolve em três níveis: estratégico, tático e operacional.
Com relação à administração da distribuição, é INCORRETO afirmar-se que
(A) parâmetros como a localização dos centros de
distribuição e o projeto do sistema de processamento de pedidos são definidos
no nível estratégico.
(B) administrar a distribuição física, no nível tático,
consiste em planejar, no longo prazo, a configuração do canal de fornecimento,
desde o recebimento da matéria-prima.
(C) administrar a distribuição física, no nível operacional,
refere-se a administrar tarefas diárias, para que os produtos fluam através do
canal de distribuição até os clientes.
(D) o planejamento da configuração global do sistema de
distribuição é realizado no nível estratégico.
(E) o foco da administração da distribuição física é
principalmente a supervisão das tarefas no nível operacional.
Resolução
A questão mistura planejamento com distribuição física.
O planejamento estratégico pensa na empresa como um todo
dentro do seu mercado, é a longo prazo e é feita por diretores e presidente.
O tático é o gerente tentando realizar o que foi planejado
estrategicamente, suas ações são em médio prazo.
Operacional é a parte do “chão-de-fábrica”, quem está
executando as tarefas, seu planejamento é no dia a dia, em curto prazo.
Muitas questões de estratégia podem ser resolvidas na relação
entre o nível e o prazo.
Na B, diz que é tático e no longo prazo, está errada. Se for
tático, é médio prazo, planej. estratégico é longo prazo. Alt B.
47
Simulação é o processo de projetar um modelo de um sistema real e conduzir experimentos com esse modelo com o propósito de entender seu comportamento e/ou avaliar estratégias para sua operação. Considere as situações em que se utiliza a simulação discreta.
I – Sistemas de fila
II – Sistemas de estoque
III – Sistemas de posicionamento de aeronaves
IV – Análise de risco financeiro
Está correto utilizar a simulação discreta nas situações apresentadas em
(A) I e IV, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.
Resolução
Na simulação discreta é preciso prestar atenção apenas quando acontece alguma coisa. A fila só importa quando alguém entra ou sai dela, o intervalo entre eles não. A mesma coisa para o estoque. A análise de risco financeiro eu achei que fosse contínuo (devido a juros), mas não é. O posicionamento de um avião é exemplo clássico de simulação contínua (se for o posicionamento no estacionamento, seria discreto). Alt D.
48
A Reclame Ltda. é uma empresa de telemarketing especializada em análise de satisfação dos clientes, que presta serviço a uma empresa do setor de telefonia móvel. A tabela abaixo indica o número de reclamações recebidas em cada dia de uma dada semana.
Resolução
A soma dos pesos (0,5+0,3+0,2=1) é igual a 1, então não precisaremos dividir. 128*0,5+120*0,3+110*0,2=122. Alt C.
O setor de manutenção de caminhões de uma empresa de distribuição de combustível tem a capacidade de projeto de 30 caminhões por dia. A capacidade efetiva de conserto dos veículos é de 25 por dia e sua produção real é de 16 caminhões por dia. Nessas condições, a eficiência do setor, em porcentagem, está entre
(A) 0,25 e 0,32 (B) 0,50 e 0,55 (C) 0,60 e 0,68 (D) 0,85 e 0,89 (E) 0,90 e 0,98
Resolução
A capacidade de projeto não importa se foi dada a capacidade efetiva. Se produz 16, mas a capacidade é de 25, então a eficiência é de 0,64 (16/25=0,64). Alt C.
50
Em janeiro, uma empresa produziu 300 toneladas de um produto, sendo utilizados 40 funcionários na produção. Em fevereiro, foram 360 toneladas, com o aumento de 5 funcionários na produção. A partir dessas informações, conclui-se que a
(A) produtividade parcial da mão de obra apresentou um aumento inferior a 2%.
(B) produtividade parcial da mão de obra apresentou um aumento superior a 6%.
(C) produtividade da empresa não aumentou, pois a produção e a mão de obra aumentaram.
(D) capacidade da empresa foi reduzida, de forma proporcional ao aumento do número de trabalhadores.
(E) capacidade e a produtividade permanecem constantes.
Resolução
300 toneladas eram feitas por 40 funcionários, então, cada funcionário produzia 7,50t (300/40=7,5).
Houve aumento de produção e de toneladas,
360t passaram a ser feitas por 45 funcionários, cada funcionário produz 8t (360/45=8).
Dividindo a nova produtividade pela antiga: 8/7,5 = 1,066. Isso quer dizer que o aumento de produtividade parcial (por funcionário) foi de 6,6%.
Lembrando que produtividade é eficiência, é o bom uso dos recursos, resultados/recursos. Alt B.
51
O plano estratégico de uma empresa é definido como um(a)
(A) processo cujo objetivo é otimizar determinada área da
empresa, sendo desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários,
através do uso eficiente de recursos para a concretização dos objetivos.
(B) padrão de abordagem que um gerente emprega para atingir
os objetivos da área de sua responsabilidade.
(C) procedimento básico a ser adotado pela gerência
operacional, no médio prazo, com detalhes dos resultados preestabelecidos pela
área de produção.
(D) declaração que delineia a missão de uma empresa, sua
estratégia, seu rumo futuro, metas de desempenho de curto e longo prazos,
estabelecendo a melhor direção a ser seguida.
(E) formalização, através de documentos escritos, das
metodologias de desenvolvimento de curto prazo da empresa.
Resolução
Planejamento estratégico é realizado pela alta cúpula da
empresa, são diretrizes de longo prazo para toda empresa.
Então, “determinada área, gerente, gerência operacional, médio
prazo, curto prazo” tornam as alternativas erradas.
A “correta” é D, ela cita metas de desempenho de curto prazo, está
errado, mas aqui é a menos errada.
Alt D.
52
A possibilidade de descrição geral dos produtos que
determinada empresa deseja fabricar e a definição dos mercados aos quais ela
atenderá, usando suas competências essenciais básicas e sendo eficaz ao
conseguir estabelecer a individualidade da empresa, referem-se, num
planejamento estratégico, à etapa de
(A) declaração de missão empresarial.
(B) visão organizacional.
(C) avaliação do mercado interno.
(D) descrição de cenários.
(E) cultura organizacional.
Resolução
O que a empresa faz e onde atua é a missão (produto, mercado e
tecnologia).
Visão é aonde quer chegar. Avaliação do mercado interno é onde
está.
Descrição de cenários é um tipo de planejamento em que se
projetam cenários e as possibilidades de atuação.
Cultura organizacional é algo intrínseco à empresa e formada
pelas pessoas, seus relacionamentos e atuações.
Alt
A.
53
No atual estágio de desenvolvimento das técnicas de controle de qualidade, várias ferramentas estatísticas contam com o prestígio dos setores especializados da indústria, cada uma direcionada a aferir um aspecto do processo de produção. Observe abaixo um modelo cujo objetivo é identificar variações dos resultados do processo que se encontrem fora do padrão de variação aleatória esperado.
Considerando-se o exposto, a ferramenta descrita e representada acima é o(a)
(A) Gráfico de Shewhart.
(B) Método Taguchi.
(C) Mapeamento de Processos.
(D) Análise de Capacidade.
(E) Análise de Variância.
Resolução
O gráfico de controle foi criado por Shewart e é o apresentado na questão (acho que nem existe outro tipo de gráfico pra qualidade). O método de Taguchi é a função da perda, que trata de maneira diferente os defeitos (ex: um ponto próximo do LCS é mais grave que um defeito próximo a linha média, mesmo que ambos estejam dentro dos limites). Alt A.
54
O processo de credenciamento de organizações certificadoras, no Brasil, é desempenhado por uma única instituição, internacionalmente reconhecida para realizar tal tarefa. Isso agrega confiabilidade à certificação de produtos, processos, serviços ou sistemas de gestão e pessoal. Nesse sentido, para que um organismo possa realizar um processo de certificação no Brasil, é recomendável que a instituição seja previamente acreditada pelo(a)
(A) Conselho Nacional de Metrologia (CONMETRO)
(B) Sistema Nacional de Metrologia (SINMETRO)
(C) Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO)
(D) International Accreditation Forum (IAF)
(E) International Organization for Standardization (ISO)
Resolução
A ABNT representa a ISO, mas quem credencia organizações certificadores é o INMETRO. “A ABNT é uma entidade civil, sem fins lucrativos, credenciada como único Fórum Nacional de Normalização, responsável pela elaboração das normas brasileiras de caráter voluntário. O INMETRO é um órgão governamental com a finalidade de formular e executar a política nacional de metrologia, normalização industrial e certificação de qualidade de produtos industriais.” Já caiu mais de uma questão perguntando isso. Alt C.
55
Os riscos estão associados às decisões cotidianas das empresas, sendo o gerenciamento desses riscos uma tarefa fundamental na Gestão Econômica. Sobre os riscos que ocorrem nas empresas, é INCORRETO afirmar que o risco
(A) de crédito está associado a perdas advindas da incapacidade da outra parte em honrar os compromissos contratuais.
(B) de liquidez está associado à falta de capacidade de pronta obtenção de recursos em troca de ativos.
(C) operacional está associado às possíveis perdas em decorrência de erros humanos e de sistemas de controle inadequados.
(D) diversificável é um risco específico dos ativos e tem correlação com os movimentos de mercado.
(E) depende apenas do risco de mercado, quando em uma carteira bem diversificada de ativos.
Resolução
Risco de crédito é a inadimplência; de liquidez, obter recursos para pagamento; operacional, falhas humanas, de processo, de operação; em uma carteira bem diversificada, o risco não sistemático é anulado, por isso, depende apenas do mercado (do risco sistemático). Risco diversificável é aquele que pode ser anulado com a diversificação de ativos, é específicos dos ativos, porém, não tem relação com o mercado. Alt D.
56
Seguindo o esforço global de promover a saúde do
trabalhador, o Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro editou, em 1978, a
Norma Regulamentadora no 17. Essa norma
“visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de
trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a
proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”. Em
locais de trabalho onde se executam atividades que exijam solicitação
intelectual e atenção constantes (salas de controle, laboratórios, escritórios,
salas de desenvolvimento ou análise de projetos), analise os requisitos
enumerados abaixo sobre as condições ambientais de conforto recomendadas.
I - Índice de temperatura efetiva entre 20 ºC e 23 ºC.
II - Velocidade do ar não
superior a 1,0 m/s
III - Níveis de ruído de até 80 dB
IV - Umidade relativa do ar não inferior a 40%
Considerando-se os conceitos fundamentais de ciências
ergonômicas, assim como as disposições da NR MTE no
17 (com as alterações posteriores), estão corretos APENAS os
requisitos previstos em:
(A) I e II. (B) I e IV. (C) II e
III. (D) I, II e IV. (E) II, III e IV.
Resolução
Temperatura está certa, velocidade do ar não pode ser superior
a 0,75m/s, ruído até 65dB (80dB causa danos) e umidade mínima é 40%, ou seja, não
inferior a 40%. I e IV. Alt B.
57
Conforme a definição da International
Ergonomics Association, ergonomia é “a disciplina científica que trata
da compreensão das interações entre os seres humanos e outros elementos de um
sistema, é a profissão que aplica teorias, princípios, dados e métodos a
projetos que visam a otimizar o bem-estar humano e a performance
global dos sistemas”. Considerando-se as disposições da Norma
Regulamentadora MTE no 17 sobre os
requisitos mínimos de conforto para os assentos utilizados nos postos de
trabalho, considere as características abaixo.
I - Pouca ou nenhuma conformação na base do assento.
II - Altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza
da função exercida.
III - Borda frontal arredondada.
IV - Encosto com forma levemente adaptada ao corpo para
proteção da região lombar.
São corretas as características apresentadas em:
(A) II e III, apenas.
(B) I, II e III, apenas.
(C) I, II e IV, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
Resolução
Todas corretas e são apenas essas que aparecem na norma. Alt
E.
58
Dentre as etapas do processo de flexibilização do trabalho,destacam-se: o comprometimento da alta administração, a análise da força de trabalho, o grau de flexibilização ao qual a empresa se permite e a consulta a todos os funcionários. A partir dessa perspectiva, analise os aspectos abaixo.
I - Padrões de trabalho adaptáveis a novas condições de mercado
II - Maior retorno sobre os investimentos (ROI) em relação ao treinamento
III - Igualdade de oportunidades
IV - Melhor planejamento do expediente
São vantagens do trabalho flexível APENAS os aspectos apresentados em
(A) I e II. (B) II e IV. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) II, III e IV.
Resolução
A flexibilidade em questão é em relação a habilidades, um colaborador com habilidades para várias funções, assim, em um mercado dinâmico, a empresa se adapta melhor e mais rapidamente. Os treinamentos dão mais retorno e vários colaboradores tem oportunidades de melhorias. Não sei por que a IV está errada (é mais difícil planejar o expediente com horários flexíveis?), mas a I e III estão corretas com certeza, então a II também. Alt D.
59
Uma fábrica de latas deseja instalar uma quantidade de prensas suficiente para produzir 5.040.000 latas anualmente. Cada uma das prensas deve funcionar nos dois turnos da fábrica, cada um de 8 horas diárias, sendo utilizadas essas prensas apenas durante 7 horas/turno, e com produção de uma lata a cada 0,2 minutos. Admitindo-se que não existem perdas na produção e que a fábrica trabalha 240 dias no ano, para o completo atendimento à demanda, o número de prensas, em unidade, a serem instaladas é de
(A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5
Resolução
7h/turno = 7*60 = 420 minutos
420min/0,2min = 2100 latas por turno
2100latas*2turnos = 4200 latas por dia
240dias*4200 = 1008000 latas por ano uma máquina faz
5.040.000/1.008.000 = 5 máquinas
Alt E
60
Numa fábrica de produtos alimentícios, a produção de biscoitos crocantes é feita utilizando-se uma máquina automática, composta, sequencialmente, por cinco componentes principais: misturador, rolo, cortador, aplicador e forno. As confiabilidades de cada um dos componentes, isto é, a probabilidade de o componente não falhar, estão indicadas na tabela a seguir.
(A) 0,20 e 0,40 (B) 0,50 e 0,59
(C) 0,60 e 0,70 (D) 0,75 e 0,84
(E) 0,85 e 0,99
Resolução
Como o produto passa sequencialmente por todos os componentes, bastam multiplicar suas confiabilidades: 0,94*0,92*0,96*0,8*0,97 = 0,64. Alt C.
61
Em gestão da produção, cada tipo de manufatura demanda a organização das atividades das operações com características diferentes de volume e variedade. O tipo de processo que lida com produtos discretos, geralmente muito customizados, sendo o período de tempo para executar o serviço normalmente longo, com baixo volume de produção e alta variedade, é denominado processo
(A) de projeto. (B) de jobbing. (C) de produção em massa. (D) em bateladas. (E) contínuo.
Resolução
Aqui está pedindo o tipo de processo! Os 5 principais são esses das alternativas. Customização quer dizer “personalização, características específicas”. Até poderia ser por jobbing, mas por projetos é mais exclusivo, então é alt A.
62
Considere o problema abaixo de Programação Linear.
Minimize: Z = α.X1 + β.X2
Para quais valores de α e β o problema apresenta soluções múltiplas?
(A) α = 2 e β = 4 (B) α = 2 e β = 1 (C) α = 1 e β = 1 (D) α = 2 e β = 3 (E) α = 3 e β = 3
Resolução
Programação linear se baseia em linhas, isto é, em retas. A função objetivo e as restrições são retas. Para haver múltiplas soluções, a função objetivo deve ser paralela a alguma das restrições (sempre se lembrar disso, cai bastante). E como é o paralelismo de retas? Quando seus coeficientes são múltiplos um do outro. Neste caso, só temos uma reta de restrição X1 + 2X2 > 9. Então, α e β devem ser múltiplos dos coeficientes da restrição (1 e 2), podem ser 1 e 2 (se multiplicados por 1), 2 e 4 (quando multiplicados por 2), 3 e 6 (se vezes 3) e assim por diante. A alternativa que apresenta múltiplos é alt A.
63
Uma empresa se comprometeu a entregar um produto no prazo estabelecido no contrato. A equipe de engenharia preparou a seguinte rede de atividades para o processo de produção do novo produto:
Sabendo-se que a duração das atividades é medida em dias, o caminho crítico e a sua duração são, respectivamente,
(A) Início – A – B – C – D – G – H – M – Fim; 32 dias.
(B) Início – A – B – C – I – J – L – N – Fim; 33 dias.
(C) Início – A – B – C – E – F – J – L – N – Fim; 35 dias.
(D) Início – A – B – C – E – H – M – Fim; 37 dias.
(E) Início – A – B – C – E – F – J – K – N – Fim; 34 dias.
Resolução
Caminho crítico é o caminho mais longo, é só somar as durações. Alt C.
64
Com relação à engenharia reversa, afirma-se que
(A) consiste em projetar o canal de retorno do produto ao seu ponto de fabricação.
(B) consiste em recolher o produto para corrigir eventuais falhas de fabricação.
(C) é baseada no retorno do produto para reciclagem.
(D) busca analisar, cuidadosamente, um produto, se necessário desmontando-o, para entender como foi produzido.
(E) estuda formas de operar um produto em sentido contrário ao projetado inicialmente.
Resolução
Não confundir “engenharia reversa” com “logística reversa” (que seria a alternativa A). Engenharia reversa é o trabalho do engenheiro ao contrário, através do produto final entender a sua produção. A alternativa E está errada porque não é a forma de operar que é estudada, sim a sua produção. Alt D.
65
Uma boa estratégia de manutenção e de confiabilidade garante o desempenho da empresa e seus investimentos. Nessa perspectiva, confiabilidade é a(o)
(A) realização de inspeções de rotina e a conservação de equipamentos em bom estado.
(B) correção dos problemas logo que eles aconteçam para evitar paradas longas na produção.
(C) adoção de técnicas de manutenção preventiva para evitar que as falhas aconteçam.
(D) probabilidade de que um componente, máquina ou produto funcionará adequadamente por um certo tempo e sob as condições estabelecidas.
(E) risco de um equipamento ou produto apresentarem falhas sob condições imprevisíveis.
Resolução
Essa questão poderia estar em qualidade ou confiabilidade.
Lembrar: confiabilidade é a probabilidade de funcionar sem falhas por certo tempo. Alt D.
66
Os sistemas de informação possuem papel importante na
operacionalização de estratégias de baixo custo e de diferenciação em diversas
empresas. Sobre a participação dos sistemas de informação nos processos
estratégicos, considere as afirmativas abaixo.
I - Em uma estratégia de baixo custo, as tecnologias de
fabricação devem ser de fácil utilização e associadas à constante busca de
redução dos custos associados aos processos produtivos.
II - Sistemas descentralizados de compra sempre reduzem os
custos com aquisição de suprimentos.
III - Deve haver a sincronização entre a logística de
recebimentos das matérias-primas e os processos de produção da empresa, a fim
de estabelecer uma estratégia de diferenciação.
IV - Em uma estratégia de diferenciação, maior exatidão e
rapidez de resposta no processamento de pedidos são fundamentais.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas. (B) I
e IV, apenas. (C) II e III,
apenas. (D) I, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.
Resolução
Não citou, mas são as estratégicas genéricas de Porter
associadas com informação e logística.
I) Está correta porque cita baixo custo e redução de custos.
II) Sistemas descentralizados tendem a aumentar os custos,
porque não tem a vantagem da economia de escala na compra. Errada.
III) Está errada, a diferenciação é no produto e não será
alcançada com a sincronia da logística e da produção, isso reduziria os custos.
IV) Processar o pedido, ser exato e entregar rápido podem ser
formas de diferenciação.
Alt B.
67
A ISO 9001:2008 estabelece quatro grupos de atividades básicas, que são exigidas de um sistema de qualidade: medição e monitoramento; controle de produto não conforme; análise de dados; e melhorias. São requisitos essenciais de cada uma dessas atividades, EXCETO o de
(A) pesquisa da satisfação do cliente.
(B) realização de auditorias internas e externas.
(C) autorização do uso de produto não conforme, ou ainda, sua liberação ou aceitação, sob concessão por parte de uma autoridade pertinente e, dependendo do caso, pelo cliente.
(D) inclusão de informações referentes aos fornecedores na análise de dados.
(E) realização de ações preventivas para eliminação de não conformidades potenciais.
Resolução
À primeira vista, parece estranho, mas não tem essa auditoria externa dentro dos grupos citados. Isso porque essa medição, controle de não-conforme, análise de dados e melhorias são realizadas pela empresa, a qual registra, comprova tudo e depois apresenta na auditoria e para ser certificada. Lembrando que a certificação tem prazo de 3 anos, com auditorias anuais. Alt B.
68
Uma empresa vem registrando, desde 2007, uma crescente perda de competitividade no mercado internacional, amargando reduções constantes na sua margem de lucro. O Conselho de Administração da companhia decidiu, então, constituir um grupo de trabalho cuja missão consistiu, basicamente, na identificação, análise e proposta de soluções aos problemas conjunturais da empresa. Promovendo um aprofundado estudo junto a suas filiais e a suas concorrentes diretas, concluiu-se que as empresas rivais estavam vendendo produtos concorrentes ao preço de custo dos produtos produzidos pela empresa. A razão dessa disparidade encontrava-se, especialmente, em um número excessivo de fornecedores, um nível comparativamente elevado de rejeições na linha de produção e um tempo excessivamente longo na colocação do produto no mercado consumidor. O estudo permitiu, também, a comparação da realização de processos entre as diversas filiais da empresa. Isso possibilitou a identificação das melhores práticas em cada processo, o que, por sua vez, ajudou a promover a maximização da performance empresarial. A partir das conclusões do grupo de trabalho, foi também possível à empresa definir diretrizes e estratégias de ação, otimizar a linha de produção para a eliminação consistente de não conformidades, e definir precisamente metas e indicadores de desempenho. Considerando todo o exposto, a prática de melhoria adotada pela empresa para identificar e propor soluções aos problemas foi, essencialmente, o(a)
(A) Balanced Scorecard.
(B) Gerenciamento por Diretrizes.
(C) Benchmarking.
(D) Reengenharia.
(E) Produção Enxuta.
Resolução
Um grande texto para algo simples: benchmarking. Pode-se concluir isso pela parte “as empresas rivais estavam vendendo produtos concorrentes ao preço de custo dos produtos produzidos pela empresa”. Mas poderia se confundir com BSC por causa da parte “definir precisamente metas e indicadores de desempenho”, mas é benchmarking. Inclusive, aparece bastante nas provas da banca. Alt C.
69
A avaliação de projetos de investimento em situação de futuro indeterminado é uma atividade rotineira da maioria dos dirigentes de empresas. Diversos critérios podem ser adotados para a tomada de decisão. Considere que um dirigente quer aumentar a participação de mercado de sua empresa seguindo uma das quatro estratégias disponíveis (E1, E2, E3 ou E4), e que uma análise da concorrência indicou que a reação poderia ocorrer de três formas diferentes (A1, A2 ou A3), mas, sem condições de determinar qualquer probabilidade de ocorrência de cada reação. Analisando cada um dos possíveis estados da natureza, o dirigente elaborou a matriz de ganhos abaixo.
Orientado por um consultor, o dirigente deverá adotar o critério de Wald, também conhecido como Maximin. Nessa situação, conclui-se que a estratégia adotada foi
(A) lançar um novo produto, pois apresenta o melhor resultado potencial.
(B) lançar uma campanha publicitária, pois se identificou, para cada estratégia possível, o estado da natureza que conduzirá ao resultado menos desfavorável.
(C) lançar uma promoção de vendas, pois apresentou a maior média ponderada entre o pior e melhor resultado potencial.
(D) praticar uma política de baixa de preços, pois se efetuou uma média aritmética simples dos resultados esperados.
(E) praticar uma política de baixa de preços, pois se identificou, para cada um dos estados da natureza, a estratégia mais favorável para que, então, se determinasse o quanto deixaria de ganhar.
Resolução
Maximin é o conservador, aquele pessimista que escolhe o menos pior entre os piores cenários. O pior cenário é A1, pois qualquer estratégia adotada pela empresa gera prejuízo. O menos pior dentro desse é E2, com -50. No maximax (o melhor dos melhores), seria A3 e E1.
Alt B
70
No transporte de produtos perigosos, existem parâmetros que devem ser seguidos. A Portaria nº 204, de 1997, que tomou como base um livro da ONU conhecido como Orange Book, normatiza a forma de operacionalizar o transporte, a embalagem e a armazenagem de produtos perigosos. Segundo a referida Portaria, os gases inflamáveis são enquadrados na classe
(A) 9 (B) 7 (C) 5 (D) 4 (E) 2
Resolução
Questão estranha da banca, muito específico, decoreba e sem propósito.
A divisão é assim: 1 - explosivos; 2 - gases inflamáveis; 3 - líquidos inflamáveis; 4 - sólidos inflamáveis; 5 - substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos; 6 - substâncias tóxicas e infectantes; 7 - radioativos; 8 - corrosivos; 9 - substâncias perigosas diversas.
Alt E.
Questão 44 - nos calculos o investimento está 30.000, mas é 100.000,00
ResponderExcluirvaleu
Verdade. Valeu.
ExcluirMano, na questão 44 tem certeza que não é permitido usar calculadora? Puts! Tem dica para fazer esse cálculo na mão? Se for fazer todas as contas vamos levar horas! Você já passou no concurso, mano? Ou ainda é estudante igual a gente? rs
ResponderExcluirCerteza que não pode usar. Geralmente, na prova vem escrito alguns valores como 1,1³ e outras exponenciais ou ln10= aí fica menos difícil. E se estiver muito trabalhoso, mas muito mesmo, pula a questão, tem algo de errado.
ExcluirSou concursado mas não de eng. produção, ainda não passei na Petrobras, nem farei este concurso de 2018.
A questão é que tem uma fórmula para Parcelas iguais que simplifica a conta (já que é 1,1, toda a potência é só ir repetindo o numero anterior). A fórmula é:
ExcluirVPL = P * [(1 - ((1+i)^(-n))/i] em q P é a parcela, n é a quantidade de parcelas e i é a taxa. Ela pode ser encontrada de outras maneiras, mas essa foi a q eu achei mais fácil de gravar e ajuda bastante.
Verdade, é uma série de pagamentos.
ExcluirOi, agradeço pela ajuda do blog, você não faz ideia de como isso nos ajuda, já que é difícil achar materiais na internet específicos. Você acha que nas questões múltiplas soluções de programação matemática pode-se resolver pelo método simplex e como isso é feito?
ResponderExcluirE na disciplina de probabilidade, como é uma disciplina grande, você me aconselharia a focar em quais assuntos: análise combinatória, eventos aleatórios, porcentagem, etc? Quais assuntos dentro de probabilidade caem mais?
Ficaria muito grato caso pudesse responder essas minhas duas perguntas.
Acho difícil cair método simplex, é mais provável cair teoria.
ExcluirEstatística/probabilidade é a matéria que mais cai! E é muito imprevisível! Às vezes caem poucas questões, outras vezes, muitas. E o tema também varia muito, às vezes é fácil, às vezes é difícil. Sugiro estudar o que mais tem dificuldade.
Oi estou procurando a prova 16 de março/2010, não achei.
ResponderExcluirO material aqui disponibilizado está me ajudando muito.
Obrigada
Obrigada já achei ,está na resolvida de 2009. :)
ResponderExcluirMeu raciocínio na 27 foi diferente. Não sei se está certo, mas a demanda para Y é de 1000, logo é importante suprir essa demanda e completar com a fabricação do produto X.
ResponderExcluirSó para implementar a questão 36: Produtividade = output/input.
ResponderExcluirUma dúvida na questão 66. Você disse que "diferenciação é no produto". Ou seja, não é válido ao processo. Mas a justificativa do item IV "Processar o pedido, ser exato e entregar rápido podem ser formas de diferenciação." Essas formas de diferenciação não estariam relacionadas ao processo?
ResponderExcluirA estratégia de diferenciação deve ser percebida pelo cliente.
ExcluirO Item IV é diretamente ligado à essa percepção, portanto deve ser considerado.
A sincronização do Item III pode impactar apenas indiretamente nessa percepção, o cliente não percebe a diferenciação, por isso não é considerada.
Q.58
ResponderExcluirMaior flexibilidade de horários torna mais difícil o planejamento do expediente. ;)
Q37
ResponderExcluirAlguém sabe por que não é letra D? PCP não tem a função de mante os produtos com a qualidade especificada, isso é papel da qualidade...