Uma das poucas provas específica para engenharia de produção que a banca CESPE/CEBRASPE fez nos últimos anos. O cargo era: CARGO 11: ANALISTA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – ESPECIALIDADE: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Fez lambança nas primeiras questões (alterações) e depois também (4 anulações).
O edital trouxe itens bem específicos como: Gestão da automatização de equipamentos e processos, Normalização e certificação da conformidade, Organização metrológica para a qualidade, Pesquisa de Mercado, Marketing, Visão baseada em recursos.
A própria banca justificou as questões, eu copiei e colei. O que está após "//" é observação minha.
Pedro resolveu montar um disk pizza, um modelo de
negócio que envolve funções de manufatura e serviços ao mesmo tempo.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação à
gestão do sistema de produção.
51 No negócio de Pedro, a gestão da demanda deve identificar a demanda do mercado pelo serviço de disk pizza e o volume de pizzas que deverá ser vendido mensalmente para a sustentabilidade do negócio.
JUSTIFICATIVA – CERTO.
A gestão da demanda investiga a demanda do mercado pelo serviço e o volume de
vendas necessário para a sustentabilidade do negócio.
52 O planejamento do
negócio de Pedro deve envolver a estrutura de produção e de entrega das pizzas
e de atendimento ao cliente.
JUSTIFICATIVA – ERRADO.
O atendimento ao cliente deve ser considerado no planejamento operacional,
depois de definido o lead time do processo de produção. // A banca separou
“planejamento do negócio” de “planejamento operacional”, sendo “do negócio”
mais estratégico. Segundo o SEBRAE: “No plano de negócio ficam registrados: o
conceito, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de
marketing e o plano financeiro.” E.
53 Um modelo de sistema
de produção adequado ao disk pizza é o assembly-to-order, pois, com ele, os
produtos intermediários do produto deverão estar preparados antes da chegada do
pedido, de modo que, quando o pedido do cliente for recebido, bastará apenas
fazer a montagem da pizza.
JUSTIFICATIVA – CERTO.
O modelo do disk pizza requer que os produtos intermediários (componentes)
estejam prontos, à espera da demanda. Esse é o modelo de negócio de entregas
rápidas. Alterou para ERRADO, com a justificativa: “A partir das
informações fornecidas para julgamento da assertiva, não é possível afirmar
que, quando o pedido do cliente for recebido, bastará apenas realizar a
montagem da pizza”. // Certo,
“assemble” é montar e a montagem ocorre após o pedido. O preliminar foi C, mas
alterou para E. Ou seja, quem disse que será montada quando o pedido chegar? O
pizzaiolo talvez vá ao banheiro antes, haja pedidos na frente ou acabe o
ingrediente intermediário... E.
54 O lead time do
processo de produção da pizza é o tempo gasto para produzi-la.
JUSTIFICATIVA – ERRADO.
O lead time é o tempo total entre o recebimento do pedido e o retorno do entregador
(motoboy) com o pagamento da pizza. Alterou para CERTO: “De fato, o lead
time do processo de produção da pizza corresponde ao tempo gasto para
produzi-la.” // A
banca queria mesmo o lead time da produção da pizzaria. A justificativa foi
pleonástica: “o lead time de produção é o tempo de produzir”. C.
55 No negócio de Pedro, o controle da produção deve investigar se as pizzas são entregues no tempo apropriado e se o entregador escolhe a melhor rota até o cliente.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O controle de produção ocupa-se da
produção até a entrega do produto ao cliente. Alterado para E: “A otimização da
rota é, na verdade, atribuída à logística”. // A confusão da banca, acredito,
foi pela palavra “produção”, se inclui a entrega ou não. É um disk pizza, então
o delivery faz parte da produção. Primeiro, achou que sim, depois mudou e
bagunçou tudo. E.
Acerca da gestão de processos, julgue os itens subsequentes.
56 Uma forma de gerenciamento desestruturada dos estudos dos processos tende a acarretar handoffs ineficientes nos processos, problemas de qualidade e trabalhos desconexos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. É necessário ter entendimento dos processos desenvolvidos pela organização, para que se possa identificar a integração entre eles e seus requisitos de qualidade, além de garantir que o handoff seja atendido. // Handoff é transferência. Se for desestruturada, o handoff fica prejudicado. C.
51 No negócio de Pedro, a gestão da demanda deve identificar a demanda do mercado pelo serviço de disk pizza e o volume de pizzas que deverá ser vendido mensalmente para a sustentabilidade do negócio.
55 No negócio de Pedro, o controle da produção deve investigar se as pizzas são entregues no tempo apropriado e se o entregador escolhe a melhor rota até o cliente.
56 Uma forma de gerenciamento desestruturada dos estudos dos processos tende a acarretar handoffs ineficientes nos processos, problemas de qualidade e trabalhos desconexos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. É necessário ter entendimento dos processos desenvolvidos pela organização, para que se possa identificar a integração entre eles e seus requisitos de qualidade, além de garantir que o handoff seja atendido. // Handoff é transferência. Se for desestruturada, o handoff fica prejudicado. C.
57 Os handoffs são
considerados qualquer ponto de um processo em que a informação ou o trabalho
passe de uma função para outra.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Os handoffs são qualquer ponto em um processo em que a informação ou o trabalho passe de uma função para outra. // Para registro, em TI, handoff pode ser transferir o mesmo conteúdo para TV, notebook, celular, por exemplo. C.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Os handoffs são qualquer ponto em um processo em que a informação ou o trabalho passe de uma função para outra. // Para registro, em TI, handoff pode ser transferir o mesmo conteúdo para TV, notebook, celular, por exemplo. C.
58 A gestão de
processos envolve o planejamento e a modelagem dos processos contidos na cadeia
de valor da organização, isto é, aqueles necessários para que a organização
entregue valor ao cliente.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. A gestão de processos limita-se a entender e modelar apenas os processos contidos em cada setor ou área. A gestão por processos tem uma visão mais sistêmica, que envolve todos os processos que estão contidos na cadeia de valor da organização. // Para a banca, gestão DE processos é apenas desenhar um fluxograma na sua área. Pensar na cadeia de valor da organização é apenas na gestão POR processos. Toda empresa tem produção, mas nem todas são geridas POR processos. Sendo assim, para a banca, nas empresas que não são geridas POR processos, a gestão DE processos planeja e modela, mas os processos não estão na cadeia de valor da organização! Não adianta brigar com banca, nesse entendimento, o prof. Daniel (do Estratégia) diz que a gestão DE processos é micro (mas ele cita análise de valor) e gestão POR processos é macro. E.
59 O ciclo de
melhoria dos processos tem como objetivo revisar a estrutura organizacional
existente, a partir de estudos de entendimento dos processos, suas relações e
seus principais problemas. O output do estudo da melhoria dos processos é um
redesenho que indica a melhor forma de execução dos processos e, se houver
necessidade, a adequação da estrutura organizacional para uma gestão mais
eficiente.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Trata-se corretamente do objetivo do ciclo de melhoria dos processos. // “Ciclo de melhoria dos processos” é “gestão DE processos”. Mas, de acordo com a questão anterior, este ciclo de melhorias só pode ser feito se a gestão for POR processos... C.
60 A reestruturação
dos processos organizacionais requer uma análise da visão de processos que seja
apoiada na tecnologia de informação para automatização das atividades,
visando-se à eficiência desses processos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. A reestruturação dos processos requer uma automatização com foco na eficiência. // C.
Julgue os próximos itens, relativos à gestão de projetos.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. A gestão de processos limita-se a entender e modelar apenas os processos contidos em cada setor ou área. A gestão por processos tem uma visão mais sistêmica, que envolve todos os processos que estão contidos na cadeia de valor da organização. // Para a banca, gestão DE processos é apenas desenhar um fluxograma na sua área. Pensar na cadeia de valor da organização é apenas na gestão POR processos. Toda empresa tem produção, mas nem todas são geridas POR processos. Sendo assim, para a banca, nas empresas que não são geridas POR processos, a gestão DE processos planeja e modela, mas os processos não estão na cadeia de valor da organização! Não adianta brigar com banca, nesse entendimento, o prof. Daniel (do Estratégia) diz que a gestão DE processos é micro (mas ele cita análise de valor) e gestão POR processos é macro. E.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Trata-se corretamente do objetivo do ciclo de melhoria dos processos. // “Ciclo de melhoria dos processos” é “gestão DE processos”. Mas, de acordo com a questão anterior, este ciclo de melhorias só pode ser feito se a gestão for POR processos... C.
JUSTIFICATIVA – CERTO. A reestruturação dos processos requer uma automatização com foco na eficiência. // C.
61 Embora tenham a
mesma finalidade, que é fazer o planejamento do projeto, o canvas de projeto da
metodologia ágil (Scrum) é mais simples e contém quase todas as informações que
o plano de gerenciamento de projeto (PGP) da metodologia tradicional.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O canvas e o PGP têm como finalidade fazer
o planejamento do projeto, mas o canvas é um método simplificado que abarca
todo o conteúdo do PGP (método robusto de planejamento de projeto) em uma única
figura visual. // Canvas é um método ágil de gerenciamento de projetos
contrapondo-se ao método tradicional do PMBOK. Canvas significa “tela” e todas
as informações estão nesta tela, a intenção é que seja ágil e todos participem.
C.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O quadro Kanban é uma ferramenta de
apoio do Scrum que tem como finalidade facilitar o controle das tarefas, por
meio da movimentação de post-its que mostram o momento de finalização dessas
tarefas. // Realmente é utilizado e a intenção é ficar visível para todos. C.
63 Os métodos
utilizados para se definirem os projetos do portfólio que serão priorizados
envolvem aspectos financeiros, alinhamento com a estratégia organizacional e
aplicação do diagrama SIPOC (supplier-input-processoutput-customer).
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Diagrama SIPOC não é um método de priorização de projetos. // SIPOC é uma ferramenta de mapeamento de processos, não priorização. E.
64 O gráfico radar é
uma ferramenta que serve para auxiliar a organização a medir o nível de
maturidade em gestão de projetos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O gráfico radar pode mesurar o nível de maturidade em gestão de projetos. // Também conhecido como “gráfico polar”, é aquele que parece uma teia de aranha, com parâmetros de onde se está e aonde quer se chegar. C.
Julgue os próximos itens, com relação a conceitos de gestão da
qualidade.
65 Qualidade do produto pode ser definida como um conjunto de parâmetros do produto, tais como desempenho, características complementares, manutenibilidade, conformidade, confiabilidade, estética e qualidade percebida.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Todos os parâmetros citados categorizam a qualidade de um produto. // São as 8 dimensões da qualidade de Garvin, (faltou "durabilidade" na questão) o cara que colocou a qualidade na visão estratégica ao compará-la com os concorrentes. C.
66 SIPOC é uma
ferramenta de apoio na definição da unidade de negócios, que constitui o
primeiro passo para a implantação do sistema de gestão da qualidade.
JUSTIFICATIVA –CERTO. O SIPOC é uma ferramenta que auxilia a
organização a conhecer suas unidades de negócio e é o passo inicial para
implantação do sistema de gestão da qualidade. Depois, foi anulada: “A redação
do item prejudicou seu julgamento objetivo.” ANULADA.
67 O zero defeito é
um princípio da qualidade que consiste na prevenção e na detecção de defeitos
por meio de inspeção somente após o processo produtivo.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. A prevenção e a detecção devem ocorrer desde o recebimento de matéria-prima, que é a primeira etapa do processo produtivo. // Errado porque, na qualidade total, o controle de qualidade é feito durante todo o processo. E.
68 O índice de
qualidade do fornecedor (IQF) é um indicador de qualidade calculado
mensalmente.
JUSTIFICATIVA –CERTO. O cálculo do índice de qualidade do
fornecedor é mensal e se baseia na quantidade de recebimentos tidos pela
organização a cada mês. Anulada: “Houve
erro material na redação da assertiva no que concerne à frequência de medição
do IQF, motivo que enseja a anulação do item.” // Cada um calcula pelo período
que quiser. Anulada.
69 A norma de
qualidade que visa à certificação apresenta enfoque na gestão de riscos, a fim
de avaliar e eliminar o risco da não conformidade de produtos e serviços.
JUSTIFICATIVA – CERTO. A norma de qualidade apresenta o enfoque de gestão de riscos, a fim de evitar a ocorrência da não conformidade de produtos e serviços. // Está falando da ISO? Deve ser... Se for da versão 2015 da ISO 9001, então está certo. C.
Nos hospitais de uma rede hospitalar com o mesmo perfil de
atendimento, identificou-se que o tempo de setup de um leito recém-desocupado
era de 50 minutos e, com base nisso, definiu-se esse tempo como valor de
referência para o controle desse serviço em toda a rede. Tendo como referência
essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
70 O SMED (single minute
exchange of die) é uma ferramenta que, se aplicada em sala cirúrgica, contribui
para reduzir o tempo de setup; com isso, se reduz o tempo de espera do paciente
e a sua satisfação aumenta, assegurando-se a qualidade do serviço prestado pelo
hospital, se considerado o critério velocidade de atendimento.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O SMED pode ser utilizado como ferramenta que reduz o tempo de setup e aumenta a eficiência do processo. Dessa forma, a qualidade do serviço poderá ser garantida pelo critério velocidade de atendimento. // É uma ferramenta para redução de setup com foco em eliminar, combinar, reduzir ou simplificar os procedimentos. C.
71 Todos os
hospitais da referida rede devem ter o controle estatístico da taxa de
utilização das suas salas cirúrgicas, em que o limite de especificação seja de,
no máximo, 50 minutos para o tempo de setup.
JUSTIFICATIVA –CERTO. Deve-se definir o limite de
especificação para esse serviço, tomando-se como base outros hospitais de
referência. Mas foi anulada: “Na redação da assertiva, a ausência do vocábulo
“superior” após a expressão “limite de especificação” comprometeu o julgamento
objetivo do item.” Anulada.
72 Para a rede
hospitalar em questão, a técnica estatística da qualidade mais indicada é a de controle
de fração de defeituosos.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. A técnica mais indicada à rede hospitalar em questão é a de controle de variáveis. // A qualidade pode ser medida por atributos ou variáveis. O gráfico fração de defeituosos (gráfico p) é por atributo. É simplesmente “conforme/não conforme” sobre o total analisado, no caso, qualquer tempo acima de 50 minutos seria não conforme, 51 min ou 94 min teriam a mesma gravidade. Por isso o controle mais indicado é por variáveis, o qual é feito dentro de uma escala, é quantitativo. Assim, o tempo de 51 min não é tão ruim quanto o de 94 min. E.
73 O gráfico de
controle mais adequado para o controle da qualidade do atendimento aos
pacientes dessa rede hospitalar é o gráfico de controle por batelada.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O gráfico de controle mais adequado, nesse caso, é o da média e amplitude, ou média e desvio padrão. // “Processo por batelada” é em lotes. Entendo que “gráfico de controle por batelada” também deva ser em lotes. Não faz sentido medir por lotes. De qualquer maneira, como está medindo tempo, dificilmente não será média e amplitude (variabilidade). E.
74 Para mensurar corretamente o tempo médio de setup de um leito recém-desocupado, o instrumento de medição de tempo tem de estar calibrado e sua repetibilidade tem de estar atestada, sendo expressa pela dispersão dos resultados por meio do valor de um desvio padrão.
JUSTIFICATIVA – CERTO. A calibração e a repetibilidade garantem a confiabilidade do instrumento e o desempenho da medição. // Basicamente disse “tem que fazer o certo para sair correto”. C.
A seguinte tabela mostra os fluxos de caixa, em unidades
monetárias (UM), e as taxas internas de retorno (TIR) dos projetos de
investimento A, B, e C, mutuamente excludentes.
A TIR (B–A) do fluxo de caixa incremental do projeto B em relação à proposta A é de 20% ao ano, e a taxa mínima de atratividade é de 10% ao ano. Considerando essas informações e que 0,9, 0,8 e 2,5 sejam valores aproximados para (1,1)–1 , (1,1)–2 e [(1,1)3 – 1] / [(1,1)3 × (0,1)], respectivamente, julgue os itens que se seguem.
75 É mais vantajoso
escolher o projeto B que o projeto A.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O valor presente líquido (VPL) do projeto A = −10.000 + 0,9 × 15.000 = 3.500, enquanto o VPL do projeto B = −15.000 −0,9 × 21.000 = 3.900. Logo, o VPL de B > VPL de A, enquanto a TIR de A > TIR de B. Nesse caso, deve ser verificada a TIR do fluxo de caixa incremental, que é de 20%. Assim, caso se optasse por A, seria necessário aplicar a diferença em um investimento que rendesse ao menos 20% ao ano para que A equivalesse a B. Como a taxa mínima de atratividade é de 10% ao ano, não há essa possibilidade, então é preferível aplicar no projeto B, que possui maior valor presente líquido. // Se a TIR incremental de (B-A) é maior que a TMA, então escolha B. Sempre. Lembrando que B sempre tem o maior investimento e que temos a interseção de Fischer: VPL(B)>VPL(A), porém, TIR(A)>TIR(B), por isso usaram a TIR incremental.
76 O valor anual
uniforme equivalente do projeto C é igual a 5.000 UM.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O cálculo do valor anual uniforme equivalente (VAUE) consiste em estabelecer a série uniforme equivalente ao fluxo de caixa dos investimentos para a taxa mínima de atratividade. No caso, o VAUE do projeto C = (−20.000/2,5) + 13.000 = 5.000. // No projeto C, estamos diante de uma série uniforme de pagamentos. VAUE = VPL*A n|i , onde An|i = [(1+i)³*i / (1+i)³-1]. Este A substitui todos os (1+i)n do VPL, permanecendo o fluxo de caixa de 13000. Repare que a banca forneceu invertido (sempre fazem isso), então o resultado desse A é 1/2,5. C.
77 O valor presente
líquido do projeto C é superior ao valor presente líquido do projeto A, ainda
que ocorram reinvestimentos deste último, com idênticos fluxos de caixa, de
forma a se igualar a vida útil de ambos os projetos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O valor presente líquido (VPL) do projeto A reinvestido = −10.000 + 5.000 × 0,9 + 5.000 × 0,8 + 15.000 = 10.500. O VPL do projeto C = −20.000 + 2,5 × 13.000 = 12.500. // A banca conseguiu errar na conta da própria justificativa, pois o resultado da expressão que ela colocou não é 10.500, o correto é 13.500. Porém, esse valor seria maior que o VPL(C) e a afirmativa estaria ERRADA. Acho que foi erro de digitação, não entendi o “15000”.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Diagrama SIPOC não é um método de priorização de projetos. // SIPOC é uma ferramenta de mapeamento de processos, não priorização. E.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O gráfico radar pode mesurar o nível de maturidade em gestão de projetos. // Também conhecido como “gráfico polar”, é aquele que parece uma teia de aranha, com parâmetros de onde se está e aonde quer se chegar. C.
65 Qualidade do produto pode ser definida como um conjunto de parâmetros do produto, tais como desempenho, características complementares, manutenibilidade, conformidade, confiabilidade, estética e qualidade percebida.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Todos os parâmetros citados categorizam a qualidade de um produto. // São as 8 dimensões da qualidade de Garvin, (faltou "durabilidade" na questão) o cara que colocou a qualidade na visão estratégica ao compará-la com os concorrentes. C.
JUSTIFICATIVA –
JUSTIFICATIVA – ERRADO. A prevenção e a detecção devem ocorrer desde o recebimento de matéria-prima, que é a primeira etapa do processo produtivo. // Errado porque, na qualidade total, o controle de qualidade é feito durante todo o processo. E.
JUSTIFICATIVA –
JUSTIFICATIVA – CERTO. A norma de qualidade apresenta o enfoque de gestão de riscos, a fim de evitar a ocorrência da não conformidade de produtos e serviços. // Está falando da ISO? Deve ser... Se for da versão 2015 da ISO 9001, então está certo. C.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O SMED pode ser utilizado como ferramenta que reduz o tempo de setup e aumenta a eficiência do processo. Dessa forma, a qualidade do serviço poderá ser garantida pelo critério velocidade de atendimento. // É uma ferramenta para redução de setup com foco em eliminar, combinar, reduzir ou simplificar os procedimentos. C.
JUSTIFICATIVA –
JUSTIFICATIVA – ERRADO. A técnica mais indicada à rede hospitalar em questão é a de controle de variáveis. // A qualidade pode ser medida por atributos ou variáveis. O gráfico fração de defeituosos (gráfico p) é por atributo. É simplesmente “conforme/não conforme” sobre o total analisado, no caso, qualquer tempo acima de 50 minutos seria não conforme, 51 min ou 94 min teriam a mesma gravidade. Por isso o controle mais indicado é por variáveis, o qual é feito dentro de uma escala, é quantitativo. Assim, o tempo de 51 min não é tão ruim quanto o de 94 min. E.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O gráfico de controle mais adequado, nesse caso, é o da média e amplitude, ou média e desvio padrão. // “Processo por batelada” é em lotes. Entendo que “gráfico de controle por batelada” também deva ser em lotes. Não faz sentido medir por lotes. De qualquer maneira, como está medindo tempo, dificilmente não será média e amplitude (variabilidade). E.
74 Para mensurar corretamente o tempo médio de setup de um leito recém-desocupado, o instrumento de medição de tempo tem de estar calibrado e sua repetibilidade tem de estar atestada, sendo expressa pela dispersão dos resultados por meio do valor de um desvio padrão.
JUSTIFICATIVA – CERTO. A calibração e a repetibilidade garantem a confiabilidade do instrumento e o desempenho da medição. // Basicamente disse “tem que fazer o certo para sair correto”. C.
A TIR (B–A) do fluxo de caixa incremental do projeto B em relação à proposta A é de 20% ao ano, e a taxa mínima de atratividade é de 10% ao ano. Considerando essas informações e que 0,9, 0,8 e 2,5 sejam valores aproximados para (1,1)–1 , (1,1)–2 e [(1,1)3 – 1] / [(1,1)3 × (0,1)], respectivamente, julgue os itens que se seguem.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O valor presente líquido (VPL) do projeto A = −10.000 + 0,9 × 15.000 = 3.500, enquanto o VPL do projeto B = −15.000 −0,9 × 21.000 = 3.900. Logo, o VPL de B > VPL de A, enquanto a TIR de A > TIR de B. Nesse caso, deve ser verificada a TIR do fluxo de caixa incremental, que é de 20%. Assim, caso se optasse por A, seria necessário aplicar a diferença em um investimento que rendesse ao menos 20% ao ano para que A equivalesse a B. Como a taxa mínima de atratividade é de 10% ao ano, não há essa possibilidade, então é preferível aplicar no projeto B, que possui maior valor presente líquido. // Se a TIR incremental de (B-A) é maior que a TMA, então escolha B. Sempre. Lembrando que B sempre tem o maior investimento e que temos a interseção de Fischer: VPL(B)>VPL(A), porém, TIR(A)>TIR(B), por isso usaram a TIR incremental.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O cálculo do valor anual uniforme equivalente (VAUE) consiste em estabelecer a série uniforme equivalente ao fluxo de caixa dos investimentos para a taxa mínima de atratividade. No caso, o VAUE do projeto C = (−20.000/2,5) + 13.000 = 5.000. // No projeto C, estamos diante de uma série uniforme de pagamentos. VAUE = VPL*A n|i , onde An|i = [(1+i)³*i / (1+i)³-1]. Este A substitui todos os (1+i)n do VPL, permanecendo o fluxo de caixa de 13000. Repare que a banca forneceu invertido (sempre fazem isso), então o resultado desse A é 1/2,5. C.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O valor presente líquido (VPL) do projeto A reinvestido = −10.000 + 5.000 × 0,9 + 5.000 × 0,8 + 15.000 = 10.500. O VPL do projeto C = −20.000 + 2,5 × 13.000 = 12.500. // A banca conseguiu errar na conta da própria justificativa, pois o resultado da expressão que ela colocou não é 10.500, o correto é 13.500. Porém, esse valor seria maior que o VPL(C) e a afirmativa estaria ERRADA. Acho que foi erro de digitação, não entendi o “15000”.
Considerando que o reinvestimento é pegar o lucro (15000-10000
= 5000) e usá-lo como fluxo de caixa nos períodos seguintes (dito no enunciado),
devidamente corrigidos, acho que o VPL(A reinvestido) ficaria:
VPL(Areinv.) = -10000 +15000/1,1¹ + 5000/1,1² + 5000/1,1³ =
Agradeço se alguém ajudar nos comentários...
78 O payback
atualizado do projeto C é inferior a dois anos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O payback (PB) atualizado é igual à razão entre o investimento inicial e a soma dos valores presentes dos fluxos de caixa. Logo, PB = 20.000/32.500 = 0,61 ano, que equivale a 0,61 × 3 anos = 1,85 ano. // A banca errou de novo no cálculo da justificativa, mas não alteraria o gabarito. Para chegar ao valor 32500, ela fez: 13000*0,9 + 13000*0,8 + 13000*0,8 , ou seja, trouxe o terceiro fluxo para o presente com o mesmo cálculo do segundo fluxo. A questão não forneceu a aproximação de 1,1-³ , mas vamos considerar 0,75. O correto seria:
JUSTIFICATIVA – CERTO. O payback (PB) atualizado é igual à razão entre o investimento inicial e a soma dos valores presentes dos fluxos de caixa. Logo, PB = 20.000/32.500 = 0,61 ano, que equivale a 0,61 × 3 anos = 1,85 ano. // A banca errou de novo no cálculo da justificativa, mas não alteraria o gabarito. Para chegar ao valor 32500, ela fez: 13000*0,9 + 13000*0,8 + 13000*0,8 , ou seja, trouxe o terceiro fluxo para o presente com o mesmo cálculo do segundo fluxo. A questão não forneceu a aproximação de 1,1-³ , mas vamos considerar 0,75. O correto seria:
13000/1,1¹ + 13000/1,1² + 13000/1,1³ = 13000*0,9 + 13000*0,8 + 13000*0,75 = 31850.
20000/31850 = 0,627
0,627 * 3 anos = 1,88 ano. C.
Julgue os itens subsequentes, considerando que a taxa mínima de
atratividade seja de 10% ao ano e considerando, também, as seguintes
aproximações:
79 O custo fixo do
sistema A é superior a 200.000 UM.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O custo fixo do sistema A é obtido pela diferença entre a renda uniforme, ao longo de 8 anos, cujo valor presente, para uma taxa de desconto de 10% ao ano (TMA), é equivalente ao investimento inicial, e a renda uniforme, capitalizada à mesma taxa, cujo valor futuro é igual ao valor residual. No caso, para os parâmetros oferecidos, o custo fixo do sistema A = 1.000.000/5 – 110.000/ ((2,1 – 1)/0,1) = 190.000 UM.
80 O custo total
médio do sistema B, para a produção de 100 unidades, é inferior a 1.000 UM.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O custo total médio é igual à soma do custo fixo e do custo variável dividido pelo número de unidades produzidas.
O custo fixo do sistema B = 500.000/4 – 80.000/ ((1,8 – 1)/0,1) = 115.000 UM.
O custo variável é igual ao produto do custo variável por unidade produzida e do número de unidades, ou seja, custo variável de B = 40 × 100 = 4.000.
Assim, o custo total de B = 119.000. Logo, o custo total médio do sistema B é igual a 1.190 UM, ou seja, superior a 1.000.
81 O ponto de
equilíbrio entre os sistemas A e B corresponde à produção de 3.750 unidades.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O ponto de equilíbrio entre os sistemas é dado pelo número de unidades necessárias para que o custo total de produção do sistema A (CTA) seja igual ao custo total do sistema B (CTB).
CTA = 190.000 + 20N
CTB = 115.000 + 40N
190.000 + 20N = 115.000 + 40N
20N = 75.000
N = 3.750
O analista da área de tesouraria de um banco comercial avalia o
investimento em uma carteira formada por ações das empresas A e B, na proporção
de 60% de ações de A e 40% de ações de B. As ações da empresa A têm beta igual
a 1,5, enquanto as ações da empresa B possuem beta de 0,75. A taxa livre de
risco é igual a 5% ao ano, enquanto a diferença entre o retorno esperado do
mercado e a taxa livre de risco é de 10% ao ano.
Tendo como referência esse caso hipotético e o modelo de precificação de ativos (CAPM), julgue os itens subsequentes.
82 O retorno esperado da carteira em apreço é de 17% ao ano.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O beta da carteira é equivalente à média ponderada dos betas das ações que a compõem. Logo, o beta da carteira = 0,6 × 1,5 + 0,4 × 0,75 = 1,2. Pelo modelo CAPM, o retorno esperado da carteira = 5% + 1,2 × 10% = 17%.
Re = Rf + B(Rm-Rf)
Re = retorno esperado (ou retorno exigido ou custo de capital próprio) do investimento
Rf = taxa livre de risco = 5%
B: Beta do ativo ou da carteira (índice de risco não diversificável)
Rm = Taxa de retorno média do mercado
Rm-Rf = Prêmio pelo risco = 10%
83 A referida
carteira possui risco total inferior ao risco sistemático de mercado.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O beta da carteira é superior a 1, o que retrata um risco total mais alto que o risco sistemático da carteira de mercado. O retorno em excesso da carteira, portanto, varia proporcionalmente mais que o mercado, o que onera o risco adicional da carteira. // Foram dados Rm-Rf = 10% e Rf = 5%, então Rm = 15%. O risco total foi encontrado Re = 17%, que é maior que 15%. E.
84 Se, no mesmo
período em que foi apurado o beta de cada ação, o coeficiente linear de uma
regressão linear que tem o retorno da carteira do banco como variável
dependente e o retorno da carteira de mercado como variável independente tiver
sido igual a –0,01, então a carteira do banco terá apresentado retorno superior
ao esperado pelo modelo CAPM.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O alfa de Jensen da carteira é dado por 5% (1−1,2) = 0,01. Sendo assim, se a regressão da carteira do banco contra a carteira de mercado tiver apresentado coeficiente linear igual ao alfa de Jensen, o retorno da carteira terá sido idêntico ao retorno esperado pelo modelo CAPM.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O custo fixo do sistema A é obtido pela diferença entre a renda uniforme, ao longo de 8 anos, cujo valor presente, para uma taxa de desconto de 10% ao ano (TMA), é equivalente ao investimento inicial, e a renda uniforme, capitalizada à mesma taxa, cujo valor futuro é igual ao valor residual. No caso, para os parâmetros oferecidos, o custo fixo do sistema A = 1.000.000/5 – 110.000/ ((2,1 – 1)/0,1) = 190.000 UM.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O custo total médio é igual à soma do custo fixo e do custo variável dividido pelo número de unidades produzidas.
O custo fixo do sistema B = 500.000/4 – 80.000/ ((1,8 – 1)/0,1) = 115.000 UM.
O custo variável é igual ao produto do custo variável por unidade produzida e do número de unidades, ou seja, custo variável de B = 40 × 100 = 4.000.
Assim, o custo total de B = 119.000. Logo, o custo total médio do sistema B é igual a 1.190 UM, ou seja, superior a 1.000.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O ponto de equilíbrio entre os sistemas é dado pelo número de unidades necessárias para que o custo total de produção do sistema A (CTA) seja igual ao custo total do sistema B (CTB).
CTA = 190.000 + 20N
CTB = 115.000 + 40N
190.000 + 20N = 115.000 + 40N
20N = 75.000
N = 3.750
Tendo como referência esse caso hipotético e o modelo de precificação de ativos (CAPM), julgue os itens subsequentes.
82 O retorno esperado da carteira em apreço é de 17% ao ano.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O beta da carteira é equivalente à média ponderada dos betas das ações que a compõem. Logo, o beta da carteira = 0,6 × 1,5 + 0,4 × 0,75 = 1,2. Pelo modelo CAPM, o retorno esperado da carteira = 5% + 1,2 × 10% = 17%.
Re = Rf + B(Rm-Rf)
Re = retorno esperado (ou retorno exigido ou custo de capital próprio) do investimento
Rf = taxa livre de risco = 5%
B: Beta do ativo ou da carteira (índice de risco não diversificável)
Rm = Taxa de retorno média do mercado
Rm-Rf = Prêmio pelo risco = 10%
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O beta da carteira é superior a 1, o que retrata um risco total mais alto que o risco sistemático da carteira de mercado. O retorno em excesso da carteira, portanto, varia proporcionalmente mais que o mercado, o que onera o risco adicional da carteira. // Foram dados Rm-Rf = 10% e Rf = 5%, então Rm = 15%. O risco total foi encontrado Re = 17%, que é maior que 15%. E.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O alfa de Jensen da carteira é dado por 5% (1−1,2) = 0,01. Sendo assim, se a regressão da carteira do banco contra a carteira de mercado tiver apresentado coeficiente linear igual ao alfa de Jensen, o retorno da carteira terá sido idêntico ao retorno esperado pelo modelo CAPM.
Acerca da metodologia de desenvolvimento de produtos, julgue os
itens a seguir.
85 Na fase de projeto informacional, são definidas as especificações de projeto dos produtos, as quais servirão de base para decisões a serem tomadas nas fases seguintes do processo de desenvolvimento dos produtos.
JUSTIFICATIVA - CERTO. A fase de projeto informacional é extremamente importante, pois, além de propiciar o entendimento e a descrição do problema nas formas funcional, quantitativa e qualitativa, formalizando a tarefa de projeto, fornece a base sobre a qual serão montados os critérios de avaliação e de todas as tomadas de decisão a serem realizadas nas etapas posteriores do processo de desenvolvimento de produtos. //
Classificação do Rozenfeld.
Pré-desenvolvimento: planejamento estratégico;
Desenvolvimento: projeto informacional (requisitos, especificações e metas), projeto conceitual (arquitetura, funções, componentes), projeto detalhado (problemas, modelagem), preparação da produção, lançamento do produto;
Pós-desenvolvimento: acompanhar produto, processos, melhorias, satisfação e descontinuar produto.
Projeto informacional é para requisitos, especificações e metas. C.
86 Na fase de
projeto conceitual, as principais atividades são a definição da estrutura
funcional do problema, a geração de concepções alternativas, a seleção da
concepção para o produto e a definição da estrutura preliminar do protótipo.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. A definição da estrutura preliminar do protótipo é uma atividade que faz parte da fase de projeto preliminar, e não da fase de projeto conceitual. // Pelo que vejo na figura do livro do Rozenfeld, não sabia que existia o projeto preliminar no desenvolvimento, mas parece que ele ocorre entre o conceitual e detalhado. Outros autores citam: Faria, A. F. (2007), “que é composta pelas seguintes etapas: geração do conceito, projeto preliminar, projeto detalhado e protótipo, definição do custo e processo de produção e transformação da ideia em negócios.”
Se existe, “estrutura preliminar” deve ser do “projeto preliminar”, não “projeto conceitual”. dele. C.
87 Na fase de projeto preliminar, avaliam-se tanto a capacidade de fabricação dos componentes pelas manufaturas interna e externa quanto à viabilidade econômica do produto.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Na fase preliminar, são avaliadas a capacidade da manufatura interna e externa dos componentes e a viabilidade econômica do produto. // C.
88 Na fase de
projeto detalhado, a estrutura do produto é finalizada e os procedimentos de
montagem são testados para verificação de inconformidades no processo de
produção.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na fase do projeto detalhado, ocorre a definição da estrutura do produto, mas não ocorre o teste dos procedimentos de montagem. // O projeto detalhado detalha o produto, não a produção. O teste de montagem é na fase “preparação para produção”. E.
Os procedimentos de montagem são testados na fase de preparação
da produção. O método desdobramento da função qualidade — QFD (Quality Function
Deployment) —, também conhecido como método das matrizes, criado por japoneses
no fim dos anos 60 do século passado, é considerado um dos mais importantes
métodos utilizados no processo de desenvolvimento de produtos. Uma das matrizes
que o compõem é a chamada casa da qualidade. A respeito de aspectos
relacionados a esse método, julgue os itens que se seguem.
89 O método QFD engloba, no total, quatro matrizes.
JUSTIFICATIVA –CERTO. O método QFD possui, ao todo, quatro
matrizes. ANULADA: “Deixou-se de especificar, na redação do item, que o
julgamento da assertiva deveria considerar a versão original do QFD.” // São duas: matriz de relações entre
requisitos e especificações e matriz de correlações das especificações da
engenharia. Não sei qual é a tal “versão original” com quatro matrizes. Anulada.
90 No início do
processo de aplicação do método QFD, na casa da qualidade, as necessidades dos
clientes são convertidas em requisitos dos clientes.
JUSTIFICATIVA – CERTO. No início do processo de aplicação do método QFD, na casa da qualidade, é feita a conversão das necessidades dos clientes (voz do cliente) em requisitos dos clientes. // É a primeira etapa, fica do lado esquerdo da casa. C.
85 Na fase de projeto informacional, são definidas as especificações de projeto dos produtos, as quais servirão de base para decisões a serem tomadas nas fases seguintes do processo de desenvolvimento dos produtos.
JUSTIFICATIVA - CERTO. A fase de projeto informacional é extremamente importante, pois, além de propiciar o entendimento e a descrição do problema nas formas funcional, quantitativa e qualitativa, formalizando a tarefa de projeto, fornece a base sobre a qual serão montados os critérios de avaliação e de todas as tomadas de decisão a serem realizadas nas etapas posteriores do processo de desenvolvimento de produtos. //
Classificação do Rozenfeld.
Pré-desenvolvimento: planejamento estratégico;
Desenvolvimento: projeto informacional (requisitos, especificações e metas), projeto conceitual (arquitetura, funções, componentes), projeto detalhado (problemas, modelagem), preparação da produção, lançamento do produto;
Pós-desenvolvimento: acompanhar produto, processos, melhorias, satisfação e descontinuar produto.
Projeto informacional é para requisitos, especificações e metas. C.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. A definição da estrutura preliminar do protótipo é uma atividade que faz parte da fase de projeto preliminar, e não da fase de projeto conceitual. // Pelo que vejo na figura do livro do Rozenfeld, não sabia que existia o projeto preliminar no desenvolvimento, mas parece que ele ocorre entre o conceitual e detalhado. Outros autores citam: Faria, A. F. (2007), “que é composta pelas seguintes etapas: geração do conceito, projeto preliminar, projeto detalhado e protótipo, definição do custo e processo de produção e transformação da ideia em negócios.”
Se existe, “estrutura preliminar” deve ser do “projeto preliminar”, não “projeto conceitual”. dele. C.
87 Na fase de projeto preliminar, avaliam-se tanto a capacidade de fabricação dos componentes pelas manufaturas interna e externa quanto à viabilidade econômica do produto.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Na fase preliminar, são avaliadas a capacidade da manufatura interna e externa dos componentes e a viabilidade econômica do produto. // C.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na fase do projeto detalhado, ocorre a definição da estrutura do produto, mas não ocorre o teste dos procedimentos de montagem. // O projeto detalhado detalha o produto, não a produção. O teste de montagem é na fase “preparação para produção”. E.
89 O método QFD engloba, no total, quatro matrizes.
JUSTIFICATIVA –
JUSTIFICATIVA – CERTO. No início do processo de aplicação do método QFD, na casa da qualidade, é feita a conversão das necessidades dos clientes (voz do cliente) em requisitos dos clientes. // É a primeira etapa, fica do lado esquerdo da casa. C.
JUSTIFICATIVA – CERTO. As características da qualidade do produto equivalem à “voz da empresa”, ou “voz da engenharia”, e consistem nos atributos do produto que têm como objetivo atender aos requisitos dos clientes; em outras palavras, correspondem às especificações de projeto. // Está se referindo às “especificações técnicas”, que são “como atender aos requisitos”. C.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. A parte central da matriz casa da qualidade destina-se ao estabelecimento do relacionamento entre os requisitos dos clientes e os requisitos de projeto, do que resulta a priorização dos requisitos de projeto. // A relação de requisitos e especificações está certa, porém, não é aleatória. Existe a importância para o cliente e para a engenharia. E.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. No chamado telhado da casa da qualidade, é estabelecido o relacionamento que existe entre os requisitos do projeto. // No telhado, uma das matrizes, a correlação é entre as especificações (que a questão chama de “requisitos do projeto”). E.
94 O ecodesign visa à minimização de eventuais impactos ambientais que possam decorrer do produto ao longo de seu ciclo de vida.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O ecodesign, comprometido com o desenvolvimento sustentável, visa à minimização dos impactos ambientais do produto ao longo de todo o seu ciclo de vida.
JUSTIFICATIVA – CERTO. No projeto modular, a arquitetura é gerada a partir de subsistemas que são projetados independentemente, mas que funcionam juntos integralmente. // “Módulos” é isso... C.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Trata-se de um dos objetivos do projeto para precisão, e não do projeto para configuração do produto. // Nem sabia que existia um projeto específico para configuração e outro para precisão! Não achei a teoria. E.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. São vantagens do projeto para desmontagem: operações de desmontagem simples e rápidas; facilidade na separação e no tratamento de materiais e resíduos retirados; e redução na variabilidade do produto. A redução na taxa de utilização de componentes críticos não constitui uma vantagem relacionada ao projeto para desmontagem. // Aprendendo que existe projeto para configuração, precisão, desmontagem (Design for Disassembly – Projeto para Desmontagem) e outros. Teoria pode ser:
• uniformização e prevenção na configuração de um produto;
• operações de desmontagem simples e rápidas;
• fácil manuseio das peças retiradas;
• facilidade na separação e tratamento dos materiais e resíduos retirados;
• redução do trabalho necessário na recuperação das peças e dos materiais recicláveis; • redução na variabilidade do produto.
98 A gestão estratégica foca as ações imediatas da organização; a gestão organizacional se volta à definição dos objetivos organizacionais em médio prazo.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na verdade, a gestão estratégica se volta a “uma forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório”, orientando-se aos objetivos de médio e longo prazo, ao contrário do que afirma o item. // Estratégia é de longo prazo. Sobre a gestão organizacional, está certa, é de médio prazo. E.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – a relação pretendida da organização com seu ambiente, em consonância com o que afirma o item. // Estratégia é como alcançar os objetivos planejados. C.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Um processo sistemático de planejamento estratégico é uma sequência de análises e decisões que compreende as seguintes etapas principais: análise da situação estratégica; do ambiente; interna; definição do plano estratégico, em consonância com o que afirma o item. // Lembrando da matriz SWOT: forças e fraquezas (interno, empresa), ameaças e oportunidades (externo, mercado, ambiente). C.
101 A avaliação de
mercado pode ser considerada ao se definir a situação estratégica da
organização, calculando-se, por exemplo, a participação de cada produto em suas
vendas.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Chama-se análise da situação estratégica a análise de decisões tomadas no passado e que afetam a situação presente, sendo realmente uma ação relativa a desempenho passado. Por sua vez, na análise da situação estratégica, deve-se identificar o volume de negócios ou atividades que cada um dos produtos ou serviços traz para a organização. Essa informação representa a participação dos produtos nas vendas, em consonância com o que diz o item.
102 Ao adotar
estratégias de diferenciação, a organização focaliza o estabelecimento de uma
identidade forte para seu produto junto aos consumidores.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Realmente, a estratégia genérica de diferenciação, estabelecida por Porter, e explorada por outros autores posteriores, prevê “identidade forte do produto” como forma de se tornar mais atrativo para o cliente. // A estratégias podem ser liderança em custos (vender mais barato) ou diferenciação (produto com algum diferencial). Sendo que cada uma delas pode atuar dentro de um nicho. O descrito é foco por diferenciação. C.
103 Na estratégia
genérica de diversificação, trabalha-se com o estabelecimento de produtos novos
em mercados novos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Diversificação é a estratégia de explorar novos mercados com novos produtos na Matriz de Ansoff, que é um exemplo de autor que discute estratégias genéricas. // A matriz de Ansoff relaciona mercado existente ou novo com produto existente ou novo. Sendo que novo/novo é diversificação.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Chama-se análise da situação estratégica a análise de decisões tomadas no passado e que afetam a situação presente, sendo realmente uma ação relativa a desempenho passado. Por sua vez, na análise da situação estratégica, deve-se identificar o volume de negócios ou atividades que cada um dos produtos ou serviços traz para a organização. Essa informação representa a participação dos produtos nas vendas, em consonância com o que diz o item.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Realmente, a estratégia genérica de diferenciação, estabelecida por Porter, e explorada por outros autores posteriores, prevê “identidade forte do produto” como forma de se tornar mais atrativo para o cliente. // A estratégias podem ser liderança em custos (vender mais barato) ou diferenciação (produto com algum diferencial). Sendo que cada uma delas pode atuar dentro de um nicho. O descrito é foco por diferenciação. C.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Diversificação é a estratégia de explorar novos mercados com novos produtos na Matriz de Ansoff, que é um exemplo de autor que discute estratégias genéricas. // A matriz de Ansoff relaciona mercado existente ou novo com produto existente ou novo. Sendo que novo/novo é diversificação.
JUSTIFICATIVA – ERRADA. Na verdade, a área de marketing traduz a estratégia global da organização em uma estratégia de marketing, o que exige que a estratégia de marketing seja condizente com as metas organizacionais prévias. // Não pode ser “independentemente”. E.
JUSTIFICATIVA – CERTO. A abordagem baseada em recursos assume que as organizações precisam ser bem-sucedidas em obter e gerenciar recursos valiosos para que sejam eficazes. // É a definição, o desempenho da empresa é fruto dos recursos, os quais precisa ser de valor, raro, inimitável, insubstituível. C.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na verdade, pela perspectiva baseada em recursos, a eficácia organizacional é definida como a habilidade da organização, em termos relativos ou absolutos, em obter recursos escassos e valiosos e integrá-los e gerenciá-los com sucesso; o item faz uso incorreto do termo “competência central”, que não se refere à descrição em tela. // A parte “central” da VBR não é “obter recursos escassos”, não precisam ser “escassos”. Os recursos devem ter valor, ser raro, difícil de imitar, insubstituível. E.
107 O balanced
scorecard é um sistema de apoio à gestão de processos nas organizações,
conforme o qual o gestor deve acompanhar a execução de cada etapa de um
processo.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na verdade, o balanced scorecard é “um sistema abrangente de controle gerencial que equilibra as medidas financeiras tradicionais com medidas operacionais relacionadas aos fatores importantes de sucesso da empresa”. // O BSC traduz a estratégia para a operação através de indicadores (financeiros, processos internos, clientes, crescimento e aprendizado). Não falou nada disso. E.
108 Em um balanced
scorecard, medidas como taxa de fechamento de pedidos e custo por pedido se
encaixam na perspectiva conhecida como desempenho financeiro.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na verdade, as duas medidas mencionadas no item (taxa de fechamento de pedidos e custo por pedido) se encaixariam na dimensão “Processos internos de negócios”, uma das quatro do balanced scorecard. // Financeiro envolve dinheiro, lucratividade, não a taxa de fechamento de pedido. E.
109 Em um balanced
scorecard, a dimensão clientes comporta, por exemplo, medidas de satisfação em
relação ao produto adquirido ou à mensuração do nível de fidelidade dos
clientes.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Em efeito, uma das dimensões do balanced scorecard é mesmo a clientes, que comporta exemplos de medidas: satisfação do cliente, fidelidade do cliente. // Lembrando os 4 indicadores: financeiro, processos internos, clientes, crescimento e aprendizado. C.
Acerca da gestão do conhecimento em organizações, julgue os
itens subsecutivos.
110 Para gerar vantagem competitiva, as organizações aplicam conhecimentos baseados em método científico para a resolução de problemas, o que se traduz no conceito de gestão de tecnologia.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Em efeito: “tecnologia é a aplicação de conhecimentos para resolver problemas”, sendo que a aplicação de conhecimentos científicos leva à geração de tecnologias.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na verdade, o balanced scorecard é “um sistema abrangente de controle gerencial que equilibra as medidas financeiras tradicionais com medidas operacionais relacionadas aos fatores importantes de sucesso da empresa”. // O BSC traduz a estratégia para a operação através de indicadores (financeiros, processos internos, clientes, crescimento e aprendizado). Não falou nada disso. E.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na verdade, as duas medidas mencionadas no item (taxa de fechamento de pedidos e custo por pedido) se encaixariam na dimensão “Processos internos de negócios”, uma das quatro do balanced scorecard. // Financeiro envolve dinheiro, lucratividade, não a taxa de fechamento de pedido. E.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Em efeito, uma das dimensões do balanced scorecard é mesmo a clientes, que comporta exemplos de medidas: satisfação do cliente, fidelidade do cliente. // Lembrando os 4 indicadores: financeiro, processos internos, clientes, crescimento e aprendizado. C.
110 Para gerar vantagem competitiva, as organizações aplicam conhecimentos baseados em método científico para a resolução de problemas, o que se traduz no conceito de gestão de tecnologia.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Em efeito: “tecnologia é a aplicação de conhecimentos para resolver problemas”, sendo que a aplicação de conhecimentos científicos leva à geração de tecnologias.
111 Para a gestão de
inovações, algumas organizações dispõem de uma área específica para o
desenvolvimento tecnológico, a qual é normalmente conhecida como departamento
de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
JUSTIFICATIVA - Algumas organizações tem uma área responsável pelo desenvolvimento de tecnologia. Essa área é chamada de P&D (pesquisa e desenvolvimento), engenharia, desenvolvimento tecnológico.
JUSTIFICATIVA - Algumas organizações tem uma área responsável pelo desenvolvimento de tecnologia. Essa área é chamada de P&D (pesquisa e desenvolvimento), engenharia, desenvolvimento tecnológico.
112 Para utilizar as
técnicas de benchmarking, é fundamental que a organização incorpore os melhores
desempenhos de outras organizações que atuem no mesmo setor empresarial.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. As melhores práticas (benchmarking) podem ser encontradas nos concorrentes, ou numa organização que esteja num ramo completamente diferente de atuação. // Existem vários tipos (qualquer comparação pode ser denominada benchmarking), inclusive com empresas de ramos diferentes. E.
113 ERP (enterprise
resource planning) corresponde à ação de comparar o desempenho empresarial de
uma organização com o de outras organizações do mesmo setor.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O conceito descrito no item, na verdade, é o de benchmarking: “a técnica por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra”. // ERP é “integração e informação”, todas as áreas da empresa têm acesso às informações. E.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. As melhores práticas (benchmarking) podem ser encontradas nos concorrentes, ou numa organização que esteja num ramo completamente diferente de atuação. // Existem vários tipos (qualquer comparação pode ser denominada benchmarking), inclusive com empresas de ramos diferentes. E.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O conceito descrito no item, na verdade, é o de benchmarking: “a técnica por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra”. // ERP é “integração e informação”, todas as áreas da empresa têm acesso às informações. E.
114 Um sistema de
gestão da informação organizacional deve ser capaz de prever o sistema de
produção adotado, assim, por exemplo, em uma organização que produz em massa, a
data de registro de um pedido seria a informação mais relevante.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Um sistema de gestão da informação deve ser capaz de considerar “qual sistema de produção: massa, processo ou encomenda?”. No entanto, a exemplificação do item está incorreta, pois em um sistema que produz em massa, a data de registro de um pedido não seria uma informação crucial, pois é tipicamente atrelada ao início de um pedido no sistema just-in-time ou por encomenda.
A respeito de inovação e de gestão ambiental nas organizações,
julgue os próximos itens.
115 A inovação é gerada internamente por empresários; assim, não guarda relação teórica com a ação de indivíduos empreendedores.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Inovação é um conceito schumpeteriano e, em sua origem, Schumpeter (1911) define o “empresário inovador”, ao qual chama de “inovador”. Outro exemplo que reforça se tratar do mesmo fenômeno: Drucker define a inovação como “ferramenta específica de empreendedores, por meio da qual exploram a mudança como uma oportunidade para negócio ou serviço diferenciado”.
116 A gestão da
inovação se restringe à gestão de fatores internos à organização como, por
exemplo, a capacitação dos colaboradores e a disponibilidade de recursos para
pesquisas.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Estudos recentes de inovação demonstram a interdependência de fatores econômicos, políticos, sociais e culturais. Alguns desses fatores são externos a organizações envolvidas, como uma parte do ambiente institucional mais amplo, enquanto outros são internos, ao contrário do que afirma o item, que restringe a gestão da inovação a aspectos internos das firmas.
117 A gestão da
inovação consiste na aplicação de técnicas para eliminar riscos associados a
mudanças nas organizações e o desempenho dessa gestão pode ser mensurado pelo
estágio em que se alcançou a inexistência de risco na organização.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O risco é um componente natural da atividade de inovação: “a inovação é extremamente complexa, incerta e criativa; falhar é a norma para aproximadamente 50% dos projetos de inovação; inovação é um negócio de risco”, razão pela qual estabelecer uma meta de eliminação de risco associada à inovação é impossível, pois nenhuma organização consegue eliminá-lo. // Risco é mensurável e sempre existirá. Assim, não tem como a gestão da inovação ser avaliada de acordo com a inexistência de risco. E.
118 A gestão do
conhecimento compreende a gestão de dados, os quais, por sua vez, compreendem
fatos ou números em forma bruta, que, conectados a informações, podem gerar
conhecimentos para a organização.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Dados são fatos e números simples e absolutos que, por si mesmos, podem ter pouca utilidade, embora, quando conectados a informações, possam gerar conhecimento para a organização. // Definiu corretamente “dados”. Os quais são agrupados e viram informação. Para utilizar a informação, é preciso conhecimento. C.
119 A gestão
ambiental é reflexo da adoção de princípios de responsabilidade ambiental, a
exemplo da prevenção, que consiste no envolvimento da comunidade na proteção do
ambiente.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na verdade, a gestão ambiental envolve prever princípios de responsabilidade ambiental, conforme afirma o item, mas a ação de envolver a comunidade na proteção do ambiente é conhecida como princípio da “participação” e não da “prevenção”. // Existem várias listas de princípios da gestão/direito ambiental, entre eles constam: prevenção, informação, participação, concertação (negociação), poluidor-pagador, precaução. E.
120 Ao facilitar e
implementar o uso do transporte coletivo para que os empregados acessem as
dependências da organização, o gestor exerce ações de gestão ambiental.
JUSTIFICATIVA - Há atitudes que demonstram a responsabilidade ambiental das organizações, tais como criar um sistema de gestão ambiental, priorizar o transporte coletivo ou com baixo índice de poluição. // Diminui o uso de carros, consequentemente, de poluentes deles. C.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Um sistema de gestão da informação deve ser capaz de considerar “qual sistema de produção: massa, processo ou encomenda?”. No entanto, a exemplificação do item está incorreta, pois em um sistema que produz em massa, a data de registro de um pedido não seria uma informação crucial, pois é tipicamente atrelada ao início de um pedido no sistema just-in-time ou por encomenda.
115 A inovação é gerada internamente por empresários; assim, não guarda relação teórica com a ação de indivíduos empreendedores.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Inovação é um conceito schumpeteriano e, em sua origem, Schumpeter (1911) define o “empresário inovador”, ao qual chama de “inovador”. Outro exemplo que reforça se tratar do mesmo fenômeno: Drucker define a inovação como “ferramenta específica de empreendedores, por meio da qual exploram a mudança como uma oportunidade para negócio ou serviço diferenciado”.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Estudos recentes de inovação demonstram a interdependência de fatores econômicos, políticos, sociais e culturais. Alguns desses fatores são externos a organizações envolvidas, como uma parte do ambiente institucional mais amplo, enquanto outros são internos, ao contrário do que afirma o item, que restringe a gestão da inovação a aspectos internos das firmas.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O risco é um componente natural da atividade de inovação: “a inovação é extremamente complexa, incerta e criativa; falhar é a norma para aproximadamente 50% dos projetos de inovação; inovação é um negócio de risco”, razão pela qual estabelecer uma meta de eliminação de risco associada à inovação é impossível, pois nenhuma organização consegue eliminá-lo. // Risco é mensurável e sempre existirá. Assim, não tem como a gestão da inovação ser avaliada de acordo com a inexistência de risco. E.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Dados são fatos e números simples e absolutos que, por si mesmos, podem ter pouca utilidade, embora, quando conectados a informações, possam gerar conhecimento para a organização. // Definiu corretamente “dados”. Os quais são agrupados e viram informação. Para utilizar a informação, é preciso conhecimento. C.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na verdade, a gestão ambiental envolve prever princípios de responsabilidade ambiental, conforme afirma o item, mas a ação de envolver a comunidade na proteção do ambiente é conhecida como princípio da “participação” e não da “prevenção”. // Existem várias listas de princípios da gestão/direito ambiental, entre eles constam: prevenção, informação, participação, concertação (negociação), poluidor-pagador, precaução. E.
JUSTIFICATIVA - Há atitudes que demonstram a responsabilidade ambiental das organizações, tais como criar um sistema de gestão ambiental, priorizar o transporte coletivo ou com baixo índice de poluição. // Diminui o uso de carros, consequentemente, de poluentes deles. C.
Questão 103
ResponderExcluirIsso NÃO é Estratégica Genérica (Porter: Dif. em Produto, Custos ou Enfoque), mas sim Matriz Ansoff (Matriz Produto x Mercado), autores diferentes, datas diferentes, abordagens diferentes e etc.
Não sei como não anularam isso à época.
É a estratégia genérica do Mr. Ansoff, não existe só a de Porter...
ExcluirTem alguma referência bibliográfica com esse nome pra Matriz Ansoff ?
ExcluirEu também acho que não é só por ter citado "estratégia genérica" que seja a de Porter, pela própria definição de "genérico".
ExcluirAcho que a conta na questão 77 é assim:
ResponderExcluirVPL(novoA)=-10.000+(5.000/1,1)+(5.000/1,21)+(15.000/1,331)=aprox.9.300
Visto que os reinvestimentos são nos momentos 1 e 2. Em 3 há a liquidação da operação.
Questão 77 está confusa.
ResponderExcluirNo fim do primeiro ANO o caixa foi 1500, logo iriamos investir 15000 e sacar no ano 2, 15000*1,5=22500. Esse valor seria reinvestido no ano 2 sendo liquidado no fim do ANO 3 com 22500*1,5=33750.
Logo o investimento real foi 10000 e no fim de 3 anos sacamos 33750, assim o VLP seria:
VLP = -10000 +33750/1,1^3 = 15350
Veja, que o Reinvestimento é do caixa todo, não apenas do lucro.
Questão 55 fala do negócio do Pedro que é um negócio pequeno, portanto não há um pessoa especifica de logística. Portanto uma pessoa que cuida de tudo.
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