GESTÃO DA MANUTENÇÃO

QUESTÕES
Petrobras – Eng. Produção
2009
61
A partir dos dados do Sistema de Gestão de Manutenção de uma empresa, verificou-se que uma centrífuga apresenta um Tempo Médio entre Falhas (TMEF) de 148 horas e o Tempo Médio De Reparo (TMDR) de 12 horas. Qual é a disponibilidade, em percentual, desse equipamento?
(A) 74,0            (B) 91,9            (C) 92,5            (D) 99,5            (E) 100,0

Resolução
Funciona durante 148h, falha e o conserto demora 12h. Ou seja, o total é de 160h (148+12=160), dos quais, fica disponível por 148h. Então, 148/160 = 0,925 que são 92,5%. Alt C.

2010
65
Uma boa estratégia de manutenção e de confiabilidade garante o desempenho da empresa e seus investimentos. Nessa perspectiva, confiabilidade é a(o)
(A) realização de inspeções de rotina e a conservação de equipamentos em bom estado.
(B) correção dos problemas logo que eles aconteçam para evitar paradas longas na produção.
(C) adoção de técnicas de manutenção preventiva para evitar que as falhas aconteçam.
(D) probabilidade de que um componente, máquina ou produto funcionará adequadamente por um certo tempo e sob as condições estabelecidas.
(E) risco de um equipamento ou produto apresentarem falhas sob condições imprevisíveis.

Resolução
Essa questão poderia estar em qualidade ou confiabilidade.
Lembrar: confiabilidade é a probabilidade de funcionar sem falhas por certo tempo. Alt D.

2011
65
A manutenção corresponde a uma forma pela qual as organizações tentam evitar falhas, a partir do cuidado com suas instalações físicas. Com relação às abordagens gerais e específicas de manutenção, pode-se reconhecer que
(A) a manutenção preventiva tem maior probabilidade de gerar benefícios quando as paradas ocorrerem de forma relativamente aleatória.
(B) a manutenção centrada na confiabilidade é considerada uma extensão natural na evolução de manutenção corretiva para manutenção preventiva.
(C) a manutenção corretiva é usada quando o custo da falha não planejada é alto e quando a falha não é totalmente aleatória.
(D) a maior parte das operações produtivas opta por uma única abordagem de manutenção, seja ela corretiva, preventiva e preditiva.
(E) uma das metas da manutenção preventiva total consiste em melhorar a eficácia dos equipamentos ao examinar todas as perdas que ocorrem.

Resolução
A) Em nenhum caso a parada aleatória é boa!
B) A manutenção centrada na confiabilidade não é a evolução para a manutenção preventiva, ela surgiu para corrigir a preventiva, tratando de maneira diferente as falhas baseado no padrão de falhas de cada um.
C) Se o custo da falha é alto, o que menos se quer é ter que corrigi-la, o melhor é preveni-la.
D) Acredito que a maior parte opta pela manutenção mista ou corretiva.
E) As cinco metas da manutenção preventiva total são: aumentar a eficácia dos equipamentos, manutenção autônoma, planejamento, treinamento e prevenção da manutenção. Correta.
Alt E.

2012
59
A gestão da manutenção como função estratégica das organizações é diretamente responsável pela disponibilidade dos ativos, tendo importância fundamental nos resultados das organizações. Esses resultados serão tanto melhores quanto mais eficaz for a gestão da manutenção. São métodos de manutenção os listados a seguir, EXCETO o de manutenção
(A) temporal                 (B) preventiva               (C) corretiva                 (D) preditiva                  (E) produtiva total

Resolução
Manutenção corretiva, preventiva, preditiva, produtiva total, centrada em confiabilidade. Essa “temporal” não existe. Alt A.

2 comentários:

  1. A questão 65 de 2011 não seria produtiva total? Existe preventiva total?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São a mesma coisa.
      Os autores que eu vi falam "Produtiva Total".
      "Preventiva Total" eu não achei em livros, mas já vi em provas.

      Excluir