O essencial é o livro "Administração de Marketing - Kotler", com ele se resolve tudo.
Longe de ser entendido no assunto, qualquer erro, favor avisar.
Petrobras – Eng. de
Produção Jr 2005
36
Dentre
os conceitos alternativos utilizados por uma organização para conduzir suas
atividades de marketing, NÃO se
inclui:
(A)
produção. (B) produto. (C) venda. (D) marketing social. (E) lucro.
Resolução
Não sei o que quis dizer com “conceitos alternativos”, nem
porque a resposta é “lucro”. Marketing não visa o lucro? Visa, entre outros, a
produção? Alt E.
37
Dentre
os tipos de comportamento de compra dos consumidores, os que apresentam um alto
grau de envolvimento do comprador são:
(A)
complexo de compra, para reduzir a dissonância.
(B)
complexo de compra, rotineiro.
(C)
complexo de compra, buscando variedade.
(D) para
reduzir a dissonância, rotineiro.
(E) para
reduzir a dissonância, buscando variedade.
Resolução
O “grau de envolvimento” é determinado pelo preço do produto.
Ele se relaciona com a “diferenciação entre marcas” e resultam nos seguintes
comportamentos:
Envolvimento
|
|||
Baixo
|
Alto
|
||
Diferenciação
das marcas
|
Baixo
|
Rotineira
|
Dissonância
|
Alto
|
Variedade
|
Complexo
|
Percebe-se que o alto envolvimento está nos comportamentos:
complexo e dissonância.
Alt A.
38
Os
quatro P que compõem o mix de marketing do produto são:
(A)
produto, preço, praça e promoção.
(B) planejamento,
produto, praça e promoção.
(C)
planejamento, produto, preço e promoção.
(D)
planejamento, produto, preço e praça.
(E)
planejamento, preço, praça e promoção.
Resolução
Produto, Preço, Praça e Promoção.
Alt A.
Petrobras – Eng. de
Produção Pl 2005
25
Uma empresa, após análise da indústria e
respectiva concorrência, decidiu competir, adotando uma estratégia genérica de
diferenciação em que a empresa consegue diferenciar seu produto e/ou serviço
oferecido, criando algo que seja único no âmbito de toda a indústria. Uma
característica requerida desta empresa, de forma a manter coerência com a
estratégia genérica definida deve ser:
(A) boa capacidade de engenharia de
processo.
(B) supervisão intensa de mão-de-obra.
(C) investimento de capital sustentado e
acesso ao capital.
(D) produtos projetados para facilitar a
produção.
(E) grande habilidade de marketing.
Resolução
A empresa quer ser pioneira, criar algo ÚNICO na história! Do
que ela precisa? Muito
marketing. Alt E.
64
As empresas da indústria petrolífera têm se caracterizado
por constituir holdings compostas de diversificadas unidades estratégicas de
negócio. Deste modo, a gestão de marcas corporativas se tornou uma tendência no
âmbito destas organizações. Qual é a estratégia de gestão de marcas
corporativas que define e direciona a imagem da corporação por diferentes
segmentos de mercado?
(A) Extensões de marca.
(B) Extensões de linhas.
(C) Marcas combinadas.
(D) Multimarcas.
(E) Novas marcas.
Resolução
“Imagem da corporação por diferentes segmentos” quer dizer uma
marca existente em produtos novos, isso é estender a marca.
Alt A.
66
Uma empresa na área de distribuição resolve lançar um novo
tipo de combustível voltado a carros de alta performance. Neste lançamento,
opta por uma estratégia de preço baixo e de pesados investimentos em promoção e
divulgação do produto. Qual é o contexto competitivo que reflete tal tomada de
decisão?
(A) Grande parte do mercado potencial não conhece o produto,
aqueles que passam a conhecer o produto e querem tê-lo e pagam o preço pedido;
a empresa lida com a concorrência potencial e quer construir preferência de
marca.
(B) O mercado é limitado em tamanho, grande parte do mercado
conhece o produto, os compradores até estão dispostos a pagar um preço alto e a
concorrência potencial não é iminente.
(C) O mercado é grande e não conhece o produto, a maioria
dos compradores é sensível a preço, há concorrência potencial acirrada e os
custos de fabricação por unidade caem com a escala de produção da empresa e a
experiência acumulada de fabricação.
(D) O mercado é grande, conhece muito bem o produto, é
sensível a preço e há alguma concorrência em potencial.
(E) O mercado é limitado, não é sensível a preço e a empresa
lida com a concorrência potencial e quer construir preferência de marca.
Resolução
Se o combustível é novo, o mercado ainda não o conhece, por
isso precisa de grande promoção, isso está nas letras A e C. Mas a alternativa
A peca ao dizer que “pagam o preço pedido”, o mercado é sensível ao preço, como
está na C, por isso o preço de lançamento é baixo.
Alt C.
Petrobras
– Administrador Pl 2005
64
O conceito de sensibilidade a preço
refere-se à resposta de determinado mercado a um movimento de preços ou de
descontos. Por exemplo, se um mercado tem uma alta sensibilidade a preços, é de
se esperar a ocorrência de substanciais mudanças de comportamento como
resultado de pequenos movimentos de preços. Com base nessa relação, é correto
afirmar que os consumidores são mais sensíveis ao preço de um produto quando
este:
(A) é produzido e distribuído com
exclusividade.
(B) é utilizado em conjunto com outros,
comprados anteriormente.
(C) envolve gasto pequeno do cliente em
relação à sua renda total.
(D) não pode ser estocado.
(E) tem uma diferenciação não
perceptível em relação aos concorrentes.
Resolução
(“Marketing” estava bem dividido no edital, esse é diferente
do usual para eng. prod.)
Quanto mais comum/supérfluo for o produto, mais sensível ele
será em relação ao preço. Porque se estiver caro, o consumidor acha que não
vale a pena comprar. O mesmo vale para quando um produto não se diferencia do
concorrente, se o preço subir, comprarão o concorrente, ou seja, é mais
sensível. Alt E.
67
No passado, muitas empresas realizavam
vendas para um único mercado, por meio de um único canal de marketing. Hoje,
com a proliferação de segmentos de clientes e de alternativas de canal, um
número cada vez maior de empresas vem adotando o chamado “marketing
multicanal”, isto é, uma única empresa emprega dois ou mais canais de marketing
para atingir um ou mais segmentos de mercado. Que afirmação NÃO corresponde a
uma característica da utilização de múltiplos canais?
(A) Cada canal só pode ser empregado
para uma tarefa da empresa (pré-venda, fechamento da venda, pós-venda etc.).
(B) Empregando mais canais, uma empresa
pode conseguir maior cobertura de mercado.
(C) O acréscimo de novos canais pode
reduzir o custo por canal.
(D) Novos canais podem oferecer vendas
mais personalizadas.
(E) Diferentes canais de uma mesma
empresa podem acabar competindo pelos mesmos clientes.
Resolução
Alt A.
73
A propaganda é um importante elemento
do composto de promoção, que conta com diversos veículos, cada um dos quais com
vantagens e desvantagens. O quadro a seguir apresenta, em cada linha, um
veículo de propaganda, uma vantagem e uma desvantagem. Assinale a opção em que
tanto a vantagem quanto a desvantagem correspondam ao veículo indicado.
Resolução
Alt A.
Petrobras –
Administrador Pl 2006
39
Um aluno de Administração de Empresas estudou, na
disciplina de Marketing de Serviços, que os serviços distinguiam-se dos
bens basicamente em função das características da intangibilidade,
perecibilidade, simultaneidade entre produção e consumo e heterogeneidade. Recém-admitido
como estagiário numa Companhia distribuidora de petróleo, ele se propôs a
analisar a adequação da teoria ao setor específico de postos de gasolina. Como
resultado de sua análise, o aluno fez as quatro afirmativas a seguir - uma
sobre cada característica estudada.
I - A intangibilidade aplica-se ao caso, ainda que os
serviços prestados em postos de gasolina sejam fortemente calcados na venda de
bens físicos, como gasolina, óleos, extintores de incêndio, etc.
II - A perecibilidade não se aplica ao caso, uma vez que
os produtos vendidos nos postos de gasolina têm longa vida útil.
III - A simultaneidade entre produção e consumo não se
aplica ao caso, pois os produtos adquiridos no posto só serão consumidos após o
fim da prestação do serviço.
IV - A heterogeneidade não se aplica ao caso, pois toda
vez que os consumidores se apresentam ao posto para receber um serviço – seja
ele de abastecimento, troca de óleo, lavagem geral, etc. – receberão exatamente
o mesmo serviço.
É(São) correta(s):
(A) I, II, III e IV. (B)
I e III, apenas. (C) II e IV,
apenas. (D) IV, apenas. (E) I, apenas.
Resolução
(Havia no edital “marketing de serviços”)
I) Correta. Ajudada pelo “Ainda que os serviços...”
II) Errada. A perecibilidade não é do produto, é do serviço
prestado, o serviço é rápido, é perecível.
III) Errada. A produção e consumo são simultâneos, a empresa
presta o serviço e o consumidor é servido na hora.
IV) Errada. A heterogeneidade se aplica sim.
I, apenas. Alt E.
42
Numa reunião de diretoria de uma empresa do ramo petroquímico,
um alto gerente da área de marketing criticou a forma – intuitiva,
segundo ele – como importantes decisões eram tomadas na empresa. O executivo
fez uma longa defesa da necessidade de se estabelecer, na organização, um
sistema de informação com o objetivo de servir como subsídio à tomada de
decisão gerencial. Algumas partes da fala desse executivo são transcritas a
seguir.
I - Um sistema de informação de marketing não se
limita a um sistema de coleta de dados ou a um conjunto de tecnologias de
informação.
II - Dados internos da empresa, tais como pedidos de
compra, notas ou registros de vendas e dados de produtos em estoque, se
devidamente trabalhados, têm grande valor como base para a tomada de decisões
de marketing.
III - Um sistema de inteligência de marketing pode
compreender uma ampla gama de procedimentos, tanto informais (como leitura de
publicações sobre um setor e conversas com fornecedores e clientes) quanto
sofisticados (como o desenvolvimento e aplicação de complexos modelos
estatísticos).
É(São) correta(s) a(s) fala(s):
(A) I, apenas. (B)
II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III.
Resolução
Alt E.
Petrobras –
Administrador 2010 Maio
36
Para dar suporte às decisões de marketing,
os profissionais necessitam de informações como o tamanho do mercado. Como
forma de tornar essas informações mais precisas e interessantes aos gestores, o
mercado é dividido em cinco tipos. Relacione os tipos de mercado apresentados
na coluna da esquerda à respectiva descrição do conjunto de consumidores
definida na coluna da direita.
I - Mercado Potencial
II - Mercado Disponível
III - Mercado Disponível
Qualificado
IV - Mercado-Alvo
P -
Consumidores que a empresa decide alcançar.
Q -
Consumidores que têm interesse pelo produto, dinheiro para comprá-lo, acesso ao
ponto de venda e não sofrem restrições legais para a compra.
R -
Consumidores que compram os produtos da empresa.
S -
Consumidores que têm interesse pelo produto, dinheiro para comprá-lo e têm
acesso ao ponto de venda.
T -
Consumidores que têm interesse pelo produto.
As associações corretas
são
(A) I – Q, II – P, III – S, IV– R
(B) I – R, II – Q, III – T, IV– S
(C) I – S, II – R, III – P, IV– T
(D) I – T, II – S, III – Q, IV– P
(E) I – P, II – T, III – R, IV– Q
Resolução
Lembrando da relação entre essas palavras é possível resolver
a questão:
Potencial – interesse
Qualificado – “não sofrem restrições legais”
Disponível – interesse, dinheiro e acesso, porém, com restrições
legais
Alvo – buscar, alcançar
Alt D.
Petrobras –
Administrador 2010
41
Depois de realizar uma pesquisa de
mercado, o diretor de marketing de uma rede de postos de combustíveis
percebeu que deveria atuar mais fortemente junto aos consumidores que abastecem
semanalmente seus carros. A segmentação realizada pela empresa foi feita com
base
(A) no comportamento de compra.
(B) em pensamentos e sentimentos.
(C) em dados demográficos.
(D) em análise psicográfica.
(E) em fontes geográficas.
Resolução
Abastecimento semanal indica um comportamento de compra.
Obs: “psicográfica” é comportamental, costumes.
Alt A.
Petrobras –
Administrador 2012
22
Uma empresa do setor varejista começou a oferecer alguns de
seus produtos no sistema de compras coletivas, estratégia também utilizada por
algumas outras empresas. A estratégia das empresas de serviço que adotam esse
tipo de venda é
(A) aumentar sua receita ao receber pelos serviços que não
são consumidos por aqueles que os compram mas não consomem o serviço adquirido.
(B) gerar um fluxo de caixa positivo apesar do prejuízo
acumulado ao longo do tempo provocado pelos descontos concedidos.
(C) fazer vendas complementares e atrair novos clientes.
(D) ganhar economia de escala proporcionada pelo volume de
vendas.
(E) eliminar suas campanhas de marketing,
já que o mercado conhecerá a empresa através desse meio de divulgação.
Resolução
(Isso é “Marketing”.)
Em um primeiro momento, pensei em economia de escala. Mas o
principal objetivo das compras coletivas é aparecer no mercado, ser conhecida
para os clientes retornarem. Por isso “vendas complementares” está correta, a
receita principal não virá das vendas coletivas, estas são complementares e
para atrair novos clientes. Alt C.
47
Uma empresa está introduzindo um novo
produto no mercado. Suas vendas, como se esperava, são baixas, os custos por
cliente, elevados e, consequentemente, os lucros são negativos. O produto atrai
os clientes inovadores e não há muitos concorrentes.
Nessa fase do ciclo de vida do produto,
o objetivo de marketing deve ser
(A) maximizar a participação de
mercado.
(B) reduzir gastos e tirar o máximo da
marca.
(C) criar consciência de produto e
experimentação.
(D) maximizar lucros, defendendo a
participação de mercado.
(E) diminuir poder de concorrentes e
maximizar vendas diretas.
Resolução
A questão foi baseada no Kotler (tabela lá em cima).
A) é crescimento. B) é declínio. D) é maturidade.
A resposta é letra C, porque na introdução, o importante é
“aparecer” para o consumidor, mostrar que existe, ficar conhecido, fazê-lo
experimentar e a empresa adaptar buscando o melhor produto. Alt C.
48
Uma empresa de transportes treina
sua equipe de forma contínua e lhe oferece o melhor suporte possível para o
trabalho, levando em conta a segurança e motivação de seus trabalhadores. Seus
uniformes, além de serem elegantes, foram desenhados para que tivessem o maior
conforto possível, os veículos de entrega são novos e têm manutenção constante.
As pesquisas de satisfação dos clientes mostram que eles estão contentes com o
comportamento dos funcionários e as entregas acontecem no prazo previsto e da
forma mais cordial possível. Ainda assim, a expectativa, com relação aos
serviços da empresa, é muito baixa dentre aqueles que ainda não utilizaram seus
serviços, o que faz com que a demanda seja reduzida. Há uma lacuna entre o
serviço percebido e o serviço esperado.
Tendo em vista os tipos de marketing
no setor de serviços, verifica-se que o problema dessa transportadora está
relacionado com o marketing
(A) externo (B) interno (C)
direto (D) interativo (E) de relacionamento
Resolução
Internamente está tudo bem, porém não vende, de que adianta?
Precisa de marketing externo. Alt A.
49
Uma empresa deseja expandir suas
vendas para outros países, mas não conta com os recursos necessários para
investir nessa ação. Tampouco conta com pessoal capacitado para entender
mercados externos e propor ações de marketing. Ao mesmo tempo, seus
diretores não querem compartilhar o processo de produção inovador da empresa,
que garante uma vantagem competitiva bastante considerável.
A alternativa que envolve menos
investimentos, sendo a melhor opção para essa empresa ingressar no mercado
externo, é
(A) licenciamento
(B) joint venture
(C) exportação direta
(D) exportação indireta
(E) investimento direto
Resolução
(Não é exatamente “Marketing” essa questão.)
Por se recusar a compartilhar o processo de produção, não pode
ser joint venture nem licenciamento.
Devido ao desejo de menos investimentos, melhor não usar a
exportação direta nem o investimento direto.
A resposta é a “exportação indireta”, algo como revenda no
exterior. Alt D.
50
Uma pesquisa de mercado recente
mostrou que o mercado de consumidores de combustíveis é dividido em três
segmentos: esportistas, que apreciam estilo de vida audacioso e consomem
combustível Premium; familiares, que estão ligados a valores familiares e
consomem combustível aditivado; e ecológicos, que procuram viver com qualidade
de vida e consomem combustível comum.
Sendo assim, verifica-se que a
pesquisa de mercado realizada está baseada em variáveis de segmentação
(A) situacionais (B) geográficas (C) demográficas (D) psicográficas (E) comportamentais
Resolução
Perfil psicográfico diz
respeito ao estilo de vida. Alt D.
Petrobras – Administrador 2014 Dezembro
37
Uma indústria que adotou, no
último ano, um sistema de distribuição por multicanais percebe que vem perdendo
o controle dos processos mercadológicos, principalmente em relação à exposição
dos seus produtos nas gôndolas dos canais e ao volume baixo de vendas dos seus
intermediários. Ela pode precaver-se dessa desvantagem utilizando ferramentas
de
(A) comunicação interna
(B) marketing direto
(C) distribuição própria
(D) promoção nos pontos de vendas
(E) relações públicas
Resolução
Alt D.
51
Uma empresa possui um novo produto
para o qual o mercado tem tamanho limitado. Além disso, grande parte dos
consumidores conhece o produto e está disposta a pagar um preço alto por ele, e
a concorrência potencial não é significativa. Limitado a trabalhar apenas com
as variáveis preço e promoção, o gerente de marketing dessa empresa deve
lançar o novo produto utilizando a estratégia de
(A) diversificação
(B) skimming lento
(C) penetração rápida
(D) integração vertical
(E) desenvolvimento de retorno
Resolução
Skimming é a mesma
coisa que desnatamento e consiste em colocar um preço alto no começo para
atrair as classes com maior poder aquisitivo e garantir o equilíbrio do
produto. Depois, diminuem o preço para atender às demais classes. Como os
consumidores estão dispostos a pagar um preço alto, essa é a melhor
alternativa. Alt B.
55
O gerente de marketing queria
testar os produtos de consumo da empresa no mercado. Para tanto, ofereceu o
produto a um grupo determinado de consumidores. Uma semana depois, ofereceu o
produto novamente a um preço pouco mais baixo que o normal. Repetiu o mesmo
procedimento por mais cinco semanas e registrou quantos clientes selecionaram
novamente o produto da empresa e o nível de satisfação desses clientes. Esse
método de teste de produto de consumo no mercado é denominado
(A) pesquisa ininterrupta
(B) mercado-teste simulado
(C) mercado-teste controlado
(D) simulação role playing
selling
(E) pesquisa de onda de vendas
Resolução
O teste simulado, controlado e onda de vendas estão no livro
do Kotler.
“Pesquisa ininterrupta” parece uma pesquisa permanente.
“Simulação role playing selling” também não achei, mas pelo
nome parece RPG, algo como simular a compra... Se for, parece o “mercado-teste
simulado”.
A do enunciado é a “pesquisa de onda de vendas”. Alt E.
Petrobras Distribuidora – Eng. de Produção 2008
64
O mix de marketing, conhecido como os
“quatro Ps”, é o conjunto de
ferramentas táticas de marketing que a empresa utiliza para gerar uma reação desejada no mercado-alvo. Um desses conjuntos está relacionado
às atividades da empresa para
disponibilizar o produto para os consumidores- alvo, e outro envolve as atividades que comunicam os pontos fortes do produto. Trata-se,
respectivamente, do conjunto de
ferramentas denominado
(A) praça e promoção.
(B) praça e produto.
(C) produto e preço.
(D) preço e praça.
(E) promoção e produto.
Resolução
Os 4P do marketing são: produto, preço, praça e promoção.
E se relacionam com os 4C da seguinte maneira:
Produto – Cliente
Preço – Custo (para o cliente)
Praça – Conveniência
Promoção – Comunicação
Como falou “mercado alvo”, então é “praça”. Falou em
comunicação, então é promoção. Alt A.
65
Na distribuição de produtos, o varejo
engloba todas as atividades de venda
de bens ou serviços para
(A) aqueles que compram para revenda ou uso
empresarial.
(B) consumidores finais e empresas de
revenda.
(C) consumidores finais para seu uso
pessoal.
(D) empresas de revenda que não assumem a
propriedade do produto.
(E) corretores e agentes especializados do
fabricante.
Resolução
Atacado é a venda para consumidores que revenderão os
produtos. Acontece em grande quantidade e com preços menores.
Varejo é a revenda (ou o produtor vende diretamente mesmo)
para o consumidor final, aquele que utilizará o produto, não usará para
comércio.
Alt C.
Petrobras
Distribuidora – Eng. de Produção
2010
50
Segundo Kotler, as estratégias de precificação de novos
produtos mudam à medida que o produto avança em seu ciclo de vida.
Considerando-se que a empresa não tenha grande ousadia para penetrar no
mercado, que o produto em lançamento tenha grande qualidade e a sua imagem dê
respaldo a um preço mais elevado, a estratégia de precificação de novos
produtos a ser adotada deve ser
(A) com base em valor.
(B) de produtos supérfluos e demanda elástica.
(C) de diferenciação de mercado.
(D) de natureza psicológica.
(E) de desnatamento.
Resolução
A) “Base em valor” é de acordo com a percepção de valor do
cliente, ele vai comprar porque acha melhor. Acho que não é a resposta porque o
produto está em lançamento, é difícil mostrar valor em um produto novo.
B) “Supérfluo” é aquele facilmente substituível e “demanda
elástica” significa que varia muito com o preço. Como o produto aceita um preço
mais elevado e é lançamento, não é a estratégia ideal.
C) Acho que não é a melhor por ser lançamento.
D) Mesma justificativa da anterior.
E) “Desnatamento” é colocar um preço inicial bem alto para
atrair camadas de alto poder aquisitivo e depois diminuir para atender o
restante (CB).
E quando isso acontecer, outro produto já será lançado.
Como disse que o produto aceita um preço mais elevado, o “desnatamento”
é o mais indicado. Alt E.
Petrobras
Distribuidora – Eng. de Produção 2011
37
O
marketing utiliza várias estratégias e cada uma possui diferentes
tarefas, entre as quais a de
(A)
conversão, utilizada quando a demanda pelo bem é inexistente.
(B)
estímulo, utilizada quando a demanda é negativa.
(C)
revitalização, que deve ser empregada quando a demanda é excessiva.
(D)
sincronização, utilizada quando a demanda é declinante.
(E)
desenvolvimento estratégico, utilizada quando existe uma demanda latente.
Resolução
A) Conversão – demanda negativa (não gostam do produto) e
querem convertê-la para positiva.
B) Estímulo – demanda inexistente que deve ser estimulada.
C) Revitalização – demanda declinante e precisa de nova vida.
D) Sincronização – a demanda é irregular.
E) Desenvolvimento – demanda latente e é preciso
desenvolvê-la.
Alt E.
43
Entre
os conceitos de administração de marketing, encontram- se
(A)
marketing e redução
(B)
produto e distribuição
(C)
redução e conversão
(D)
venda e eliminação
(E)
venda e marketing
Resolução
Alt E.
Petrobras
Distribuidora – Administrador 2011
46
Uma distribuidora fornece
combustíveis para frotas de empresas transportadoras que compram grandes
quantidades de combustíveis em datas específicas, previstas a cada mês, e para
clientes comuns que abastecem pequenas quantidades de combustível em momentos
diversos. A organização mais adequada para o departamento de marketing dessa
distribuidora é a organização
(A) corporativa/divisional
(B) baseada em gerência de produtos
(C) baseada em gerência de marcas
(D) matricial
(E) por gerência de mercado
Resolução
Produto ou marca não tem nada a ver, pois é o mesmo combustível
e marca.
Matricial foi largada aí, é da classificação de organização de
projeto (funcional, matricial, projetizada).
Alt E.
Casa
da Moeda – Eng. de Produção 2012
28
Um programa de marketing combina todos os elementos
do mix de marketing em um programa integrado, desenvolvido para
alcançar os objetivos de marketing da organização por meio de entrega de
valor aos consumidores. Dessa forma, conclui-se que o mix de marketing
é um conjunto das seguintes variáveis:
(A) praça, preço, produto e promoção
(B) qualidade, logística, variedade e venda
(C) controle, planejamento e programação
(D) cliente, empresa e mercado
(E) cliente, custo e investimento
Resolução
Os 4Ps do marketing: produto, preço, praça (distribuição),
promoção (comunicação). Alt A.
Petrobras
Biocombustível – Administrador 2010
42
Com relação ao marketing de
serviços, analise as afirmativas abaixo.
I – Serviços são considerados
perecíveis porque não podem ser estocados.
II – Serviços são geralmente
produzidos e consumidos em momentos distintos.
III – Os serviços são considerados
intangíveis por não poderem ser vistos, tocados, sentidos ou provados antes de
serem adquiridos.
IV – Os serviços são invariáveis e
podem ser reproduzidos exatamente da mesma maneira a cada vez que são ofertados.
São corretas APENAS as afirmativas
(A) I e II. (B) I e III. (C)
I e IV. (D) II e III. (E) II e IV.
Resolução
O erro da II é que acontecem ao mesmo tempo, não em momentos
distintos.
IV erra ao dizer que são invariáveis, é o contrário.
I e III. Alt B.
43
O processo de pesquisa de marketing
envolve quatro etapas interdependentes, que se iniciam com o
desenvolvimento do plano de pesquisa.
PORQUE
Gerentes de marketing utilizam estudos formais de marketing
sobre problemas e oportunidades específicos.
A esse respeito, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a
primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a
primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
Resolução
As etapas da pesquisa
de marketing são: definição do problema e objetivos, plano de pesquisa, coleta
de informações, análise, apresentação de resultados, tomada de decisão.
Tudo começa com o “o quê”, a identificação do problema,
admitir o vício, determinar os objetivos. Em muitos casos estão no planejamento
e é a primeira etapa, mas em marketing eles separaram. Portanto, a primeira
frase está errada, não se inicia com o “plano de pesquisa”.
A segunda está correta.
Alt D.
Petrobras
Distribuidora – Administrador 2008
45
João de Souza, proprietário de uma rede de
lojas de conveniência, planeja o lançamento de uma nova linha de sanduíches.
Como pretende que os produtos sejam customizados, deve
(A) avaliar os principais concorrentes para
decidir o preço ideal dos sanduíches.
(B) disponibilizar um cardápio com uma
série de combinação de ingredientes para os clientes.
(C) desenvolver receitas em sintonia com a
preferência dos clientes mais fiéis.
(D) permitir que cada cliente monte seu
sanduíche do jeito que lhe convier.
(E) reduzir o custo dos ingredientes para
aumentar a lucratividade do negócio.
Resolução
Parece que a questão gira em torno da palavra “customizado”.
Como significa “personalizado”, cada cliente montará o seu
sanduíche como quiser. Alt D.
46
Diretores de uma rede de postos de gasolina
no interior do país orgulharam-se de uma reportagem que classificava a empresa
como orientada para o marketing. Conclui-se, então, que a matéria
argumentava que a empresa
(A) adota um agressivo esforço de vendas e
promoção, fazendo com que seus clientes consumam uma quantidade suficiente de
seus produtos.
(B) atende clientes que dão preferência aos
produtos que são amplamente encontrados e de baixo custo.
(C) cria e comercializa produtos de
qualidade que, pelo fato de serem bons, têm boa aceitação e são consumidos em
larga escala.
(D) detecta as necessidades e os desejos
dos mercados-alvo e os satisfaz de maneira mais eficaz do que seus
concorrentes.
(E) divulga seus serviços para os
motoristas, esforçando-se para produzir peças de comunicação com maior
qualidade.
Resolução
Não entendi a teoria por trás...
Alt D.
47
Considere as afirmativas a seguir sobre as
funções da atividade de vendas.
I - A multiplicidade de produtos e de
negócios autônomos dirigidos a diversos grupos de consumidores e clientes exige
uma definição estratégica única para a função de vendas, em nível corporativo.
II - As ações táticas da administração de
vendas e dos vendedores devem ser uma importante extensão das estratégicas de marketing
de cada produto e de cada mercado em particular.
III - O papel do pessoal de vendas como
canal de distribuição para colocar produtos e/ou serviços no mercado é dar
seqüência às estratégias de P&D (pesquisa e desenvolvimento).
É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)
(A) I, apenas. (B) II, apenas. (C)
I e II, apenas. (D)
II e III, apenas. (E) I, II e III.
Resolução
I) A estratégia não deve ser única para todos em todos os mercado.
III) Nada a ver P&D com distribuição e vendedores.
Apenas II. Alt B.
48
As empresas utilizam vários instrumentos
para encontrar idéias que melhorem um produto ou serviço existente. O método
denominado ideal acontece quando o profissional de marketing
(A) entrevista um grupo de consumidores e
pede que eles descrevam uma versão ideal do produto ou serviço que consomem.
(B) pergunta aos usuários ideais do produto
ou serviço se têm alguma queixa ou sugestão de melhoria.
(C) estuda o comportamento ideal do
usuário, em relação aos procedimentos de aquisição, uso e descarte de um
produto ou serviço.
(D) pesquisa o índice de lembrança da marca
por seus usuários e o compara com o da concorrência.
(E) mede o desempenho ideal do produto ou
serviço relativamente ao desempenho da concorrência.
Resolução
Questão subjetiva, porque quem decidiu que a letra A é o
método ideal? Parece a melhor das alternativas, pois traz o conceito de
qualidade de atender as expectativas do cliente.
Contudo, o consumidor nem sempre sabe o que quer. Ford disse
que se ouvisse os consumidores, eles iriam pedir cavalos mais rápidos. Steve
Jobs achava que os consumidores não sabem o que querem, ele que deve mostrar
isso.
Alt A.
Petrobras
Distribuidora – Administrador 2010
59
Depois de utilizar o modelo de Análise SWOT para analisar o
ambiente externo de uma empresa, um gerente percebeu que havia poucas
oportunidades para a empresa, assim como poucas ameaças. Com base nessa
análise, classifica-se o negócio da empresa como
(A) ideal. (B)
especulativo. (C) intensivo. (D) com problemas. (E) maduro.
Resolução
(No livro do Kotler, a SWOT está na pág. 50)
Negócio ideal: com muitas oportunidades e poucas ameaças
Negócio especulativo: igualmente com muitas oportunidades e
ameaças
Negócio maduro: com
poucas oportunidades e ameaças
Negócio arriscado: com poucas oportunidades e muitas ameaças.
Alt E.
61
Analise as afirmações a seguir.
Os princípios do Endomarketing apontam a necessidade
de se tratarem os funcionários como clientes.
PORQUE
Com o aumento cada vez maior da importância dos serviços em
quase todos os setores, o componente humano passa a ser cada vez mais
importante para a satisfação do consumidor.
A esse respeito, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica
a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não
justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
Resolução
Endomarketing é fazer marketing para dentro, para os próprios
colaboradores. As duas estão certas e uma justifica a outra. Alt A.
62
Uma pesquisa de mercado envolve etapas interdependentes que
devem seguir uma determinada ordem. A etapa que contempla as definições do
plano de amostragem e do método de contato é conhecida como
(A) Definição do Problema e dos Objetivos da Pesquisa.
(B) Desenvolvimento do Plano de Pesquisa.
(C) Coleta de Informações.
(D) Análise das Informações.
(E) Apresentação de Resultados.
Resolução
As etapas da pesquisa de marketing são: definição do problema
e objetivos, plano de pesquisa, coleta de informações, análise, apresentação de
resultados, tomada de decisão. Alt B.
Casa da Moeda – Eng.
de Produção 2009
13
O
processo genérico de desenvolvimento de produtos contém a etapa de
desenvolvimento do conceito. Nesta etapa, a área de marketing tem a
responsabilidade de
(A)
avaliar a viabilidade da produção.
(B)
coletar as necessidades dos clientes.
(C)
definir os processos de produção.
(D)
desenvolver e testar os protótipos.
(E)
determinar o esquema de montagem.
Resolução
Segundo Kotler (pág. 643), as etapas são:
1. Geração
de ideias
2. Seleção
de ideias
3. Desenvolvimento
e teste do conceito
4. Desenvolvimento
da estratégia de marketing
5. Análise
do Negócio
6. Desenvolvimento
do produto
7. Teste
de mercado
8. Comercialização
Estamos falando de “marketing”,
então ele não se preocupa com aspectos da produção como viabilidade, processo,
montagem (descartadas letras A, C e E).
A principal pergunta a ser
respondida no desenvolvimento do conceito é “pra que serve?”, para isso precisa
saber as necessidades dos clientes.
Alt B.
Transpetro –
Administrador 2012
48
Analistas apontam o rápido
crescimento das vendas de óleo no país e a maior concorrência nesse setor. Os
custos das empresas para obterem clientes são médios, e os lucros são
crescentes, de forma que é possível afirmar que o ciclo de vida desse produto
se encontra no estágio de crescimento. Nesse momento, os gerentes de marketing
devem adotar como estratégia preços
(A) elevados
(B) reduzidos
(C) de penetração
(D) de desnatamento
(E) equivalentes aos da
concorrência
Resolução
Alt C.
49
A empresa estava pronta para lançar seu novo lubrificante e
precisava fazer um teste de mercado com resultados rápidos. Dessa forma,
ofereceu gratuitamente seu produto a determinados consumidores e, no intervalo
de dez dias, ofereceu-lhes o mesmo produto a um preço menor que o normal. Essa
oferta se repetiu por mais três vezes para que os gerentes observassem as
escolhas e os níveis de satisfação dos clientes. Esse método de teste de
produtos de consumo no mercado é classificado como pesquisa de
(A) adotantes
imediatos
(B) estágios de
mercados
(C) mercado-teste
simulado
(D) mercado-teste
controlado
(E) onda de vendas
Resolução
Acho que os tipos da letra A e B não existem.
Mercado teste simulado é realizado com pessoas assistindo a
propagandas, inclusive do produto da empresa, depois vão para o mercado
comprar. Após isso analisa se comprou ou não o produto da pesquisa e as razões.
Mercado teste controlado é uma empresa terceira que gerencia o
marketing do cliente.
Onda de vendas é a resposta. Alt E.
BNDES – Administrador
2011
41
Com a chegada das grandes redes
de supermercados às cidades do interior, muitos supermercados locais passaram a
ter problemas, uma vez que os clientes passaram a encontrar nos novos
estabelecimentos amplo estacionamento, instalações modernas e climatizadas,
grande variedade de produtos e preços mais baixos. Como forma de se protegerem,
supermercados locais e pequenos varejistas criaram uma associação de
empreendedores locais com o intuito de realizar compras em grande escala
diretamente da indústria com melhores preços e gerenciar o processo de compra,
armazenagem e distribuição das mercadorias com mais eficiência. Mesmo dominado
pelos varejistas, esse sistema foi capaz de minimizar os conflitos de canal e
criar condições de os empreendimentos locais se manterem em funcionamento
lucrativo. O sistema de marketing dessa associação criada classifica- se
como
(A) Vertical Contratual
(B) Vertical Corporativo
(C) Vertical Administrado
(D) Horizontal
(E) Multicanal
Resolução
Sistema Horizontal: duas empresas sem relação fazem uma
aliança para marketing conjunto. Ex: joint venture.
Sistema Multicanal: uma empresa utiliza vários canais de
marketing.
Sistema Vertical Contratual: empresas independentes fazem
marketing juntas, sendo que são igualitárias e cada uma tem sua
responsabilidade. A intenção é ganhar com economia de escala.
Sistema Vertical Corporativo: as empresas pertencem a mesma
organização. Ex: produtoras de bens de consumo com loja própria.
Sistema Vertical Administrado: as empresas são independentes,
porém, a maior delas que administra o marketing. Parece com a “contratual”, a
diferença é que uma só administra para outras.
Na questão, se falou em “escala”, é “vertical contratual”. Alt
A.
IBGE – Recursos
Materiais e Logística 2013
49
O campo da comunicação interna vem sendo cada vez mais
considerado essencial nos modelos de gestão contemporâneos e um de seus
objetivos principais é criar embaixadores das empresas. Uma das ferramentas
para atingir esse objetivo é o endomarketing,
que é definido como
(A) a qualidade e o tempo da comunicação assegurando
sintonia da energia e recursos de todos com os objetivos maiores do setor.
(B) o meio pelo qual as organizações dialogam com a
sociedade, dão satisfação de seus atos e conhecem as expectativas de seus
públicos.
(C) um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos
obtêm aquilo de que necessitam e que desejam.
(D) todo esforço feito para melhorar o nível de informação,
estabelecendo uma aproximação maior com os colaboradores.
(E) todo o desenvolvimento de competências básicas em
comunicação, assegurando qualidade nas relações externas.
Resolução
“Endo” é grego e significa “para dentro”.
Endomarketing é começar o marketing dentro da empresa, com os
colaboradores, calcado pela comunicação. Alt D.
Eletrobras –
Administrador 2010
43
Algumas organizações deslocam a atividade de marketing exclusivamente
para as ações de venda, sendo que as organizações que agem dessa forma terão
dificuldades em competir em economias mais competitivas.
PORQUE
Em economias mais competitivas, o mercado tem muitas opções
e se divide em diversos mercados menores, cada um com desejos específicos,
percepções particulares e preferências e critérios de compra característicos. A
esse respeito, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica
a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não
justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
Resolução
Alt A.
45
Uma das decisões mais difíceis de marketing é definir
quanto gastar em promoção. O gerente de marketing da empresa ABC definiu
seu orçamento anual da seguinte forma: em dezembro do ano anterior, calculou o
lucro do mês seguinte referente às vendas e destinou uma parte desse total para
a comunicação do ano seguinte. Essa forma de estabelecimento do orçamento total
de comunicação de marketing é classificada como método
(A) dos recursos disponíveis.
(B) da percentagem de vendas.
(C) da paridade com a concorrência.
(D) de previsão posterior.
(E) de objetivos e tarefas.
Resolução
Alt B.
46
Profissionais de marketing utilizam diversas
ferramentas para obter as respostas desejadas de seus mercados-alvo. Essas
ferramentas constituem o composto de marketing. Relacione os componentes
do composto de marketing, apresentados na coluna da esquerda, às suas
respectivas variáveis, entre as indicadas na coluna da direita.
I – Praça
II – Promoção
III – Produto
IV – Preço
P – Qualidade, Embalagem e Nome da Marca
Q – Canais, Cobertura e Estoque
R – Relações Públicas, Publicidade e Marketing Direto
Está correta a associação
(A) I – Q , II – P , III – R.
(B) I – Q , II – R , III – P.
(C) I – P , III – Q , IV – R.
(D) II – P , III – R , IV – Q.
(E) II – R , III – P , IV – Q.
Resolução
“Praça” está ligado a distribuição do produto. “Promoção” é a
comunicação. “Produto” é a qualidade, funcionalidades. “Preço” é o valor
monetário que se paga.
Alt B.
47
Manter relacionamentos com os clientes pode ser uma forma de
obter uma vantagem competitiva. Entretanto, nem todas as empresas conseguem
manter relacionamentos diretos com clientes. Assim, analise as circunstâncias a
seguir, identificando aquela(s) em que os profissionais de marketing têm
maior facilidade em construir relacionamentos diretos.
I - A marca dos produtos é conhecida e há uma quantidade de
clientes muito grande.
II - Os produtos têm significados para os clientes, embora
os clientes individuais não sejam conhecidos.
III - Seus produtos ou serviços são comprados com frequência
e têm elevado preço unitário ou alta margem de lucro.
A(s) circunstância(s) que oferece(m) maior facilidade para a
construção de relacionamentos diretos é(são) APENAS
(A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.
Resolução
Alt C.
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