Não sou experto no assunto, então peço cautela na análise da questões abaixo e desculpas por eventuais erros.
Qualquer informação adicional é bem vinda.
QUESTÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Petrobras – Eng. de
Produção Jr 2005
74
Dentre
as características das camadas apresentadas a seguir, a que NÃO está de acordo com a do Modelo OSI
– Interconexão de Sistemas Abertos – para um protocolo de comunicação de uma
rede de dados, é:
(A)
Sessão – responsável pelo estabelecimento da conexão.
(B) Rede
– identifica o meio mais adequado de transportar a mensagem.
(C)
Apresentação – assegura que a mensagem vai ser recebida e devidamente
interpretada pelo sistema especialista do receptor.
(D)
Enlace – assegura que o conteúdo gerado em sua origem seja igual ao conteúdo no
local de destino.
(E)
Aplicação – garante que a mensagem chegue de forma ordenada ao local de
destino.
Resolução
A 7 camadas do OSI são:
Aplicação - Funções especializadas (transferência de arquivos,
terminal virtual, e-mail)
Apresentação - Formatação de dados e conversão de caracteres e
códigos
Sessão - Negociação e estabelecimento de conexão com outro nó
Transporte - Meios e métodos para a entrega de dados
ponta-a-ponta
Rede - Roteamento de pacotes através de uma ou várias redes
Enlace - Detecção e correção de erros introduzidos pelo meio
de transmissão
Física - Transmissão dos bits através do meio de transmissão
Alt E.
Petrobras – Eng. de
Produção Pl 2005
55
O modelo de referência internacional eSCM (IT enabled
sourcing capability model), voltado para certificação de prestadores de
serviços habilitados por tecnologia da informação, estabelece melhores práticas
de gestão para as questões criticas de um relacionamento de outsourcing. A
certificação de uma organização em tal modelo implica o reconhecimento
internacional e a possibilidade de participação em um mercado global. O que
representa, para uma organização contratante de serviços habilitados por
tecnologia de informação, ter um provedor de serviços certificado pelo Modelo
de melhores práticas eSCM?
(A) Um serviço de menor custo, graças ao uso de melhores
práticas de reconhecimento internacional pelo provedor de serviços.
(B) Garantia de um provedor de serviços com processos
desenhados de acordo com melhores práticas de referência, o que engloba
soluções de processos de reconhecido sucesso internacional.
(C) Desconhecimento de qualquer padrão de operação da
organização provedora de serviços, já que certificações baseadas em modelo de
melhores práticas não determinam padrões de trabalho.
(D) Necessidade de ter uma equipe para redesenhar os
processos da organização prestadora de serviços baseados no eSCM, já que a
certificação não determina garantias quanto ao processo da organização
prestadora de serviço.
(E) Necessidade de uma auditoria de segunda parte, baseada
no modelo eSCM, já que a certificação não garante a adequação dos processos da
organização prestadora de serviço ao modelo de referência.
Resolução
A questão quer saber o que representa a certificação para quem
contrata um empresa certificada. No caso, é uma certificação de TI, mas o
intuito da contratante é a mesma que em qualquer área: a garantia de que a
contratada siga padrões reconhecidos como ideais. Alt B.
67
Considere:
1 - Modelos de referências de melhores práticas como ITIL
(Information Technology Infrastructure Library), CMMI (Capability Maturity
Model Integration), eSCM (IT enabled Soucing Capability Model) representam
conjuntos de orientações e/ou meta-processos para projetar processos de
negócios específicos de uma organização.
2 - Modelos de gestão são arquiteturas de técnicas
gerenciais que visam a solucionar aspectos da gestão de uma organização.
3 - Uma técnica gerencial é um conjunto de atividades
organizadas de forma processual que visa a solucionar aspectos da gestão do
negócio.
De acordo com as informações acima, assinale a afirmação
correta.
(A) Modelos de referência servem somente à certificação.
(B) Modelo de gestão de uma organização é o mesmo que modelo
de referência de melhores práticas.
(C) Se uma organização utiliza uma técnica gerencial, esta
garante a certificação de qualquer modelo de referência.
(D) Os modelos de gestão podem ser projetados a partir de
processos de negócios desenhados de acordo com as orientações dos modelos de
referências de melhores práticas.
(E) Modelo de gestão pode ser uma arquitetura de modelos de
referências, sem, necessariamente, ter processos de negócios específicos para a
organização.
Resolução
Alt D.
Petrobras – Eng.
de Produção 2008
32
Um
Sistema de Informações – SI pode ser definido como um conjunto de componentes
inter-relacionados que trabalham para coletar, recuperar, processar, armazenar
e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o
controle, a coordenação, a análise e o processo decisório das organizações.
Pode-se afirmar que os SI cumprem sua finalidade por meio de um ciclo composto
pelas seguintes atividades básicas:
(A)
atividades exógenas, atividades endógenas e processamento de dados.
(B)
entrada, processamento e saída.
(C)
entrada, processamento, saída e feedback.
(D)
gerenciamento de banco de dados, gerenciamento de processos e interface com o
usuário.
(E)
gestão de hardware, gestão de software e gestão de peopleware.
Resolução
Todo sistema tem entradas, processamento, saídas. Feedback
“surgiu” depois e entrou também. Alt C.
33
Os tipos
de Sistemas de Informações – SI são:
- Sistemas de Processamento de Transações – SPT;
- Sistemas de Informações Gerenciais – SIG;
- Sistemas de Apoio à Decisão – SAD;
- Sistemas Especialistas – SE.
A esse
respeito, é correto afirmar que
(A) a
finalidade principal de um SAD é ajudar a organização a atingir suas metas
cotidianas, fornecendo aos decisores uma visão das operações regulares da
organização de modo resumido ou consolidado.
(B) a
finalidade principal de um SE é subsidiar tomadas de decisão sobre problemas
complexos, os quais apresentam alto grau de repetição nos processamentos,
aliado a uma computação simples.
(C) um
SIG utiliza a heurística para fazer sugestões, chegar a conclusões e gerar
relatórios em formato fixo e padronizado.
(D) um
SIG utiliza fundamentos de Inteligência Artificial – IA para “concluir”, de
forma semelhante a um profissional possuidor de conhecimento e experiência em
determinado campo.
(E) um
SPT dá apoio à monitoração e à realização das atividades de rotina de uma
organização, gerando e armazenando dados sobre as mesmas, além de produzir
relatórios e documentos padronizados de saída.
Resolução
A) “Atingir suas metas” é SIG, não SAD.
B) Falou “tomada de decisão” e, ainda, “problemas” então é
SAD.
C) Acho que não é o SIG que dá sugestões e essa “heurística”
está estranha.
D) O que usa inteligência artificial é o STC – Sistemas de
Trabalhadores do Conhecimento, é a automação de escritórios.
E) Como falou “atividades de rotina”, então é o SPT, pois este
atua no nível operacional.
Alt E.
34
A
modelagem de Sistemas de Informações – SI é constituída de atividades que
incluem pesquisas, estudos, planejamentos, especificações e criações de
componentes diversos, sendo mais bem equacionada quando o problema original é
tratado de forma estruturada. A Abordagem de Desenvolvimento de Sistemas com
Foco nos Dados (Data Driven Approach) tem por base a seguinte premissa:
(A) a
especificação dos requisitos de um SI leva em conta a abrangência que os
trabalhos pretendem atingir, o nível de detalhamento esperado para o produto
final, o tempo disponível para a construção dos modelos e os recursos
disponíveis.
(B) a
vinculação entre dados e processos possibilita uma representação mais simples,
intuitiva e flexível, resultando num SI dimensionado de forma mais coerente.
(C) o
objetivo da Modelagem Conceitual é descrever como os dados se encontram
distribuídos no computador, através de informações sobre suas estruturas
físicas de armazenamento, como tipos de arquivos, formatos diversos, ordenação
de registros, métodos de acesso, índices, etc.
(D) o
Projeto Físico é executado em dois estágios: primeiramente, confecciona-se um
Diagrama de Estrutura de Dados – DED e, posteriormente, o projeto é concluído
com a transposição das estruturas contidas no DED para um Diagrama de Fluxo de
Dados – DFD.
(E) para
realizar a Modelagem Lógica, emprega-se o consagrado Diagrama Entidade –
Relacionamento – DER.
Resolução
Alt A.
Petrobras – Eng. de
Produção 2009
26
Os sistemas de Gestão de Base de Dados, ou Database Management System (DBMS), são softwares que permitem armazenamento, controle e gestão das
informações empresariais. Existem algumas alternativas de sistemas de base de
dados, como os bancos de dados hierárquicos e os relacionais. Nesse contexto,
afirma-se que os sistemas
(A) hierárquicos têm maior flexibilidade para desenvolvimento de
consultas às informações.
(B) hierárquicos têm menor complexidade de configuração e programação.
(C) relacionais têm operação mais amigável do ponto de vista do usuário.
(D) relacionais apresentam maiores custos para consultas ad hoc.
(E) relacionais são menos adequados para ambientes de negócios com alta
taxa de mudança.
Resolução
O hierárquico funciona de modo que cada registro tenha apenas
um possuidor, um para um.
O relacional pode se relacionar com vários possuidores,
facilitando para o usuário.
Por exemplo, no banco de dados hierárquico, você encontraria
“custos” apenas em “Gestão de Custos”. Mas no relacional não, você também pode
encontrar custos relacionado a “Qualidade”, “Operações”, “Logística”. (Acho que
é isso...)
Não caiu nada parecido de 2010 a 2014.
Alt C.
Petrobras Distribuidora – Eng. de Produção 2008
31
O e-procurement e o Vendor Managed Invetory
- VMI são exemplos de sistemas de
informações que auxiliam a administração
do relacionamento com os fornecedores. Estes sistemas suportam, respectivamente, os processos de
(A) registro das transações de
ressuprimento do estoque e de
monitoração das atividades de um posto de trabalho.
(B) aquisição eletrônica de suprimentos e
de administração de estoques nas
instalações dos clientes.
(C) recrutamento de mão-de-obra
terceirizada e de administração de
contas a pagar.
(D) monitoração em linhas de manufatura
flexível e projeto de novos
dispositivos.
(E) documentação de compras e de
prototipagem rápida de novos
produtos.
Resolução
e-procurement é a compra pela internet, pode ser integrada ao
uso de ERP.
VMI é o fornecedor
controlando o estoque do cliente, agilizando entregas e otimizando o estoque.
Alt B.
32
Analise as duas afirmações sobre a
tecnologia “Troca Eletrônica de
Dados”, também conhecida como Eletronic Data Interchange – EDI.
Seu uso reduz custos de pessoal, de
serviços de impressão e postagem.
PORQUE
Essa tecnologia acontece diretamente entre
computadores de diferentes empresas,
em formatos padronizados e sem intervenção
manual.
A esse respeito conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a
segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a
segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a
segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e a
segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
Resolução
As duas estão corretas, uma justifica a outra e explica o que
é o EDI.
É isso mesmo: ligação eletrônica e direta entre duas empresas
para troca de dados e para agilizar os processos. Alt A.
33
A tecnologia de informação está presente em
atividades de projeto e produção.
CAD, CAE e CAM são, respectivamente, sistemas
de apoio para atividades de:
(A) desenho, engenharia e modelagem.
(B) desenho, projeto e manutenção.
(C) distribuição, engenharia e manufatura.
(D) projeto, modelagem e manutenção.
(E) projeto, engenharia e manufatura.
Resolução
CAD é Computer Aided Design, CAE é Computer Aided Engineering
e CAM é Computer Aided Manufacturing. Em síntese, projeto, engenharia e
manufatura. Alt E.
Petrobras
Distribuidora – Eng. de Produção
2010
29
Os dispositivos de informação auxiliam nas operações humanas
assim como na tomada de decisão e são ainda mais importantes em sistemas
produtivos complexos e dinâmicos. Os meios de transmissão de informações aos
operadores devem ser
(A) auditivos quando não há urgência na reação à mensagem.
(B) auditivos quando a mensagem se destina a um receptor que
permanece em lugar fixo.
(C) visuais quando há urgência na reação à mensagem.
(D) visuais quando há pluralidade de informações
simultâneas.
(E) visuais quando a mensagem é curta.
Resolução
Auditivo é mais urgente, pois ocorre a resposta instantânea,
evita o “não vi”.
O erro da B deve ser o “fixo”, porque não precisa disso para
ouvir.
Não sei o erro da E.
“Pluralidade de
informações” e “visual” estão sempre ligados. Alt D.
47
Uma organização possui tipos específicos de sistemas de
informação. Relacione os tipos de sistema da 1a coluna com a respectiva
característica da 2a coluna.
I - Sistemas de Processamento de Transações
II - Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento
III - Sistemas de Apoio à Decisão
IV - Sistemas de Apoio Executivo
P - Sistemas integrados básicos que atendem ao nível
operacional.
Q - Permite que dados de várias origens possam ser
acessados, modelados conforme as necessidades dos gerentes da organização.
R - Dá apoio à análise de problemas semiestruturados e não
estruturados, reduzindo o esforço para ligar usuários a fluxo de informações.
S - Sistemas de automação de escritórios.
A relação correta é
(A) I – P , II – R , III – S , IV – Q
(B) I – Q , II – S , III – P , IV – R
(C) I – P , II – S , III – R , IV – Q
(D) I – S , II – R , III – Q , IV – P
(E) I – P , II – Q , III – R , IV – S
Resolução
Todos são sistemas de informações, o que varia é o nível no
qual é utilizado.
Sistemas de Apoio Executivo é o mais alto, no nível
estratégico (na falta dele, é para gerentes, como diz a Q).
Sistemas de Apoio à Decisão é no nível gerencial e para
problemas estruturados e não estruturados, letra R.
Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento é no nível “do
conhecimento”, serve para automação de escritórios.
Sistemas de Processamento de Transações está no nível
operacional.
Alt C.
48
O incremento em projetos de exploração petrolífera requer,
por parte das empresas envolvidas, a adoção de sistemas de informação
apropriados. Os atributos da qualidade da informação da dimensão CONTEÚDO, os
quais devem estar presentes em sistemas de alta qualidade, são
(A) prontidão e clareza.
(B) integridade e amplitude.
(C) período e detalhe.
(D) apresentação e frequência.
(E) relevância e ordem.
Resolução
É a classificação do O’Brien que se divide em três dimensões: tempo, conteúdo e forma.
Tempo: prontidão, aceitação, frequência, período.
Conteúdo: precisão, relevância, integridade, concisão,
amplitude, desempenho.
Forma: clareza, detalhe, ordem, apresentação, mídia.
Alt B.
49
Um sistema da informação consiste em cinco recursos
principais: pessoas, hardware, software, dados e redes. Os recursos de rede
compreendem
(A) cabo de fibra ótica e processadores de comunicação.
(B) cadastro de clientes e sistemas operacionais.
(C) planilhas eletrônicas e scanners óticos.
(D) banco de dados de estoque e discos óticos.
(E) programadores e computadores.
Resolução
Pessoas – usuários e especialistas.
Hardware – máquinas/equipamentos e mídias.
Software – programas e procedimentos.
Dados – banco de dados.
Redes – cabos, satélites, processadores.
Alt A.
Petrobras
Distribuidora – Eng. de Produção 2011
46
Considere
as afirmações abaixo sobre o conceito de Extranet:
I
- Disponibiliza partes das intranets corporativas privadas a usuários externos.
II
- Permite o aumento de oportunidades de negócios.
III
- Aumenta a integração e expande o fluxo de informações nas organizações.
IV
- Utiliza as mesmas tecnologias e padrões da Internet.
São
corretas as afirmações
(A)
I e II, apenas. (B) III e IV,
apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E)
I, II, III e IV.
Resolução
Extranet é permitir o
acesso da rede privada (intranet) a pessoas externas, como fornecedores e
clientes.
Tanto a extra como a intranet utilizam as tecnologias da
internet.
Todas corretas. Alt E.
47
Há
sistemas que ajudam equipes de vendas a aumentar a produtividade, através da concentração
de esforços em seus clientes mais lucrativos e que contribuem também com as
campanhas de marketing, possibilitando assim a captura de dados de
clientes e de prospects. Tais sistemas são conhecidos como
(A)
BPM (B) CRM (C) SAD (D) SLA (E) SCM
Resolução
CRM = Consumer Relationship Management.
É uma relação mais estreita com o consumidor, para entender
seus gostos, hábitos e atendê-lo adequadamente (pág. 407 do Slack 3ªed.). Ex:
cartões fidelidade de supermercados.
Alt B.
48
Uma
necessidade empresarial específica e única é o
(A)
software aplicativo
(B)
software aplicativo de prateleira
(C)
software aplicativo proprietário
(D)
software de sistema
(E)
sistema operacional
Resolução
Existe o software “básico” e o “aplicativo”. “Básico” é o sistema
operacional, como Linux e “aplicativo” é com uma função específica, como
editores de texto, planilhas, anti-vírus.
Software de prateleira é aquele vendido em série, para
qualquer um, não foi desenvolvido especificamente para determinada pessoa. O
contrário disso é o software proprietário que é desenvolvido especificamente
para determinado fim, o produtor é o proprietário, é licenciado apena para ele,
o uso/alterações e comercialização depende de permissão, é um software não
livre.
Como disse “necessidade ... específica e única”, então é
software aplicativo proprietário.
Alt C.
49
Há
um procedimento que, além de processar uma vasta quantidade de dados (podendo
chegar a terabytes) para identificar fatores e tendências-chave nos
padrões das atividades de uma organização, também ajuda gestores a tomarem
decisões sobre mudanças estratégicas em operações, de modo a obterem vantagens
competitivas. O nome desse procedimento é
(A)
data mart (B) data
mining (C) data
warehouse (D) banco de dados (E) metadados
Resolução
Data warehouse é o banco de dados, sendo que data mart são os
seus subconjuntos.
Data mining é a análise
do banco de dados com algoritmos para identificar
tendências e padrões, conforme dito no enunciado. Alt B.
Petrobras
Biocombustível – Eng. de Produção 2010
40
As tecnologias de
processamento de informação incluem diversos dispositivos, entre eles, a
distribuição da informação. No uso da rede de comunicação LAN (local área
network), têm-se diversas vantagens, EXCETO
(A) taxas altas de
transmissão de dados.
(B) autonomia operacional
tanto no controle como na administração de hardware e de software.
(C) flexibilidade de
localização, se comparada com outras formas de processamento distribuído.
(D) rede que opera a
distâncias geograficamente ilimitadas.
(E) adição de novos elementos
à rede, permitindo um crescimento incremental.
Resolução
“Distâncias geograficamente ilimitadas” é esquisito e impossível,
só pode estar errada. Alt D.
Transpetro – Eng. de
Produção 2011
48
Os sistemas de informações gerenciais são utilizados nos processos de
tomada de decisões gerenciais das organizações. Nessa situação, os sistemas de
informação têm, em sua estrutura básica, EXCETO o(s)
(A) processamento de dados
(B) registro das auditorias de adequação do sistema de produção
(C) controle das informações
(D) objetivos estabelecidos pela organização
(E) padrões de qualidade das informações desejadas
Resolução
Não sei ao certo o erro da B, talvez porque “registro das
auditorias” seja muito específico e não faça parte da estrutura básica de SI. Alt
B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário