Pela primeira veznão será Cesgranrio (deve ter sido os inúmeros erros da prova de 2018!), será o Cespe/Cebraspe (última vez deles foi em 2002). Eles têm um método diferente: é dada a questão e tem que marcar Certo ou Errado. Acertando a questão, ganha 1 ponto. Errando, perde um ponto. Isso mesmo, pode sair da prova devendo pontos.- Existe a possibilidade de deixar a questão em branco. Por isso sempre recomendam "responder só o que tem certeza". Mas existe limite, já escutei dizerem para deixar em branco, no máximo, 10% das questões. Escutei também um professor dizendo que deixaria até 20 questões.
- (Eu conto a quantidade de C e E que marquei, vejo a que marquei menos, então CHUTO nessa as que havia deixado em branco. Porém, professores disseram que a porcentagem mudou e não vale mais a pena chutar!)
- Não subestimem essa banca! Em geral, engenheiros de produção não estão acostumados com ela. A redação da questão é muito importante. Não leia rápido, leia com atenção cada palavra, principalmente as enumerações. Sugiro fazer provas anteriores (para eng. prod. há poucas, como SLU 2019, FUB 2014 e 2018, ANTT 2013, Correios 2011, TJ/CE 2014, Hemobras 2008 e também neste compilado) para se acostumar com o "jeito" da banca.
- Você precisa encontrar um erro. Às vezes, a questão é longa e o erro da questão está só no final. Se estiver no começo, já marca como E. Cuidado para não procurar pelo em ovo: "questão longa, muitas informações... deve ter algum erro nesse monte de informações e eu não vi", não faça isso! Não pode ter medo de responder.
- Serão 120 questões no total:
- 50 básicas - só português e inglês (muitas questões para apenas duas matérias!).
- 70 específicas - tiraram as legislações do último concurso (o único que teve isso) e voltaram para as mesmas matérias (talvez com uma ou outra nomenclatura diferente) de antigamente da Cesgranrio, ou seja, abrange tudo.
- E em 70 questões, é possível abranger todas as matérias e mais um pouco. Mais uma dificuldade...
- (Difícil prever, mas 80 pontos no Cespe, você está muito bem.)
- Difícil falar que existe um "livro base", mas acredito que o livro mais influente ainda seja o Administração da Produção do Slack (tem no blog e tbm a 8ª ed. neste link, cuidado com as figuras e resolvidos, estão cheios de erros). Exceto para parte de estatística, finanças, contabilidade, produto, projeto, programação, gestão ambiental... só sobra produção em si...
- "O livro é uma edição velha. As questões são de provas de dez anos atrás e de outra banca. Vão me servir?" - SIM, com certeza! Livro de engenharia não muda tanto de uma edição para outra (mas surgem novos conceitos e termos). Questões se repetem, nem sempre literalmente, mas o estilo delas, o cerne, o principal delas, sim. De qualquer maneira, sempre é um aprendizado.
- Prova em todas as capitais, dia 20/02/2022.
- Vagas: 72 vagas ampla concorrência + 9 PCD + 20 Negros + enorme cadastro de reserva (não se animem muito com cadastro).
- Cuidado com cursos por aí, vão sair vários e todos são "especialistas". Mas é muito difícil ser especialista em tantas matérias ao mesmo tempo, concorda?
- Apostila serve para revisão (e só revisão não basta). Prefira livros. E faça muitos, muitos exercícios.
Todas as questões de 2005 a 2018 dos concursos da Petrobras para engenheiro de produção estão resolvidas, além de outras. A separação por matérias está desatualizada, por provas está certa. Bom proveito!