Saiu Edital 2021 - Concurso Petrobras

  • Pela primeira vez não será Cesgranrio (deve ter sido os inúmeros erros da prova de 2018!), será o Cespe/Cebraspe (última vez deles foi em 2002). Eles têm um método diferente: é dada a questão e tem que marcar Certo ou Errado. Acertando a questão, ganha 1 ponto. Errando, perde um ponto. Isso mesmo, pode sair da prova devendo pontos.  
    • Existe a possibilidade de deixar a questão em branco. Por isso sempre recomendam "responder só o que tem certeza". Mas existe limite, já escutei dizerem para deixar em branco, no máximo, 10% das questões. Escutei também um professor dizendo que deixaria até 20 questões.
    • (Eu conto a quantidade de C e E que marquei, vejo a que marquei menos, então CHUTO nessa as que havia deixado em branco. Porém, professores disseram que a porcentagem mudou e não vale mais a pena chutar!)
  • Não subestimem essa banca! Em geral, engenheiros de produção não estão acostumados com ela. A redação da questão é muito importante. Não leia rápido, leia com atenção cada palavra, principalmente as enumerações.  Sugiro fazer provas anteriores (para eng. prod. há poucas, como SLU 2019, FUB 2014 e 2018, ANTT 2013, Correios 2011, TJ/CE 2014, Hemobras 2008 e também neste compilado) para se acostumar com o "jeito" da banca.
    • Você precisa encontrar um erro. Às vezes, a questão é longa e o erro da questão está só no final. Se estiver no começo, já marca como E. Cuidado para não procurar pelo em ovo: "questão longa, muitas informações... deve ter algum erro nesse monte de informações e eu não vi", não faça isso! Não pode ter medo de responder.
  • Serão 120 questões no total:
    • 50 básicas - só português e inglês (muitas questões para apenas duas matérias!).
    • 70 específicas - tiraram as legislações do último concurso (o único que teve isso) e voltaram para as mesmas matérias (talvez com uma ou outra nomenclatura diferente) de antigamente da Cesgranrio, ou seja, abrange tudo.
      • E em 70 questões, é possível abranger todas as matérias e mais um pouco. Mais uma dificuldade...
    • (Difícil prever, mas 80 pontos no Cespe, você está muito bem.)
  • Difícil falar que existe um "livro base", mas acredito que o livro mais influente ainda seja o Administração da Produção do Slack (tem no blog e tbm a 8ª ed. neste link, cuidado com as figuras e resolvidos, estão cheios de erros). Exceto para parte de estatística, finanças, contabilidade, produto, projeto, programação, gestão ambiental... só sobra produção em si...
    • "O livro é uma edição velha. As questões são de provas de dez anos atrás e de outra banca. Vão me servir?" - SIM, com certeza! Livro de engenharia não muda tanto de uma edição para outra (mas surgem novos conceitos e termos). Questões se repetem, nem sempre literalmente, mas o estilo delas, o cerne, o principal delas, sim. De qualquer maneira, sempre é um aprendizado.
  • Prova em todas as capitais, dia 20/02/2022.
  • Vagas: 72 vagas ampla concorrência + 9 PCD + 20 Negros + enorme cadastro de reserva (não se animem muito com cadastro).
  • Cuidado com cursos por aí, vão sair vários e todos são "especialistas". Mas é muito difícil ser especialista em tantas matérias ao mesmo tempo, concorda?
    • Apostila serve para revisão (e só revisão não basta). Prefira livros. E faça muitos, muitos exercícios.

11 comentários:

  1. Que inesperado! Qual seria o problema de deixar mais do que 20 em branco, na sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigi o que havia escrito e piorou, eles falam para deixar, no máximo, 10% das questões em branco. Mais que isso o candidato não está preparado ou está com medo de marcar.

      E suponhamos que das 110 respondidas, acerte 80%, que é uma boa porcentagem. Acertou 88 e errou 22: 88 - 22 = 66 pontos.
      É difícil prever, mas digamos que com essa nota seja possível acreditar que passou.

      Excluir
  2. Olá!
    Como é a cobrança de conhecimentos específicos por assunto?
    Contabilidade de custos, contabilidade gerencial e estatística são bem extensos. Qual você deixaria por último?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando era a Cesgranrio, gerenciamento de projetos, análise de investimentos, estatística, planejamento da produção sempre caíram bastante.
      Com o Cespe, serão mais questões, então é possível abranger mais.

      Eu deixaria por último o que sei mais.

      Excluir
    2. Aqui tem uma postagem com a quantidade de 3 provas:
      https://engprodpetrobras.blogspot.com/2014/05/quantidade-de-questoes-de-cada-materia.html

      Excluir
  3. Excelente ! Eu tenho muito material, desde livros e apostilas. Mas nada preparado com questões Cespe, alguém pode indicar algum site para venda ?

    ZAP 62 984953729

    ResponderExcluir
  4. Você diz que não é pra se animar muito com o cadastro reserva, a Petrobrás não costuma chamar CR?
    Eu to achando que essa prova será uma carnificina... muita coisa pra estudar e as questões serão cheias de subjetividades e pegadinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que chama bastante, mas o CR está enorme! Foi mais uma opinião pessoal.

      Conhecendo um pouco da banca e a julgar pela prova de eng. de produção da SLU 2019 (uma das poucas que a banca fez recentemente), você tem razão, muita subjetividade, pegadinhas (UMA palavra muda tudo), alteração de conceitos.

      Excluir
    2. Uma coisa que percebi nessa prova do SLU que vc mencionou é que, na prova de conhecimentos básicos o gabarito deu 26 x 24 mas nas questões de conhecimento específico, o gabarito tinha 29 erradas e 41 certas, em vez de 35 certas e 35 erradas. Acho que o CESPE percebeu que o pessoal tava usando o macete de contar as certas e erradas e marcar meio a meio. Não sei se vai dar pra usar esse macete na da Petrobrás.
      PS: muito obrigada pelo seu site, ajuda um monte!

      Excluir
    3. A técnica do chute é considerando as 120, não separando.
      Mas a sua observação é muito importante, eu não tinha contado. Pode ser uma mudança...

      Excluir