- tirava mais coisas do Slack que atualmente;
- já colocava serviços na prova;
- já tinha suas próprias definições que ninguém sabe de onde vem.
51 Na organização, a função produção representa a reunião de recursos destinados à produção de seus bens e serviços. C.
Resolução
Cadeia de valor de Porter.
Atividades primárias: produção, logística, marketing/vendas, serviços pós-venda.
Atividades de apoio: infraestrutura, compras, P&D, RH.
Errado, marketing é atividade primária.
Resolução
É uma atividade de apoio, porque não está ligada diretamente à produção, segundo a cadeia de valor de Porter. E.
56 A tangibilidade é uma característica intrínseca dos serviços.
(Mostra que o CESPE sempre gostou de produção de serviços)
Intrínseca significa íntima, inerente, “grudada”, diretamente ligadas.
Não é a tangibilidade que é intrínseca, é a intangibilidade, pois os serviços não produzem bens. E.
Serviços não podem ser estocados, apenas os bens. C.
Materiais são insumos, matérias-prima. Não tem nada a ver, podem alterar suas propriedades, inclusive pode ser a intenção do processo de transformação. E.
Errado, a simultaneidade entre produção e consumo é dos serviços (ex: hotel, garçom, médico). E.
Proteção serve para a produção realizar seu trabalho.
Existem dois tipos de proteção (não sei de onde foi tirado):
Proteção física – estoques.
Proteção organizacional (ainda existe isso?) – isola a produção alocando responsabilidades a cada setor (como compras, qualidade, previsão), algo como “este não é meu trabalho”.
Obviamente provoca problemas de comunicação entre as áreas, rivalidade, um culpar o outro, estoques altos.
A proteção física é com estoques. C.
62 O planejamento de férias coletivas para o mês de fevereiro não pode ser
considerada uma proteção da produção, já que esta foi interrompida.
Errado, continua sendo uma proteção organizacional, mesmo
interrompida (acho até que a interrupção seja a proteção). E.
Faz sentido, se segregou tanto, a produção sempre pode culpar
outros setores. C.
Proteger significa ajustar para o desempenho ser satisfatório.
No caso, administrar o tempo de fila vai influenciar diretamente. C.
Já que está falando em “proteção” (nem sei se existe mais
isso), o gerente (e o CESPE) pode alegar que não é responsabilidade direta
dele se comunicar com as outras áreas... E.
Para ajudar, a banca colocou esta questão para mostrar o que é
responsabilidade direta da administração de produção: só o que está ligado à
produção. C.
67 O
aumento no volume produzido dificulta a sistematização e a especialização no
trabalho realizado.
Importante lembrar:
volume, variedade, variação da demanda, visibilidade.
Aumento de volume
significa mais produção, então mais sistematização e especialização (e menor o
custo). E.
Variedade é produzir
vários produtos, claro que aumenta o custo unitário. C.
Quando a demanda não
varia, o planejamento da produção (recursos necessários, quantidade a produzir)
fica mais fácil. Então a utilização dos recursos será maior (de acordo com o
previsto). C.
“Grau de contato” do
enunciado é o que Slack chama de visibilidade. Serviços possuem alta
visibilidade/alto contato com o consumidor. Precisa de mais treinamento, mais
recursos, então o custo unitário tende a ser alto. E.
71 Se a pesquisa apontasse que os pacientes do hospital ALFA valorizavam o
critério velocidade no atendimento, a produção deveria concentrar esforços em
desempenho com qualidade.
Se os pacientes valorizam a velocidade, os esforços devem ser para aumentá-la, não na qualidade. E.
Diminuir custos sempre é bom. Porém, dentro das tradicionais características da produção (qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo), ele misturou “flexibilidade” com “custo”. E.
73 Um melhor desempenho em confiabilidade será obtido no hospital ALFA ao se garantir que o tempo necessário para a realização de cada serviço seja utilizado.
Resolução
Confiabilidade é cumprir o prometido, cumprir o que se espera do produto. A sentença está meio esquisita, mas entendo que seja “fazer no tempo que se deve fazer”. C.
74 A eficácia do hospital ALFA está relacionada com o desempenho de qualidade e a eficiência está relacionada com o desempenho de rapidez.
Resolução
Eficácia é entregar certo, é a própria qualidade.
Eficiência sempre está ligada ao uso dos recursos, no caso, velocidade indica como o recurso foi utilizado. C.
75 Um hospital concorrente não tem influência nos objetivos de desempenho do hospital ALFA.
Resolução
Claro que a concorrência influencia, serve para saber onde se está, em que deve melhorar. E.
Resolução
Flexibilidade é isso: modificar a produção, entregar produtos diferentes para atender ao cliente. C.
77 A viabilidade de uma opção de projeto indica o grau de dificuldade em adotá-la.
Resolução
(Uma das raras partes de projetos do Slack que vi em prova; é do cap. 4, 8ªed. Os “aspectos do projeto” citados no enunciado eu não sei de onde vem.)
A triagem do conceito de projeto deve ser feita, segundo Slack, pelos critérios de viabilidade (podemos fazer?), aceitabilidade (o cliente vai gostar?) e vulnerabilidade (quais os riscos?).
78 A viabilidade de uma opção de projeto é avaliada em termos do investimento necessário em tempo, esforço e recursos financeiros.
Resolução
Viabilidade econômica, de recursos. C.
79 A vulnerabilidade de uma opção de projeto avalia o quanto essa opção satisfaz os critérios de desempenho que o projeto busca atingir.
Resolução
“Satisfazer os critérios” é com o cliente, é aceitabilidade. E.
80 A aceitabilidade de uma opção de projeto é o grau em que as coisas podem dar errado caso essa opção seja selecionada, ou seja, é o risco que o projetista corre em escolher tal opção.
Resolução
Possibilidade de erro é risco, risco é vulnerabilidade. E.
81 A criatividade de um projeto está baseada no grande número de parâmetros e variáveis de decisão envolvidos.
Resolução
Nada a ver. E.
82 O aspecto de compromisso de um projeto emerge fortemente quando, em todos os níveis (desde o conceito básico até o menor detalhe), é necessário fazer-se escolhas entre diversas soluções possíveis para um problema.
Resolução
Os 4 aspectos do projeto:
1) Criatividade: criação de algo que não existia antes, algo inédito.
2) Complexidade: o projeto envolve decisões sobre o grande número de parâmetros e variáveis, desde a configuração e desempenho globais até componentes, materiais, aparência e método de produção.
3) Compromisso: balanceamento de requisitos múltiplos e algumas vezes conflitantes, como desempenho e custo; aparência e facilidade de uso; materiais e durabilidade.
4) Escolha: fazer escolhas entre diversas soluções possíveis para um problema em todos os níveis, desde o conceito básico até o menor detalhe de cor ou forma.
83 O projeto assistido por computador — computer aided design (CAD) — é utilizado somente na etapa de projeto de testes de protótipos.
Resolução
Não sei se é só porque a questão é antiga (Hemobras, 2008), mas, obviamente, não utilizam um computador somente na etapa de projeto de testes! E.
84 A capacidade do CAD de facilitar a manipulação de detalhes do projeto pode aumentar a produtividade da atividade de projeto. C.
85 Com o uso do CAD, alterações no projeto podem ser feitas de forma mais ágil, o que melhora a flexibilidade das atividades do projeto. C.
86 O uso de bibliotecas padronizadas de formas e entidades, por parte da equipe de projetistas, aumenta a possibilidade de erros no projeto.
Resolução
Não aumenta, diminui. E.
87 A substituição do operador de uma máquina por um computador tende a dar mais acuidade, precisão e repetitividade ao processo. C.
88 O sistema FMS é uma configuração de estações de trabalho semi-independentes, controladas por computador e conectadas, para manuseio de materiais e carregamento de máquinas automatizadas.
Resolução
Praticamente a definição do Laugeni: ): “configuração controlada por computador de estações de trabalho semi-independentes, conectadas por manuseio de materiais e carregamento de máquinas automatizados”.
São máquinas automatizadas com grande flexibilidade na produção (setup rápido). C.
89 Um FMS pode ser considerado como uma micro-operação auto-contida, que é capaz de manufaturar um componente completo do início ao fim.
Resolução
A principal característica do FMS é a flexibilidade (o “F” da sigla), é uma micro-operação. C.
90 Um FMS simples, que não inclua transferência automática entre máquinas, pode ser considerado uma célula de manufatura flexível — flexible transfer line (FTL).
Resolução
Uma célula de manufatura tem sua própria produção, podendo ser uma só máquina. C.
Resolução
Errado, sempre é o trabalho que se adapta ao trabalhador. E.
93 Uma abordagem que preconize a autonomia no trabalho significará dar ao pessoal envolvido em uma tarefa a habilidade de mudar a maneira como eles executam o seu trabalho.
Resolução
(Da 92 e 93 acima)
Na prática, empowerment e autonomia são a mesma coisa. Porém empowerment é mais bonito e é ligado à ”autoridade”, é mais amplo, permite “mudanças no trabalho em si” e outras coisas.
Enquanto autonomia dá apenas a “habilidade de mudar”. C. C.
Resolução
Mais uma inacreditável! Cespe considerou errada!
Insalubridade está na NR15, entre os parâmetros e suas tolerâncias, constam de ruído (65dB é conforto), temperatura, iluminação e outros. Obviamente ergonomia trata de insalubridade. O erro seria a palavra “deverão”? Insalubre, contudo dentro da tolerância não é objeto da ergonomia? E.
95 Caso a decisão seja para longo prazo, a ênfase será maior no controle do que no planejamento, pois existem mais elementos a serem controlados no presente.
Resolução
As questões são sobre planejamento de curto, médio e longo prazo e controle em cada um deles (controlar é lidar com mudanças). O Slack fala disso no começo do capítulo 10 (8ª ed), inclusive também usa um hospital como exemplo.
No planejamento de longo prazo (mais de 18 meses), determinam o que pretendem fazer, os recursos necessários e os objetivos (financeiros) a alcançar. O foco é mais no planejamento que no controle. A demanda é agregada, pois não há sentido desagregá-la.
96 Se a decisão é de médio prazo, será importante a elaboração de planos de contingência que permitam leves desvios do planejamento.
Resolução
“Leves desvios” no plano de contingência entrega o médio prazo. Outras características: demanda parcialmente desagregada e objetivos financeiros e operacionais. C.
97 Para a implantação da meta desejada no curto prazo, serão necessários dados totalmente desagregados a respeito da demanda.
Resolução
Certo, o único em que a demanda é totalmente desagregada, afinal, o tempo é curto. C.
“Ad hoc” é latim e significa “para esta finalidade”. Na prática, sempre é “um a um, ponto a ponto, individualmente”.
No caso, por ser curto prazo, a demanda é desagregada, está tudo acontecendo, então o controle deve ser “ponto a ponto”, faz uma coisa de cada vez. C.
102 Logística pode ser definida como gestão da distribuição física.
103 Gestão da cadeia de suprimentos é a gestão da cadeia completa do suprimento de matérias-primas, manufatura, montagem e distribuição ao consumidor final.
Resolução
Cadeia de suprimentos é o todo. C.
104 Gestão da cadeia de suprimentos é um conceito mais restrito que logística, pois devota pouca atenção à gestão do fluxo de serviços e produtos a jusante.
Resolução
Cadeia de suprimentos é o todo. A logística (estoques, armazenagem, pedido, distribuição) é um elo da cadeia. E.
Resolução
Como trata de materiais, é a jusante da função compras. Primeiro compra, depois gerencia o que comprou. E.
106 A abordagem da qualidade baseada em manufatura preocupa-se em fazer produtos ou proporcionar serviços que estão livres de erros, ou seja, que correspondam precisamente a suas especificações de projeto.
Resolução
Lembrando as qualidades:
· Transcendental – filosófico, bom para todos e ponto.
· Baseada na manufatura (ou fabricação) – “que correspondam precisamente a suas especificações de projeto” (o da questão)
· Baseada no produto – alguma característica do produto o torna de qualidade. Ex: atendimento rápido, pixel da tela, durabilidade de uma cola.
· Baseada no usuário (consumidor) – subjetivo, da cabeça de cada um.
· Valor – custo benefício.
Na questão: manufatura --> especificações. C.
Resolução
O que está escrito é a definição mais aceita atualmente para “qualidade”. Na visão do marketing, não há nenhuma definição diferente. Analisando o gap da teoria dos gaps, o marketing tem que cumprir o que prometeu na publicidade, seria equivalente a “expectativas dos consumidores”. Entretanto, a banca considerou errada. E.
108 A equipe de operações tem a responsabilidade organizacional de garantir que as promessas feitas aos consumidores a respeito do produto ou serviço podem ser propiciadas pela operação.
Resolução
Este é o gap citado na resolução anterior. É melhor que seja o contrário: que seja prometido o que se pode produzir. E.
109 Entre as características de qualidade, a durabilidade é a consistência do desempenho do produto ou serviço ao longo do tempo.
Resolução
Confiabilidade e durabilidade andam juntas. Confiabilidade é ter o desempenho desejado durante certo tempo. Durabilidade está relacionado à parte física do produto, não necessariamente funcionando 100%.
A questão descreve a confiabilidade. E.
110 A capabilidade de um processo é a medida da aceitabilidade da variação do processo.
Resolução
Cp = (LSE-LIE) / (LSC-LIC)
É o quanto o processo varia dentro do possível de atender ao cliente. C.
111 O termo benchmarking é aplicado somente às organizações de manufatura, não tendo ainda aplicações em serviços. E.
112 O melhoramento revolucionário adota uma abordagem de melhoramento de desempenho que presume mais e menores passos de melhoramento incremental.
Igual à inovação radical, é uma ruptura, é abrupta, nada de “menores passos”. E.
113 O ciclo PDCA (plan, do, check and act — planejar, fazer, verificar e agir) é uma seqüência de atividades que devem ser percorridas de maneira cíclica, com o objetivo de propiciar o melhoramento contínuo do processo.
Resolução
Certo. Lembrando que o criador foi Shewart (criador também do gráfico de controle) e Deming o tornou famoso. C.
Acerca da gestão de falhas, julgue os itens a seguir, tendo como referência a situação acima apresentada.
114 As falhas na linha de produção de sorvete não podem ser vistas como uma oportunidade de melhoria de desempenho. E.
Confiabilidade é cumprir o prometido, ou seja, não falhar. Está escrito no Slack.
Lembre-se que a fórmula do TMEF usa a taxa de falha (que é a quebra da confiabilidade). C.
Resolução
Está falando da banheira (taxa de falhas x tempo). C.
118 O tempo médio entre falhas é superior a 2.000 horas.
Resolução
TMEF = Tempo de operação/nº de falhas ou 1/fração de falha
Foi dada a fração de falha: 1/0,00045 = 2222,22. C.
119 A redundância do componente A aumentará a confiabilidade da operação.
Resolução
Nem precisa de contas, redundância sempre é para aumentar a confiabilidade. C.
120 Para se reduzir a probabilidade de falhas, deve-se implantar um sistema de manutenção corretiva.
Resolução
A manutenção corretiva é após a falha (só se corrige o que está errado). A intenção é reduzir a probabilidade de falhas, ou seja, que ela não aconteça. E.
Nenhum comentário:
Postar um comentário