Prova Hemobras 2008 - Eng. de Produção - Resolvida

EDITAL N.º 1 – HEMOBRÁS, DE 20 DE OUTUBRO DE 2008. Aplicada dia 13/12/2008.
Prova antiga e percebe-se que a banca:
  • tirava mais coisas do Slack que atualmente;
  • já colocava serviços na prova;
  • já tinha suas próprias definições que ninguém sabe de onde vem.


Para se manter competitiva, uma organização deve ter controle rigoroso de seus custos e conhecer o seu mercado, de forma a poder atender às necessidades de seus consumidores. Os produtos que a organização desenvolve e vende são importantes, mas também é muito importante a maneira como ela organiza a prestação de serviços em suas lojas. Essa é a responsabilidade da administração da produção. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
51 Na organização, a função produção representa a reunião de recursos destinados à produção de seus bens e serviços. C.
 
52 Em uma organização, as funções do gerente de produção incluem atuar na administração de algum ou de todos os recursos envolvidos pela função produção. C.
 
53 O termo administração da produção é utilizado para designar as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. C.
 
54 A função marketing é considerada função de apoio, que supre e apóia a função produção.
Resolução
Cadeia de valor de Porter.
Atividades primárias: produção, logística, marketing/vendas, serviços pós-venda.
Atividades de apoio: infraestrutura, compras, P&D, RH.
Errado, marketing é atividade primária.
 
55 A função recursos humanos, uma das funções principais da organização, não está ligada diretamente à função produção.
Resolução
É uma atividade de apoio, porque não está ligada diretamente à produção, segundo a cadeia de valor de Porter. E.
 
Uma operação produz bens ou serviços, ou um misto de ambos, e realiza essas atividades por um processo de transformação. Para que essa transformação ocorra, a produção transforma recursos (materiais, informações e consumidores), por meio do trabalho realizado por instalações e funcionários. O propósito do processo de transformação são os bens e serviços. Os gerentes de produção possuem alguma responsabilidade por todas as atividades da organização que contribuem para a produção efetiva de bens e serviços. Acerca dos bens e serviços resultantes de um processo de transformação, julgue os itens que se seguem.
56 A tangibilidade é uma característica intrínseca dos serviços.
Resolução
(Mostra que o CESPE sempre gostou de produção de serviços)
Intrínseca significa íntima, inerente, “grudada”, diretamente ligadas.
Não é a tangibilidade que é intrínseca, é a intangibilidade, pois os serviços não produzem bens. E.
 
57 A estocabilidade é uma característica dos bens.
Resolução
Serviços não podem ser estocados, apenas os bens. C.
 
58 O processamento de materiais não pode alterar suas propriedades físicas, sob o risco de comprometer o processo de transformação.
Resolução
Materiais são insumos, matérias-prima. Não tem nada a ver, podem alterar suas propriedades, inclusive pode ser a intenção do processo de transformação. E.
 
59 A simultaneidade entre a produção e o consumo é uma característica geral tanto dos bens produzidos quanto dos serviços.
Resolução
Errado, a simultaneidade entre produção e consumo é dos serviços (ex: hotel, garçom, médico). E.
 
Uma operação de processamento de alimentos fez a previsão de colheita de manga para o mês de janeiro. Entretanto, o mau tempo ocorrido durante o mês de dezembro reduzirá drasticamente a produtividade da colheita, havendo grande risco de interrupção no fornecimento à fábrica em todo o mês de fevereiro. O gerente de produção da empresa, com base em previsões meteorológicas, buscou, desde outubro, instrumentos que minimizassem esse problema e protegessem a produção. Tendo como referência a situação acima descrita, julgue os itens seguintes, acerca da proteção da produção.
Resolução
Proteção serve para a produção realizar seu trabalho.
Existem dois tipos de proteção (não sei de onde foi tirado):
Proteção física – estoques.
Proteção organizacional (ainda existe isso?) – isola a produção alocando responsabilidades a cada setor (como compras, qualidade, previsão), algo como “este não é meu trabalho”.
Obviamente provoca problemas de comunicação entre as áreas, rivalidade, um culpar o outro, estoques altos.
 
O estoque de mangas é uma proteção física, não organizacional. E.
 
61 O aumento da produtividade até o mês de dezembro e o estoque de alimentos processados para suprir o mercado é uma proteção física da produção.
Resolução
A proteção física é com estoques. C.

62 O planejamento de férias coletivas para o mês de fevereiro não pode ser considerada uma proteção da produção, já que esta foi interrompida.
Resolução
Errado, continua sendo uma proteção organizacional, mesmo interrompida (acho até que a interrupção seja a proteção). E.
 
63 Uma grande crítica ao conceito de proteção da produção está no fato de que, com este artifício, quase nunca se exige que a produção assuma responsabilidade sobre suas ações, pois há sempre outra função à qual se pode atribuir a culpa.
Resolução
Faz sentido, se segregou tanto, a produção sempre pode culpar outros setores. C.
 
64 Uma forma de proteger a produção em um banco comercial é administrar o tempo de fila de espera para o atendimento nos caixas.
Resolução
Proteger significa ajustar para o desempenho ser satisfatório. No caso, administrar o tempo de fila vai influenciar diretamente. C.
 
65 O gerente de produção tem a responsabilidade direta de fornecer informações às outras funções sobre as oportunidades e restrições oferecidas pela capacidade instalada de produção.
Resolução
Já que está falando em “proteção” (nem sei se existe mais isso), o gerente (e o CESPE) pode alegar que não é responsabilidade direta dele se comunicar com as outras áreas... E.
 
66 A administração da produção tem a responsabilidade direta de participar do projeto de produtos, serviços e processos de produção.
Resolução
Para ajudar, a banca colocou esta questão para mostrar o que é responsabilidade direta da administração de produção: só o que está ligado à produção. C.
 
As operações de produção são similares entre si na forma de transformar recursos em bens e serviços. Entretanto, há quatro medidas que podem ser utilizadas para distinguir as diferentes operações de uma organização: o volume produzido, a variedade produzida, a variação da demanda pelo bem ou serviço produzido e o grau de contato com o consumidor envolvido na produção do bem ou serviço. Acerca das operações da produção, julgue os itens a seguir.
67 O aumento no volume produzido dificulta a sistematização e a especialização no trabalho realizado.
Resolução
Importante lembrar: volume, variedade, variação da demanda, visibilidade.
Aumento de volume significa mais produção, então mais sistematização e especialização (e menor o custo). E.
 
68 Um aumento na variedade de bens produzidos pode trazer como conseqüência um aumento no custo unitário.
Resolução
Variedade é produzir vários produtos, claro que aumenta o custo unitário. C.
 
69 Quanto menor for a variação na demanda pelo bem produzido, maior será a utilização dos recursos envolvidos na produção, devido à previsibilidade do mercado.
Resolução
Quando a demanda não varia, o planejamento da produção (recursos necessários, quantidade a produzir) fica mais fácil. Então a utilização dos recursos será maior (de acordo com o previsto). C.
 
70 As operações de alto contato com os consumidores tendem a possibilitar um custo unitário mais baixo.
Resolução
“Grau de contato” do enunciado é o que Slack chama de visibilidade. Serviços possuem alta visibilidade/alto contato com o consumidor. Precisa de mais treinamento, mais recursos, então o custo unitário tende a ser alto. E.
 
O gerente de produção do complexo hospitalar ALFA planeja efetivar algumas providências em sua organização, de forma a contribuir para a melhora de seu desempenho. Para tanto, realizou uma pesquisa com os pacientes do próprio hospital. O resultado da pesquisa apontou que os quesitos mais valorizados no hospital eram: 1.º — qualidade dos serviços, 2.º — variedade de serviços e 3.º — confiabilidade nos serviços. Acerca dos objetivos de desempenho da produção do hospital ALFA, julgue os itens subseqüentes.
71 Se a pesquisa apontasse que os pacientes do hospital ALFA valorizavam o critério velocidade no atendimento, a produção deveria concentrar esforços em desempenho com qualidade.
Resolução

As questões versam as características da produção: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custos.
Se os pacientes valorizam a velocidade, os esforços devem ser para aumentá-la, não na qualidade. E.

72 Apesar da pesquisa não apontar o quesito custo, o gerente de produção pode buscar a flexibilidade da produção ao minimizar os custos dos serviços prestados no hospital ALFA.

Resolução
Diminuir custos sempre é bom. Porém, dentro das tradicionais características da produção (qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo), ele misturou “flexibilidade” com “custo”. E.
 
73 Um melhor desempenho em confiabilidade será obtido no hospital ALFA ao se garantir que o tempo necessário para a realização de cada serviço seja utilizado.
Resolução
Confiabilidade é cumprir o prometido, cumprir o que se espera do produto. A sentença está meio esquisita, mas entendo que seja “fazer no tempo que se deve fazer”. C.
 
74 A eficácia do hospital ALFA está relacionada com o desempenho de qualidade e a eficiência está relacionada com o desempenho de rapidez.
Resolução
Eficácia é entregar certo, é a própria qualidade.
Eficiência sempre está ligada ao uso dos recursos, no caso, velocidade indica como o recurso foi utilizado. C.
 
75 Um hospital concorrente não tem influência nos objetivos de desempenho do hospital ALFA.
Resolução
Claro que a concorrência influencia, serve para saber onde se está, em que deve melhorar. E.
 
76 Melhor desempenho em flexibilidade pode ser obtido por meio da oferta de serviços inovadores pelo hospital ALFA.
Resolução
Flexibilidade é isso: modificar a produção, entregar produtos diferentes para atender ao cliente. C.
 
A incerteza na atividade de projeto reduz-se à medida que o projeto evolui da concepção à especificação, com a escolha, por parte do projetista, da alternativa para se atingir os objetivos do projeto. Essa decisão deve ser tomada com base em uma avaliação do valor ou da importância de cada opção do projeto. A natureza da atividade de projeto em todos os aspectos da administração da produção pode ser caracterizada pelos quatro aspectos do projeto: criatividade, complexidade, compromisso e escolha. Acerca dos critérios e dos aspectos de projeto, julgue os itens a seguir.
77 A viabilidade de uma opção de projeto indica o grau de dificuldade em adotá-la.
Resolução
(Uma das raras partes de projetos do Slack que vi em prova; é do cap. 4, 8ªed. Os “aspectos do projeto” citados no enunciado eu não sei de onde vem.)
A triagem do conceito de projeto deve ser feita, segundo Slack, pelos critérios de viabilidade (podemos fazer?), aceitabilidade (o cliente vai gostar?) e vulnerabilidade (quais os riscos?).
 
Sobre complexidade, Slack diz: “Um objetivo-chave do projeto deve ser a simplificação do projeto mediante padronização, comunalidade, modularização e customização em massa.”
 
Fazer ou não vai depender da viabilidade. C.
 
78 A viabilidade de uma opção de projeto é avaliada em termos do investimento necessário em tempo, esforço e recursos financeiros.
Resolução
Viabilidade econômica, de recursos. C.
 
79 A vulnerabilidade de uma opção de projeto avalia o quanto essa opção satisfaz os critérios de desempenho que o projeto busca atingir.
Resolução
“Satisfazer os critérios” é com o cliente, é aceitabilidade. E.
 
80 A aceitabilidade de uma opção de projeto é o grau em que as coisas podem dar errado caso essa opção seja selecionada, ou seja, é o risco que o projetista corre em escolher tal opção.
Resolução
Possibilidade de erro é risco, risco é vulnerabilidade. E.
 
81 A criatividade de um projeto está baseada no grande número de parâmetros e variáveis de decisão envolvidos.
Resolução
Nada a ver. E.
 
82 O aspecto de compromisso de um projeto emerge fortemente quando, em todos os níveis (desde o conceito básico até o menor detalhe), é necessário fazer-se escolhas entre diversas soluções possíveis para um problema.
Resolução
Os 4 aspectos do projeto:
1) Criatividade: criação de algo que não existia antes, algo inédito.
2) Complexidade: o projeto envolve decisões sobre o grande número de parâmetros e variáveis, desde a configuração e desempenho globais até componentes, materiais, aparência e método de produção.
3) Compromisso: balanceamento de requisitos múltiplos e algumas vezes conflitantes, como desempenho e custo; aparência e facilidade de uso; materiais e durabilidade.
4) Escolha: fazer escolhas entre diversas soluções possíveis para um problema em todos os níveis, desde o conceito básico até o menor detalhe de cor ou forma.
 
A questão descreveu “escolha”, não “compromisso”. E.
 
Uma equipe de projeto está desenvolvendo uma linha de produção para um novo produto. Nessa nova linha, haverá um maior grau de automação industrial, com a instalação de diversas máquinas cuja operação é controlada por computadores. Em determinado setor, um projetista pretende optar pela implantação de um sistema flexível de manufatura — flexible manufacturing system (FMS). Tendo a situação acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca da utilização de computadores no projeto e na operação.
 
83 O projeto assistido por computador — computer aided design (CAD) — é utilizado somente na etapa de projeto de testes de protótipos.
Resolução
Não sei se é só porque a questão é antiga (Hemobras, 2008), mas, obviamente, não utilizam um computador somente na etapa de projeto de testes! E.
 
84 A capacidade do CAD de facilitar a manipulação de detalhes do projeto pode aumentar a produtividade da atividade de projeto. C.
 
85 Com o uso do CAD, alterações no projeto podem ser feitas de forma mais ágil, o que melhora a flexibilidade das atividades do projeto. C.
 
86 O uso de bibliotecas padronizadas de formas e entidades, por parte da equipe de projetistas, aumenta a possibilidade de erros no projeto.
Resolução
Não aumenta, diminui. E.
 
87 A substituição do operador de uma máquina por um computador tende a dar mais acuidade, precisão e repetitividade ao processo. C.
 
88 O sistema FMS é uma configuração de estações de trabalho semi-independentes, controladas por computador e conectadas, para manuseio de materiais e carregamento de máquinas automatizadas.
Resolução
Praticamente a definição do Laugeni: ): “configuração controlada por computador de estações de trabalho semi-independentes, conectadas por manuseio de materiais e carregamento de máquinas automatizados”.
São máquinas automatizadas com grande flexibilidade na produção (setup rápido). C.
 
89 Um FMS pode ser considerado como uma micro-operação auto-contida, que é capaz de manufaturar um componente completo do início ao fim.
Resolução
A principal característica do FMS é a flexibilidade (o “F” da sigla), é uma micro-operação. C.
 
90 Um FMS simples, que não inclua transferência automática entre máquinas, pode ser considerado uma célula de manufatura flexível — flexible transfer line (FTL).
Resolução
Uma célula de manufatura tem sua própria produção, podendo ser uma só máquina. C.

A empresa BETA, do ramo de informática, tem apresentado níveis crescentes de absenteísmo e decrescentes de produtividade. Após uma avaliação diagnóstica, um especialista em engenharia do trabalho recomendou uma abordagem ergonômica no ambiente de trabalho para reverter estes índices insatisfatórios. Em relação à ergonomia, julgue os itens seguintes, tendo como referência a empresa BETA.
91 Uma intervenção na empresa BETA, com o objetivo de tornar o trabalho mais ergonômico, deve sempre buscar adaptar o trabalhador ao seu posto de trabalho.
Resolução
Errado, sempre é o trabalho que se adapta ao trabalhador. E.

92 O processo de empowerment é considerado mais amplo que a autonomia, pois inclui fornecer ao pessoal autoridade para fazer as mudanças no trabalho em si e na forma como ele é desempenhado.
93 Uma abordagem que preconize a autonomia no trabalho significará dar ao pessoal envolvido em uma tarefa a habilidade de mudar a maneira como eles executam o seu trabalho.
Resolução
(Da 92 e 93 acima)
Na prática, empowerment e autonomia são a mesma coisa. Porém empowerment é mais bonito e é ligado à ”autoridade”, é mais amplo, permite “mudanças no trabalho em si” e outras coisas.
Enquanto autonomia dá apenas a “habilidade de mudar”. C. C.
 
94 As condições de trabalho que forem consideradas insalubres deverão ser objeto de um projeto ergonômico.
Resolução
Mais uma inacreditável! Cespe considerou errada!
Insalubridade está na NR15, entre os parâmetros e suas tolerâncias, constam de ruído (65dB é conforto), temperatura, iluminação e outros. Obviamente ergonomia trata de insalubridade. O erro seria a palavra “deverão”? Insalubre, contudo dentro da tolerância não é objeto da ergonomia? E.
 
Considerando que a direção de um hospital decida aumentar a capacidade em 500 pacientes por dia, julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento e controle dessa situação.
95 Caso a decisão seja para longo prazo, a ênfase será maior no controle do que no planejamento, pois existem mais elementos a serem controlados no presente.
Resolução
As questões são sobre planejamento de curto, médio e longo prazo e controle em cada um deles (controlar é lidar com mudanças). O Slack fala disso no começo do capítulo 10 (8ª ed), inclusive também usa um hospital como exemplo.
No planejamento de longo prazo (mais de 18 meses), determinam o que pretendem fazer, os recursos necessários e os objetivos (financeiros) a alcançar. O foco é mais no planejamento que no controle. A demanda é agregada, pois não há sentido desagregá-la.
 
No planejamento de médio prazo (2 a 18 meses), há mais detalhes, a demanda começa a ser desagregada e os planos contingenciais podem sofrer alterações. Os objetivos são financeiros e operacionais. No exemplo do hospital, já se tem uma vaga previsão de quantos pacientes serão internados, chegarão à emergência, etc.
 
No planejamento de curto prazo, não há tempo para grandes mudanças nem cálculos, a demanda é totalmente desagregada, o objetivo é operacional.
 
Nesta questão, o erro está em dizer que a ênfase será maior no controle. Por ser longo prazo, a ênfase é no planejamento. E.
 
96 Se a decisão é de médio prazo, será importante a elaboração de planos de contingência que permitam leves desvios do planejamento.
Resolução
“Leves desvios” no plano de contingência entrega o médio prazo. Outras características: demanda parcialmente desagregada e objetivos financeiros e operacionais. C.
 
97 Para a implantação da meta desejada no curto prazo, serão necessários dados totalmente desagregados a respeito da demanda.
Resolução
Certo, o único em que a demanda é totalmente desagregada, afinal, o tempo é curto. C.
Resumo do livro (Slack, cap. 10, 8ªed.):

98 Ao fazer intervenções de curto prazo e mudanças no planejamento, os gerentes de produção estarão tentando equilibrar os objetivos de desempenho das suas operações de forma ad hoc.
Resolução
“Ad hoc” é latim e significa “para esta finalidade”. Na prática, sempre é “um a um, ponto a ponto, individualmente”.

No caso, por ser curto prazo, a demanda é desagregada, está tudo acontecendo, então o controle deve ser “ponto a ponto”, faz uma coisa de cada vez. C.

 
99 O planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva necessária para que possa responder à demanda.
Resolução
Lembrando que tem a capacidade projetada, capacidade efetiva e a produção real. Na efetiva, tiraram-se as paradas programadas, é a que deve ser utilizada, como diz a questão. C.

100 A capacidade de médio prazo envolve uma avaliação da demanda futura em um período de 4 a 8 anos.
Resolução
Muito tempo. Slack diz que médio prazo é de 2 a 18 meses. E.

101 Quanto mais próxima da capacidade máxima do hospital a demanda estiver, maior será a sua capacidade para lidar com interrupções inesperadas e mais confiável será o fornecimento de seus serviços.
Resolução
É lógico: quanto mais próximo do máximo, mais difícil é lidar com surpresas. E.


Em relação a logística, julgue os itens a seguir.
102 Logística pode ser definida como gestão da distribuição física.
Resolução
CESPE considera certo (ela e não sei mais quem...) C.

103 Gestão da cadeia de suprimentos é a gestão da cadeia completa do suprimento de matérias-primas, manufatura, montagem e distribuição ao consumidor final.
Resolução
Cadeia de suprimentos é o todo. C.

104 Gestão da cadeia de suprimentos é um conceito mais restrito que logística, pois devota pouca atenção à gestão do fluxo de serviços e produtos a jusante.
Resolução
Cadeia de suprimentos é o todo. A logística (estoques, armazenagem, pedido, distribuição) é um elo da cadeia. E.
   
105 Os gerentes de materiais concentram as suas atenções à gestão da cadeia de suprimento a montante da função de compras.
Resolução
Montante – antes. Jusante – depois.
Como trata de materiais, é a jusante da função compras. Primeiro compra, depois gerencia o que comprou. E.

Acerca da qualidade e da melhoria de desempenho, julgue os itens de 106 a 113.
106 A abordagem da qualidade baseada em manufatura preocupa-se em fazer produtos ou proporcionar serviços que estão livres de erros, ou seja, que correspondam precisamente a suas especificações de projeto.
Resolução
Lembrando as qualidades:
· Transcendental – filosófico, bom para todos e ponto.
· Baseada na manufatura (ou fabricação) – “que correspondam precisamente a suas especificações de projeto” (o da questão)
· Baseada no produto – alguma característica do produto o torna de qualidade. Ex: atendimento rápido, pixel da tela, durabilidade de uma cola.
· Baseada no usuário (consumidor) – subjetivo, da cabeça de cada um.
· Valor – custo benefício.

Na questão: manufatura --> especificações. C.

107 Na visão do marketing, qualidade é a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores.
Resolução
O que está escrito é a definição mais aceita atualmente para “qualidade”. Na visão do marketing, não há nenhuma definição diferente. Analisando o gap da teoria dos gaps, o marketing tem que cumprir o que prometeu na publicidade, seria equivalente a “expectativas dos consumidores”. Entretanto, a banca considerou errada. E.
 
108 A equipe de operações tem a responsabilidade organizacional de garantir que as promessas feitas aos consumidores a respeito do produto ou serviço podem ser propiciadas pela operação.
Resolução
Este é o gap citado na resolução anterior. É melhor que seja o contrário: que seja prometido o que se pode produzir. E.
 
109 Entre as características de qualidade, a durabilidade é a consistência do desempenho do produto ou serviço ao longo do tempo.
Resolução
Confiabilidade e durabilidade andam juntas. Confiabilidade é ter o desempenho desejado durante certo tempo. Durabilidade está relacionado à parte física do produto, não necessariamente funcionando 100%.
A questão descreve a confiabilidade. E.
 
110 A capabilidade de um processo é a medida da aceitabilidade da variação do processo.
Resolução
Cp = (LSE-LIE) / (LSC-LIC)
É o quanto o processo varia dentro do possível de atender ao cliente. C.
 
111 O termo benchmarking é aplicado somente às organizações de manufatura, não tendo ainda aplicações em serviços. E.

112 O melhoramento revolucionário adota uma abordagem de melhoramento de desempenho que presume mais e menores passos de melhoramento incremental.

Resolução
Igual à inovação radical, é uma ruptura, é abrupta, nada de “menores passos”. E.
 
113 O ciclo PDCA (plan, do, check and act — planejar, fazer, verificar e agir) é uma seqüência de atividades que devem ser percorridas de maneira cíclica, com o objetivo de propiciar o melhoramento contínuo do processo.
Resolução
Certo. Lembrando que o criador foi Shewart (criador também do gráfico de controle) e Deming o tornou famoso. C.
 
Uma máquina automática de produção de sorvete, com 4 componentes principais, — A, B, C e D — tem uma taxa de falhas dos seus componentes de 0,00045 falha por hora. A confiabilidade individual específica de cada componente é: componente A: 0,85; componente B: 0,98; componente C: 0,96; componente D: 0,97. A linha de produção de sorvetes tem um programa de manutenção preventiva.
Acerca da gestão de falhas, julgue os itens a seguir, tendo como referência a situação acima apresentada.
114 As falhas na linha de produção de sorvete não podem ser vistas como uma oportunidade de melhoria de desempenho. E.

115 A taxa de falhas e a confiabilidade são, na verdade, diferentes formas de se medir a mesma coisa: a tendência de uma produção, ou parte dela, de falhar.
Resolução
Confiabilidade é cumprir o prometido, ou seja, não falhar. Está escrito no Slack.
Lembre-se que a fórmula do TMEF usa a taxa de falha (que é a quebra da confiabilidade). C.
 
116 Na etapa de vida normal da produção do sorvete pela máquina, a taxa de falhas será normalmente baixa, razoavelmente constante e causada por fatores aleatórios normais.
Resolução
Está falando da banheira (taxa de falhas x tempo). C.


117 A confiabilidade da máquina é inferior a 0,75.
0,85*0,98*0,96*0,97 = 0,77.      E.
 
118 O tempo médio entre falhas é superior a 2.000 horas.
Resolução
TMEF = Tempo de operação/nº de falhas ou 1/fração de falha
Foi dada a fração de falha: 1/0,00045 = 2222,22. C.
 
119 A redundância do componente A aumentará a confiabilidade da operação.
Resolução
Nem precisa de contas, redundância sempre é para aumentar a confiabilidade. C.
 
120 Para se reduzir a probabilidade de falhas, deve-se implantar um sistema de manutenção corretiva.
Resolução
A manutenção corretiva é após a falha (só se corrige o que está errado). A intenção é reduzir a probabilidade de falhas, ou seja, que ela não aconteça. E.

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