Prova SLU 2019 - Eng. de Produção - Resolvida

Uma das poucas provas específica para engenharia de produção que a banca CESPE/CEBRASPE fez nos últimos anos. O cargo era: CARGO 11: ANALISTA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – ESPECIALIDADE: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Fez lambança nas primeiras questões (alterações) e depois também (4 anulações).

O edital trouxe itens bem específicos como: Gestão da automatização de equipamentos e processos, Normalização e certificação da conformidade, Organização metrológica para a qualidade, Pesquisa de Mercado, Marketing, Visão baseada em recursos.

A própria banca justificou as questões, eu copiei e colei. O que está após "//" é observação minha.


Pedro resolveu montar um disk pizza, um modelo de negócio que envolve funções de manufatura e serviços ao mesmo tempo. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação à gestão do sistema de produção.
51 No negócio de Pedro, a gestão da demanda deve identificar a demanda do mercado pelo serviço de disk pizza e o volume de pizzas que deverá ser vendido mensalmente para a sustentabilidade do negócio.
JUSTIFICATIVA – CERTO. A gestão da demanda investiga a demanda do mercado pelo serviço e o volume de vendas necessário para a sustentabilidade do negócio.
 
52 O planejamento do negócio de Pedro deve envolver a estrutura de produção e de entrega das pizzas e de atendimento ao cliente.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O atendimento ao cliente deve ser considerado no planejamento operacional, depois de definido o lead time do processo de produção. // A banca separou “planejamento do negócio” de “planejamento operacional”, sendo “do negócio” mais estratégico. Segundo o SEBRAE: “No plano de negócio ficam registrados: o conceito, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro.” E.
 
53 Um modelo de sistema de produção adequado ao disk pizza é o assembly-to-order, pois, com ele, os produtos intermediários do produto deverão estar preparados antes da chegada do pedido, de modo que, quando o pedido do cliente for recebido, bastará apenas fazer a montagem da pizza.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O modelo do disk pizza requer que os produtos intermediários (componentes) estejam prontos, à espera da demanda. Esse é o modelo de negócio de entregas rápidas. Alterou para ERRADO, com a justificativa: “A partir das informações fornecidas para julgamento da assertiva, não é possível afirmar que, quando o pedido do cliente for recebido, bastará apenas realizar a montagem da pizza”.   // Certo, “assemble” é montar e a montagem ocorre após o pedido. O preliminar foi C, mas alterou para E. Ou seja, quem disse que será montada quando o pedido chegar? O pizzaiolo talvez vá ao banheiro antes, haja pedidos na frente ou acabe o ingrediente intermediário...  E.
 
54 O lead time do processo de produção da pizza é o tempo gasto para produzi-la.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O lead time é o tempo total entre o recebimento do pedido e o retorno do entregador (motoboy) com o pagamento da pizza. Alterou para CERTO: “De fato, o lead time do processo de produção da pizza corresponde ao tempo gasto para produzi-la.   // A banca queria mesmo o lead time da produção da pizzaria. A justificativa foi pleonástica: “o lead time de produção é o tempo de produzir”. C.
 
55 No negócio de Pedro, o controle da produção deve investigar se as pizzas são entregues no tempo apropriado e se o entregador escolhe a melhor rota até o cliente.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O controle de produção ocupa-se da produção até a entrega do produto ao cliente. Alterado para E: “A otimização da rota é, na verdade, atribuída à logística”. // A confusão da banca, acredito, foi pela palavra “produção”, se inclui a entrega ou não. É um disk pizza, então o delivery faz parte da produção. Primeiro, achou que sim, depois mudou e bagunçou tudo. E.
 
Acerca da gestão de processos, julgue os itens subsequentes.
56 Uma forma de gerenciamento desestruturada dos estudos dos processos tende a acarretar handoffs ineficientes nos processos, problemas de qualidade e trabalhos desconexos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. É necessário ter entendimento dos processos desenvolvidos pela organização, para que se possa identificar a integração entre eles e seus requisitos de qualidade, além de garantir que o handoff seja atendido. // Handoff é transferência. Se for desestruturada, o handoff fica prejudicado. C.

57 Os handoffs são considerados qualquer ponto de um processo em que a informação ou o trabalho passe de uma função para outra.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Os handoffs são qualquer ponto em um processo em que a informação ou o trabalho passe de uma função para outra. // Para registro, em TI, handoff pode ser transferir o mesmo conteúdo para TV, notebook, celular, por exemplo. C.

58 A gestão de processos envolve o planejamento e a modelagem dos processos contidos na cadeia de valor da organização, isto é, aqueles necessários para que a organização entregue valor ao cliente.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. A gestão de processos limita-se a entender e modelar apenas os processos contidos em cada setor ou área. A gestão por processos tem uma visão mais sistêmica, que envolve todos os processos que estão contidos na cadeia de valor da organização. // Para a banca, gestão DE processos é apenas desenhar um fluxograma na sua área. Pensar na cadeia de valor da organização é apenas na gestão POR processos. Toda empresa tem produção, mas nem todas são geridas POR processos. Sendo assim, para a banca, nas empresas que não são geridas POR processos, a gestão DE processos planeja e modela, mas os processos não estão na cadeia de valor da organização! Não adianta brigar com banca, nesse entendimento, o prof. Daniel (do Estratégia) diz que a gestão DE processos é micro (mas ele cita análise de valor) e gestão POR processos é macro. E.
 
59 O ciclo de melhoria dos processos tem como objetivo revisar a estrutura organizacional existente, a partir de estudos de entendimento dos processos, suas relações e seus principais problemas. O output do estudo da melhoria dos processos é um redesenho que indica a melhor forma de execução dos processos e, se houver necessidade, a adequação da estrutura organizacional para uma gestão mais eficiente.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Trata-se corretamente do objetivo do ciclo de melhoria dos processos. // “Ciclo de melhoria dos processos” é “gestão DE processos”. Mas, de acordo com a questão anterior, este ciclo de melhorias só pode ser feito se a gestão for POR processos... C.
 
60 A reestruturação dos processos organizacionais requer uma análise da visão de processos que seja apoiada na tecnologia de informação para automatização das atividades, visando-se à eficiência desses processos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. A reestruturação dos processos requer uma automatização com foco na eficiência. // C.
 
Julgue os próximos itens, relativos à gestão de projetos.
61 Embora tenham a mesma finalidade, que é fazer o planejamento do projeto, o canvas de projeto da metodologia ágil (Scrum) é mais simples e contém quase todas as informações que o plano de gerenciamento de projeto (PGP) da metodologia tradicional.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O canvas e o PGP têm como finalidade fazer o planejamento do projeto, mas o canvas é um método simplificado que abarca todo o conteúdo do PGP (método robusto de planejamento de projeto) em uma única figura visual. // Canvas é um método ágil de gerenciamento de projetos contrapondo-se ao método tradicional do PMBOK. Canvas significa “tela” e todas as informações estão nesta tela, a intenção é que seja ágil e todos participem. C.

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2 O quadro Kanban é uma ferramenta de gestão visual de apoio do Scrum e serve para planejamento e controle das tarefas do projeto a serem realizadas, as quais são movimentadas por meio de post-its e ajustadas pelos membros da equipe de projeto, conforme as ações sejam executadas.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O quadro Kanban é uma ferramenta de apoio do Scrum que tem como finalidade facilitar o controle das tarefas, por meio da movimentação de post-its que mostram o momento de finalização dessas tarefas. // Realmente é utilizado e a intenção é ficar visível para todos. C.

63 Os métodos utilizados para se definirem os projetos do portfólio que serão priorizados envolvem aspectos financeiros, alinhamento com a estratégia organizacional e aplicação do diagrama SIPOC (supplier-input-processoutput-customer).
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Diagrama SIPOC não é um método de priorização de projetos. // SIPOC é uma ferramenta de mapeamento de processos, não priorização. E.
 
64 O gráfico radar é uma ferramenta que serve para auxiliar a organização a medir o nível de maturidade em gestão de projetos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O gráfico radar pode mesurar o nível de maturidade em gestão de projetos. // Também conhecido como “gráfico polar”, é aquele que parece uma teia de aranha, com parâmetros de onde se está e aonde quer se chegar. C.
 
Julgue os próximos itens, com relação a conceitos de gestão da qualidade.
65 Qualidade do produto pode ser definida como um conjunto de parâmetros do produto, tais como desempenho, características complementares, manutenibilidade, conformidade, confiabilidade, estética e qualidade percebida.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Todos os parâmetros citados categorizam a qualidade de um produto. // São as 8 dimensões da qualidade de Garvin, (faltou "durabilidade" na questão) o cara que colocou a qualidade na visão estratégica ao compará-la com os concorrentes. C.
 
66 SIPOC é uma ferramenta de apoio na definição da unidade de negócios, que constitui o primeiro passo para a implantação do sistema de gestão da qualidade.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O SIPOC é uma ferramenta que auxilia a organização a conhecer suas unidades de negócio e é o passo inicial para implantação do sistema de gestão da qualidade. Depois, foi anulada: “A redação do item prejudicou seu julgamento objetivo.” ANULADA.
 
67 O zero defeito é um princípio da qualidade que consiste na prevenção e na detecção de defeitos por meio de inspeção somente após o processo produtivo.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. A prevenção e a detecção devem ocorrer desde o recebimento de matéria-prima, que é a primeira etapa do processo produtivo. // Errado porque, na qualidade total, o controle de qualidade é feito durante todo o processo. E.
 
68 O índice de qualidade do fornecedor (IQF) é um indicador de qualidade calculado mensalmente.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O cálculo do índice de qualidade do fornecedor é mensal e se baseia na quantidade de recebimentos tidos pela organização a cada mês. Anulada:  “Houve erro material na redação da assertiva no que concerne à frequência de medição do IQF, motivo que enseja a anulação do item.” // Cada um calcula pelo período que quiser. Anulada.
 
69 A norma de qualidade que visa à certificação apresenta enfoque na gestão de riscos, a fim de avaliar e eliminar o risco da não conformidade de produtos e serviços.
JUSTIFICATIVA – CERTO. A norma de qualidade apresenta o enfoque de gestão de riscos, a fim de evitar a ocorrência da não conformidade de produtos e serviços. // Está falando da ISO? Deve ser... Se for da versão 2015 da ISO 9001, então está certo. C.
 
Nos hospitais de uma rede hospitalar com o mesmo perfil de atendimento, identificou-se que o tempo de setup de um leito recém-desocupado era de 50 minutos e, com base nisso, definiu-se esse tempo como valor de referência para o controle desse serviço em toda a rede. Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
 
70 O SMED (single minute exchange of die) é uma ferramenta que, se aplicada em sala cirúrgica, contribui para reduzir o tempo de setup; com isso, se reduz o tempo de espera do paciente e a sua satisfação aumenta, assegurando-se a qualidade do serviço prestado pelo hospital, se considerado o critério velocidade de atendimento.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O SMED pode ser utilizado como ferramenta que reduz o tempo de setup e aumenta a eficiência do processo. Dessa forma, a qualidade do serviço poderá ser garantida pelo critério velocidade de atendimento. // É uma ferramenta para redução de setup com foco em eliminar, combinar, reduzir ou simplificar os procedimentos. C.
 
71 Todos os hospitais da referida rede devem ter o controle estatístico da taxa de utilização das suas salas cirúrgicas, em que o limite de especificação seja de, no máximo, 50 minutos para o tempo de setup.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Deve-se definir o limite de especificação para esse serviço, tomando-se como base outros hospitais de referência. Mas foi anulada: “Na redação da assertiva, a ausência do vocábulo “superior” após a expressão “limite de especificação” comprometeu o julgamento objetivo do item.” Anulada.
 
72 Para a rede hospitalar em questão, a técnica estatística da qualidade mais indicada é a de controle de fração de defeituosos.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. A técnica mais indicada à rede hospitalar em questão é a de controle de variáveis. // A qualidade pode ser medida por atributos ou variáveis. O gráfico fração de defeituosos (gráfico p) é por atributo. É simplesmente “conforme/não conforme” sobre o total analisado, no caso, qualquer tempo acima de 50 minutos seria não conforme, 51 min ou 94 min teriam a mesma gravidade. Por isso o controle mais indicado é por variáveis, o qual é feito dentro de uma escala, é quantitativo. Assim, o tempo de 51 min não é tão ruim quanto o de 94 min. E.
 
73 O gráfico de controle mais adequado para o controle da qualidade do atendimento aos pacientes dessa rede hospitalar é o gráfico de controle por batelada.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O gráfico de controle mais adequado, nesse caso, é o da média e amplitude, ou média e desvio padrão. // “Processo por batelada” é em lotes. Entendo que “gráfico de controle por batelada” também deva ser em lotes. Não faz sentido medir por lotes. De qualquer maneira, como está medindo tempo, dificilmente não será média e amplitude (variabilidade). E.
 
74 Para mensurar corretamente o tempo médio de setup de um leito recém-desocupado, o instrumento de medição de tempo tem de estar calibrado e sua repetibilidade tem de estar atestada, sendo expressa pela dispersão dos resultados por meio do valor de um desvio padrão.
JUSTIFICATIVA – CERTO. A calibração e a repetibilidade garantem a confiabilidade do instrumento e o desempenho da medição. // Basicamente disse “tem que fazer o certo para sair correto”. C.
 
 
A seguinte tabela mostra os fluxos de caixa, em unidades monetárias (UM), e as taxas internas de retorno (TIR) dos projetos de investimento A, B, e C, mutuamente excludentes.

A TIR (B–A) do fluxo de caixa incremental do projeto B em relação à proposta A é de 20% ao ano, e a taxa mínima de atratividade é de 10% ao ano. Considerando essas informações e que 0,9, 0,8 e 2,5 sejam valores aproximados para (1,1)–1 , (1,1)–2 e [(1,1)3 – 1] / [(1,1)3 × (0,1)], respectivamente, julgue os itens que se seguem.
 
75 É mais vantajoso escolher o projeto B que o projeto A.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O valor presente líquido (VPL) do projeto A = −10.000 + 0,9 × 15.000 = 3.500, enquanto o VPL do projeto B = −15.000 −0,9 × 21.000 = 3.900. Logo, o VPL de B > VPL de A, enquanto a TIR de A > TIR de B. Nesse caso, deve ser verificada a TIR do fluxo de caixa incremental, que é de 20%. Assim, caso se optasse por A, seria necessário aplicar a diferença em um investimento que rendesse ao menos 20% ao ano para que A equivalesse a B. Como a taxa mínima de atratividade é de 10% ao ano, não há essa possibilidade, então é preferível aplicar no projeto B, que possui maior valor presente líquido. // Se a TIR incremental de (B-A) é maior que a TMA, então escolha B. Sempre. Lembrando que B sempre tem o maior investimento e que temos a interseção de Fischer: VPL(B)>VPL(A), porém, TIR(A)>TIR(B), por isso usaram a TIR incremental.
 
76 O valor anual uniforme equivalente do projeto C é igual a 5.000 UM.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O cálculo do valor anual uniforme equivalente (VAUE) consiste em estabelecer a série uniforme equivalente ao fluxo de caixa dos investimentos para a taxa mínima de atratividade. No caso, o VAUE do projeto C = (−20.000/2,5) + 13.000 = 5.000. // No projeto C, estamos diante de uma série uniforme de pagamentos. VAUE = VPL*A n|i , onde An|i = [(1+i)³*i / (1+i)³-1]. Este A substitui todos os (1+i)n do VPL, permanecendo o fluxo de caixa de 13000.   Repare que a banca forneceu invertido (sempre fazem isso), então o resultado desse A é 1/2,5. C.
 
77 O valor presente líquido do projeto C é superior ao valor presente líquido do projeto A, ainda que ocorram reinvestimentos deste último, com idênticos fluxos de caixa, de forma a se igualar a vida útil de ambos os projetos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O valor presente líquido (VPL) do projeto A reinvestido = −10.000 + 5.000 × 0,9 + 5.000 × 0,8 + 15.000 = 10.500. O VPL do projeto C = −20.000 + 2,5 × 13.000 = 12.500. // A banca conseguiu errar na conta da própria justificativa, pois o resultado da expressão que ela colocou não é 10.500, o correto é 13.500. Porém, esse valor seria maior que o VPL(C) e a afirmativa estaria ERRADA. Acho que foi erro de digitação, não entendi o “15000”.

Considerando que o reinvestimento é pegar o lucro (15000-10000 = 5000) e usá-lo como fluxo de caixa nos períodos seguintes (dito no enunciado), devidamente corrigidos, acho que o VPL(A reinvestido) ficaria:

VPL(Areinv.) = -10000 +15000/1,1¹ + 5000/1,1² + 5000/1,1³ =

= -10000 +15000*0,9 + 5000*0,8 + 5000/1,1³ = 11256,57.          C.

Agradeço se alguém ajudar nos comentários...
 
78 O payback atualizado do projeto C é inferior a dois anos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O payback (PB) atualizado é igual à razão entre o investimento inicial e a soma dos valores presentes dos fluxos de caixa. Logo, PB = 20.000/32.500 = 0,61 ano, que equivale a 0,61 × 3 anos = 1,85 ano. // 
A banca errou de novo no cálculo da justificativa, mas não alteraria o gabarito. Para chegar ao valor 32500, ela fez: 13000*0,9 + 13000*0,8 + 13000*0,8 , ou seja, trouxe o terceiro fluxo para o presente com o mesmo cálculo do segundo fluxo. A questão não forneceu a aproximação de 1,1-³ , mas vamos considerar 0,75. O correto seria:
13000/1,1¹ + 13000/1,1² + 13000/1,1³ = 13000*0,9 +  13000*0,8 + 13000*0,75 = 31850.
 
20000/31850 = 0,627

0,627 * 3 anos = 1,88 ano. C.

Uma empresa deverá escolher entre os sistemas de produção A e B. A tabela seguinte mostra os dados econômicos desses sistemas de produção, em que os valores monetários são expressos em unidades monetárias (UM).
Julgue os itens subsequentes, considerando que a taxa mínima de atratividade seja de 10% ao ano e considerando, também, as seguintes aproximações:



79 O custo fixo do sistema A é superior a 200.000 UM.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O custo fixo do sistema A é obtido pela diferença entre a renda uniforme, ao longo de 8 anos, cujo valor presente, para uma taxa de desconto de 10% ao ano (TMA), é equivalente ao investimento inicial, e a renda uniforme, capitalizada à mesma taxa, cujo valor futuro é igual ao valor residual. No caso, para os parâmetros oferecidos, o custo fixo do sistema A = 1.000.000/5 – 110.000/ ((2,1 – 1)/0,1) = 190.000 UM.
 
80 O custo total médio do sistema B, para a produção de 100 unidades, é inferior a 1.000 UM.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O custo total médio é igual à soma do custo fixo e do custo variável dividido pelo número de unidades produzidas.
O custo fixo do sistema B = 500.000/4 – 80.000/ ((1,8 – 1)/0,1) = 115.000 UM.
O custo variável é igual ao produto do custo variável por unidade produzida e do número de unidades, ou seja, custo variável de B = 40 × 100 = 4.000.
Assim, o custo total de B = 119.000. Logo, o custo total médio do sistema B é igual a 1.190 UM, ou seja, superior a 1.000.
 
81 O ponto de equilíbrio entre os sistemas A e B corresponde à produção de 3.750 unidades.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O ponto de equilíbrio entre os sistemas é dado pelo número de unidades necessárias para que o custo total de produção do sistema A (CTA) seja igual ao custo total do sistema B (CTB).
CTA = 190.000 + 20N
CTB = 115.000 + 40N
190.000 + 20N = 115.000 + 40N
20N = 75.000
N = 3.750
 
O analista da área de tesouraria de um banco comercial avalia o investimento em uma carteira formada por ações das empresas A e B, na proporção de 60% de ações de A e 40% de ações de B. As ações da empresa A têm beta igual a 1,5, enquanto as ações da empresa B possuem beta de 0,75. A taxa livre de risco é igual a 5% ao ano, enquanto a diferença entre o retorno esperado do mercado e a taxa livre de risco é de 10% ao ano.
Tendo como referência esse caso hipotético e o modelo de precificação de ativos (CAPM), julgue os itens subsequentes.
82 O retorno esperado da carteira em apreço é de 17% ao ano.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O beta da carteira é equivalente à média ponderada dos betas das ações que a compõem. Logo, o beta da carteira = 0,6 × 1,5 + 0,4 × 0,75 = 1,2. Pelo modelo CAPM, o retorno esperado da carteira = 5% + 1,2 × 10% = 17%.
Re = Rf + B(Rm-Rf)
Re = retorno esperado (ou retorno exigido ou custo de capital próprio) do investimento
Rf = taxa livre de risco = 5%
B: Beta do ativo ou da carteira (índice de risco não diversificável)
Rm = Taxa de retorno média do mercado
Rm-Rf = Prêmio pelo risco = 10%
 
83 A referida carteira possui risco total inferior ao risco sistemático de mercado.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O beta da carteira é superior a 1, o que retrata um risco total mais alto que o risco sistemático da carteira de mercado. O retorno em excesso da carteira, portanto, varia proporcionalmente mais que o mercado, o que onera o risco adicional da carteira. // Foram dados Rm-Rf = 10% e Rf = 5%, então Rm = 15%. O risco total foi encontrado Re = 17%, que é maior que 15%. E.
 
84 Se, no mesmo período em que foi apurado o beta de cada ação, o coeficiente linear de uma regressão linear que tem o retorno da carteira do banco como variável dependente e o retorno da carteira de mercado como variável independente tiver sido igual a –0,01, então a carteira do banco terá apresentado retorno superior ao esperado pelo modelo CAPM.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O alfa de Jensen da carteira é dado por 5% (1−1,2) = 0,01. Sendo assim, se a regressão da carteira do banco contra a carteira de mercado tiver apresentado coeficiente linear igual ao alfa de Jensen, o retorno da carteira terá sido idêntico ao retorno esperado pelo modelo CAPM.

Acerca da metodologia de desenvolvimento de produtos, julgue os itens a seguir.
85 Na fase de projeto informacional, são definidas as especificações de projeto dos produtos, as quais servirão de base para decisões a serem tomadas nas fases seguintes do processo de desenvolvimento dos produtos.
JUSTIFICATIVA - CERTO. A fase de projeto informacional é extremamente importante, pois, além de propiciar o entendimento e a descrição do problema nas formas funcional, quantitativa e qualitativa, formalizando a tarefa de projeto, fornece a base sobre a qual serão montados os critérios de avaliação e de todas as tomadas de decisão a serem realizadas nas etapas posteriores do processo de desenvolvimento de produtos. //
Classificação do Rozenfeld.
Pré-desenvolvimento: planejamento estratégico;
Desenvolvimento: projeto informacional (requisitos, especificações e metas), projeto conceitual (arquitetura, funções, componentes), projeto detalhado (problemas, modelagem), preparação da produção, lançamento do produto;
Pós-desenvolvimento: acompanhar produto, processos, melhorias, satisfação e descontinuar produto.
Projeto informacional é para requisitos, especificações e metas. C.
 
86 Na fase de projeto conceitual, as principais atividades são a definição da estrutura funcional do problema, a geração de concepções alternativas, a seleção da concepção para o produto e a definição da estrutura preliminar do protótipo.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. A definição da estrutura preliminar do protótipo é uma atividade que faz parte da fase de projeto preliminar, e não da fase de projeto conceitual. // Pelo que vejo na figura do livro do Rozenfeld, não sabia que existia o projeto preliminar no desenvolvimento, mas parece que ele ocorre entre o conceitual e detalhado. Outros autores citam: Faria, A. F. (2007), “que é composta pelas seguintes etapas: geração do conceito, projeto preliminar, projeto detalhado e protótipo, definição do custo e processo de produção e transformação da ideia em negócios.”
Se existe, “estrutura preliminar” deve ser do “projeto preliminar”, não “projeto conceitual”. dele. C.
 
87 Na fase de projeto preliminar, avaliam-se tanto a capacidade de fabricação dos componentes pelas manufaturas interna e externa quanto à viabilidade econômica do produto.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Na fase preliminar, são avaliadas a capacidade da manufatura interna e externa dos componentes e a viabilidade econômica do produto. // C.
 
88 Na fase de projeto detalhado, a estrutura do produto é finalizada e os procedimentos de montagem são testados para verificação de inconformidades no processo de produção.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na fase do projeto detalhado, ocorre a definição da estrutura do produto, mas não ocorre o teste dos procedimentos de montagem. // O projeto detalhado detalha o produto, não a produção. O teste de montagem é na fase “preparação para produção”. E.
 
Os procedimentos de montagem são testados na fase de preparação da produção. O método desdobramento da função qualidade — QFD (Quality Function Deployment) —, também conhecido como método das matrizes, criado por japoneses no fim dos anos 60 do século passado, é considerado um dos mais importantes métodos utilizados no processo de desenvolvimento de produtos. Uma das matrizes que o compõem é a chamada casa da qualidade. A respeito de aspectos relacionados a esse método, julgue os itens que se seguem.
89 O método QFD engloba, no total, quatro matrizes.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O método QFD possui, ao todo, quatro matrizes. ANULADA: “Deixou-se de especificar, na redação do item, que o julgamento da assertiva deveria considerar a versão original do QFD.”    // São duas: matriz de relações entre requisitos e especificações e matriz de correlações das especificações da engenharia. Não sei qual é a tal “versão original” com quatro matrizes. Anulada.
 
90 No início do processo de aplicação do método QFD, na casa da qualidade, as necessidades dos clientes são convertidas em requisitos dos clientes.
JUSTIFICATIVA – CERTO. No início do processo de aplicação do método QFD, na casa da qualidade, é feita a conversão das necessidades dos clientes (voz do cliente) em requisitos dos clientes. // É a primeira etapa, fica do lado esquerdo da casa. C.

 
91 As características da qualidade do produto consistem em atributos do produto destinados a atender os requisitos dos clientes.
JUSTIFICATIVA – CERTO. As características da qualidade do produto equivalem à “voz da empresa”, ou “voz da engenharia”, e consistem nos atributos do produto que têm como objetivo atender aos requisitos dos clientes; em outras palavras, correspondem às especificações de projeto. // Está se referindo às “especificações técnicas”, que são “como atender aos requisitos”. C.
 
92 A parte central da matriz casa da qualidade destina-se a estabelecer a relação entre requisitos dos clientes e requisitos de projeto, originando-se dessa relação uma lista aleatória de especificações de projeto.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. A parte central da matriz casa da qualidade destina-se ao estabelecimento do relacionamento entre os requisitos dos clientes e os requisitos de projeto, do que resulta a priorização dos requisitos de projeto. // A relação de requisitos e especificações está certa, porém, não é aleatória. Existe a importância para o cliente e para a engenharia. E.
 
93 As inter-relações entre os diversos requisitos dos clientes são identificadas no denominado telhado da casa da qualidade.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. No chamado telhado da casa da qualidade, é estabelecido o relacionamento que existe entre os requisitos do projeto. // No telhado, uma das matrizes, a correlação é entre as especificações (que a questão chama de “requisitos do projeto”). E.
 
A respeito de otimização integrada de produto, julgue os itens subsecutivos.
94 O ecodesign visa à minimização de eventuais impactos ambientais que possam decorrer do produto ao longo de seu ciclo de vida.
JUSTIFICATIVA – CERTO. O ecodesign, comprometido com o desenvolvimento sustentável, visa à minimização dos impactos ambientais do produto ao longo de todo o seu ciclo de vida.
 
95 No projeto modular, a arquitetura é gerada a partir de subsistemas que são projetados de forma independente, mas que funcionam integralmente juntos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. No projeto modular, a arquitetura é gerada a partir de subsistemas que são projetados independentemente, mas que funcionam juntos integralmente. // “Módulos” é isso... C.
 
96 Um dos objetivos do projeto para configuração de um produto é gerar princípios de solução para os componentes desse produto, de modo que cada componente exerça com precisão a sua função.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Trata-se de um dos objetivos do projeto para precisão, e não do projeto para configuração do produto. // Nem sabia que existia um projeto específico para configuração e outro para precisão! Não achei a teoria. E.
 
97 O projeto para desmontagem tem como vantagens operações de desmontagem do produto simples e rápidas, facilidade na separação e no tratamento de materiais e resíduos retirados e redução na taxa de utilização de componentes críticos, o que contribui para a confiabilidade e a redução na variabilidade do produto.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. São vantagens do projeto para desmontagem: operações de desmontagem simples e rápidas; facilidade na separação e no tratamento de materiais e resíduos retirados; e redução na variabilidade do produto. A redução na taxa de utilização de componentes críticos não constitui uma vantagem relacionada ao projeto para desmontagem. // Aprendendo que existe projeto para configuração, precisão, desmontagem (Design for Disassembly – Projeto para Desmontagem) e outros. Teoria pode ser:
As vantagens do DFD são (GUPTA; MAcLEAN, 1996, p. 226):
• uniformização e prevenção na configuração de um produto;
• operações de desmontagem simples e rápidas;
• fácil manuseio das peças retiradas;
• facilidade na separação e tratamento dos materiais e resíduos retirados;
• redução do trabalho necessário na recuperação das peças e dos materiais recicláveis; • redução na variabilidade do produto.
 
A respeito de gestão estratégica e organizacional e sua aplicação às organizações contemporâneas, julgue os itens a seguir.
98 A gestão estratégica foca as ações imediatas da organização; a gestão organizacional se volta à definição dos objetivos organizacionais em médio prazo.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na verdade, a gestão estratégica se volta a “uma forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório”, orientando-se aos objetivos de médio e longo prazo, ao contrário do que afirma o item. // Estratégia é de longo prazo. Sobre a gestão organizacional, está certa, é de médio prazo. E.
 
99 Planejamento estratégico corresponde à ação de definir a relação que a organização pretende estabelecer com o ambiente em que atua.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – a relação pretendida da organização com seu ambiente, em consonância com o que afirma o item. // Estratégia é como alcançar os objetivos planejados. C.
 
100 Um processo sistemático de planejamento estratégico consiste em analisar as dimensões internas à organização de forma simultânea à análise das dimensões externas, a exemplo de fatores ambientais.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Um processo sistemático de planejamento estratégico é uma sequência de análises e decisões que compreende as seguintes etapas principais: análise da situação estratégica; do ambiente; interna; definição do plano estratégico, em consonância com o que afirma o item. // Lembrando da matriz SWOT: forças e fraquezas (interno, empresa), ameaças e oportunidades (externo, mercado, ambiente). C.

101 A avaliação de mercado pode ser considerada ao se definir a situação estratégica da organização, calculando-se, por exemplo, a participação de cada produto em suas vendas.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Chama-se análise da situação estratégica a análise de decisões tomadas no passado e que afetam a situação presente, sendo realmente uma ação relativa a desempenho passado. Por sua vez, na análise da situação estratégica, deve-se identificar o volume de negócios ou atividades que cada um dos produtos ou serviços traz para a organização. Essa informação representa a participação dos produtos nas vendas, em consonância com o que diz o item.
 
102 Ao adotar estratégias de diferenciação, a organização focaliza o estabelecimento de uma identidade forte para seu produto junto aos consumidores.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Realmente, a estratégia genérica de diferenciação, estabelecida por Porter, e explorada por outros autores posteriores, prevê “identidade forte do produto” como forma de se tornar mais atrativo para o cliente. // A estratégias podem ser liderança em custos (vender mais barato) ou diferenciação (produto com algum diferencial). Sendo que cada uma delas pode atuar dentro de um nicho. O descrito é foco por diferenciação. C.
 
103 Na estratégia genérica de diversificação, trabalha-se com o estabelecimento de produtos novos em mercados novos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Diversificação é a estratégia de explorar novos mercados com novos produtos na Matriz de Ansoff, que é um exemplo de autor que discute estratégias genéricas. // A matriz de Ansoff relaciona mercado existente ou novo com produto existente ou novo. Sendo que novo/novo é diversificação.


 
104 A estratégia de marketing de uma organização é definida independentemente das metas organizacionais, orientando-se pela dinâmica de mercado em que a organização atua.
JUSTIFICATIVA – ERRADA. Na verdade, a área de marketing traduz a estratégia global da organização em uma estratégia de marketing, o que exige que a estratégia de marketing seja condizente com as metas organizacionais prévias. // Não pode ser “independentemente”. E.
 
105 Ao adotar a visão baseada em recursos, parte-se do princípio de que a eficácia organizacional pode ser obtida a partir da boa gestão de recursos valiosos.
JUSTIFICATIVA – CERTO. A abordagem baseada em recursos assume que as organizações precisam ser bem-sucedidas em obter e gerenciar recursos valiosos para que sejam eficazes. // É a definição, o desempenho da empresa é fruto dos recursos, os quais precisa ser de valor, raro, inimitável, insubstituível. C.
 
106 Para a visão baseada em recursos, competência central consiste na habilidade de a organização obter recursos escassos e valiosos e de gerenciá-los com sucesso.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na verdade, pela perspectiva baseada em recursos, a eficácia organizacional é definida como a habilidade da organização, em termos relativos ou absolutos, em obter recursos escassos e valiosos e integrá-los e gerenciá-los com sucesso; o item faz uso incorreto do termo “competência central”, que não se refere à descrição em tela. // A parte “central” da VBR não é “obter recursos escassos”, não precisam ser “escassos”. Os recursos devem ter valor, ser raro, difícil de imitar, insubstituível. E.

107 O balanced scorecard é um sistema de apoio à gestão de processos nas organizações, conforme o qual o gestor deve acompanhar a execução de cada etapa de um processo.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na verdade, o balanced scorecard é “um sistema abrangente de controle gerencial que equilibra as medidas financeiras tradicionais com medidas operacionais relacionadas aos fatores importantes de sucesso da empresa”. // O BSC traduz a estratégia para a operação através de indicadores (financeiros, processos internos, clientes, crescimento e aprendizado). Não falou nada disso. E.
 
108 Em um balanced scorecard, medidas como taxa de fechamento de pedidos e custo por pedido se encaixam na perspectiva conhecida como desempenho financeiro.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na verdade, as duas medidas mencionadas no item (taxa de fechamento de pedidos e custo por pedido) se encaixariam na dimensão “Processos internos de negócios”, uma das quatro do balanced scorecard. // Financeiro envolve dinheiro, lucratividade, não a taxa de fechamento de pedido. E.
 
109 Em um balanced scorecard, a dimensão clientes comporta, por exemplo, medidas de satisfação em relação ao produto adquirido ou à mensuração do nível de fidelidade dos clientes.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Em efeito, uma das dimensões do balanced scorecard é mesmo a clientes, que comporta exemplos de medidas: satisfação do cliente, fidelidade do cliente. // Lembrando os 4 indicadores: financeiro, processos internos, clientes, crescimento e aprendizado. C.
 
Acerca da gestão do conhecimento em organizações, julgue os itens subsecutivos.
110 Para gerar vantagem competitiva, as organizações aplicam conhecimentos baseados em método científico para a resolução de problemas, o que se traduz no conceito de gestão de tecnologia.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Em efeito: “tecnologia é a aplicação de conhecimentos para resolver problemas”, sendo que a aplicação de conhecimentos científicos leva à geração de tecnologias.

111 Para a gestão de inovações, algumas organizações dispõem de uma área específica para o desenvolvimento tecnológico, a qual é normalmente conhecida como departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
JUSTIFICATIVA - Algumas organizações tem uma área responsável pelo desenvolvimento de tecnologia. Essa área é chamada de P&D (pesquisa e desenvolvimento), engenharia, desenvolvimento tecnológico.

112 Para utilizar as técnicas de benchmarking, é fundamental que a organização incorpore os melhores desempenhos de outras organizações que atuem no mesmo setor empresarial.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. As melhores práticas (benchmarking) podem ser encontradas nos concorrentes, ou numa organização que esteja num ramo completamente diferente de atuação. // Existem vários tipos (qualquer comparação pode ser denominada benchmarking), inclusive com empresas de ramos diferentes. E.
 
113 ERP (enterprise resource planning) corresponde à ação de comparar o desempenho empresarial de uma organização com o de outras organizações do mesmo setor.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O conceito descrito no item, na verdade, é o de benchmarking: “a técnica por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra”. // ERP é “integração e informação”, todas as áreas da empresa têm acesso às informações. E.

114 Um sistema de gestão da informação organizacional deve ser capaz de prever o sistema de produção adotado, assim, por exemplo, em uma organização que produz em massa, a data de registro de um pedido seria a informação mais relevante.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Um sistema de gestão da informação deve ser capaz de considerar “qual sistema de produção: massa, processo ou encomenda?”. No entanto, a exemplificação do item está incorreta, pois em um sistema que produz em massa, a data de registro de um pedido não seria uma informação crucial, pois é tipicamente atrelada ao início de um pedido no sistema just-in-time ou por encomenda.
 
A respeito de inovação e de gestão ambiental nas organizações, julgue os próximos itens.
115 A inovação é gerada internamente por empresários; assim, não guarda relação teórica com a ação de indivíduos empreendedores.
JUSTIFICATIVA – ERRADO.  Inovação é um conceito schumpeteriano e, em sua origem, Schumpeter (1911) define o “empresário inovador”, ao qual chama de “inovador”. Outro exemplo que reforça se tratar do mesmo fenômeno: Drucker define a inovação como “ferramenta específica de empreendedores, por meio da qual exploram a mudança como uma oportunidade para negócio ou serviço diferenciado”.
 
116 A gestão da inovação se restringe à gestão de fatores internos à organização como, por exemplo, a capacitação dos colaboradores e a disponibilidade de recursos para pesquisas.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Estudos recentes de inovação demonstram a interdependência de fatores econômicos, políticos, sociais e culturais. Alguns desses fatores são externos a organizações envolvidas, como uma parte do ambiente institucional mais amplo, enquanto outros são internos, ao contrário do que afirma o item, que restringe a gestão da inovação a aspectos internos das firmas.
 
117 A gestão da inovação consiste na aplicação de técnicas para eliminar riscos associados a mudanças nas organizações e o desempenho dessa gestão pode ser mensurado pelo estágio em que se alcançou a inexistência de risco na organização.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. O risco é um componente natural da atividade de inovação: “a inovação é extremamente complexa, incerta e criativa; falhar é a norma para aproximadamente 50% dos projetos de inovação; inovação é um negócio de risco”, razão pela qual estabelecer uma meta de eliminação de risco associada à inovação é impossível, pois nenhuma organização consegue eliminá-lo. // Risco é mensurável e sempre existirá. Assim, não tem como a gestão da inovação ser avaliada de acordo com a inexistência de risco. E.
 
118 A gestão do conhecimento compreende a gestão de dados, os quais, por sua vez, compreendem fatos ou números em forma bruta, que, conectados a informações, podem gerar conhecimentos para a organização.
JUSTIFICATIVA – CERTO. Dados são fatos e números simples e absolutos que, por si mesmos, podem ter pouca utilidade, embora, quando conectados a informações, possam gerar conhecimento para a organização. // Definiu corretamente “dados”. Os quais são agrupados e viram informação. Para utilizar a informação, é preciso conhecimento. C.
 
119 A gestão ambiental é reflexo da adoção de princípios de responsabilidade ambiental, a exemplo da prevenção, que consiste no envolvimento da comunidade na proteção do ambiente.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Na verdade, a gestão ambiental envolve prever princípios de responsabilidade ambiental, conforme afirma o item, mas a ação de envolver a comunidade na proteção do ambiente é conhecida como princípio da “participação” e não da “prevenção”. // Existem várias listas de princípios da gestão/direito ambiental, entre eles constam: prevenção, informação, participação, concertação (negociação), poluidor-pagador, precaução. E.
 
120 Ao facilitar e implementar o uso do transporte coletivo para que os empregados acessem as dependências da organização, o gestor exerce ações de gestão ambiental.
JUSTIFICATIVA - Há atitudes que demonstram a responsabilidade ambiental das organizações, tais como criar um sistema de gestão ambiental, priorizar o transporte coletivo ou com baixo índice de poluição. // Diminui o uso de carros, consequentemente, de poluentes deles. C.

7 comentários:

  1. Questão 103

    Isso NÃO é Estratégica Genérica (Porter: Dif. em Produto, Custos ou Enfoque), mas sim Matriz Ansoff (Matriz Produto x Mercado), autores diferentes, datas diferentes, abordagens diferentes e etc.

    Não sei como não anularam isso à época.

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    1. É a estratégia genérica do Mr. Ansoff, não existe só a de Porter...

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    2. Tem alguma referência bibliográfica com esse nome pra Matriz Ansoff ?

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    3. Eu também acho que não é só por ter citado "estratégia genérica" que seja a de Porter, pela própria definição de "genérico".

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  2. Acho que a conta na questão 77 é assim:
    VPL(novoA)=-10.000+(5.000/1,1)+(5.000/1,21)+(15.000/1,331)=aprox.9.300
    Visto que os reinvestimentos são nos momentos 1 e 2. Em 3 há a liquidação da operação.

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  3. Questão 77 está confusa.
    No fim do primeiro ANO o caixa foi 1500, logo iriamos investir 15000 e sacar no ano 2, 15000*1,5=22500. Esse valor seria reinvestido no ano 2 sendo liquidado no fim do ANO 3 com 22500*1,5=33750.
    Logo o investimento real foi 10000 e no fim de 3 anos sacamos 33750, assim o VLP seria:
    VLP = -10000 +33750/1,1^3 = 15350

    Veja, que o Reinvestimento é do caixa todo, não apenas do lucro.


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  4. Questão 55 fala do negócio do Pedro que é um negócio pequeno, portanto não há um pessoa especifica de logística. Portanto uma pessoa que cuida de tudo.

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