Primeiro, cursinho sempre quer vender (óbvio), então sempre diz que há um concurso próximo... Na maioria das vezes, é mentira, mas, claro que acerta em algum momento. No caso de órgãos públicos e autarquias, muitos concurseiros acompanham a previsão orçamentária do ano seguinte e, a partir daí, tem-se uma noção de concurso. Isto não acontece com a Petrobras, pois é uma sociedade de economia mista, não existe essa previsão orçamentária, simplesmente lançam o edital. Enfim, é difícil prever...
O último edital de nível superior saiu em dez/21 e o anterior a ele, em fev/18. Pelo histórico, quatro anos é o maior intervalo entre um edital e outro. Contudo, o edital de 2021 foi gigantesco, como não se via há tempos, com certeza influencia nesse intervalo. Além disso, é época de "austeridade", conforme a presidente da empresa (link).
Quando tiver concurso, a banca voltará a ser Cesgranrio, fecharam contrato até jul/2028 (link). Se tem contrato, então até lá vai ter concurso, sim. Cesgranrio é a banca mais tradicional para a Petrobras e influencia diretamente no estudo: português e inglês são apenas eliminatórios (não classificatório), múltipla escolha, gostam muito de definições e do livro do Slack.
Em resumo, não sabemos quando será, mas não precisa esperar o edital (nem depender de cursinho) para estudar, conhecimento é acumulativo, nunca é em vão. Planejamento, disciplina, estudar por livros, fazer seus próprios resumos e muitos exercícios (refaça, pelo menos, todas as provas de eng. de produção e administração) são as minhas dicas.