Petrobras Prova Resolvida 2005 Engenheiro de Produção PLENO

Em 2005 teve concurso para eng. de produção júnior e pleno, as matérias das duas eram praticamente as mesmas e a dificuldade também.
Mas algumas disciplinas eram bem diferentes das de 2010 em diante como: coisas de RH, ética, marketing, gerência da informação, programação de computadores, criação de empresa de base tecnológica.
Algumas questões ficaram sem comentário.


Considere o texto e a tabela abaixo para responder às questões 21, 22 e 23.
Três locais que podem receber a instalação de uma fábrica de válvulas possuem as seguintes estruturas de custo mostradas na tabela a seguir, para um produto que se pretende vender a 80 u.m.
  21
Considerando as três opções de localização, a partir de que volume de peças a serem produzidas, o local A deve ser o escolhido para receber a instalação da fábrica de válvulas?
(A) 4.000                      (B) 5.000                      (C) 6.667                      (D) 8.000                      (E) 20.000

Resolução
Q=quantidade vendida                 Custos Variáveis=Cf          CustosFixos=Cf
Lucro = Preço*Q – Cv*Q – Cf = (Preço – Cv)*Q – Cf
O ponto de equilíbrio de A é:
Local A: 0 = (80 – 55)*x – 100.000 à x = 4.000
Local B: 0 = (80 – 40)*x – 200.000 à x = 5.000
Local C: 0 = (80 – 30)*x – 400.000 à x = 8.000

(Significa que, a partir de 4000 unidades, o A passa a ser lucrativo e é o menor valor entre os 3. Logo, deve ser escolhido. Nem precisava do gráfico abaixo, mas deu trabalho para fazer, então vou deixar...)

Mas o ponto de equilíbrio de B e C não importam, o que importa é em qual quantidade vendem mais que os outros locais. Com essas equações de lucro montamos um gráfico lucro x quantidade vendida:

O lucro zero indica o ponto de equilíbrio. A partir de 4.000 unidades, o local A é lucrativo e é a melhor opção até o X amarelo, quando é ultrapassado pelo local B. Este será a melhor escolha até o local C produzir determinada quantidade, no losango amarelo, e ultrapassá-lo.
Para acharmos o X amarelo e o losango amarelo, basta igualar as equações (como nos exercício seguintes).

Alt A.

22
Considerando as três opções de localização, a partir de que volume de peças a serem produzidas, o local B deve ser o escolhido para receber a instalação da fábrica de válvulas?
(A) 4.000                      (B) 5.000                      (C) 6.667                      (D) 8.000                      (E) 20.000

Resolução
Local A: 0 = (80 – 55)*x – 100.000
Local B: 0 = (80 – 40)*x – 200.000
(80 – 55)*x – 100.000 = (80 – 40)*x – 200.000
x = 6667
Alt C.

23
Considerando as três opções de localização, a partir de que volume de peças a serem produzidas, o local C deve ser o escolhido para receber a instalação da fábrica de válvulas?
(A) 4.000                      (B) 5.000                      (C) 6.667                      (D) 8.000                      (E) 20.000

Resolução
Local B: 0 = (80 – 40)*x – 200.000
Local C: 0 = (80 – 30)*x – 400.000
(80 – 40)*x – 200.000 = (80 – 30)*x – 400.000
x = 20.000
Alt E.

24
A “Análise do Ponto de Equilíbrio” tem como função:
(A) balancear uma linha de produção.
(B) determinar o tempo de retorno de um investimento.
(C) quantificar o valor presente líquido de um investimento.
(D) determinar o volume de negócios para não ocorrer nem lucro nem perdas.
(E) estabelecer a capacidade produtiva de uma planta.

Resolução
Ponto de equilíbrio é quando as receitas e as despesas estão equilibradas, ou seja, são iguais e isso não acarreta lucro nem perda. Alt D.

25
Uma empresa, após análise da indústria e respectiva concorrência, decidiu competir, adotando uma estratégia genérica de diferenciação em que a empresa consegue diferenciar seu produto e/ou serviço oferecido, criando algo que seja único no âmbito de toda a indústria. Uma característica requerida desta empresa, de forma a manter coerência com a estratégia genérica definida deve ser:
(A) boa capacidade de engenharia de processo.
(B) supervisão intensa de mão-de-obra.
(C) investimento de capital sustentado e acesso ao capital.
(D) produtos projetados para facilitar a produção.
(E) grande habilidade de marketing.

Resolução
A empresa quer ser pioneira, criar algo ÚNICO na história! Do que ela precisa? Primeiro, precisa de um gênio e para vender isso, muito marketing. Alt E.

26
Uma empresa está inserida em um mercado com as características abaixo.
I − Um melhor relacionamento com consumidores é fundamental para se ganhar mercado.
II − Custos são mais importantes do que inovação tecnológica no atual estágio do mercado.
Segundo estas informações, o que deve nortear o sistema de medição de performance desta organização?
(A) Aumento da eficiência produtiva e busca do mercado via aumento do relacionamento com o cliente.
(B) Aumento da eficiência produtiva, focada em inovação de produto, o que levará a fidelizar clientes.
(C) Ampliação do gasto de treinamento com os recursos humanos indiretos, pois a imagem de empresa levará a fidelizar clientes.
(D) Foco na liderança de produto, o que permitirá aumentar sua base de clientes.
(E) Foco na liderança de produto, pois a busca do mercado deve ocorrer pelo reconhecimento por parte do cliente de tal liderança.

Resolução
A eficiência está ligada a recursos, melhorando a eficiência, reduz-se gastos. Se o relacionamento com o cliente é essencial para vender, também precisa aumentar esse relacionamento.Alt A.

27
Um dos princípios de um sistema de medição de performance baseado no método Balanced Scorecard é:
(A) apresentar um conjunto de indicadores não necessariamente relacionados entre si.
(B) traduzir a estratégia em termos operacionais.
(C) auditar processos de uma organização.
(D) estabelecer modelo de referência para treinamento.
(E) definir cronogramas de implantação de sistemas ERP.

Resolução
BSC é para indicadores em 4 perspectivas: financeira, processos internos, crescimento e aprendizagem, clientes. Esses indicadores são relacionados e o objetivo principal é mensurar a execução da estratégia. Alt B.

28
Quanto ao método Balanced Scorecard, pode-se afirmar que:
(A) define conjunto de indicadores em grupos de finanças, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento, sendo tais pontos o suficiente para definir o método.
(B) define métricas e objetivos, sendo tais pontos o suficiente para definir o método.
(C) traduz a proposição de valor da organização em uma listagem de indicadores financeiros.
(D) não é necessário nem obrigatório definir planos de ação (iniciativas).
(E) pode ser usado para a programação estratégica.

Resolução
Apesar de as 4 perspectivas estarem presentes na letra A, a questão colocou “sendo tais pontos o suficiente para definir o método” para deixa-la errada.
A correta é a E, pois a função do BSC é, justamente, ajudar a estratégia, indicando o andamento da operação. Alt E.

29
Uma empresa do ramo de energia, em um mercado competitivo de elevado grau de rivalidade, tomou a decisão de competir no mercado de acordo com uma estratégia de liderança de custo total. Devido a esta decisão, o conjunto de requisitos organizacionais que a empresa deve ser capaz de implementar, de forma a suportar tal estratégia, é:
(A) coordenação entre as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Desenvolvimento do Produto e Marketing, mão-de- obra altamente qualificada e foco em áreas específicas do mercado.
(B) controles rígidos da operação; relatórios de controles freqüentes; supervisão intensa; Engenharia de processos com boa capacidade de implementação; produtos projetados para facilitar a fabricação e elevada capacidade de investimento.
(C) reduzida estrutura de supervisão e controle; plantas fabris de pequeno porte; elevada capacidade de investimento; estrutura hierárquica descentralizada e gestão de orçamento participativa.
(D) mão-de-obra altamente qualificada; projeto fabril com elevada flexibilidade de volume e mix de produtos e sistema de qualidade implementado e de classe mundial.
(E) supervisão altamente qualificada; foco em um determinado segmento de mercado; forte área de propaganda e marketing, relatórios de controles freqüentes.

Resolução
Lembrando as estratégias genéricas de Porter: liderança em custos, diferenciação e foco de mercado.
Em muitas questões, reconhecendo o errado, as características dos outros elementos conseguimos resolvê-lo. Por exemplo, na letras A e E citam “foco em áreas específicas de mercado” e “foco em um determinado segmento de mercado”, isso é foco, não liderança em custos.
Se a liderança é em custos, isso se consegue “apertando parafusos”, controlando bem. É a alternativa B, mesmo que a “elevada capacidade de investimentos” seja estranha...
Alt B.

30
Se um determinado setor industrial apresenta fortes barreiras de entrada a novos concorrentes e baixas barreiras de saída dos rivais, é correto afirmar que são esperados retornos:
(A) arriscados e moderados.
(B) arriscados e altos.
(C) arriscados e baixos.
(D) estáveis e altos.
(E) estáveis e baixos.

Resolução
Com barreiras de entrada e baixa barreira de saída entram menos concorrentes e sai quem quiser, o lucro de quem fica é elevado (podem formar um cartel, por exemplo) e estável. Alt D.

31
O moderno processo de terceirização das organizações, que se vem consolidando neste século XXI, se baseia em um tipo específico de formato das organizações, que é o formato em rede. Nestes casos, organizações se estabelecem como nós centrais de coordenação e reagrupam diversas outras empresas em torno de um empreendimento de negócio e operação comum. Podem-se indicar, como indícios deste modelo, iniciativas de Project Finance, os modelos de negócios e-Business (Amazon.com, e-Bay etc.), organizações em rede como Nike, Cisco entre outras. Tal formato de organização em rede tem como vantagem:
(A) rígido controle do conhecimento gerado.
(B) aumento da liquidez da operação do empreendimento.
(C) resolução dos problemas de propriedade intelectual.
(D) centralização das tomadas de decisão dos níveis operacional, tático e estratégico.
(E) manutenção das atividades da cadeia de valor do empreendimento sob responsabilidade de uma única empresa.

Resolução
Como é uma rede, várias empresas, nada vai ser centralizado ou rígido, pois seria muito difícil controlar, custoso, moroso. Assim, letras A, D e E estão eliminadas. A letra C parece jogada.
Liquidez da operação é a fluidez, afinal, está em várias partes.

Dos comentários: "A estrutura de Project Finance é de caráter financeiro. De acordo com Neumann (2014), tal estrutura objetiva viabilizar determinado projeto de investimento por meio de garantias de isolamento entre fluxo de caixa, patrimônio e riscos do projeto. É tipicamente utilizado para projetos de infraestrutura e industriais."

Alt B.

32 ANULADA
Um dos graves problemas de um projeto de ambiente de trabalho em nossos dias é a fadiga visual, que provoca tensão, desconforto, dores de cabeça e incapacidade visual. O cuidado que se deve ter com o projeto do posto de trabalho, visando ao maior conforto visual do operário é com:
(A) figuras e fundos.     (B) iluminação localizada.         (C) contraste de cor.     (D) ofuscamento.         (E) objetos.

Resolução
A iluminação deve ser difusa, sem ofuscamento, sem sombras, sem reflexos. Era letra D, mas "o cuidado que se deve ter" é com tudo. ANULADA.

33
Em um projeto acústico, o limite de nível de ruído, em dB, para permitir a permanência saudável numa longa jornada de trabalho, sem manifestação de surdez, é:
(A) 25                           (B) 35                           (C) 80                           (D) 90                          (E) 120

Resolução
O conforte é 65dB, mais de 80db já provoca surdez. Essa de 35dB é nova... Alt B.

34
A gestão do conhecimento é uma das atividades críticas de um processo, atividade ou empreendimento a ser realizado. Os tipos de conhecimento se subdividem em dois grandes grupos: tácito e explícito. Uma estratégia a ser utilizada para a disseminação do conhecimento tácito é a(o):
(A) prática on the job, supervisionada por tutor.
(B) adoção de sistemas computacionais de apoio.
(C) utilização de programas especialistas.
(D) uso de manuais.
(E) ensino a distância.

Resolução
Alt A.

35
Na construção de um navio petroleiro em formato anelar, onde a movimentação dos equipamentos, do ferramental, das equipes e da supervisão ocorrem na direção do comprimento do navio, o tipo de leiaute que deve ser considerado é:
(A) posição fixa.           (B) em linha.                 (C) funcional.                (D) por processo.         (E) por produto.

Resolução
Um dos exemplos que mais aparece (junto com do avião) para posição fixa. Independente se é anelar, o produto é fixo e os materiais e recursos que se movem. Baixo volume e alta variedade (customização). Alt A.

36
Um sistema de Manufatura Integrada por Computador (CIM) se caracteriza pelo uso de:
(A) sistemas manuais de controle e apontamento da produção.
(B) mecanismos de automação rígida da produção.
(C) sistema de integração flexível das diversas funções da produção.
(D) linhas de produção rígidas, automatizadas e balanceadas.
(E) sistemas artesanais de produção.

Resolução
Se o I significa “integrada”, então tem algo integrado aí. Se tratando de “Manufatura”, é produção. Alt C.

37
Com o objetivo de melhorar seu padrão de qualidade, uma organização toma a decisão de implantar os seguintes sistemas: CRM (Customer Relationship Management - Sistemas de Gestão do Relacionamento com o Cliente), BI (Business Inteligence - Sistemas de Inteligência de Negócio) e um ERP (Enterprise Resource Planning - Sistema de Gestão dos Recursos Empresariais).
Assinale a opção que mostra a correspondência correta entre o fator crítico de sucesso almejado e o sistema implantado.



Resolução
Alt A.

38
As figuras a seguir apresentam uma proposta de níveis de integração.


Considerando o conceito e os diferentes módulos definidos para um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) e baseado no conceito de níveis apresentado na figura, qual o nível de integração que tais sistemas (ERP) buscam alcançar?
(A) 1                            (B) 2                            (C) 3                            (D) 4                            (E) 5

Resolução
A principal característica do ERP é a “Base de Dados Comum”, disponível para todos, é a centralização, para evitar duplas entradas e informações incorretas. Não entendi bem a diferença entre 4 e 5, mas a resposta é a 4. Alt D.

39
Um sistema com características de um SCM (Supply Chain Management - Sistema de Gestão da Cadeia de Suprimentos) se aplica a organizações que:
(A) buscam aprimorar sua capacidade de entendimento do perfil do consumidor.
(B) visam aumentar a eficiência de sua logística interna somente.
(C) visam sistematizar a gestão de conhecimento da organização somente.
(D) desejam controlar de forma eficiente a capacitação de seus recursos humanos.
(E) desejam consolidar a gestão de seu sistema de valor.

Resolução
Um sistema é composto por entradas, processamento e saídas. Nunca é algo isolado, específico, relacionado a somente uma área. Procura a alternativa mais abrangente, que, inclusive, tem “sistema” escrito. Alt E.

40
Qual o impacto da implantação de um modelo de gestão baseado na filosofia JIT (Just-in-Time), nas questões de controle de qualidade?
(A) Aumentar a importância da inspeção final como função da garantia de qualidade e diminuir a importância do controle de qualidade como prevenção.
(B) Aumentar a importância da inspeção final como função da garantia de qualidade, levando as discussões de qualidade para a engenharia industrial.
(C) Diminuir a importância da inspeção final como função da garantia de qualidade e aumentar a importância do controle de qualidade como prevenção.
(D) Levar as discussões de qualidade para a engenharia de produto, diminuindo a importância da engenharia industrial.
(E) Levar as discussões de qualidade para a engenharia industrial, diminuindo a importância da engenharia do produto.

Resolução
Princípios básicos do JIT: evitar desperdícios, participação de todos, sincronia de fluxo. Uma das maneiras de todos participarem e dar autonomia aos colaboradores, principalmente em relação a qualidade. A qual ao invés de ficar restrita a inspeção final acontece em toda a produção. Alt C.

41
As plantas e componentes da área de transferência e estocagem de uma empresa petrolífera determinam o gargalo entre a capacidade de exploração e produção da organização e sua capacidade de distribuição. A organização está inserida em um mercado demandante e tem como objetivo minimizar os custos de oportunidade resultantes de vendas perdidas. Qual a estratégia de capacidade indicada para esta organização?
(A) Reativa.
(B) Neutra.
(C) Pró-ativa.
(D) Inicialmente reativa e posteriormente neutra.
(E) Inicialmente reativa e posteriormente pró-ativa.

Resolução
Quase tudo, na teoria, pró-ativo é melhor. Não sei explicar porque C e não E. Achei que existisse a reação devido ao mercado demandante, mas não.
Alt C.

42
A célula básica de um sistema automatizado compõe-se de mecanismos de entradas e saídas e processadores. Os sistemas de entrada são considerados, por vezes, sensores e os de saídas, atuadores. Um encoder, um CLP (Controlador Lógico Programável) e um cilindro pneumático devem ser utilizados em um projeto de sistema automatizado, respectivamente, como:
(A) atuador, atuador e atuador.
(B) atuador, processador e sensor.
(C) sensor, atuador e sensor.
(D) sensor, sensor e atuador.
(E) sensor, processador, atuador.

Resolução
Deve ser programação... Alt E.

43
Qual o método de projeto de lay-out que deve ser utilizado quando o custo de manuseio e deslocamento de material é uma variável a ser considerada?
(A) Balanceamento de linha de montagem.
(B) Capacidade de sistema.
(C) Análise gráfica.
(D) Análise carga-distância.
(E) Clusterização.

Resolução
Alternativas A e B estão ligadas a eficácia, a tempo, quanto produz, se consegue atender a demanda.
Clusterização vem de cluster, que são empresas do mesmo ramo localizadas próximas uma da outra (geralmente, naturalmente).
Se está falando em “deslocamento”, então tem a ver com “distância”. Alt D.

44
A gestão de uma empresa incubada, de base tecnológica, é caracterizada como um:
(A) processo rotineiro onde todas as atividades a serem executadas são conhecidas.
(B) processo de tentativa e erro, onde não existem lições aprendidas.
(C) processo espontâneo onde não cabe uma sistematização, mas uma certificação ISO9000 garante o sucesso da nova empresa incubada.
(D) conjunto de atividades que não caracteriza uma estrutura analítica de projeto.
(E) projeto com etapas de início, meio e fim, que representam a graduação da empresa incubada, sendo que o processo de incubação pode ter padrões que se repetem.

Resolução
Um dos tópicos do edital era “33 - Criação de empresa de base tecnológica.” Serve como conhecimento sobre incubação de empresas. Um incubadora é um local (ou empresa?) que abriga, auxilia outras empresas em seu início, muito frequente em empresas de tecnologia. Alt E.

45
Uma das características do Sistema Kanban é:
(A) estoque de peças se localiza fora da linha de montagem na qual está sendo utilizado.
(B) estoque de peças é centralizado e automatizado.
(C) chão-de-fábrica dispara a reposição de peças, sendo esta reposição controlada pelo consumo da fabricação.
(D) sistema de autorização de reposição ocorre em ciclos fixos de tempo e periodicidade.
(E) supervisores gerenciais controlam o estoque.

Resolução
Kanban é o uso de cartões para sincronizar o fluxo de material no processo. O material só se movimenta quando autorizado/pedido pelo posto seguinte. Alt C.

46
O ciclo de vida do produto “motor de automóvel” dura de 8 a 10 anos, sofrendo apenas pequenas variações de projeto. Que tipo de sistema fabril deve ser utilizado para fabricação de tais produtos que possuem ciclo de vida longo e alto volume de produção?
(A) Sistema flexível de manufatura.
(B) Sistema artesanal de fabricação.
(C) Sistema de manufatura integrada por computador, flexível e que tenha estações de usinagem a comando numérico.
(D) Linha transfer.
(E) Células de fabricação definidas por tecnologia de grupo.

Resolução
A linha transfer é um tipo de flow shop contínuo. Caracteriza-se por lotes grandes, máquinas dedicadas (também grandes), pouca variedade e muito mecanizada. Alt D.

47
Na identificação e análise dos riscos de um projeto de implantação de uma planta de processamento que se utiliza de uma estratégia de liderança de custo total, que tipo de risco deve ser analisado com cautela, podendo, inclusive, implicar mudança da definição estratégica?
(A) Mudança tecnológica disruptiva.
(B) Retardo da mudança tecnológica.
(C) Capacitação do pessoal.
(D) Foco escolhido de atuação.
(E) Tecnologias com alta maturação de investimento.

Resolução
Tecnologia disruptiva é a inovação radical, aquela que anula o investimento ou aprendizado anterior. Como a liderança é em custos, qualquer alteração faz a diferença. Alt A.

48
Em uma análise de investimento de projetos, foram comparadas duas alternativas de fluxo de caixa. O primeiro projeto apresenta um fluxo de caixa de 5 anos, com uma taxa interna de retorno de 13% e o segundo projeto apresenta uma taxa interna de retorno de 15%, com um fluxo de caixa de 7 anos. Considerando os dados apresentados, pode-se definir como a melhor escolha de projeto de investimento?
(A) Não se pode definir uma escolha a partir dos dados apresentados.
(B) Sim, o primeiro projeto, devido à taxa interna de retorno de 13% ser inferior à do segundo, que é de 15%.
(C) Sim, o primeiro projeto, devido à duração do projeto ser de 5 anos, inferior ao prazo de 7 anos do segundo projeto, o que representa um tempo de retorno menor.
(D) Sim, o segundo projeto, devido à taxa interna de retorno de 15% ser superior à do primeiro, que é de 13%.
(E) Sim, o segundo projeto, devido à duração do projeto ser de 7 anos, superior ao prazo de 5 anos do primeiro projeto, o que representa um tempo de fluxo de caixa positivo maior.

Resolução
A resposta é D. Estranho afirmar que é melhor só por causa da TIR. Se os investimentos forem diferentes, acho que isso não pode ser feito. Alt D.


Considere os dados apresentados abaixo para responder às questões 49 e 50.
Dois projetos de investimentos apresentam os seguintes dados acerca de seus fluxos:

Projeto A
Investimento necessário: 25.000 u.m.
Fluxo de entrada por ano durante período de 3 anos: 20.000 u.m.

Projeto B
Investimento necessário: 20.000 u.m.
Fluxo de entrada por ano durante período de 3 anos: 15.000 u.m.

O custo de capital é de 10% para ambos os projetos.

49
Qual o valor presente líquido, em u.m., do projeto A e do projeto B, respectivamente?
(A) 24.737,04 e 17.302,78
(B) 35.000,00 e 25.000,00
(C) 49.737,04 e 37.302,78
(D) 54.545.54 e 20.909,09
(E) 60.000,00 e 45.000,00

Resolução
Lembrando que, aproximadamente, 1,1²=1,2 e 1,1³=1,3
VPLa = -25.000 + 20.000/1,1 + 20.000/1,2 + 20.000/1,3 = 25.050
VPLb = -20.000 + 15.000/1,1 + 15.000/1,2 + 15.000/1,3 = 17.670

Ou...

Para não fazer muitas contas, considere i=0 para achar o VPL máximo:
VPLmáxA = -25000 + 3*20000 = 35000
VPLmáxB = -20000 + 3*15000 = 25000
São os valores máximos, ainda vai ter desconto, então só pode ser uma alternativa...

Alt A.

50
Qual projeto de investimento deve ser escolhido?
(A) A, pois apresenta o maior fluxo de entrada por ano.
(B) A, pois apresenta o maior valor presente líquido.
(C) B, pois apresenta o menor investimento necessário.
(D) B, pois apresenta o menor valor presente líquido.
(E) A ou B, pois o custo de capital é igual para os dois projetos.

Resolução
Quanto maior o VPL, melhor. Alt B.

51
A área de manutenção de uma empresa distribuidora de combustível constatou que 10% das bombas de combustível da rede sofreram problemas mecânicos e 40% tiveram problemas eletrônicos. A probabilidade de um problema eletrônico, no caso de um problema mecânico, é de 60%. Qual é a probabilidade de uma bomba de combustível vir a ter problemas mecânicos, ou eletrônicos ou ambos?
(A) 32%                        (B) 44%                        (C) 50%                        (D) 60%                       (E) 70%

Resolução
Problema mecânico: 0,1
Problema eletrônico: 0,4
Problema eletrônico surgir no problema mecânico: 0,6*0,1 = 0,06. Neste caso tem problema eletrônico e mecânico, então tem que tirar essa junção do total “mecânico + eletrônico”.
0,1 + 0,4 – 0,06 = 0,44               Alt B.

52
Um dos princípios da administração científica é a:
(A) administração de redes de empresas.
(B) produção sem estoques.
(C) especialização da mão-de-obra.
(D) gestão por projetos.
(E) elaboração do método de trabalho pelo operador.

Resolução
“Redes de empresas” e “gestão por projetos” é de décadas posteriores. “Sem estoques” é JIT. Na administração científica, não é o trabalhador que elabora o método, longe disso. É a de Taylor, foco nas tarefas, racionalização, divisão do trabalho, repetição à especialização. Alt C.


53
Dentre os métodos de inspeção abaixo, um fornece informações sobre a falha e sua causa em um processo de gestão da manutenção, mas não é considerado uma técnica de manutenção preditiva. Assinale a opção que o identifica.
(A) Líquido penetrante.
(B) Ultra-som.
(C) Correntes parasitas.
(D) Fractografia.
(E) Radiografia.

Resolução
Um raro exercício perguntando sobre ferramentas de manutenção preditiva, aquela que ocorre antes da falha e envolve "monitoramento, análise, vibrações, parâmetros, microfissuras". Pede a que não é preditiva. “Fractografia” estuda as fraturas, se tem fratura, a falha já ocorreu. Alt D.

54
Qual é a característica econômica que determina forte poder de negociação dos fornecedores, em relação às empresas de um determinado setor?
(A) Concorrência perfeita entre as empresas fornecedoras de um setor.
(B) Monopsônio das empresas compradoras do setor.
(C) Oligopólio das empresas fornecedoras.
(D) Oligopólio das empresas do setor.
(E) Baixo grau de rivalidade entre as empresas do setor.

Resolução
Monopsônio é um só comprador, o que lhe fornece grande poder de negociação.
Oligopólio são poucas empresas dominando o mercado com produtos similares, grande poder de negociação também. Alt C.

55
O modelo de referência internacional eSCM (IT enabled sourcing capability model), voltado para certificação de prestadores de serviços habilitados por tecnologia da informação, estabelece melhores práticas de gestão para as questões criticas de um relacionamento de outsourcing. A certificação de uma organização em tal modelo implica o reconhecimento internacional e a possibilidade de participação em um mercado global. O que representa, para uma organização contratante de serviços habilitados por tecnologia de informação, ter um provedor de serviços certificado pelo Modelo de melhores práticas eSCM?
(A) Um serviço de menor custo, graças ao uso de melhores práticas de reconhecimento internacional pelo provedor de serviços.
(B) Garantia de um provedor de serviços com processos desenhados de acordo com melhores práticas de referência, o que engloba soluções de processos de reconhecido sucesso internacional.
(C) Desconhecimento de qualquer padrão de operação da organização provedora de serviços, já que certificações baseadas em modelo de melhores práticas não determinam padrões de trabalho.
(D) Necessidade de ter uma equipe para redesenhar os processos da organização prestadora de serviços baseados no eSCM, já que a certificação não determina garantias quanto ao processo da organização prestadora de serviço.
(E) Necessidade de uma auditoria de segunda parte, baseada no modelo eSCM, já que a certificação não garante a adequação dos processos da organização prestadora de serviço ao modelo de referência.

Resolução
Alt B.

56
Considere, abaixo, os passos necessários para construir uma carta de controle estatístico de processo para média e range.
I - coletar os dados;
II - definir método de amostragem e o tamanho da amostra;
III - determinar o valor central e os limites de controle;
IV - selecionar a característica de qualidade a ser controlada;
V - utilizar a carta de controle para suas finalidades;
VI - determinar os limites de controle revisados.
A seqüência em que esses passos devem ser executados é:
(A) I - II - III - IV - V - VI
(B) II - I - III - V - VI - IV
(C) III - II - I - IV - V - VI
(D) IV - II - I - III - VI - V
(E) IV - II - III - VI - V - I

Resolução
Lembrando que o valor central e os limites são determinados depois da coleta de dados.
Alt D.

57
Qual a desvantagem da escolha de um processo de inspeção por amostragem, quando comparada com a inspeção 100%?
(A) Menor economia em função de um maior número de inspeções.
(B) Não ser aplicável a testes destrutivos ou de elevados custos.
(C) Necessidade de maior número de inspetores.
(D) Não ser aplicável a uma produção de itens similares.
(E) Risco de aceitação de lotes ruins e rejeição de lotes bons.

Resolução
A)   E. A Economia é maior, pois tem menos trabalho.
B)   E. É muito utilizado em testes destrutivos, porque se usar a inspeção 100% em testes destrutivos, todos poderiam ser destruídos!
C)   E. Não são todas as peças inspecionadas, então os inspetores são em menor número.
D)   E. É indicado para itens similares, quanto mais similar, melhor a inspeção por amostragem.
E)    C. Rejeição de lote bom é erro Tipo 1. Aceitação de lote ruim é erro Tipo 2.
Alt E.

58
Para executar a usinagem mecânica de uma hélice de propulsão de um navio petroleiro, o equipamento de comando numérico a ser adquirido, dada a complexidade da superfície da peça a ser usinada, deve ser do tipo:
(A) ponto-a-ponto.
(B) paraxial.
(C) paraxial no plano.
(D) contínuo no plano.
(E) contínuo no espaço.

Resolução
Alt E.

59
Deve-se optar pela aquisição de uma máquina a comando numérico quando o processo produtivo demanda:
(A) alto volume produtivo de um único produto.
(B) alto volume produtivo de um único produto de elevada complexidade de fabricação.
(C) flexibilidade, elevada complexidade e repetibilidade de fabricação de peças.
(D) baixo volume produtivo de um único produto.
(E) baixo volume produtivo e baixa complexidade de fabricação de peças.

Resolução
Máquinas CNC se caracterizam por: setup rápido, alta flexibilidade, poucos erros, alta repetição. Alt C.

60
Um grupo de engenheiros, ao analisar um determinado processo produtivo, constatou que este estava instável, produzindo peças fora da especificação, sendo afetado por uma causa especial. O recurso usado para analisar o processo fabril, visando a descobrir as possíveis causas do problema é o diagrama de:
(A) fase.                       (B) pareto.                    (C) barras.                    (D) dispersão.              (E) causa e efeito.

Resolução
“Fase”, "Pareto, "“barras” e “dispersão” não apontam causas.
O diagrama de causa e efeito (ou Diagrama de Ishikawa) que aponta causas através de uma análise estratificada. Alt E.

61
O Método para Solução de Problemas é composto das seguintes fases:
1 - identificação de problemas;
2 - observação da situação;
3 - análise;
4 - ação;
5 - verificação;
6 - padronização;
7 - conclusão.
Quais são as tarefas necessárias à execução da fase de padronização, além da elaboração ou alteração do padrão de procedimento?
(A) Levantamento , educação e treinamento, idealização de diferentes propostas de ação.
(B) Reflexão, definição de responsabilidades, acompanhamento e utilização do padrão.
(C) Planejamento, comparação de resultados, idealização de diferentes propostas de ação.
(D) Comunicação, definição de responsabilidade, acompanhamento e utilização do padrão.
(E) Comunicação, educação e treinamento, acompanhamento e utilização do padrão.

Resolução
Alt E.

Considere a carta de controle estatístico de processo, representada pela figura abaixo para responder às questões 62 e 63.

62
Após análise da carta de controle estatístico, é correto concluir que o processo:
(A) está estável.
(B) está instável.
(C) estava inicialmente (quatro primeiras amostras) sob controle e depois ficou instável.
(D) estava instável inicialmente e depois se apresentou estável.
(E) obtém os resultados esperados.

Resolução
Devido à grande variação, o processo está instável. Alt B.

63
A partir da quarta amostra, que tipos de causas e/ou problemas aparecem nesta carta de controle estatístico de processo?
(A) Causas normais.
(B) Causas especiais.
(C) Causas normais e especiais.
(D) Problemas crônicos.
(E) Problemas crônicos e causas normais.

Resolução
“Causas normais” são aquelas naturais do processo, inerentes ao processo, não incomodam porque não tiram o dados dos limites.
“Causas especiais” são aquelas não naturais, que tiram o processo do controle, atravessa os limites.
A partir da quarta amostra, as causas são NORMAIS, porque não ultrapassa o limite. Mas a banca diz que são especiais! Está errado, não achei alteração de gabarito e ficou assim mesmo.
Gabarito certo: alt A.
Gabarito oficial: alt B.

64
As empresas da indústria petrolífera têm se caracterizado por constituir holdings compostas de diversificadas unidades estratégicas de negócio. Deste modo, a gestão de marcas corporativas se tornou uma tendência no âmbito destas organizações. Qual é a estratégia de gestão de marcas corporativas que define e direciona a imagem da corporação por diferentes segmentos de mercado?
(A) Extensões de marca.
(B) Extensões de linhas.
(C) Marcas combinadas.
(D) Multimarcas.
(E) Novas marcas.

Resolução
Alt A.

65
Assinale a opção que mostra a correspondência correta entre a curva do ciclo de vida do produto e a matriz BCG.

Resolução
Introdução é Interrogação: produto novo no mercado e não se sabe o seu futuro, tudo é incerto.
Crescimento é Estrela: altas vendas e o lucro começa a aparecer, tudo é festa, foco na eficácia.
Maturidade é Vaca Leiteira: concorrentes mais fracos já desapareceram ou estão desaparecendo, produto já “maduro” no mercado foco na eficiência.
Declínio é o abacaxi: vendendo poucos, tem que decidir de insiste ou se desiste.

Alt A.

66
Uma empresa na área de distribuição resolve lançar um novo tipo de combustível voltado a carros de alta performance. Neste lançamento, opta por uma estratégia de preço baixo e de pesados investimentos em promoção e divulgação do produto. Qual é o contexto competitivo que reflete tal tomada de decisão?
(A) Grande parte do mercado potencial não conhece o produto, aqueles que passam a conhecer o produto e querem tê-lo e pagam o preço pedido; a empresa lida com a concorrência potencial e quer construir preferência de marca.
(B) O mercado é limitado em tamanho, grande parte do mercado conhece o produto, os compradores até estão dispostos a pagar um preço alto e a concorrência potencial não é iminente.
(C) O mercado é grande e não conhece o produto, a maioria dos compradores é sensível a preço, há concorrência potencial acirrada e os custos de fabricação por unidade caem com a escala de produção da empresa e a experiência acumulada de fabricação.
(D) O mercado é grande, conhece muito bem o produto, é sensível a preço e há alguma concorrência em potencial.
(E) O mercado é limitado, não é sensível a preço e a empresa lida com a concorrência potencial e quer construir preferência de marca.

Resolução
Alt C.

67
Considere:
1 - Modelos de referências de melhores práticas como ITIL (Information Technology Infrastructure Library), CMMI (Capability Maturity Model Integration), eSCM (IT enabled Soucing Capability Model) representam conjuntos de orientações e/ou meta-processos para projetar processos de negócios específicos de uma organização.
2 - Modelos de gestão são arquiteturas de técnicas gerenciais que visam a solucionar aspectos da gestão de uma organização.
3 - Uma técnica gerencial é um conjunto de atividades organizadas de forma processual que visa a solucionar aspectos da gestão do negócio.
De acordo com as informações acima, assinale a afirmação correta.
(A) Modelos de referência servem somente à certificação.
(B) Modelo de gestão de uma organização é o mesmo que modelo de referência de melhores práticas.
(C) Se uma organização utiliza uma técnica gerencial, esta garante a certificação de qualquer modelo de referência.
(D) Os modelos de gestão podem ser projetados a partir de processos de negócios desenhados de acordo com as orientações dos modelos de referências de melhores praticas.
(E) Modelo de gestão pode ser uma arquitetura de modelos de referências, sem, necessariamente, ter processos de negócios específicos para a organização.

Resolução
Alt D.

68
Um processo, após ter sido reengenheirado, caracteriza-se por ter:
(A) fragmentação do trabalho.
(B) estrutura organizacional hierarquizada
(C) inflexibilidade de execução e ser único.
(D) várias atividades combinadas em uma.
(E) silos funcionais bem definidos e ser estanque e respeitar as fronteiras funcionais.

Resolução
“Reengenharia” é recomeçar do zero, redesenhar os processos, fazer diferente (muitas vezes é uma ilusão e um erro). “Várias atividades combinadas em uma” acontecem no redesenho. Tanto que uma das críticas é que usam a reengenharia como pretexto para demissões em forma de downsizing. Alt D.


69
Assinale a opção que apresenta os blocos de funcionalidades do sistema que deverão ser considerados no desenvolvimento da engenharia de software de um sistema MRP.
(A)        Plano agregado de produção;
Programa Mestre de Produção;
Lista de Materiais;
Transações de estoques e
Programação de Ordens
(B)        Plano agregado de produção;
Programa Mestre de Produção;
Lista de Materiais;
Transações de estoques;
Programação de Ordens e
Planejamento dos Requisitos de Capacidade.
(C)        Programa Mestre de Produção;
Lista de Materiais;
Transações de estoques;
Programação de Ordens e
Planejamento dos Requisitos de Capacidade.
(D)       Programa Mestre de Produção;
Sistema de CAD/CAM;
Lista de Materiais;
Transações de estoques;
Programação de Ordens e
Planejamento dos Requisitos de Capacidade.
(E)        Programa Mestre de Produção;
Sistema de CAD/CAM;
Lista de Materiais;
Programação de Ordens e
Planejamento dos Requisitos de Capacidade.

Resolução
O CRP aparece depois e CAD/CAM não tem nada a ver.
Alt A.

70
O serviço de telecomunicações de uma operação de transferência e estocagem é prestado por três estações de forma seqüencial e conectadas em linha a partir da primeira estação. A primeira estação possui apenas um equipamento, sem redundâncias, que apresenta confiabilidade de 0,95. A segunda estação possui dois equipamentos instalados de forma paralela, um servindo de redundância para o outro, possuindo cada um confiabilidade de 0,80. A terceira estação possui apenas um equipamento, sem redundância, com confiabilidade de 0,95. Qual deve ser o nível de serviço acordado (confiabilidade do sistema de telecomunicações) entre a área de telecomunicações e a unidade de negócio de transferência e estocagem?
(A) 0,80            (B) 0,87            (C) 0,88            (D) 0,90                        (E) 0,95

Resolução
Redundância (em paralelo) funciona da seguinte maneira: o segundo (“B” - backup) só funciona se o principal falhar (“P” - principal). Para calcularmos a confiabilidade dessa dupla podemos fazer de duas maneiras (“falha” = 1-confiabilidade):
1.    Pfunciona ou (Pfalha e Béacionado) = 0,8 + (1-0,8)*0,8 = 0,96
2.    Total menos os dois não funcionarem = 1 - (Pfalha e Bfalha) = 1 – (0,2*0,2) = 0,96

Na questão:
0,95*0,96*0,95 = 0,866               Alt B.

Considere as informações abaixo para responder às questões 71 e 72.
Uma empresa está calculando a possibilidade de desenvolver um sistema de controle de frotas para postos de revendas da sua área de distribuição e tem duas alternativas:
1 - desenvolvê-lo exclusivamente com recursos internos de organizações ou
2 - estabelecer uma rede com empresas incubadas em incubadoras de centros acadêmicos de excelência.
A tabela apresenta os resultados do VPL de acordo com o êxito do desenvolvimento em milhões de dólares.


71
Qual o valor ótimo esperado em milhões de dólares?
(A) 280                         (B) 210                         (C) 52                           (D) 48                          (E) 44

Resolução
Tem que calcular o lucro para as duas alternativas multiplicando a probabilidade e os valores (é o método Bayes).
Desenvolvimento interno: 0,2*300 + 0,4*40 +0,4*-60 = 52
Aliança com incubadora: 0,2*200 + 0,4*30 +0,4*-20 = 44
O valor ótimo é o maior.
Alt C.

72
Qual o valor esperado da informação perfeita, neste caso, em milhões de dólares?
(A) 68                           (B) 52                           (C) 24                           (D) 20                          (E) 16

Resolução
“Informação perfeita” é quanto o decisor pagaria para ter a melhor situação. Na prática, é a diferença entre o melhor da junção dos dois cenários e o cenário ótimo.

No caso, o “melhor da junção” seria o ganho de 300 mais o 40 e perder menos, -20:
0,2*300 + 0,4*40 + 0,4*-20 = 68

O cenário ótimo é o, já calculado:
0,2*300 + 0,4*40 +0,4*-60 = 52

68-52 = 16    Alt E.

Considere as informações abaixo para responder às questões 73 e 74.
A implantação de uma refinaria respeita a seguinte tabela de atividades que definem a estrutura analítica do projeto. A tabela apresenta prazo de duração das atividades, bem como as precedências entre estas.

73
Quais são as atividades que estão no caminho crítico do projeto, não podendo sofrer atrasos?
(A) A - B - E - H - J
(B) A - C - F - H - J
(C) A - C - G - I - J
(D) A - D - I - J
(E) A - D - G - I - J

Resolução
Caminho crítico é o mais longo, qualquer atraso em suas atividade atrasa todo o projeto.
Alt B.

74
Qual prazo mínimo de conclusão do projeto, em meses?
(A) 44                           (B) 42                           (C) 36                           (D) 30                          (E) 18

Resolução
Caminho crítico é o mais longo, qualquer atraso em suas atividade atrasa todo o projeto, por isso a sua duração é o prazo mínimo do projeto.
12+4+18+4+6=44
Alt A.

75
No ano de 2004, o índice de liquidez corrente de uma firma foi de 1,35 e no ano anterior (2003), foi de 1,70. Com base nesta diferença, é correto afirmar que a empresa:
(A) está sem capacidade de pagamento de suas dívidas à longo prazo.
(B) está sem capacidade de pagamento de suas dívidas a curto prazo.
(C) possui capacidade de pagamento de suas dívidas no curto a prazo.
(D) possui capacidade de pagamento de suas dívidas a longo prazo.
(E) ganhou em capacidade de pagamento de suas dívidas a curto prazo.

Resolução
Liq. Corr. = At. Circ/Pass. Circ
Liquidez é a capacidade da empresa de transformar algo em dinheiro para pagamento. Maior que um é bom, quanto maior, mais ativos em relação a passivos, ou seja, melhor.
A correta é C, é para pagamento, maior que 1 indica capacidade de pagamento.
Tudo que é “circulante” está ligado a curto prazo, exclui as alternativas A e D.
O erro da letra E é que não ganhou em capacidade de pagamento, diminuiu, foi de 1,70 para 1,35.
Alt C.

Dos comentários:
índice de liquidez em 2003 (1,70)
índice de liquidez em 2004 (1,35)

presumi-se que a empresa perdeu liquidez, ao invés de ganhar. Isso deixa a letra (E) errada. Mas ainda assim a empresa continua com capacidade de pagar suas dívidas no curto prazo. Uma vez que a liquidez é a capacidade de transformar ativos em dinheiro no curto prazo (exemplo: vender ações hoje para conseguir o dinheiro amanhã).

ERRADO. A) está "com" capacidade, ainda que menor que no ano passado.
ERRADO. B) está "com" capacidade, ainda que menor que no ano passado.
CERTO. C) Possui capacidade de pagamento de dívida no curto prazo, ainda que menor.
ERRADO. D) Possui capacidade, as a liquidez é sempre no curto prazo.
ERRADO. E) "Perdeu" e não ganhou capacidade de pagamento (liquidez).

Alt C.

76
Qual a função de um círculo de controle de qualidade?
(A) Identificar uma peça defeituosa.
(B) Identificar grupo de peças defeituosas.
(C) Sugerir melhorias ao processo de fabricação.
(D) Estabelecer limites da carta de controle de processo.
(E) Determinar o fim da vida útil de uma máquina.

Resolução
São grupos formados por colaboradores para opinarem pontualmente sobre qualidade no processo. Alt C.

77
Em uma área de manutenção de dutos industriais foi estabelecido um processo de estocagem baseado em ponto de pedido. Com base nesta informação, é correto afirmar que:
(A) existem meios básicos para permitir variações aleatórias da demanda.
(B) existe um nível de estoque no qual é colocado um pedido de renovação do estoque.
(C) periodicamente, com um tempo fixo, o estoque é renovado.
(D) a organização está usando sistema kanban.
(E) a determinação do pedido de ressuprimento de estoque parte da gerência da organização.

Resolução
Ponto de pedido (parece que agora dizem mais “ponto de ressuprimento”) só existe na revisão contínua, quando é atingido, faz-se o pedido. Esse ponto é calculado pelo estoque de segurança + tempo de ressuprimento*demanda diária.
Alt B.

78
Um processo de mapeamento de cenário de negócios deve seguir as seguintes etapas:
(A) 1-definir limites da análise (escopo de produtos, mercados, sistema de valor e geografia); 2-mapear as relações chave de negócios; 3-usar o conhecimento para ação estratégica (adaptação e moldagem).
(B) 1-levantar o mapa de processos de negócios da organização; 2-analisar e otimizar o processo; 3- estabelecer processo de capacitação e treinamento dos envolvidos na execução do processo.
(C) 1-analisar fatores de produção; 2-analisar comportamento do consumidor; 3-levantar concorrência.
(D) 1-elaborar previsões de demandas; 2-discutir aspectos políticos; 3-construir cenários otimista, moderado e pessimista.
(E) 1- levantar custos da cadeia de valor; 2-identificar drivers competitivos; 3-definir uma estratégia genérica a utilizar.

Resolução
A mais longa e a sequência mais usual para tudo: definir, mapear (analisar), agir (só faltou controlar). Alt A.

79
Uma empresa adota um intenso processo de terceirização de mão-de-obra e possui elevado turn-over de pessoal devido à sua política salarial restritiva, reflexo das características do setor de atuação da organização. No entanto, seus processos de negócios são complexos e intensivos em conhecimento. A gestão de capacitação e conhecimento da organização tem se demonstrado degradada e custosa à organização. A empresa tem enfrentado dificuldades para capacitar rapidamente e reter seu corpo de colaboradores, tanto de terceirizados, como de efetivamente contratados. O procedimento de gestão de conhecimento e capacitação adequado a esta situação é:
(A) desconsiderar a capacitação dos colaboradores, já que esta implica investimentos significativos que serão perdidos rapidamente.
(B) criar uma universidade corporativa, que teria a responsabilidade de estabelecer um treinamento de longo prazo para os colaboradores da organização.
(C) terceirizar a atividade de capacitação.
(D) estabelecer estrutura de ensino a distância dos conceitos e procedimentos de funcionamento da organização e implementar programa de tutoria em que um colaborador mais antigo seria fonte de conhecimento da organização para um mais novo.
(E) certificar a organização em diferentes modelos de referências e normas, de modo a que a empresa garanta que a organização funcionará independente de um turnover elevado dos colaboradores e que o conhecimento da organização não será perdido.

Resolução
Alt D.

80
Uma das características do paradigma da Open Innovation é a diluição das fronteiras da organização para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento (P&D), combinando fontes tanto internas da organização como externas a esta. Tal lógica provoca um aumento significativo do acesso a novos conhecimentos, exigindo um modelo de negócio distinto do setor de P&D interno e hierarquizado. Uma empresa do ramo petrolífero, situada em um país de economia emergente, enfrenta sérios problemas para nacionalizar partes e componentes de equipamentos e produtos (acima de 60% em valor são partes e componentes importados), ficando exposta ao mercado internacional. Para esta organização solucionar tal problema, tendo como base o paradigma da Open Innovation, deverá:
(A) montar internamente um centro de pesquisa para desenvolver tais necessidades.
(B) desenvolver uma rede de competências tecnológicas que envolva instituições de pesquisa e ensino, redes de certificação, empresas e spin-offs.
(C) estabelecer estratégia de aquisição das empresas internacionais de tais componentes e partes.
(D) demandar do governo ajuda por meio de subsídios, para importação de partes e componentes.
(E) estabelecer, no âmbito da organização, unidades de negócios que fabriquem tais insumos necessários à operação da própria empresa.

Resolução
Existe a open innovation e a closed innovation, ou seja, uma é aberta e outra, fechada.
Das alternativas a mais aberta a parcerias é a B.
Alt B.

9 comentários:

  1. Com relação à questão 31.
    A estrutura de Project Finance é de caráter financeiro. De acordo com Neumann (2014), tal estrutura objetiva viabilizar determinado projeto de investimento por meio de garantias de isolamento entre fluxo de caixa, patrimônio e riscos do projeto. É tipicamente utilizado para projetos de infraestrutura e industriais.
    Apesar de todo o bla, bla, bla, a única alternativa que lida com questões financeiras é aque fala sobre liquidez, e talvez isso seja suficiente para resolver a questão.

    ResponderExcluir
  2. Questao 63. Tem uma regra q fala q mais de 7 pontos de um mesmo lado (abaixo ou acima) tbm é instavel. Quem quiser, procura direitinho essas regras, pois nao tenho certeza se é 7 mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, creio que sejam a partir de 8 pontos de um mesmo lado (abaixo ou acima). O esperado é que haja, sim, uma variação entre os limites mínimo e máximo. Se os pontos ficam muito tempo do lado do mínimo ou do lado do máximo, há algum problema especial que não era esperado (normal). Creio que esse foi o conceito usado pela banca. Por isso todo o processo está instável. A primeira parte (4 primeiros pontos) é instável porque claramente saiu dos limites LSE e LIE. E os outros pontos ficaram todos no mesmo lado. A primeira e a segunda metade dos pontos estão instáveis, porém por razões diferentes. Obrigado pela contribuição, Amanda.:) Espero poder ter ajudado também.

      Excluir
  3. Questao 53 - Fractografia estuda fraturas ocorridas. Se já ocorreu não é preventivo, mas corretivo.

    ResponderExcluir
  4. Questão 75.

    índice de liquidez em 2003 (1,70)
    índice de liquidez em 2004 (1,35)

    presumi-se que a empresa perdeu liquidez, ao invés de ganhar. Isso deixa a letra (E) errada. Mas ainda assim a empresa continua com capacidade de pagar suas dívidas no curto prazo. Uma vez que a liquidez é a capacidade de transformar ativos em dinheiro no curto prazo (exemplo: vender ações hoje para conseguir o dinheiro amanhã).

    ERRADO. A) está "com" capacidade, ainda que menor que no ano passado.
    ERRADO. B) está "com" capacidade, ainda que menor que no ano passado.
    CERTO. C) Possui capacidade de pagamento de dívida no curto prazo, ainda que menor.
    ERRADO. D) Possui capacidade, as a liquidez é sempre no curto prazo.
    ERRADO. E) "Perdeu" e não ganhou capacidade de pagamento (liquidez).

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  5. Questao 48

    A resposta da 48 ser D desafia tudo que prendemos em Matematica Financeira na Vida haha.
    São mutualmente excludentes? Qual TMA? Qual VPL e cada TMA?
    TIR sozinha é igual a nada... BIZARRO o gabarito (e não ter sido modificado ou anulado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! (Achei que eu que não estivesse enxergando algo na questão.)

      Excluir