PROJETO DE FÁBRICA E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS: ARRANJO FÍSICO

QUESTÕES
Petrobras – Eng. Produção 2010
61
Em gestão da produção, cada tipo de manufatura demanda a organização das atividades das operações com características diferentes de volume e variedade. O tipo de processo que lida com produtos discretos, geralmente muito customizados, sendo o período de tempo para executar o serviço normalmente longo, com baixo volume de produção e alta variedade, é denominado processo
(A) de projeto.       (B) de jobbing.            (C) de produção em massa.         (D) em bateladas.          (E) contínuo.

Resolução
Aqui está pedindo o tipo de processo! Os 5 principais são esses das alternativas. Customização quer dizer “personalização, características específicas”. Até poderia ser por jobbing, mas por projetos é mais exclusivo, então é alt A.

Petrobras – Eng. Produção 2011
56
Planejar o arranjo físico de uma instalação consiste basicamente em decidir como serão dispostos, no espaço disponível, os centros de trabalho. Com relação ao arranjo físico em linha ou por produto, tem-se que
(A) a sequência linear de operações para fabricar o produto ou prestar o serviço é uma necessidade.
(B) o produto tende a permanecer fixo, ou quase fixo, aglutinando em torno de si pessoas, ferramentas e materiais.
(C) os centros de trabalho são agrupados de acordo com a função que desempenham.
(D) os centros de trabalho são agrupados em torno dos funcionários da empresa.
(E) os funcionários tendem a permanecer fixos, ou quase fixos, aglutinando em torno de si ferramentas e materiais.

Resolução
Os 4 arranjos físicos são: posicional (produto parado), processo, celular e por produto.  Lembrar-se do arranjo físico “por produto em linha”, quem comanda é o produto, ele que se move e vai sendo montado. B é posicional. “Centros” está relacionado a “células” ou “processos”. Não sei o erro da E, porque os funcionários permanecem fixos, talvez o erro seja no “aglutinando em torno de si ferramentas e materiais”. Alt A.

58
Considere as afirmações abaixo sobre o arranjo físico por processo.
I - Esse arranjo é bastante adequado à manufatura de produtos com alto grau de padronização, produzidos em grandes quantidades e de forma contínua.
II - Esse arranjo é adequado à produção de um conjunto variado de produtos.
III - Esse arranjo possui como marca principal a baixa produção, com produtos de características únicas e com baixo grau de padronização.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas.                (B) II, apenas.               (C) III, apenas.             (D) I e II, apenas.          (E) I, II e III.

Resolução
Quem determina o arranjo por processo são os processos. Como? Processos similares ficam juntos, como se fosse um departamento ou setor. O arranjo não é para grandes quantidades e de forma contínua, como está na I. A III está errada por causa de “características únicas”. O arranjo é bastante adequado para variados produtos, porque a combinação de processos gera variedade. Atl B.

Petrobras – Administrador 2012
29
Uma organização do setor educacional está sofrendo uma reestruturação com o objetivo de otimizar e melhorar o fluxo de suas atividades. A organização identificou que seria necessário adequar as tarefas, os poderes e as responsabilidades, definindo, para isso, uma estrutura organizacional que possibilitasse alocar todas as pessoas agrupadas numa atividade funcional como os departamentos de marketing ou finanças, em uma mesma unidade.
O tipo de estrutura organizacional definido por essa organização é de estrutura
(A) funcional     (B) matricial      (C) por produto  (D) por cliente   (E) por localização geográfica

Resolução
“todas as pessoas agrupadas numa atividade funcional como os departamentos” falou “departamento” (até “funcional”), então é funcional. Alt A.

Transpetro - Eng. de Prod. 2011
42
Uma determinada empresa de serviços, para obter um fluxo de clientes mais eficiente, utiliza o arranjo físico por produto. Dentre as desvantagens do uso desse tipo de arranjo físico inclui-se o(a)
(A) aumento da velocidade dos serviços e de produção
(B) nível alto de utilização dos equipamentos e colaboradores
(C) sistema com baixa flexibilidade em resposta a mudanças no volume de produção
(D) tempo de treinamento menor se comparado a outro tipo de arranjo físico
(E) execução de tarefas rotineiras pelo setor de contabilidade e de compras

Resolução
Pra começar, A, B e D não são desvantagens em nenhum arranjo! À primeira vista, a alternativa C parece certa, porque o arranjo físico por produto é em linha, com repetição de tarefas... e por essa especialização que se aumentar o volume de produção, o processo não se adéqua facilmente, fica difícil especializar mais ainda os colaboradores ou demora para um novo integrante chegar ao nível dos atuais. Alt C.

IBGE - Eng. de Prod. 2009
37
Analise as afirmações a seguir sobre as empresas X,Y e Z representadas na figura.
I - A empresa X utiliza um processo por tarefas.
II - A empresa Y utiliza um processo de em lotes.
III - A empresa Z utiliza um processo de fluxo continuo.
IV - As empresas X e Y utilizam processos de linha de montagem.
Estão corretas as afirmações
(A) I e II, apenas.
(B) I e III, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) I, II e III, apenas.
(E) I, II, III e IV.

Resolução
O gráfico está com o sentido do volume de vendas invertido, a questão deveria ter sido anulada, não há resposta.
I – Processo por tarefas é a mesma coisa que “jobbing” e tem baixo volume de vendas, mas alta variedade. Está errado, mas a banca considerou certa.
II – “Em lotes” é intermediário nos tipos de processo, correto.
III – Fluxo contínuo tem altíssimo volume e baixíssima variedade (lembre-se da geração de energia), então não pode ser Z.
IV – processo em linha pode ser a produção em massa, que tem alto volume e baixa variedade, então X e Y não podem ser esse tipo.
Apenas II correta. No entanto, gabarito oficial diz I e II. Alt A.

Casa da Moeda - Eng. de Prod. 2012
24
No arranjo físico por processo, os recursos transformadores similares são agrupados juntos na operação de produção. Uma das vantagens desse tipo de arranjo físico é ter o(a)
(A) posicionamento das máquinas para a execução de todas as operações em uma peça
(B) custo unitário baixo para grandes volumes de produção
(C) item trabalhado em posição fixa
(D) utilização baixa dos recursos
(E) flexibilidade alta de mix de produtos

Resolução
Novamente perguntando sobre as vantagens do arranjo físico por processo. A grande vantagem é a alta flexibilidade devido à combinação de processos. Alt E.

Um comentário:

  1. A questao 37 do IBGE foi toda errada. Eles inverteram o gráfico de propósito para enganar o candidato, mas depois consideram as respostam como se o gráfico estivesse na posição correta. Que banca safada!

    ResponderExcluir