QUESTÕES
Petrobras – Eng. Produção
2009
Com base na classificação
relativa dos modais de transporte por custos e características de desempenho
operacional, apresentados na tabela acima, afirma-se que o(s) modal(is)
(A) ferroviário, em contraste
com aquaviário, é uma solução de menor risco para a carga.
(B) dutoviário é uma solução
de alto custo e baixo tempo de transporte de carga.
(C) rodoviário, em relação ao
aéreo, é mais vantajoso quando a carga requer maiores cuidados no transporte.
(D) aéreo e dutoviário
apresentam a menor taxa de reclamações de não cumprimento dos prazos.
(E) aéreo, rodoviário e
ferroviário são os mais utilizados, pois apresentam menores custos de
transporte.
Resolução
Basta prestar atenção nos números (o que representa mais e menos) e nas
alternativas. Aéreo e dutoviário apresentam menos reclamações sobre prazos
porque a variabilidade no tempo de entrega é menor. Alt D.
2010
70
No transporte de produtos
perigosos, existem parâmetros que devem ser seguidos. A Portaria no 204, de
1997, que tomou como base um livro da ONU conhecido como Orange Book, normatiza
a forma de operacionalizar o transporte, a embalagem e a armazenagem de
produtos perigosos. Segundo a referida Portaria, os gases inflamáveis são
enquadrados na classe
(A) 9 (B) 7 (C)
5 (D)
4 (E)
2
Resolução
Questão estranha da banca, muito específico,
decoreba e sem propósito. A divisão é assim: 1 - corresponde aos explosivos; 2
– gases inflamáveis; 3 - líquidos inflamáveis; 4 - sólidos inflamáveis; 5 -
substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos; a 6 - substâncias tóxicas e
infectantes; 7 - radioativos; 8 – corrosivos; 9 - substâncias perigosas diversas.
Alt E.
2011
52
Sobre o tema da distribuição
física dos produtos comercializados por uma organização, analise as seguintes afirmações:
I – A distribuição física fica
resolvida com o estudo do fluxo de produtos para a organização.
II – A movimentação, a
estocagem e o processamento dos pedidos dos produtos finais da organização são
os elementos relevantes da distribuição física.
III – O canal de transação
corresponde a uma ou mais empresas ou indivíduos que participam do fluxo de
produtos desde o fornecedor até o produtor.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas. (B)
II, apenas. (C) III, apenas.
(D) I e III, apenas. (E) I, II e III.
Resolução
Distribuição não é só o fluxo dos produtos, envolve
também sua movimentação, armazenagem e processamento de pedido (I errada). A II
está certa. A III está errada porque canal de transação é o meio para vender,
negociar e contratar. O fluxo do fornecedor até o produtor é um fluxo de
distribuição na óptica do fornecedor, porque distribuição é do produtor para o
cliente. Alt B.
2012
50
O gerente de uma cadeia de
suprimentos deve decidir sobre o desenho da rede de transportes de uma loja,
cujo tamanho do lote de ressuprimento é pequeno e frequentemente necessita que
entregas pequenas de carga não cheia (LTT - less than truck load) sejam
feitas diretamente. Sabendo-se que os fornecedores estão geograficamente
próximos à loja, constata-se
que a opção mais indicada de projeto para uma rede de transporte é a entrega
(A) direta, por possibilitar a
redução da despesa com recebimento.
(B) direta, por possibilitar a
redução do custo de transporte devido à consolidação.
(C) direta com coletas
programadas (milk runs), por possibilitar a redução do custo de
transporte devido à consolidação.
(D) via centro de distribuição
centralizado com armazenagem de estoque, por possibilitar a redução do custo de
estoque.
(E) via centro de distribuição
centralizado com crossdocking, por facilitar a coordenação da cadeia.
Resolução
Por estarem próximos da loja, já se descarta o
CD, então é direta. A B fala em direta e consolidação, não ocorre consolidação.
A alternativa A fala que diminui a despesa com recebimento, se ele receber de
vários fornecedores em horários diferentes o recebimento vai fica mais custoso.
Como os lotes são pequenos e estão próximos, o melhor jeito é o milk run. Alt
C.
Petrobras – Administrador
2010 Maio
51
Para empresas de
transporte rodoviário, a análise do ambiente econômico implica, inclusive, o
acompanhamento dos preços de commodities, por exemplo, o preço do barril
de petróleo e seus derivados, consequentemente.
PORQUE
Um aumento do
preço dos derivados do petróleo pode provocar a redução de seus preços de
serviços de transporte ao consumidor final e gerar aumento da demanda.
A esse respeito,
conclui-se que
(A) as duas
afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas
afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira
afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira
afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
(E) as duas
afirmações são falsas.
Resolução
A primeira está correta e é
clara. A segunda está errada porque é um absurdo! Se o preço do combustível
sobe, o preço do transporte também sobe, é uma das principais justificativas para aumento de preço de qualquer coisa! Alt C.
IBGE
2009
59
Com relação aos
armazéns utilizados nas redes de suprimentos ou de distribuição
multiescalonados, afirma-se que eles são
(A) vantajosos,
pois simplificam as rotas e as comunicações.
(B) vantajosos,
pois diminuem os custos de manutenção de estoques.
(C)
desvantajosos, pois aumentam o número de rotas da distribuição.
(D)
desvantajosos, pois impõem o uso de sistemas de transportes de maior
capacidade.
(E)
desvantajosos, pois aumentam o lead time de atendimento.
Resolução
Esse termo “multiescalonado” é do Slack, é a utilização de centros de
distribuição para diminuir as rotas. Alt A.
No caso, o transporte maritimo seria melhor denominado como aquaviário, concorda? Pois podemos ter transportes sobre rios também....
ResponderExcluirConcordo.
ExcluirOlá Leandro,
ResponderExcluirSobre a questão 52, o erro da I - não seria também "para a organização"? No caso, o certo seria "para o consumidor final ou cliente"?
Pode ser.
ExcluirEu que imaginei o erro na palavra "resolvida" no sentido de "definida, resolvida".