QUESTÕES
Petrobras – Eng. Produção
2009
Com relação aos aspectos operacionais do ciclo de vida do produto
mostrado na figura acima, considere as afirmações a seguir.
I – Na fase I, o projeto de produto já está estabilizado e o processo de
produção deve buscar maior controle dos custos.
II – Na fase II, torna-se necessário ter um planejamento de capacidade
mais eficaz.
III – Na fase III, os pontos focais da área de produção são a eficiência
do processo de produção e a lucratividade.
IV – Na fase IV, há solicitação por maior dedicação na busca por
fornecedores confiáveis e capazes de atender à demanda.
Estão corretas as afirmações
(A) I e II, apenas. (B) II e III, apenas. (C) III e IV, apenas. (D)
I, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.
Resolução
Lembrando as 4 fases do ciclo: introdução,
crescimento, maturidade e declínio. I – o produto está entrando no mercado,
então não está estabilizado, isto é na maturidade. O maior controle dos custos também
é na maturidade. II – na fase de crescimento, as vendas estão aumentando, só
importa atender à demanda, por isso o processo tem que ser eficaz. III – na
fase de maturidade, a produção está madura, mas já tem vários concorrentes no
mercado e a briga é pelos consumidores, então a eficiência é importante para
ajudar na lucratividade. IV – declínio é o final, briga por sua própria
sobrevivência, a busca por fornecedores confiáveis é no crescimento. Alt B.
2010
64
Com relação à engenharia
reversa, afirma-se que
(A) consiste em projetar o
canal de retorno do produto ao seu ponto de fabricação.
(B) consiste em recolher o
produto para corrigir eventuais falhas de fabricação.
(C) é baseada no retorno do
produto para reciclagem.
(D) busca analisar,
cuidadosamente, um produto, se necessário desmontando-o, para entender como foi
produzido.
(E) estuda formas de operar um
produto em sentido contrário ao projetado inicialmente.
Resolução
Não confundir “engenharia reversa” com
“logística reversa” (que seria a alternativa A). Engenharia reversa é o
trabalho do engenheiro ao contrário, através do produto final entender a sua
produção. A alternativa E está errada porque não é a forma de operar que é
estudada, sim a sua produção. Alt D.
2011
57
Com relação ao ciclo de vida
de um produto no mercado, considere as seguintes afirmações:
I – Na fase de introdução do
produto no mercado, ocorre um crescimento relativamente lento das vendas, em
comparação com as demais fases.
II – Na fase de maturidade, ou
saturação, as vendas são inferiores às registradas na fase de crescimento.
III – Durante a fase de
crescimento, em geral, o produto é retirado do mercado.
IV – Na fase de renovação, o
produto ganha acessórios.
É correto APENAS o que
se afirma em
(A) I (B) II (C)
I e III (D) II e IV (E) III e IV
Resolução
I – Diz que o crescimento das vendas é lento na “Introdução” em comparação às demais fases, correto.
II – Na maturidade, ocorre o ápice do lucro, as vendas são maiores, geram mais receita, o foco é na eficiência, redução de custos.
III – No crescimento, as vendas disparam, crescem bastante (por isso recebe o nome), a empresa só se importa em atender à demanda (eficácia). Claro que não vai retirá-lo do mercado.
IV – Não existe essa fase de “renovação” e os acessórios são na fase de crescimento, de êxtase, de tentativa.
Apenas I correta. Alt A.
I – Diz que o crescimento das vendas é lento na “Introdução” em comparação às demais fases, correto.
II – Na maturidade, ocorre o ápice do lucro, as vendas são maiores, geram mais receita, o foco é na eficiência, redução de custos.
III – No crescimento, as vendas disparam, crescem bastante (por isso recebe o nome), a empresa só se importa em atender à demanda (eficácia). Claro que não vai retirá-lo do mercado.
IV – Não existe essa fase de “renovação” e os acessórios são na fase de crescimento, de êxtase, de tentativa.
Apenas I correta. Alt A.
2012
67
A demanda de diversos produtos
passa por fases que constituem o seu ciclo de vida. Os efeitos gerenciais na
empresa exigem diferentes estratégias financeiras, de fabricação e de marketing
para cada fase, durante o tempo em que o produto se encontra no mercado.
A fase em que o produto final
é elevado e que a flexibilidade é um dos objetivos das operações de produção é
a de
(A) crescimento (B) declínio (C) introdução (D)
maturidade (E) saturação
Resolução
Não entendi o “produto final é elevado”, como
“elevado”? Elevado para onde? De qualquer maneira, flexibilidade é na fase de introdução,
lembrando “Projetos” em que a influência dos stakeholders é maior no começo.
Nessa fase, o produto precisa se adaptar para ganhar mercado e crescer. Alt C.
Petrobras – Administrador
2010
42
A direção se reuniu e realizou uma análise estratégica do crescimento da
empresa. A direção indicou que o caminho do crescimento da empresa passa pela
decisão de vender mais dos produtos atuais para novos mercados. Essa estratégia
de crescimento é denominada
(A) penetração de mercado.
(B) desenvolvimento do mercado.
(C) desenvolvimento do produto.
(D) diversificação.
(E) oportunidade.
Resolução
Não foi citado, mas está falando da matriz de
Ansoff. Sempre que tiver “novo”, é desenvolvimento de alguma coisa. A empresa
quer entrar com produtos existentes em novos mercados, ela quer conquistar
mercados, então é “desenvolvimento de mercado”. Alt B.
2012
47
Uma empresa está introduzindo
um novo produto no mercado. Suas vendas, como se esperava, são baixas, os
custos por cliente, elevados e, consequentemente, os lucros são negativos. O
produto atrai os clientes inovadores e não há muitos concorrentes.
Nessa fase do ciclo de vida do
produto, o objetivo de marketing deve ser
(A) maximizar a participação
de mercado.
(B) reduzir gastos e tirar o
máximo da marca.
(C) criar consciência de
produto e experimentação.
(D) maximizar lucros,
defendendo a participação de mercado.
(E) diminuir poder de
concorrentes e maximizar vendas diretas.
Resolução
A questão é voltada para marketing, que não cai
para produção. A é crescimento. B é declínio. D é maturidade. A resposta é letra
C, porque na introdução, o importante é “aparecer” para o consumidor, mostrar
que existe, fazê-lo experimentar e a empresa adaptar, buscar o melhor produto
com essas adaptações. Alt C.
Petrobras Biocombustível
2010
27
O ciclo de vida de um produto descreve a evolução
desse produto medida através do volume de vendas ao longo do tempo, com
diferentes estratégias de fabricação e financeiras. Dentre as estratégias
abaixo, qual identifica a fase de maturidade do produto no mercado?
(A) Customização alta com frequentes mudanças no
projeto original.
(B) Necessidades do mercado amplamente atendidas pelo
produto.
(C) Vendas com tendência ao crescimento devido ao
custo do produto ser elevado.
(D) Estágio em que os principais objetivos de
desempenho das operações são a confiabilidade e o custo do produto.
(E) Poucos concorrentes oferecerão o mesmo produto, e
a empresa tem como objetivo principal a flexibilidade.
Resolução
A letra A é a introdução. B
deve ser declínio. Letra E também é introdução (falando em flexibilidade de
novo). A resposta certa é D, na maturidade, já há muitos concorrentes e a briga
é pelo mercado existente (por isso a busca pela confiabilidade e pelo custo), o
lucro está diminuindo e cada ganho de eficiência é importante. Alt D.
BNDES – Engenharia
2013
58
A matriz de Ansoff é uma
ferramenta de análise e definição de estratégias, que classifica as estratégias
empresariais em quatro categorias.
(A) I - P , II - Q , III - R ,
IV - S
(B) I - P , II - R , III - S ,
IV - T
(C) I - P , II - S , III - R ,
IV - T
(D) I - Q , II - S , III - P ,
IV - R
(E) I - Q , II - P , III - S ,
IV – R
Resolução
Tem que se lembrar da matriz de Ansoff. “Novo” é
desenvolvimento de algo. Só “penetra” algo que existe em outra coisa que também
existe. “Novo e novo” é diversificar. Alt D.
Não concordo com a afirmativa I da questao 57: "I – Na fase de introdução do produto no mercado, ocorre um crescimento relativamente lento das vendas, em comparação com as demais fases."
ResponderExcluirO crescimento das vendas é lento somente se comparado a fase crescimento... durante a fase de maturidade quase q se estabiliza e depois a tendencia é de queda....
Concordo porque eu errei quando resolvi. Mas se considerar que na maturidade e no declínio sequer cresce, então é lento mesmo... O gabarito oficial foi apenas I, letra A.
ExcluirContribuição Eng W.
ResponderExcluirA sequência mais usual de etapas do projeto de produto/serviço, de acordo com Slack, Chambers e Johnston (2002), é:
(A) Triagem; Geração do conceito; Projeto preliminar; Avaliação e melhoria; Prototipagem e projeto final.
(B) Geração do conceito; Triagem; Projeto preliminar; Avaliação e melhoria; Prototipagem e projeto final.
(C) Geração do conceito; Projetos preliminares; Triagem; Avaliação e melhoria; Prototipagem e projeto final.
(D) Geração do conceito; Projetos preliminares; Triagem; Prototipagem e projeto final; Avaliação e melhoria.
Gab B
Analise as proposições a seguir, referentes ao “Planejamento Estratégico e Planejamento Tático”. Com base em Oliveira (2010), atribua a elas verdadeiro (V) ou falso (F).
( )
O planejamento estratégico é de prazo mais longo, pois considera um conjunto de planejamentos táticos.
( )
O planejamento estratégico é de amplitude maior, pois considera a organização como um todo, enquanto o planejamento tático considera apenas uma parte dela.
( )
O planejamento estratégico é de risco maior, pela sua amplitude e maior prazo de execução em relação ao planejamento tático.
( )
O planejamento estratégico é relacionado exclusivamente às atividades-fins, enquanto o planejamento tático é mais relacionado às atividades-meio da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
(A) V – F – V – V
(B) V – V – F – V
(C) V – V – V – F
(D) F – V – V – V
Gab B