Transpetro Prova Resolvida 2011 Engenheiro de Produção

Edital praticamente idêntico aos da Petrobras.
Algumas questões são novas no blog! Ou seja, não estão nos posts separados por matéria.

Provas resolvidas (marcador: resolvida):
Prova Petrobras 2014.2 (Dezembro) aqui.
Prova Petrobras 2014 resolvida aqui.

A lista de todas as provas resolvidas do blog está no post "Todas Resolvidas"

21
A receita (vendas) e o custo das mercadorias vendidas (CMV), referentes ao departamento de administração de materiais de uma grande empresa, estão indicados na tabela a seguir.
Considerando-se redução de 20% no custo de material direto, redução de 10% nos custos indiretos de produção e que o custo da mão de obra direta permanece inalterado, o lucro, em mil reais, ficará entre
(A) 100 e 200    (B) 300 e 400    (C) 500 e 600    (D) 700 e 800    (E) 900 e 1.000

Resolução
Redução de 20% no material direto: 0,8.250k = 600k.
Redução de 10% nos custos indiretos: 0,9.200k = 180k
Lucro = 2000k – 250k – 600k – 180k = 970k.
Alt E.

22
Numa empresa manufatureira, a administração de materiais é uma função coordenadora responsável pelo planejamento e controle do fluxo dos materiais. O planejamento de materiais tem, entre outros, o(s) objetivo(s) de
(A) minimizar o fluxo das informações e o giro de estoque.
(B) minimizar o giro de estoque de materiais e coordenar as operações de produção.
(C) coordenar as operações de produção e aumentar o lead time das atividades fabris.
(D) reduzir os investimentos em estoque e maximizar os níveis de atendimento aos clientes.
(E) reduzir a utilização dos recursos da empresa e minimizar o fluxo das informações.

Resolução
“Planejamento de Materiais” está dentro de PCP e em alguns editais (do CESPE) aparece com esse nome mesmo. Bom, a intenção é sempre maximizar o fluxo de informações, o giro de estoque e a utilização dos recursos. Também diminuir o lead time de qualquer coisa. Assim, ficamos apenas com a letra D, apesar de “reduzir os investimentos em estoques” parecer estranho à primeira vista. Alt D.

23
Em um sistema produtivo, são necessários os seguintes insumos: a formulação de planos para atingir as metas empresariais; a descrição dos produtos feita através da lista de material e suas quantidades; as especificações do processo com instruções detalhadas; o tempo necessário para realizar as tarefas; e os recursos que estão disponíveis na empresa. Esses insumos básicos são integrantes do sistema de
(A) compras e financeiro da empresa
(B) distribuição e recebimento de materiais
(C) planejamento e controle da produção
(D) promoções e vendas de produtos e serviços
(E) marketing empresarial

Resolução
“Lista de materiais e quantidades, especificações do processo, tempo das tarefas” só pode estar falando em planejamento e controle da produção. Alt C.

Considere as informações e a tabela a seguir para responder às questões de nos 24 e 25.
A Indústria de Embalagens Cardoso Ltda. é uma conceituada empresa de fabricação de caixas de papelão especiais. A tabela abaixo apresenta uma lista de recursos básicos (papelão ondulado e tempo de trabalho) necessários para a produção de cada grupo de produto.

Essa empresa recebeu uma encomenda de um cliente especial e precisa fabricar 2.000 caixas tipo A-1, 4.000 caixas tipo B-5 e 6.000 caixas tipo C-7.

24
A quantidade necessária de papelão ondulado, em metros quadrados, para atender a essa encomenda, está entre
(A) 10 e 15        (B) 20 e 25        (C) 30 e 35        (D) 40 e 45        (E) 50 e 55

Resolução
Multiplicando caixas pelo papelão:
(2000*60)+(4000*30)+(6000*15)=330000cm²
1m²=(100cm)²=10000cm²
330000cm²=33m²
Alt C.

25
O tempo de trabalho, em horas, necessário para atender à encomenda solicitada, está compreendido entre
(A) 100 e 250                (B) 300 e 400                (C) 500 e 550                (D) 600 e 700                (E) 800 e 850

Resolução
Multiplicando caixas por minutos:
(2000*3)+(4000*2)+(6000*1)=20000min
20000min/60min=333,3h
Alt B.

26
Um engenheiro de produção de uma fábrica de embalagens atua como projetista de processo de fabricação e deseja avaliar dois métodos para a produção de contêiner, que utiliza em seu insumo material de alta resistência ao impacto. O 1o método tem um custo fixo de R$ 3.000,00 para ferramentaria e gabaritos, e um custo variável de R$ 5,00 por unidade. O 2o método exige a compra de uma máquina importada no valor de R$ 23.000,00 e tem custos variáveis de R$ 2,00 por unidade. A variação do custo, em mil reais, entre os dois processos para a produção de 4.000 unidades de contêiner produzidas, está compreendida entre
(A) 4,5 e 6,5
(B) 7,2 e 9,5
(C) 10,1 e 15,0
(D) 18,4 e 21,2
(E) 22,0 e 23,6

Resolução
1º método: 3000+4000*5=23000
2º método: 23000+4000*2=31000
31000-23000=8000
Alt B.

27
O processo de determinar, detalhadamente, os recursos necessários para realizar a produção, em cada centro de trabalho, é feito através do CRP (Capacity Requirements Planning). Um dos insumos exigidos para esse planejamento é o
(A) arquivo de roteamento
(B) inventário rotativo
(C) Electronic Data Interchange – EDI
(D) inspeção do produto acabado
(E) localização dos fornecedores

Resolução
Com o “Plano de Materiais”, sabendo o que deve ser comprado e o que deve ser produzido, surge o CRP.
Este analisa a capacidade de produção de acordo com equipamentos, mão-de-obra, horas disponíveis.
“Roteamento” tem a ver com rotas dos fornecedores (prazos de entrega), acho que “arquivo de roteamento” não é um nome usual para isso, mas é a resposta correta. O fornecimento é essencial para determinar a capacidade da produção (se chegarão a tempo). Alt A.

28
Em uma fábrica de embalagens, o departamento de produção tem seu centro de trabalho com disponibilidade de 140 horas semanais, sendo que as embalagens são produzidas durante 112 horas, não havendo outra atividade a ser feita. Nessas condições, o percentual de utilização desse centro de trabalho é de
(A) 20%                        (B) 56%                        (C) 65%                        (D) 70%                        (E) 80%

Resolução
112/140=0,8. Alt E.

29
O departamento de produção de uma empresa, que atua no ramo de fabricação de envelopes plásticos, dispõe, em seu centro de trabalho, de cinco máquinas, que operam oito horas por dia, durante seis dias por semana. A utilização média desse setor tem sido de 80%, e sua eficiência, de 110%. Nessas condições, a capacidade calculada para esse centro de trabalho, numa semana média, em horas padrão, está entre
(A) 200 e 215
(B) 185 e 190
(C) 150 e 155
(D) 130 e 140
(E) 110 e 125

Resolução
5máq*8h*6dias*80%*110%=211,2
Alt A.

30
O centro de trabalho de produção de cartões-postais personalizados das Indústrias Beleza Postal Ltda. deve fabricar um lote com 200 unidades de um de seus produtos, conforme pedido PT-123. O tempo de preparação das máquinas é de 30 minutos, e o tempo de operação é de 0,2 horas por unidade. Nessas condições, o tempo padrão necessário para atender a esse pedido, em horas padrão, está entre
(A) 24 e 26                   (B) 39 e 42                   (C) 50 e 60                   (D) 62 e 72                   (E) 88 e 93

Resolução
O tempo de preparação ocorrer apenas uma vez, 30min=0,5h
0,5+(0,2*200)=40,5h
Alt B.

31
A Eco Máquinas para Embalagens Ltda. é uma empresa de médio porte, usuária do FMS (Flexible Manufacturing System), que se utiliza da automação para transporte e manuseio de materiais para usinagem. O uso de um FMS traz como benefício o
(A) aumento no uso de mão de obra
(B) aumento de estoque de itens em processo
(C) incremento do tempo de transporte dos itens
(D) redução do lead time da produção
(E) redução da utilização dos equipamentos da linha de produção

Resolução
Sempre que falar em FMS, lembre-se de uma máquina CNC. São máquinas automatizadas de programação numérica. As vantagens são: produtividade, maior o tempo de operação, redução do tempo de setup e alta flexibilidade. Repare que as alternativas A,B,C,E não são vantagens em nenhuma ocasião. Alt D.

32
A Cia. Barbono Ltda. investiu, nos últimos dois anos, aproximadamente R$ 2 milhões de reais na informatização de seus processos financeiros, controle de compras, de almoxarifado, entre outros processos, integrando todos os departamentos. O Sr. Barbono esperava que os tempos de resposta, principalmente dos processos de compras e controle do almoxarifado, fossem melhorados. Entretanto, após a implantação dos softwares, os processos se tornaram mais lentos, particularmente no setor de compras, onde as aquisições em caráter de urgência aumentaram significativamente as despesas. Uma consultoria foi contratada para fazer um diagnóstico e apontar as causas do problema. Analise as causas apontadas a seguir.
I - As requisições de compras tinham normas que exigiam assinatura e carimbo devidamente reconhecidos e procedimentos feitos manualmente.
II - O planejamento das necessidades de material era feito quando o estoque terminava.
III - O fluxo do processo de compras tinha controles rígidos, exigindo assinaturas dos três níveis hierárquicos da organização, chegando até o Sr. Barbono, que podia vetar a solicitação.
IV - A estrutura organizacional era centralizada.
Estão corretas as causas descritas em
(A) I e II, apenas.
(B) I e IV, apenas.
(C) III e IV, apenas.
(D) I, II e III, apenas.
(E) I, II, III e IV.

Resolução
Toda corretas, todos são procedimentos (burocracia, estrutura centralizada) que deixam o processo lento ou caro (compras emergenciais). Alt E.

33
Uma empresa possui 200 funcionários contratados para trabalharem 40 horas por semana, em jornada normal de 8 horas. Se, no mês de agosto, houve 78 ausências e, em relação a meias faltas e atrasos, tinha-se verificado que os funcionários deixaram de trabalhar um total de 16 horas no mês, o índice de absentismo, no referido período, foi de
(A) 5%              (B) 4%              (C) 3%              (D) 2%              (E) 1%

Resolução
200func*40h*4semanas = 32000h durante o mês de Agosto
(78ausências*8h)+16h de atrasos = 640h não-trabalhadas durante Agosto
640/32000 = 0,02. Alt D.

34
Uma empresa pretende realizar uma previsão de demanda para um determinado item produzido. A tabela a seguir mostra a demanda realizada nos seis últimos períodos.

Com base na tabela acima, é INCORRETO afirmar que, utilizando-se o método da média móvel
(A) simples, tomando por referência os três últimos períodos, o valor projetado para julho será igual a 145 unidades.
(B) simples, tomando por referência os quatro últimos períodos, o valor projetado para julho será igual a 140 unidades.
(C) simples, tomando por referência todos os seis períodos, o valor projetado para julho será igual a 135 unidades.
(D) ponderada, tomando por referência os dois últimos períodos e um peso duas vezes maior para o mês de junho, o valor projetado para julho será igual a 145 unidades.
(E) ponderada, tomando por referência os três últimos períodos e um peso três vezes maior para o mês de junho, o valor projetado para julho será igual a 147 unidades.

Resolução
O método da média móvel simples é simples! Só fazer a média com os períodos pedidos, todos estão certos (claro que o errado era mais provável ser o da média ponderada). Na letra D, pede para que o peso de Junho seja duas vezes maior. Podemos atribuir 2 para Junho e 1 para Maio, então, temos que multiplicar o peso pelo dado referente, somar e depois dividir essa soma pela soma dos pesos.
Prev = [(2*150)+(1*145)]/3 = [300+145]/3 = 148,33, não 145, alternativa errada, alt D.

35
O alcance dos objetivos operacionais de uma empresa relaciona-se diretamente com um planejamento de pessoal bem estruturado e executado. Um modelo de planejamento de pessoal que permita predizer uma necessidade de curto prazo, capaz de prever consequências de contingências e que possa ser utilizado na análise do sistema de carreiras, é o modelo
(A) com base na procura estimada de produto ou serviço
(B) com base no fluxo de pessoal
(C) com base em segmentos de cargos
(D) de substituição de postos-chave
(E) de Greenwald

Resolução
Questão incomum para eng. de prod., não entendi direito.
Segundo Cris Duran (link)

Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço: este modelo realiza o planejamento de RH de acordo com a demanda sobre seus produtos ou serviços. Se essa procura aumenta, o planejamento irá tomar este rumo... Assim, "necessidades de pessoal" é uma variável dependente da procura estimada do produto ou serviço. É um foco bastante operacional.

Modelo baseado no fluxo de pessoal: mapeia a transação de pessoas na empresa e o turnover. A partir da análise desses dados é que se planeja a necessidade de pessoal. É um modelo adequado para empresas conservadoras e que não pretendem aumentar seus serviços. Agora a pergunta: por quê? Porque se é uma empresa com grande fluxo de pessoas (instáveis), você não consegue fazer uma previsão segura de necessidades de pessoal baseando-se no fluxo de pessoas. E se a empresa pretende expandir os serviços, também não poderá basear-se somente nos dados de turnover para se planejar. Portanto, é um modelo para empresas estáveis, conservadoras.

Modelo baseado em segmentos de cargos: a palavra-chave é "fator estratégico". Esse modelo escolhe um fator estratégico como, por exemplo, número de vendas, e, pelos dados históricos desse fator, realiza sua previsão de pessoal. Mas então "por que segmentos de cargos"? É porque, veja bem o exemplo, "número de vendas". Então a previsão se baseará no segmento "vendas" e como este segmento vem se comportando nos últimos tempos. Outros fatores poderiam ser: plano de expansão, volume de produção... Percebe-se, portanto, que o foco continua no operacional. 

Modelo baseado na substituição de postos-chave: são os mapas de substituição ou organograma de carreira dos funcionários. Neste caso, o planejamento baseia-se em "quem substitui quem". Então, a partir do organograma, visualiza-se quem substituirá quem e planeja-se as necessidades de pessoas (ou o treinamento delas).

Modelo de planejamento integrado: é o modelo mais amplo e abrangente, e leva em conta 4 fatores: volume de produção desejado, mudanças tecnológicas dentro da empresa que alterem a produtividade, condições de oferta e procura do mercado e comportamento dos clientes, e planejamento das carreiras dentro da organização. O que isso significa? De certa forma, este modelo integra as informações do outro, tentando fornecer mais informações ao RH. Assim, o planejamento é feito com mais precisão.
Alt B.


36
Uma empresa está ampliando o programa de qualidade total para todos os seus setores. Nesse contexto, a contribuição do departamento de planejamento de pessoal à gestão da qualidade concretiza- -se por meio de diversos modos, EXCETO pela(o)
(A) elaboração de técnicas de desenvolvimento organizacional
(B) incorporação da qualidade na gestão de recursos humanos
(C) realização da avaliação dos funcionários
(D) incentivo ao trabalho em equipe mediante recompensas individuais
(E) treinamento de funcionários para coleta de dados relevantes ao programa de qualidade

Resolução
“Recompensas individuais” atrapalhou o item. Alt D.

37
Uma empresa adotou uma classificação ABC (80/20) para os itens consumidos, conforme mostra a tabela a seguir.

Com base na tabela acima, afirma-se que
(A) x + y é igual a 38, sendo o produto III da classe A.
(B) x + y é igual a 38, sendo os produtos I e II da classe A.
(C) x é igual a 8, e y é igual a 30, sendo os produtos II e VI da classe B.
(D) x é igual a 8, e y é igual a 35, sendo VI um produto da classe C.
(E) existe um produto da classe A, dois da classe B e dois da classe C.

Resolução
x=600/75=8
y=90/3=30
x+y=38
I e II são da classe A, pois (940+600)/1925=0,8
Alt B.

38
Uma das práticas mais comuns na atualidade empresarial é, na gestão de recursos humanos, realizar periodicamente a avaliação de desempenho dos funcionários. Ainda que os métodos utilizados variem entre as organizações, para incorporar as especificidades pontuais de cada uma, há alguns métodos particularmente populares. Nesse sentido, afirma-se que são métodos tradicionais de avaliação de desempenho, EXCETO
(A) apuração em escala
(B) pesquisa de campo
(C) escolha forçada
(D) escalas gráficas
(E) incidentes críticos

Resolução
A letra A não é um método de avaliação, nomenclatura parecida tem o método de “escalas gráficas”, a banca quis confundir. Os outros são métodos tradicionais. Pesquisa de campo é o mais custoso e demorado, realizado observando o trabalhador no local de trabalho. Escolha forçada tem elaboração complexa e fácil aplicação é aquele das frases, tem que escolher uma em detrimento da outra. Escalas gráficas é uma planilha onde julga o colaborador sob alguns critérios. Incidentes críticos é aquele que conta com situações extremas ocorridas com o colaborador. Alt A.

39
A Refortec S.A. produz componentes mecânicos para empilhadeiras. Seus custos fixos anuais são de R$ 450.000,00, e os custos variáveis unitários de R$ 150,00, por unidade. A empresa espera vender 15.000 unidades por ano, ao preço médio de R$ 300,00. Com base nessas informações, a Refortec
(A) operará com prejuízo durante três anos.
(B) operará com prejuízo durante dois anos.
(C) terá um ponto de equilíbrio equivalente a 3.000 componentes.
(D) terá um ponto de equilíbrio equivalente a 100 componentes.
(E) deverá aumentar em 10% o preço de venda dos componentes para não ter prejuízo.

Resolução
Receita: 15000*R$300 = 4.500.000
Custos fixos = R$450.000
Custos variáveis (para 15000unid.) = 15000*R$150 = 2.250.000
Custos fixos + variáveis = 2.250.000+450.000 = 2.700.000
Como a receita é maior, não vai operar com prejuízo.
Ponto de equilíbrio:
450.000 = 150.000*X (a margem é 150 mil )
X = 3000
Alt C.

40
É marcante o crescimento do uso, por departamentos de planejamento de pessoal, de técnicas que projetem, matematicamente, tendências passadas e presentes em previsões futuras, referentes ao fluxo de pessoal em uma empresa ou em um de seus setores. Nesse sentido, uma das ferramentas mais utilizadas é a matriz de probabilidade de transição, capaz de examinar o padrão geral de movimento dentro e fora da empresa e o padrão intermediário desses dois ambientes. Observe a matriz de probabilidade de transição abaixo, que descreve a proporção de empregados que estava no estado de origem, no Período 1, e, no estado de destino, no Período 2.

Considerando-se a matriz acima, afirma-se que
(A) possibilita revelar oportunidades internas, como a participação cooperativa de funcionários de um setor em outro, o que não ocorre na hipótese apresentada.
(B) é inadequada para identificar padrões de carreira.
(C) é ineficaz para análises sobre o impacto das saídas na organização.
(D) permite identificar a movimentação entre os cargos relacionados a marketing e os demais.
(E) fornece dados insuficientes para a previsão de oferta interna futura.

Resolução
A matriz mostra a movimentação dos funcionários entre os cargos.
Alt A.

41
Numa determinada fábrica, solicitou-se a produção de 300 unidades de um item que precisa de duas estações de trabalho, E-1 e E-2, para seu processamento. O tempo de preparação em E-1 é de 30 minutos, e o tempo de operação é de 4 minutos por item. O tempo de preparação em E-2 é de 40 minutos, e o tempo de operação é de 2 minutos por item. O tempo de espera entre as duas estações de trabalho é de meia hora. O tempo de transporte entre E-1 e E-2 é de 10 minutos. O tempo de espera, após a operação em E-2, é de 1 hora para finalizar os trabalhos nessa linha de produção. Não existe fila em nenhuma das duas estações de trabalho. O tempo exigido para a produção (MLT – Manufacturing Lead Time), em horas, está entre
(A) 1 e 6           (B) 8 e 14         (C) 15 e 21        (D) 22 e 28        (E) 29 e 36

Resolução
E1 tem preparação de 30min e operação total de 300*4=1200min
E1 tem preparação de 40min e operação total de 300*2=600min
O transporte de 10min e a espera de 30min ocorrem juntos, então conta apenas 30min.
Somando tudo:
(30+1200)+30+(40+600)+60=1960min
1960/60=32,6h
Alt E.

42
Uma determinada empresa de serviços, para obter um fluxo de clientes mais eficiente, utiliza o arranjo físico por produto. Dentre as desvantagens do uso desse tipo de arranjo físico inclui-se o
(A) aumento da velocidade dos serviços e de produção
(B) nível alto de utilização dos equipamentos e colaboradores
(C) sistema com baixa flexibilidade em resposta a mudanças no volume de produção
(D) tempo de treinamento menor se comparado a outro tipo de arranjo físico
(E) execução de tarefas rotineiras pelo setor de contabilidade e de compras

Resolução
Pra começar, A, B e D não são desvantagens em nenhum arranjo!
A alternativa C está certa, porque o arranjo físico por produto é em linha, com alta repetição de tarefas, é um arranjo inflexível. Alt C.

43
A empresa Z busca selecionar o melhor local para a instalação de uma nova unidade de produção. Tal unidade deverá abastecer dois mercados, representados pelas cidades X e Y, com demandas iguais a 2.000 t e 3.500 t, respectivamente. Considerando-se a distância entre as duas cidades igual a 100 km, afirma-se que
(A) qualquer localização entre X e Y resultará no mesmo custo com transporte.
(B) a instalação da unidade na cidade X, para redução dos custos com transporte, é melhor do que na cidade Y, pois a quantidade consumida será menor.
(C) a localização que minimiza os custos com transporte corresponde ao meio do caminho entre as cidades, ou seja, a 50 km de cada uma.
(D) a melhor localização para a unidade, com base no método do centro de gravidade, é um ponto entre as duas cidades, distando 75,5 km de X e 24,5 km de Y.
(E) a melhor localização para a unidade, com base no método do centro de gravidade, é um ponto entre as duas cidades, distando 63,6 km de X e 36,4 km de Y.

Resolução
Mais uma questão com o método de centro de gravidade (Laugeni chama de “método do momento”). Aqui, o peso para o critério é a tonelada transportada.
x=2000t e y=3500t. Soma=5500t.
Fazendo a porcentagem, x=36,4% e y=63,6%.
Se y recebe 63% das toneladas transportadas, tem que estar mais perto de y na proporção inversa, 36,4km de y.
Alt E.

44
Suponha que o setor de operações de retaguarda (back-office) de uma grande empresa de serviço esteja projetando uma operação para processar solicitações de entregas de encomendas e trabalhe com o arranjo físico por produto. O número de solicitações a serem processadas é de 240 por semana, e o tempo disponível para processar as solicitações é de 8 horas diárias, trabalhando 5 dias por semana. Nessas condições, o tempo de ciclo, para esse arranjo físico, está, em minutos, entre
(A) 34 e 38                   (B) 28 e 32                   (C) 22 e 26                   (D) 15 e 19                   (E) 8 e 12

Resolução
Mais uma vez aparece o “tempo de ciclo”. O conceito é “o tempo necessário para cada peça”.
Sabendo disso, fica fácil deduzir a fórmula: tempo de produção/quantidade a produzir.
Tempo de produção: 8h*5dias=40h = 2400min
Quantidade a produzir: 240
TC=2400/240=10min
Alt E.

45
Uma empresa de médio porte em operações de serviço, que utiliza o arranjo físico por produto, calculou que o conteúdo médio de trabalho, ao processar uma solicitação de serviço, é de 60 minutos, sendo as solicitações processadas a cada 20 minutos. Nessas condições, o número de estágios, para esse tipo de arranjo físico, está entre
(A) 2 e 6                       (B) 7 e 11                     (C) 12 e 16                   (D) 18 e 22                   (E) 24 e 30

Resolução
Lembrando que o arranjo físico por produto é em linha, mas isso não faz diferença aqui.
60/20=3 estágios
Alt A.

46
Em diversas situações, o analista da área de tecnologia da informação se depara com a tarefa de análise e redesenho de processos empresariais. São técnicas que auxiliam o trabalho do analista, EXCETO a de
(A) fluxogramação de processos
(B) elaboração de manuais de procedimentos
(C) desenvolvimento de formulários
(D) gerenciamento das negociações com a direção
(E) levantamento das informações sobre o processo

Resolução
O analista de redesenho de processos da área de TI faz a mesma coisa que outro analista de redesenho, ser de TI não faz diferença.
A análise é baseada no desenho atual (fluxograma), em manuais de procedimentos, observação e entrevistas com formulários para levantas informações. A letra D não faz sentido. Alt D.

47
Suponha que uma empresa está estudando implantar o programa Seis Sigma no setor de distribuição, sendo que o tempo de entrega dos serviços voltados às empresas de comércio eletrônico, certamente será um dos projetos prioritários. No estudo de viabilidade de implantação do programa, analisou-se a entrega postada na cidade de São Paulo, remetida ao município do Rio de Janeiro. Verificou-se que, para essa hipótese, o tempo médio das entregas é de, aproximadamente, 36 horas, com desvio padrão de 4 horas. Para caracterizar se o referido processo encontra-se de acordo com os parâmetros do Seis Sigma, a ferramenta mais indicada será o
(A) Programa 5S
(B) Diagrama de Pareto
(C) Mapeamento de Processos
(D) Análise de Capacidade
(E) Análise de Conformidade

Resolução
Outra prova, mesma banca e questão quase igual à 58 da Petrobras 2012 – Administrador, porém, esta é para engenheiro de produção.
Falou em tempo, desvio padrão, então não tem a ver com 5S, pareto, mapeamento.
Conformidade está relacionada com requisitos, controle de conformidade.
Seis sigma mexe com a capacidade de fazer certo, de evitar falhas. Alt D.

48
Os sistemas de informações gerenciais são utilizados nos processos de tomada de decisões gerenciais das organizações. Nessa situação, os sistemas de informação têm, em sua estrutura básica, EXCETO o(s)
(A) processamento de dados
(B) registro das auditorias de adequação do sistema de produção
(C) controle das informações
(D) objetivos estabelecidos pela organização
(E) padrões de qualidade das informações desejadas

Resolução
Não entendi o erro da B. Por que registro de auditorias de adequação do sistema de produção não entra nos sistemas de informação?
Alt B.

49
Uma empresa instituiu um programa de qualidade, iniciativa para a adoção de uma gestão empresarial participativa, a partir do desenvolvimento de uma cultura organizacional de melhoria contínua do ambiente de trabalho de seus colaboradores e de seus processos. Uma das grandes vertentes em que se estrutura tal programa é a adequação de seus produtos e processos às normas da International Organization for Standardization (ISO). Supondo-se que a empresa decida implementar as normas da ISO 9001:2008, sem, contudo, assumir custos da qualidade além daqueles previstos na referida Norma Técnica, serão adotadas as seguintes rotinas descritas, com EXCEÇÃO de
(A) realização periódica de auditorias externas.
(B) determinação de métodos para obtenção e uso de informações relativas à percepção do cliente sobre o atendimento da organização em relação a seus requisitos.
(C) validação de quaisquer processos de produção e prestação de serviço onde a saída resultante não possa ser verificada por monitoramento ou medição subsequente.
(D) planejamento e implementação dos processos necessários ao monitoramento, medição, análise e melhoria, para assegurar a conformidade do sistema de gestão da qualidade.
(E) elaboração e disponibilização de um manual da qualidade que preveja o escopo do sistema de gestão da qualidade, os procedimentos documentados estabelecidos para esse sistema, assim como uma descrição da interação entre os processos do referido sistema.

Resolução
De novo cita auditoria externa e está errada, deve ser porque a auditoria externa não é uma rotina, apenas acontece para certificar ou recertificar. Repare que todas as outras alternativas contém procedimentos internos, que a própria empresa deve fazer, por isso estão certas. Alt A.
  
50
Atestar a conformidade de um produto, serviço, sistema ou processo significa afirmar que
(A) é o mais viável do ponto de vista econômico-industrial.
(B) é qualitativamente superior a outros congêneres não avaliados ofertados no mercado.
(C) atende a requisitos mínimos estabelecidos em norma ou regulamento técnico.
(D) atende aos requisitos mais rigorosos de uma norma ou regulamento técnico.
(E) possui índice de falhas ou não conformidades igual a zero.

Resolução
Está conforme o mínimo estabelecido. Alt C.

51
Uma das características marcantes do programa Seis Sigma é
(A) adotar uma abordagem segmentada e individualizada.
(B) valer-se, exclusivamente, de ferramentas estatísticas como critério de avaliação e priorização de projetos.
(C) estar voltado à alteração e construção de uma cultura organizacional de melhoria contínua, sem, necessariamente, estar vinculado a um objetivo imediato ou a projetos em execução.
(D) conjugar ferramentas estatísticas e não estatísticas, com uma integração do gerenciamento por processo e por diretrizes, mantendo o foco nos clientes, nos processos críticos e nos resultados da empresa.
(E) ser especialmente eficaz em processos produtivos que utilizam uma análise de capabilidade, como ocorre em indústrias com linhas de produção em massa, sendo de pouca valia para processos em que não se aplica tal análise, como no setor de serviços.

Resolução

O programa 6 Sigma visa reduzir ao máximo a quantidade de falhas nos produtos, para isso, trabalha com uma margem de desvio padrão bem pequena, para alcançar seus objetivos toda a empresa precisa estar envolvida. “Foco no cliente” é a diretriz principal da qualidade, por isso a alternativa está correta (segunda vez que aparece esta definição de 6 Sigma). Alt D.


52
O gerenciamento por diretrizes (hoshin kanri) consiste, sinteticamente, no alinhamento de uma empresa a seus objetivos estratégicos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.
I - A gestão por diretrizes prescinde do planejamento operacional e não engloba mecanismos de controle.
II - O gerenciamento por diretrizes pode resultar em muitas lacunas ou superposições, estimulando apenas otimizações locais, tendo em vista que as diretrizes se desdobram em grupos organizados verticalmente, e não através dos processos.
III - Os diagramas de causa e efeito, de relações, de Pareto e de correlações são ferramentas úteis para explicitar diretrizes, a partir dos macroindicadores selecionados.
Está correto APENAS o que se afirma em
(A) I                 (B) II                (C) I e II                       (D) I e III                      (E) II e III

Resolução
I – “prescinde” significa “dispensa”, claro que não dispensa o planejamento.
Gerenciamento por diretrizes tem como objetivo principal o desdobramento da estratégia em diretrizes e metas específicas para cada área. Por isso pode resultar em lacunas ou superposições, algumas atividades podem ficar sem metas ou vários indicadores podem mensurar a mesma atividade, II correta.
A III cita ferramentas que podem justificar diretrizes, certo.
Alt E.


53
Uma empresa possui um órgão responsável por pesquisas e estudos. Esse órgão visa a assessorar a administração estratégica, estabelecer políticas e diretrizes gerais para a empresa, com a participação das demais gerências setoriais, definindo sua linha de produtos, o nível de lucratividade esperado, os mercados a serem atendidos e os impactos dos ambientes internos e externos sobre a empresa. Essas atribuições descritas são características da Gerência
(A) institucional
(B) de projetos
(C) de serviços
(D) de processos organizacionais
(E) dos processos e métodos de trabalho

Resolução
Falou em “estratégia, políticas e diretrizes”, então é “institucional”, é o mais genérico, do topo, é igual a um conselho. Alt A.

54
Robert Kaplan e David Norton desenvolveram, nos anos 90, o Balanced Scorecard. Trata-se de um modelo de sistema de medição de desempenho – ou, como preferem os autores, de um sistema de gestão estratégica – que se estrutura em quatro perspectivas básicas, agregando outros enfoques às metodologias tradicionais, centradas somente no aspecto financeiro. As quatro perspectivas em que se estrutura o Balanced Scorecard são:
(A) Laboral; Clientes; Processos Internos; Treinamento
(B) Laboral; Processos Externos; Fornecedores; Aprendizado e Crescimento Organizacional
(C) Financeira; Clientes; Processos Externos; Aprendizado e Crescimento Organizacional
(D) Financeira; Clientes; Processos Internos; Aprendizado e Crescimento Organizacional
(E) Financeira; Fornecedores; Clientes; Processos Internos

Resolução
BSC é “FICACliente: financeira, processos internos, crescimento e aprendizagem, clientes. Alt D.

55
Uma empresa possui apenas uma equipe técnica e precisa determinar a sequência ótima de processamento de seis trabalhos. Em função das características dos serviços realizados e da formação da própria equipe, os trabalhos são realizados um de cada vez. A ordem de chegada dos trabalhos na empresa foi I, II, III, IV, V e VI, conforme apresenta a tabela a seguir.


Com relação ao sequenciamento dos trabalhos, conclui-se que,
(A) sendo os trabalhos processados conforme a ordem de chegada, dois trabalhos atrasarão em relação ao programado.
(B) sendo os trabalhos processados conforme a ordem de chegada, quatro trabalhos atrasarão em relação ao programado.
(C) sendo os trabalhos sequenciados conforme o tempo de processamento de cada um, o atraso total será minimizado se forem iniciados na ordem decrescente desses tempos.
(D) sendo os trabalhos sequenciados conforme o tempo programado para a entrega de cada um, o atraso total será minimizado se forem iniciados na ordem decrescente desses tempos.
(E) sendo os trabalhos sequenciados de forma aleatória, o número de trabalhos em atraso sofrerá alteração pouco significativa.

Resolução
Primeiro eu pensei que o “Número de horas até a entrega programada” começasse a contar a partir da hora de chegadas dos trabalhos, mas aí não haveria atrasos nem resposta... foi um pensamento tolo.
Todos os trabalhos já estão lá, a ordem precisa ser determinada e os prazos correm pra todos ao mesmo tempo. O “Tempo Total” é o acumulado.

Repare que no trabalho III já terão passadas 33h, enquanto que o prazo é de 25h, ou seja, atraso destes e dos posteriores.
Alt B.








56
Na Análise Ergonômica do Trabalho (AET), as três primeiras etapas que constituem a fase de análise (demanda, atividade e tarefa) permitem realizar o diagnóstico para que se formulem as recomendações ergonômicas. A AET constitui-se em um exemplo de ergonomia de
(A) concepção
(B) conscientização
(C) participação
(D) recomendação
(E) correção

Resolução
Concepção é prévio, no projeto, no sistema todo.
Conscientização é para conscientizar de como fazer, é preventivo.
Participativo é para todos, forma-se um comitê.
Recomendação nem existe e está ali para confundir.
Correção é quando algo já está errado e precisa ser corrigido. Alt E.

57
Visando a dar conforto ao trabalhador nos postos de trabalho, recomenda-se que
(A) a altura do cotovelo seja a referência para a superfície de trabalho, nos trabalhos em pé.
(B) a cadeira não tenha altura regulável, se a mesa de trabalho tiver uma altura fixa.
(C) o encosto das cadeiras tenha um afastamento máximo de 10 cm do assento.
(D) o trabalhador ajuste-se às características do local de trabalho.
(E) os assentos das cadeiras tenham borda frontal arredondada e muita conformação na base.

Resolução
A cadeira sempre tem que ser regulável. O encosto não tem medida certa, a norma fala que deve ser adaptável para não prejudicar a lombar.
Não é o trabalhador que se ajusta ao local de trabalho, o local que se ajusta ao trabalhador!
Os assentos precisam de borda frontal arredondada, porém, pouca ou nenhuma conformação na base. Alt A.

58
No mundo contemporâneo, o trabalho noturno passou a ser vital para diversas áreas. Algumas atividades não podem ser interrompidas, seja pelo seu caráter de imprescindibilidade, seja por razões econômicas. Entretanto, o trabalho noturno provoca desgastes ao trabalhador. Que prática tem a finalidade de tornar o trabalho noturno menos prejudicial ao trabalhador?
(A) Estudo do ritmo circadiano
(B) Aumento da jornada de trabalho
(C) Realização esporádica de atendimentos médicos
(D) Realização de atividades que demandem menos movimentação
(E) Diminuição da quantidade de finais de semana livres e do número de folgas

Resolução
Ritmo circadiano (circ = cerca de, diano = do dia) é o “relógio biológico”, o ciclo biológico, atividades biológicas durante 24h. As outras alternativas não fazem sentido. Alt A.

59
Condições inadequadas no ambiente de trabalho contribuem para o erro humano e aumentam os riscos de acidentes. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constante, a NR-17 recomenda que
(A) a velocidade do ar seja superior a 0,75 m/s e inferior a 1,15 m/s.
(B) a umidade relativa do ar não seja inferior a 40%.
(C) o índice de temperatura efetiva esteja entre 18 oC e 21 oC.
(D) o nível de ruído aceitável para efeito de conforto seja de até 75 dB.
(E) as superfícies de trabalho, sobre as quais são executadas as atividades, sejam brilhosas.

Resolução
Veloc. do ar tem que ser menos que 0,75m/s.
Umidade não menos que 40%.
Temp. entre 20 e 23°.
Conforto de ruído é de 65dB.
As superfícies não devem ser brilhosas para comodidade visual. Alt B.

60
A representação visual de um processo utilizado por divesas organizações, cuja finalidade é pôr em evidência a origem, o processamento e o destino das informações num fluxo normal do processo de trabalho, é o
(A) diagrama de dispersão         (B) organograma           (C) fluxograma   (D) pictograma             (E) histograma

Resolução
Diagrama de dispersão é usado na qualidade para relacionar duas variáveis.
Organograma representa a estrutura organizacional (Presidência, diretorias, gerências...) e hierarquia.
Fluxograma é a resposta certa, usada para processos.
Pictograma nem é da matéria, são figuras, ex: placa de animais na pista.
Histograma é diagrama de frequência da estatística. Alt C.

61
Um dos desafios que se tem imposto aos responsáveis pelo recrutamento e seleção de pessoal numa empresa é, exatamente, a capacidade de atrair e reter os funcionários, particularmente aqueles mais qualificados. Considere as afirmativas abaixo sobre os princípios que devem nortear o planejamento de pessoal, especialmente quanto à eficiência do recrutamento e seleção de pessoal.
I - O principal fator de sucesso no recrutamento e na seleção é a adequação das características e potenciais de um candidato às funções que se espera que ele desempenhe na empresa no curto, médio e longo prazos, caracterizando um processo complexo que exige uma análise sistêmica.
II - O planejamento para o recrutamento e a seleção de pessoas deve-se pautar por uma análise de curto prazo, tendo em vista que o planejamento de médio e longo prazos representam apenas metas e expectativas da empresa, fatores insuficientes para recrutamento e seleção.
III - O recrutamento e a seleção de pessoal têm por objetivo selecionar candidatos que, além de qualificados, sejam versáteis, trabalhem em equipe e tenham espírito de liderança, de modo que haja uma correlação intrínseca e harmônica entre o planejamento de curto, médio e longo prazos da empresa e os resultados da seleção.
Está correto APENAS o que se afirma em
(A) I                 (B) II                (C) I e II                       (D) I e III                      (E) II e III

Resolução
Lembrando que “recrutamento” é parecer atrativo para atrair candidatos e “seleção” é selecionar o mais adequado.
I está correta, esse detalhe de curto, médio e longo prazo é importante.
II errada por causa do final “médio e longo prazos representam apenas...”
III pode parecer correta, no entanto está errada porque não são condições obrigatórias, cada seleção tem seus critérios.
Apenas I. Alt A.

62
O diagrama usado para documentar processos em gestão de produção é denominado Diagrama de Fluxo de Processo e utiliza diversos símbolos para identificar os diferentes tipos de atividades. Nesse tipo de diagrama, qual símbolo representa a atividade de inspeção?

Resolução
Lembrar que existe "Fluxograma" e "Diagrama de Fluxo de Processo".
O triângulo é armazenamento, o quadrado é inspeção, o círculo é a operação, o “D“ é espera, demora e a seta é transporte. Alt B.

63
A tabela a seguir apresenta algumas estatísticas sobre o número de solicitações à Coordenação de Inspeção, Aceitação e Veto de Navios (COINV) da Transpetro, em 2009, para uso dos terminais aquaviários da empresa por navios de terceiros, por tipo de carga nos últimos 5 anos.

Os sinais de x, y, z e w são, respectivamente,
(A) positivo , negativo , negativo e negativo
(B) positivo , negativo , negativo e positivo
(C) positivo , negativo , positivo e negativo
(D) negativo , positivo , positivo e negativo
(E) negativo , negativo , negativo e positivo

Resolução
Tem que fazer a diferença entre a média e a mediana.
Porque em uma assimetria negativa: Moda> Mediana> Média.
Em assimetria positiva: Moda< Mediana< Média.
x: 65 < 74,874,8 média maior que a mediana, então assimetria positiva
y: 20 > 18,6 negativa
z: 69 > 62,8 negativa
w: 57<60,2 positiva
Alt B.

64
Considere o conjunto de dados a seguir.
60 80 80 85 85 85 85 90 90 90 90 90 100 100 100 100 100 100
box plot correspondente a esse conjunto de dados é
Resolução
Sempre se lembrar que um box plot mostra 5 dados: mínimo, quartil inferior, mediana, quartil superior, máximo. Os três quartis dividem a amostra em quatro partes quase iguais.
60 80 80 85 |Q1| 85 85 85 90 90 |Q2| 90 90 90 100 100 |Q3| 100 100 100 100


O exercício é resolvido vendo que o máximo (100) coincide com o Q3 (representado pelo número a esquerda, também 100), então o box plot não tem a “perninha” de cima. Além disso, na figura, a mediana, 90, está mais próxima do quartil inferior, 85, que do quartil superior, 100, o que é condizente com os dados. Acho que o ponto embaixo não tem nada a ver e que as alternativas A, C e D são iguais, só muda a escala. Alt E.


65
Um investidor precisa calcular a variância dos lucros de algumas empresas para auxiliá-lo na caracterização do risco de um investimento. As informações sobre lucros são fornecidas em reais e, como ele não quer trabalhar com valores muito grandes, resolveu trabalhar com os números em milhões de reais.
A variância obtida com os dados em milhões de reais é a variância dos dados em reais dividida por
(A) 1012                          (B) 109                            (C) 106                            (D) 103                            (E) 100

Resolução
Lembrar que a variância tem unidade de medida ao quadrado (σ²). Por quê? Porque eleva ao quadrado o desvio de cada elemento em relação a média para não haver negatividade, assim, a unidade também fica ao quadrado. Mas como trabalhar ao quadrado é complicado, inventaram o desvio padrão, que é a raiz da variância (√σ² = σ). Milhões é 1 000 000 = 106, então a variância de milhões é (106)² = 1012. Questão meio esquisita, um detalhe da variância que resolve... Alt A.

66
Dez participantes de um programa de televisão serão distribuídos aleatoriamente em duas casas, sendo que, em cada casa, haverá o mesmo número de participantes, isto é, 5 em cada uma. Desses 10 participantes, 3 preferem a casa X e 2 preferem a casa Y.
Qual é a probabilidade de as preferências serem atendidas?
Resolução
De primeira, eu estava pensando em pegar um por um dos participantes e alocar nas casas para ver as chances de escolher os 3 que querem a casa X, mas não interessa o que pensei, dá muito trabalho e não precisa ser assim. 

Vamos considerar que as pessoas que desejam a casa X sejam A, B e C, os querem a casa Y sejam D e F e os que não tem preferência são “outros”.

Probabilidade sempre é algo menor dividido por algo maior. O maior, no caso, é o total de maneiras de distribuir as 10 pessoas pelas duas casas. Porém, repare que como nas casas cabem 5 pessoas, quando colocar 5 em uma casa, a outra já tem seus 5 ocupantes também. Então, precisamos só combinar uma casa e a quantidade de possibilidades é uma combinação de 10 pessoas em 5 lugares.

Esse é o total de maneiras diferentes de alocar 5 pessoas de 10 em uma casa.

E quantas são as maneiras de combinar ABC+2”outros” e DF+3”outros”, atendendo, assim, o pedido? Se fixarmos ABC na casa X, sobrarão 7 pessoas, mas destas, duas (D e F) não podem entrar, porque preferem a casa Y. Sobram 0s 5 “outros”. Ao escolhermos 2 desses 5 “outros”, D e F vão, automaticamente, para outra casa, a Y.

Em resumo, se nos preocuparmos apenas em arrumar a casa X com ABC+2”outros”, as duas casas estarão alocadas com pessoas que a preferem. Para decidir os 2 “outros” ocupantes de X, temos 5 pessoas e 2 vagas. Então é uma combinação (o 5! no denominador está errado, o correto é 2!, o resultado, 10, está correto):
Finalmente, são 10 as maneiras de juntarmos na casa X ABC+2”outros”. E são 252 as possibilidades de pegarmos 5 pessoas de um grupo de 10 e colocarmos na casa X. Portanto, a probabilidade do que foi pedido é 10/252 = 5/126. Alt D.

67
Um dos riscos de acidentes em dutos de gás natural é de vazamento. A probabilidade de que o vazamento provoque um incêndio é de 1%. Caso não haja incêndio, o problema não acabou, pois pode ocorrer explosão de uma nuvem de gás. No caso de não haver incêndio, a probabilidade de haver explosão é de 1%. Dado que houve um vazamento, qual é a probabilidade aproximada de não haver incêndio e não ocorrer explosão?
(A) 1%              (B) 2%              (C) 97%                        (D) 98%                        (E) 99%

Resolução
Parece uma condicional, mas não é exatamente. Quer saber a probabilidade de NÃO incêndio e NÃO explosão, então é 99%*99% = 98%. Alt D.

68
Duas empresas diferentes produzem a mesma quantidade de aparelhos celulares, ou seja, ao se comprar um aparelho celular, a probabilidade de ele ter sido produzido por qualquer uma delas é a mesma. Cada aparelho produzido pela fábrica A é defeituoso com probabilidade 1%, enquanto cada aparelho produzido pela fábrica B é defeituoso com probabilidade 5%. Suponha que você compre dois aparelhos celulares que foram produzidos na mesma fábrica. Se o primeiro aparelho foi verificado e é defeituoso, a probabilidade condicional de que o outro aparelho também seja defeituoso é














Resolução
Probabilidade sempre é a divisão de uma parte por seu todo. Porém, em alguns casos, isso é feito “indiretamente”, apenas multiplicando as porcentagens (porcentagem é uma divisão cujo todo é 100). No caso de probabilidade condicional, sempre tem a divisão “direta”, tem que calcular o todo, também calcular a parte desejada e então dividir. 

Vamos chamar Da o defeito da fábrica A e Db o defeito da fábrica B. Uma vez dito que o primeiro aparelho é defeituoso (D), temos duas possibilidades: ter vindo de A ou de B. Ao querer saber a probabilidade do segundo também ser, ele pode ser Da ou Db. A partir de agora, isso que interessa e esse é o nosso todo, porque a condição foi dada (D).







A partir de D, a chance de “ir” para Da ou Db é: 1/%+5% = 6% = 6/100. 
Mas as possibilidades de dois defeitos da mesma fábrica são:
Da e Da = 0,01*0,01 = 0,0001 = 1/10000
Ou
Db e Db = 0,05*0,05 = 0,0025 = 25/10000
Somando os dois: 1/10000+25/10000 = 26/10000, recapitulando, essa é a probabilidade de sair dois defeitos de uma mesma fábrica.
Dividindo a parte pelo todo: (26/10000) / (6/100) = 13/300. Alt C.

69
A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa.

Resolução
Total de inativo é 90 e o total de A é 110. No entanto, tem 60 que são inativo e A.
90/270 + 110/270 – 60/270 = 140/270 = 14/27.

Alt B.

70
Considere as séries estatísticas.

(A) o desvio padrão do conjunto X é igual ao desvio padrão do conjunto Y.
(B) o desvio padrão do conjunto X é igual ao coeficiente de variação do conjunto Y.
(C) o desvio padrão do conjunto Y é igual ao coeficiente de variação do conjunto X.
(D) o coeficiente de variação do conjunto Y é igual ao desvio padrão do conjunto X dividido por √μX.
(E) o coeficiente de variação do conjunto Y é igual ao coeficiente de variação do conjunto X dividido por μX.

Resolução
Tem que se lembrar das propriedades da média e do desvio padrão. Quando todos os elementos de uma amostra sofrem qualquer alteração matemática (soma, subt, multip, divisão), a MÉDIA muda da mesma maneira. No caso do desvio padrão, este muda se todos os elementos são multiplicados ou divididos (soma e subtração não alteram o desvio). Temos aqui justamente isso, cada elemento de Y é a divisão de um elemento de X por µx, então o desvio padrão de Y também fica dividido por µx.
X: X1, X2, X3 ... desvio padrão é σxcoeficiente de variação é σxx (por definição CV já é desvio/média)
Y: X1/µ, X2/µx, X3/µ… desvio padrão é σxx, coeficiente de variação é σyy
O desvio padrão de Y é a mesma coisa que o coeficiente de variação de X. Alt C.

8 comentários:

  1. Poderia me confirmar se na questao 37 ficaria:
    - A - produtos I e II
    - B - produtos IV e VI
    - C - produtos III e V

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  2. Amigo, boa noite. acho que houve um equívoco na 52. tem esta questão em outro post seu, acho que foi um CTRL v da 51. a resposta deveria ser:

    "Resolução
    Gerenciamento por diretrizes tem um objetivo principal e desdobra-o em diretrizes e metas específicas para cada área. Por isso pode resultar em lacunas ou superposições, algumas atividades podem ficar sem metas ou vários indicadores podem mensurar a mesma atividade, II correta. A III cita ferramentas que podem justificar (ao invés de “explicitar”, seria melhor “explicar”) diretrizes. Alt E."
    Fonte: http://engprodpetrobras.blogspot.com.br/2014/05/planejamento-estrategico.html

    A questão 55 a resposta é B. se puder dá uma checada.

    um abraço

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  3. Amigo, existe este método de Greenwald, na questão 35?

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    1. Não tenho muito conhecimento, não achei no Google, acho que não existe.

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  4. Olá ...
    Na questão 26 dá para se confundir.. compra de equipamento não é custo, mas a questão considera como se fosse.. é isso mesmo ?
    Obrigada

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    1. Realmente, na contabilidade, não é custo. Porém, não achei outra alternativa para resolver, nem levei em conta a nomenclatura.

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