Algumas questões são novas no blog! Ou seja, não estão nos posts separados por matéria.
Provas resolvidas (marcador: resolvida):
Prova Petrobras 2014.2 (Dezembro) aqui.
Prova Petrobras 2014 resolvida aqui.
Prova Petrobras 2011 resolvida aqui.
Prova Petrobras 2009 resolvida aqui.
Prova Petrobras 2008 resolvida aqui.
Prova Petrobras Biocombustível 2010 aqui.
Prova Transpetro 2011 aqui.
Prova Petrobras Distribuidora 2011 aqui.
Prova Petrobras Distribuidora 2010 aqui.
Prova Casa da Moeda 2012 aqui.
Prova BNDES 2013 aqui.
Prova Petrobras 2009 resolvida aqui.
Prova Petrobras 2008 resolvida aqui.
Prova Petrobras Biocombustível 2010 aqui.
Prova Transpetro 2011 aqui.
Prova Petrobras Distribuidora 2011 aqui.
Prova Petrobras Distribuidora 2010 aqui.
Prova Casa da Moeda 2012 aqui.
Prova BNDES 2013 aqui.
A lista de todas as provas resolvidas do blog está no post "Todas Resolvidas"
21
Considerando-se redução de 20% no custo de material direto, redução de 10% nos custos indiretos de produção e que o custo da mão de obra direta permanece inalterado, o lucro, em mil reais, ficará entre
(A) 100 e 200 (B) 300 e 400 (C) 500 e 600 (D) 700 e 800 (E) 900 e 1.000
Resolução
Redução de 20% no material direto: 0,8.250k = 600k.
Redução de 10% nos custos indiretos: 0,9.200k = 180k
Lucro = 2000k – 250k – 600k – 180k = 970k.
Alt E.
Alt E.
22
Numa empresa manufatureira, a
administração de materiais é uma função coordenadora responsável pelo
planejamento e controle do fluxo dos materiais. O planejamento de materiais
tem, entre outros, o(s) objetivo(s) de
(A) minimizar o fluxo das informações
e o giro de estoque.
(B) minimizar o giro de estoque de
materiais e coordenar as operações de produção.
(C) coordenar as operações de produção
e aumentar o lead time das atividades fabris.
(D) reduzir os investimentos em
estoque e maximizar os níveis de atendimento aos clientes.
(E) reduzir a utilização dos recursos
da empresa e minimizar o fluxo das informações.
Resolução
“Planejamento de Materiais” está dentro de PCP e em alguns
editais (do CESPE) aparece com esse nome mesmo. Bom, a intenção é sempre
maximizar o fluxo de informações, o giro de estoque e a utilização dos
recursos. Também diminuir o lead time de qualquer coisa. Assim, ficamos apenas
com a letra D, apesar de “reduzir os investimentos em estoques” parecer
estranho à primeira vista. Alt D.
23
Em um sistema produtivo, são
necessários os seguintes insumos: a formulação de planos para atingir as metas
empresariais; a descrição dos produtos feita através da lista de material e
suas quantidades; as especificações do processo com instruções detalhadas; o
tempo necessário para realizar as tarefas; e os recursos que estão disponíveis
na empresa. Esses insumos básicos são integrantes do sistema de
(A) compras e financeiro da empresa
(B) distribuição e recebimento de
materiais
(C) planejamento e controle da
produção
(D) promoções e vendas de produtos e
serviços
(E) marketing empresarial
Resolução
“Lista de materiais e quantidades,
especificações do processo, tempo das tarefas” só pode estar falando em
planejamento e controle da produção. Alt C.
Considere as
informações e a tabela a seguir para responder às questões de nos 24 e 25.
A Indústria de Embalagens Cardoso
Ltda. é uma conceituada empresa de fabricação de caixas de papelão especiais. A
tabela abaixo apresenta uma lista de recursos básicos (papelão ondulado e tempo
de trabalho) necessários para a produção de cada grupo de produto.
Essa empresa recebeu uma encomenda de
um cliente especial e precisa fabricar 2.000 caixas tipo A-1, 4.000 caixas tipo
B-5 e 6.000 caixas tipo C-7.
24
A quantidade necessária de papelão
ondulado, em metros quadrados, para atender a essa encomenda, está entre
(A) 10 e 15 (B) 20 e 25 (C)
30 e 35 (D) 40 e 45 (E) 50 e 55
Resolução
Multiplicando caixas pelo papelão:
(2000*60)+(4000*30)+(6000*15)=330000cm²
1m²=(100cm)²=10000cm²
330000cm²=33m²
Alt C.
25
O tempo de trabalho, em horas,
necessário para atender à encomenda solicitada, está compreendido entre
(A) 100 e 250 (B) 300 e 400 (C)
500 e 550 (D) 600 e 700 (E) 800 e 850
Resolução
Multiplicando caixas por minutos:
(2000*3)+(4000*2)+(6000*1)=20000min
20000min/60min=333,3h
Alt B.
26
Um engenheiro de produção de uma
fábrica de embalagens atua como projetista de processo de fabricação e deseja
avaliar dois métodos para a produção de contêiner, que utiliza em seu insumo
material de alta resistência ao impacto. O 1o método tem um custo fixo de R$
3.000,00 para ferramentaria e gabaritos, e um custo variável de R$ 5,00 por
unidade. O 2o método exige a compra de uma máquina importada no valor de R$
23.000,00 e tem custos variáveis de R$ 2,00 por unidade. A variação do custo,
em mil reais, entre os dois processos para a produção de 4.000 unidades de
contêiner produzidas, está compreendida entre
(A) 4,5 e 6,5
(B) 7,2 e 9,5
(C) 10,1 e 15,0
(D) 18,4 e 21,2
(E) 22,0 e 23,6
Resolução
1º método: 3000+4000*5=23000
2º método: 23000+4000*2=31000
31000-23000=8000
Alt B.
27
O processo de determinar,
detalhadamente, os recursos necessários para realizar a produção, em cada
centro de trabalho, é feito através do CRP (Capacity Requirements Planning).
Um dos insumos exigidos para esse planejamento é o
(A) arquivo de roteamento
(B) inventário rotativo
(C) Electronic Data Interchange –
EDI
(D) inspeção do produto acabado
(E) localização dos fornecedores
Resolução
Com o “Plano de Materiais”, sabendo o que deve ser comprado e
o que deve ser produzido, surge o CRP.
Este analisa a capacidade de produção de acordo com
equipamentos, mão-de-obra, horas disponíveis.
“Roteamento” tem a ver com rotas dos fornecedores (prazos de
entrega), acho que “arquivo de roteamento” não é um nome usual para isso, mas é
a resposta correta. O fornecimento é essencial para determinar a capacidade da
produção (se chegarão a tempo). Alt A.
28
Em uma fábrica de embalagens, o
departamento de produção tem seu centro de trabalho com disponibilidade de 140
horas semanais, sendo que as embalagens são produzidas durante 112 horas, não
havendo outra atividade a ser feita. Nessas condições, o percentual de
utilização desse centro de trabalho é de
(A) 20% (B) 56% (C)
65% (D) 70% (E) 80%
Resolução
112/140=0,8. Alt E.
29
O departamento de produção de uma
empresa, que atua no ramo de fabricação de envelopes plásticos, dispõe, em seu
centro de trabalho, de cinco máquinas, que operam oito horas por dia, durante
seis dias por semana. A utilização média desse setor tem sido de 80%, e sua
eficiência, de 110%. Nessas condições, a capacidade calculada para esse centro
de trabalho, numa semana média, em horas padrão, está entre
(A) 200 e 215
(B) 185 e 190
(C) 150 e 155
(D) 130 e 140
(E) 110 e 125
Resolução
5máq*8h*6dias*80%*110%=211,2
Alt A.
30
O centro de trabalho de produção de
cartões-postais personalizados das Indústrias Beleza Postal Ltda. deve fabricar
um lote com 200 unidades de um de seus produtos, conforme pedido PT-123. O
tempo de preparação das máquinas é de 30 minutos, e o tempo de operação é de
0,2 horas por unidade. Nessas condições, o tempo padrão necessário para atender
a esse pedido, em horas padrão, está entre
(A) 24 e 26 (B) 39 e 42 (C)
50 e 60 (D) 62 e 72 (E) 88 e 93
Resolução
O tempo de preparação ocorrer apenas uma vez, 30min=0,5h
0,5+(0,2*200)=40,5h
Alt B.
31
A Eco Máquinas para Embalagens Ltda. é
uma empresa de médio porte, usuária do FMS (Flexible Manufacturing System),
que se utiliza da automação para transporte e manuseio de materiais para
usinagem. O uso de um FMS traz como benefício o
(A) aumento no uso de mão de obra
(B) aumento de estoque de itens em
processo
(C) incremento do tempo de transporte
dos itens
(D) redução do lead time da
produção
(E) redução da utilização dos
equipamentos da linha de produção
Resolução
Sempre que falar em FMS, lembre-se de uma máquina CNC. São
máquinas automatizadas de programação numérica. As vantagens são:
produtividade, maior o tempo de operação, redução do tempo de setup e alta
flexibilidade. Repare que as alternativas A,B,C,E não são vantagens em nenhuma
ocasião. Alt D.
32
A Cia. Barbono Ltda. investiu, nos
últimos dois anos, aproximadamente R$ 2 milhões de reais na informatização de
seus processos financeiros, controle de compras, de almoxarifado, entre outros
processos, integrando todos os departamentos. O Sr. Barbono esperava que os tempos
de resposta, principalmente dos processos de compras e controle do
almoxarifado, fossem melhorados. Entretanto, após a implantação dos softwares,
os processos se tornaram mais lentos, particularmente no setor de compras, onde
as aquisições em caráter de urgência aumentaram significativamente as despesas.
Uma consultoria foi contratada para fazer um diagnóstico e apontar as causas do
problema. Analise as causas apontadas a seguir.
I - As requisições de compras tinham
normas que exigiam assinatura e carimbo devidamente reconhecidos e procedimentos
feitos manualmente.
II - O planejamento das necessidades
de material era feito quando o estoque terminava.
III - O fluxo do processo de compras
tinha controles rígidos, exigindo assinaturas dos três níveis hierárquicos da
organização, chegando até o Sr. Barbono, que podia vetar a solicitação.
IV - A estrutura organizacional era
centralizada.
Estão corretas as causas descritas em
(A) I e II, apenas.
(B) I e IV, apenas.
(C) III e IV, apenas.
(D) I, II e III, apenas.
(E) I, II, III e IV.
Resolução
Toda corretas, todos são procedimentos (burocracia, estrutura
centralizada) que deixam o processo lento ou caro (compras emergenciais). Alt
E.
33
Uma empresa possui 200 funcionários
contratados para trabalharem 40 horas por semana, em jornada normal de 8 horas.
Se, no mês de agosto, houve 78 ausências e, em relação a meias faltas e
atrasos, tinha-se verificado que os funcionários deixaram de trabalhar um total
de 16 horas no mês, o índice de absentismo, no referido período, foi de
(A) 5% (B)
4% (C) 3% (D) 2% (E) 1%
Resolução
200func*40h*4semanas = 32000h durante o mês de Agosto
(78ausências*8h)+16h de atrasos = 640h não-trabalhadas durante
Agosto
640/32000 = 0,02. Alt D.
34
Uma empresa pretende realizar uma previsão de demanda para um determinado item produzido. A tabela a seguir mostra a demanda realizada nos seis últimos períodos.
Com base na tabela acima, é INCORRETO afirmar que, utilizando-se o método da média móvel
(A) simples, tomando por referência os três últimos períodos, o valor projetado para julho será igual a 145 unidades.
(B) simples, tomando por referência os quatro últimos períodos, o valor projetado para julho será igual a 140 unidades.
(C) simples, tomando por referência todos os seis períodos, o valor projetado para julho será igual a 135 unidades.
(D) ponderada, tomando por referência os dois últimos períodos e um peso duas vezes maior para o mês de junho, o valor projetado para julho será igual a 145 unidades.
(E) ponderada, tomando por referência os três últimos períodos e um peso três vezes maior para o mês de junho, o valor projetado para julho será igual a 147 unidades.
Resolução
O método da média móvel simples é simples! Só fazer a média com os períodos pedidos, todos estão certos (claro que o errado era mais provável ser o da média ponderada). Na letra D, pede para que o peso de Junho seja duas vezes maior. Podemos atribuir 2 para Junho e 1 para Maio, então, temos que multiplicar o peso pelo dado referente, somar e depois dividir essa soma pela soma dos pesos.
Prev = [(2*150)+(1*145)]/3 = [300+145]/3 = 148,33, não 145, alternativa errada, alt D.
35
O alcance dos objetivos operacionais
de uma empresa relaciona-se diretamente com um planejamento de pessoal bem
estruturado e executado. Um modelo de planejamento de pessoal que permita
predizer uma necessidade de curto prazo, capaz de prever consequências de
contingências e que possa ser utilizado na análise do sistema de carreiras, é o
modelo
(A) com base na procura estimada de
produto ou serviço
(B) com base no fluxo de pessoal
(C) com base em segmentos de cargos
(D) de substituição de postos-chave
(E) de Greenwald
Resolução
Questão incomum para eng. de prod., não entendi direito.
Segundo Cris Duran (link)
Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço: este
modelo realiza o planejamento de RH de acordo com a demanda sobre seus produtos
ou serviços. Se essa procura aumenta, o planejamento irá tomar este rumo...
Assim, "necessidades de pessoal" é uma variável dependente da procura
estimada do produto ou serviço. É um foco bastante operacional.
Modelo baseado no fluxo de pessoal: mapeia a transação de
pessoas na empresa e o turnover. A partir da análise desses dados é que se
planeja a necessidade de pessoal. É um modelo adequado para empresas
conservadoras e que não pretendem aumentar seus serviços. Agora a pergunta: por
quê? Porque se é uma empresa com grande fluxo de pessoas (instáveis), você não
consegue fazer uma previsão segura de necessidades de pessoal baseando-se no
fluxo de pessoas. E se a empresa pretende expandir os serviços, também não
poderá basear-se somente nos dados de turnover para se planejar.
Portanto, é um modelo para empresas estáveis, conservadoras.
Modelo baseado em segmentos de cargos: a palavra-chave é
"fator estratégico". Esse modelo escolhe um fator estratégico como,
por exemplo, número de vendas, e, pelos dados históricos desse fator, realiza
sua previsão de pessoal. Mas então "por que segmentos de cargos"? É
porque, veja bem o exemplo, "número de vendas". Então a previsão se
baseará no segmento "vendas" e como este segmento vem se comportando
nos últimos tempos. Outros fatores poderiam ser: plano de expansão, volume de
produção... Percebe-se, portanto, que o foco continua no operacional.
Modelo baseado na substituição de postos-chave: são os
mapas de substituição ou organograma de carreira dos funcionários. Neste caso,
o planejamento baseia-se em "quem substitui quem". Então, a partir do
organograma, visualiza-se quem substituirá quem e planeja-se as necessidades de
pessoas (ou o treinamento delas).
Modelo de planejamento integrado: é o modelo mais amplo e
abrangente, e leva em conta 4 fatores: volume de produção desejado, mudanças
tecnológicas dentro da empresa que alterem a produtividade, condições de oferta
e procura do mercado e comportamento dos clientes, e planejamento das carreiras
dentro da organização. O que isso significa? De certa forma, este modelo
integra as informações do outro, tentando fornecer mais informações ao RH.
Assim, o planejamento é feito com mais precisão.
Alt B.
36
Uma empresa está ampliando o programa
de qualidade total para todos os seus setores. Nesse contexto, a contribuição
do departamento de planejamento de pessoal à gestão da qualidade concretiza-
-se por meio de diversos modos, EXCETO pela(o)
(A) elaboração de técnicas de
desenvolvimento organizacional
(B) incorporação da qualidade na
gestão de recursos humanos
(C) realização da avaliação dos
funcionários
(D) incentivo ao trabalho em equipe
mediante recompensas individuais
(E) treinamento de funcionários para
coleta de dados relevantes ao programa de qualidade
Resolução
“Recompensas individuais” atrapalhou o item. Alt D.
37
Uma empresa adotou uma classificação
ABC (80/20) para os itens consumidos, conforme mostra a tabela a seguir.
Com base na tabela acima, afirma-se
que
(A) x + y é igual a 38, sendo o
produto III da classe A.
(B) x + y é igual a 38, sendo os
produtos I e II da classe A.
(C) x é igual a 8, e y é igual a 30,
sendo os produtos II e VI da classe B.
(D) x é igual a 8, e y é igual a 35,
sendo VI um produto da classe C.
(E) existe um produto da classe A,
dois da classe B e dois da classe C.
Resolução
x=600/75=8
y=90/3=30
x+y=38
I e II são da classe A, pois (940+600)/1925=0,8
Alt B.
38
Uma das práticas mais comuns na
atualidade empresarial é, na gestão de recursos humanos, realizar
periodicamente a avaliação de desempenho dos funcionários. Ainda que os métodos
utilizados variem entre as organizações, para incorporar as especificidades
pontuais de cada uma, há alguns métodos particularmente populares. Nesse
sentido, afirma-se que são métodos tradicionais de avaliação de desempenho, EXCETO
(A) apuração em escala
(B) pesquisa de campo
(C) escolha forçada
(D) escalas gráficas
(E) incidentes críticos
Resolução
A letra A não é um método de avaliação, nomenclatura parecida
tem o método de “escalas gráficas”, a banca quis confundir. Os outros são
métodos tradicionais. Pesquisa de campo é o mais custoso e demorado, realizado
observando o trabalhador no local de trabalho. Escolha forçada tem elaboração
complexa e fácil aplicação é aquele das frases, tem que escolher uma em
detrimento da outra. Escalas gráficas é uma planilha onde julga o colaborador
sob alguns critérios. Incidentes críticos é aquele que conta com situações
extremas ocorridas com o colaborador. Alt A.
39
A Refortec S.A. produz componentes
mecânicos para empilhadeiras. Seus custos fixos anuais são de R$ 450.000,00, e
os custos variáveis unitários de R$ 150,00, por unidade. A empresa espera
vender 15.000 unidades por ano, ao preço médio de R$ 300,00. Com base nessas
informações, a Refortec
(A) operará com prejuízo durante três
anos.
(B) operará com prejuízo durante dois
anos.
(C) terá um ponto de equilíbrio
equivalente a 3.000 componentes.
(D) terá um ponto de equilíbrio
equivalente a 100 componentes.
(E) deverá aumentar em 10% o preço de
venda dos componentes para não ter prejuízo.
Resolução
Receita: 15000*R$300 = 4.500.000
Custos fixos = R$450.000
Custos variáveis (para 15000unid.) = 15000*R$150 = 2.250.000
Custos fixos + variáveis = 2.250.000+450.000 = 2.700.000
Como a receita é maior, não vai operar com prejuízo.
Ponto de equilíbrio:
450.000 = 150.000*X (a margem é 150 mil )
X = 3000
Alt C.
40
É marcante o crescimento do uso, por
departamentos de planejamento de pessoal, de técnicas que projetem,
matematicamente, tendências passadas e presentes em previsões futuras,
referentes ao fluxo de pessoal em uma empresa ou em um de seus setores. Nesse sentido,
uma das ferramentas mais utilizadas é a matriz de probabilidade de transição,
capaz de examinar o padrão geral de movimento dentro e fora da empresa e o
padrão intermediário desses dois ambientes. Observe a matriz de probabilidade
de transição abaixo, que descreve a proporção de empregados que estava no
estado de origem, no Período 1, e, no estado de destino, no Período 2.
Considerando-se a matriz acima,
afirma-se que
(A) possibilita revelar oportunidades
internas, como a participação cooperativa de funcionários de um setor em outro,
o que não ocorre na hipótese apresentada.
(B) é inadequada para identificar
padrões de carreira.
(C) é ineficaz para análises sobre o
impacto das saídas na organização.
(D) permite identificar a movimentação
entre os cargos relacionados a marketing e os demais.
(E) fornece dados insuficientes para a
previsão de oferta interna futura.
Resolução
A matriz mostra a movimentação dos funcionários entre os
cargos.
Alt A.
41
Numa determinada fábrica, solicitou-se
a produção de 300 unidades de um item que precisa de duas estações de trabalho,
E-1 e E-2, para seu processamento. O tempo de preparação em E-1 é de 30
minutos, e o tempo de operação é de 4 minutos por item. O tempo de preparação
em E-2 é de 40 minutos, e o tempo de operação é de 2 minutos por item. O tempo
de espera entre as duas estações de trabalho é de meia hora. O tempo de
transporte entre E-1 e E-2 é de 10 minutos. O tempo de espera, após a operação
em E-2, é de 1 hora para finalizar os trabalhos nessa linha de produção. Não
existe fila em nenhuma das duas estações de trabalho. O tempo exigido para a
produção (MLT – Manufacturing Lead Time), em horas, está entre
(A) 1 e 6 (B) 8 e 14 (C)
15 e 21 (D) 22 e 28 (E) 29 e 36
Resolução
E1 tem preparação de 30min e operação total de 300*4=1200min
E1 tem preparação de 40min e operação total de 300*2=600min
O transporte de 10min e a espera de 30min ocorrem juntos,
então conta apenas 30min.
Somando tudo:
(30+1200)+30+(40+600)+60=1960min
1960/60=32,6h
Alt E.
42
Uma determinada empresa de serviços,
para obter um fluxo de clientes mais eficiente, utiliza o arranjo físico por
produto. Dentre as desvantagens do uso desse tipo de arranjo físico inclui-se o
(A) aumento da velocidade dos serviços
e de produção
(B) nível alto de utilização dos
equipamentos e colaboradores
(C) sistema com baixa flexibilidade em
resposta a mudanças no volume de produção
(D) tempo de treinamento menor se
comparado a outro tipo de arranjo físico
(E) execução de tarefas rotineiras
pelo setor de contabilidade e de compras
Resolução
Pra começar, A, B e D não são desvantagens em nenhum arranjo!
A alternativa C está certa, porque o arranjo físico por
produto é em linha, com alta repetição de tarefas, é um arranjo inflexível. Alt
C.
43
A empresa Z busca selecionar o melhor
local para a instalação de uma nova unidade de produção. Tal unidade deverá
abastecer dois mercados, representados pelas cidades X e Y, com demandas iguais
a 2.000 t e 3.500 t, respectivamente. Considerando-se a distância entre as duas
cidades igual a 100 km, afirma-se que
(A) qualquer localização entre X e Y
resultará no mesmo custo com transporte.
(B) a instalação da unidade na cidade
X, para redução dos custos com transporte, é melhor do que na cidade Y, pois a
quantidade consumida será menor.
(C) a localização que minimiza os
custos com transporte corresponde ao meio do caminho entre as cidades, ou seja,
a 50 km de cada uma.
(D) a melhor localização para a
unidade, com base no método do centro de gravidade, é um ponto entre as duas
cidades, distando 75,5 km de X e 24,5 km de Y.
(E) a melhor localização para a
unidade, com base no método do centro de gravidade, é um ponto entre as duas
cidades, distando 63,6 km de X e 36,4 km de Y.
Resolução
Mais uma questão com o método de centro de gravidade (Laugeni
chama de “método do momento”). Aqui, o peso para o critério é a tonelada
transportada.
x=2000t e y=3500t. Soma=5500t.
Fazendo a porcentagem, x=36,4% e y=63,6%.
Se y recebe 63% das toneladas transportadas, tem que estar
mais perto de y na proporção inversa, 36,4km de y.
Alt E.
44
Suponha que o setor de operações de
retaguarda (back-office) de uma grande empresa de serviço esteja
projetando uma operação para processar solicitações de entregas de encomendas e
trabalhe com o arranjo físico por produto. O número de solicitações a serem
processadas é de 240 por semana, e o tempo disponível para processar as
solicitações é de 8 horas diárias, trabalhando 5 dias por semana. Nessas
condições, o tempo de ciclo, para esse arranjo físico, está, em minutos, entre
(A) 34 e 38 (B) 28 e 32 (C)
22 e 26 (D) 15 e 19 (E) 8 e 12
Resolução
Mais uma vez aparece o “tempo de ciclo”. O conceito é “o tempo
necessário para cada peça”.
Sabendo disso, fica fácil deduzir a fórmula: tempo de
produção/quantidade a produzir.
Tempo de produção: 8h*5dias=40h = 2400min
Quantidade a produzir: 240
TC=2400/240=10min
Alt E.
45
Uma empresa de médio porte em
operações de serviço, que utiliza o arranjo físico por produto, calculou que o
conteúdo médio de trabalho, ao processar uma solicitação de serviço, é de 60
minutos, sendo as solicitações processadas a cada 20 minutos. Nessas condições,
o número de estágios, para esse tipo de arranjo físico, está entre
(A) 2 e 6 (B) 7 e 11 (C)
12 e 16 (D) 18 e 22 (E) 24 e 30
Resolução
Lembrando que o arranjo físico por produto é em linha, mas
isso não faz diferença aqui.
60/20=3 estágios
Alt A.
46
Em diversas situações, o analista da
área de tecnologia da informação se depara com a tarefa de análise e redesenho
de processos empresariais. São técnicas que auxiliam o trabalho do analista, EXCETO
a de
(A) fluxogramação de processos
(B) elaboração de manuais de
procedimentos
(C) desenvolvimento de formulários
(D) gerenciamento das negociações com
a direção
(E) levantamento das informações sobre
o processo
Resolução
O analista de redesenho de processos da área de TI faz a mesma
coisa que outro analista de redesenho, ser de TI não faz diferença.
A análise é baseada no desenho atual (fluxograma), em manuais
de procedimentos, observação e entrevistas com formulários para levantas
informações. A letra D não faz sentido. Alt D.
47
Suponha que uma empresa está estudando
implantar o programa Seis Sigma no setor de distribuição, sendo que o tempo de
entrega dos serviços voltados às empresas de comércio eletrônico, certamente
será um dos projetos prioritários. No estudo de viabilidade de implantação do
programa, analisou-se a entrega postada na cidade de São Paulo, remetida ao
município do Rio de Janeiro. Verificou-se que, para essa hipótese, o tempo
médio das entregas é de, aproximadamente, 36 horas, com desvio padrão de 4
horas. Para caracterizar se o referido processo encontra-se de acordo com os
parâmetros do Seis Sigma, a ferramenta mais indicada será o
(A) Programa 5S
(B) Diagrama de Pareto
(C) Mapeamento de Processos
(D) Análise de Capacidade
(E) Análise de Conformidade
Resolução
Outra prova, mesma banca e questão quase igual à 58 da
Petrobras 2012 – Administrador, porém, esta é para engenheiro de produção.
Falou em tempo, desvio padrão, então não tem a ver com 5S,
pareto, mapeamento.
Conformidade está relacionada com requisitos, controle de
conformidade.
Seis sigma mexe com a capacidade de fazer certo, de evitar
falhas. Alt D.
48
Os sistemas de informações gerenciais
são utilizados nos processos de tomada de decisões gerenciais das organizações.
Nessa situação, os sistemas de informação têm, em sua estrutura básica, EXCETO
o(s)
(A) processamento de dados
(B) registro das auditorias de
adequação do sistema de produção
(C) controle das informações
(D) objetivos estabelecidos pela
organização
(E) padrões de qualidade das
informações desejadas
Resolução
Não entendi o erro da B. Por que registro de auditorias de
adequação do sistema de produção não entra nos sistemas de informação?
Alt B.
49
Uma empresa instituiu um programa de
qualidade, iniciativa para a adoção de uma gestão empresarial participativa, a
partir do desenvolvimento de uma cultura organizacional de melhoria contínua do
ambiente de trabalho de seus colaboradores e de seus processos. Uma das grandes
vertentes em que se estrutura tal programa é a adequação de seus produtos e
processos às normas da International Organization for Standardization (ISO).
Supondo-se que a empresa decida implementar as normas da ISO 9001:2008, sem,
contudo, assumir custos da qualidade além daqueles previstos na referida Norma
Técnica, serão adotadas as seguintes rotinas descritas, com EXCEÇÃO de
(A) realização periódica de auditorias
externas.
(B) determinação de métodos para
obtenção e uso de informações relativas à percepção do cliente sobre o
atendimento da organização em relação a seus requisitos.
(C) validação de quaisquer processos
de produção e prestação de serviço onde a saída resultante não possa ser
verificada por monitoramento ou medição subsequente.
(D) planejamento e implementação dos
processos necessários ao monitoramento, medição, análise e melhoria, para
assegurar a conformidade do sistema de gestão da qualidade.
(E) elaboração e disponibilização de
um manual da qualidade que preveja o escopo do sistema de gestão da qualidade,
os procedimentos documentados estabelecidos para esse sistema, assim como uma
descrição da interação entre os processos do referido sistema.
Resolução
De novo cita auditoria externa e está errada, deve ser porque
a auditoria externa não é uma rotina, apenas acontece para certificar ou
recertificar. Repare que todas as outras alternativas contém procedimentos
internos, que a própria empresa deve fazer, por isso estão certas. Alt A.
50
Atestar a conformidade de um produto,
serviço, sistema ou processo significa afirmar que
(A) é o mais viável do ponto de vista
econômico-industrial.
(B) é qualitativamente superior a
outros congêneres não avaliados ofertados no mercado.
(C) atende a requisitos mínimos
estabelecidos em norma ou regulamento técnico.
(D) atende aos requisitos mais
rigorosos de uma norma ou regulamento técnico.
(E) possui índice de falhas ou não
conformidades igual a zero.
Resolução
Está conforme o mínimo estabelecido. Alt C.
51
Uma das características marcantes do
programa Seis Sigma é
(A) adotar uma abordagem segmentada e
individualizada.
(B) valer-se, exclusivamente, de ferramentas
estatísticas como critério de avaliação e priorização de projetos.
(C) estar voltado à alteração e
construção de uma cultura organizacional de melhoria contínua, sem,
necessariamente, estar vinculado a um objetivo imediato ou a projetos em execução.
(D) conjugar ferramentas estatísticas
e não estatísticas, com uma integração do gerenciamento por processo e por
diretrizes, mantendo o foco nos clientes, nos processos críticos e nos
resultados da empresa.
(E) ser especialmente eficaz em
processos produtivos que utilizam uma análise de capabilidade, como ocorre em
indústrias com linhas de produção em massa, sendo de pouca valia para processos
em que não se aplica tal análise, como no setor de serviços.
52
Resolução
O programa 6 Sigma visa reduzir ao máximo a quantidade de
falhas nos produtos, para isso, trabalha com uma margem de desvio padrão bem
pequena, para alcançar seus objetivos toda a empresa precisa estar envolvida.
“Foco no cliente” é a diretriz principal da qualidade, por isso a alternativa
está correta (segunda vez que aparece esta definição de 6 Sigma). Alt D.
52
O gerenciamento por diretrizes (hoshin
kanri) consiste, sinteticamente, no alinhamento de uma empresa a seus
objetivos estratégicos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.
I - A
gestão por diretrizes prescinde do planejamento operacional e não engloba mecanismos
de controle.
II - O gerenciamento por diretrizes pode resultar em muitas
lacunas ou superposições, estimulando apenas otimizações locais, tendo em vista
que as diretrizes se desdobram em grupos organizados verticalmente, e não
através dos processos.
III - Os diagramas de causa e efeito, de relações, de
Pareto e de correlações são ferramentas úteis para explicitar diretrizes, a
partir dos macroindicadores selecionados.
Está correto APENAS o que se
afirma em
(A) I (B)
II (C) I e II (D) I e III (E) II e III
Resolução
I – “prescinde” significa “dispensa”, claro que não dispensa o planejamento.
Gerenciamento por diretrizes tem como objetivo principal o desdobramento da estratégia em diretrizes e metas específicas para cada área. Por isso pode resultar em lacunas ou superposições, algumas atividades podem ficar sem metas ou vários indicadores podem mensurar a mesma atividade, II correta.
A III cita ferramentas que podem justificar diretrizes, certo.
Alt E.
I – “prescinde” significa “dispensa”, claro que não dispensa o planejamento.
Gerenciamento por diretrizes tem como objetivo principal o desdobramento da estratégia em diretrizes e metas específicas para cada área. Por isso pode resultar em lacunas ou superposições, algumas atividades podem ficar sem metas ou vários indicadores podem mensurar a mesma atividade, II correta.
A III cita ferramentas que podem justificar diretrizes, certo.
Alt E.
53
Uma empresa possui um órgão
responsável por pesquisas e estudos. Esse órgão visa a assessorar a
administração estratégica, estabelecer políticas e diretrizes gerais para a
empresa, com a participação das demais gerências setoriais, definindo sua linha
de produtos, o nível de lucratividade esperado, os mercados a serem atendidos e
os impactos dos ambientes internos e externos sobre a empresa. Essas
atribuições descritas são características da Gerência
(A) institucional
(B) de projetos
(C) de serviços
(D) de processos organizacionais
(E) dos processos e métodos de
trabalho
Resolução
Falou em “estratégia, políticas e diretrizes”, então é
“institucional”, é o mais genérico, do topo, é igual a um conselho. Alt A.
54
Robert Kaplan e David Norton
desenvolveram, nos anos 90, o Balanced Scorecard. Trata-se de um modelo
de sistema de medição de desempenho – ou, como preferem os autores, de um
sistema de gestão estratégica – que se estrutura em quatro perspectivas
básicas, agregando outros enfoques às metodologias tradicionais, centradas
somente no aspecto financeiro. As quatro perspectivas em que se estrutura o Balanced
Scorecard são:
(A) Laboral; Clientes; Processos
Internos; Treinamento
(B) Laboral; Processos Externos;
Fornecedores; Aprendizado e Crescimento Organizacional
(C) Financeira; Clientes; Processos
Externos; Aprendizado e Crescimento Organizacional
(D) Financeira; Clientes; Processos
Internos; Aprendizado e Crescimento Organizacional
(E) Financeira; Fornecedores;
Clientes; Processos Internos
Resolução
BSC é “FICACliente: financeira, processos internos,
crescimento e aprendizagem, clientes. Alt D.
55
Uma empresa possui apenas uma equipe
técnica e precisa determinar a sequência ótima de processamento de seis
trabalhos. Em função das características dos serviços realizados e da formação
da própria equipe, os trabalhos são realizados um de cada vez. A ordem de
chegada dos trabalhos na empresa foi I, II, III, IV, V e VI, conforme apresenta
a tabela a seguir.
Com relação ao sequenciamento dos trabalhos, conclui-se que,
(A) sendo os trabalhos processados
conforme a ordem de chegada, dois trabalhos atrasarão em relação ao programado.
(B) sendo os trabalhos processados
conforme a ordem de chegada, quatro trabalhos atrasarão em relação ao
programado.
(C) sendo os trabalhos sequenciados
conforme o tempo de processamento de cada um, o atraso total será minimizado se
forem iniciados na ordem decrescente desses tempos.
(D) sendo os trabalhos sequenciados
conforme o tempo programado para a entrega de cada um, o atraso total será
minimizado se forem iniciados na ordem decrescente desses tempos.
(E) sendo os trabalhos sequenciados de
forma aleatória, o número de trabalhos em atraso sofrerá alteração pouco
significativa.
Resolução
Primeiro eu pensei que o “Número de horas até a entrega
programada” começasse a contar a partir da hora de chegadas dos trabalhos, mas
aí não haveria atrasos nem resposta... foi um pensamento tolo.
Todos os trabalhos já estão lá, a ordem precisa ser
determinada e os prazos correm pra todos ao mesmo tempo. O “Tempo Total” é o
acumulado.
Repare que no trabalho III já terão passadas 33h, enquanto que
o prazo é de 25h, ou seja, atraso destes e dos posteriores.
Alt B.
56
Na Análise Ergonômica do Trabalho
(AET), as três primeiras etapas que constituem a fase de análise (demanda,
atividade e tarefa) permitem realizar o diagnóstico para que se formulem as
recomendações ergonômicas. A AET constitui-se em um exemplo de ergonomia de
(A) concepção
(B) conscientização
(C) participação
(D) recomendação
(E) correção
Resolução
Concepção é prévio, no projeto, no sistema todo.
Conscientização é para conscientizar de como fazer, é
preventivo.
Participativo é para todos, forma-se um comitê.
Recomendação nem existe e está ali para confundir.
Correção é quando algo já está errado e precisa ser corrigido.
Alt E.
57
Visando a dar conforto ao trabalhador
nos postos de trabalho, recomenda-se que
(A) a altura do cotovelo seja a
referência para a superfície de trabalho, nos trabalhos em pé.
(B) a cadeira não tenha altura
regulável, se a mesa de trabalho tiver uma altura fixa.
(C) o encosto das cadeiras tenha um
afastamento máximo de 10 cm do assento.
(D) o trabalhador ajuste-se às
características do local de trabalho.
(E) os assentos das cadeiras tenham
borda frontal arredondada e muita conformação na base.
Resolução
A cadeira sempre tem que ser regulável. O encosto não tem
medida certa, a norma fala que deve ser adaptável para não prejudicar a lombar.
Não é o trabalhador que se ajusta ao local de trabalho, o
local que se ajusta ao trabalhador!
Os assentos precisam de borda frontal arredondada, porém,
pouca ou nenhuma conformação na base. Alt A.
58
No mundo contemporâneo, o trabalho
noturno passou a ser vital para diversas áreas. Algumas atividades não podem
ser interrompidas, seja pelo seu caráter de imprescindibilidade, seja por
razões econômicas. Entretanto, o trabalho noturno provoca desgastes ao
trabalhador. Que prática tem a finalidade de tornar o trabalho noturno menos
prejudicial ao trabalhador?
(A) Estudo do ritmo circadiano
(B) Aumento da jornada de trabalho
(C) Realização esporádica de
atendimentos médicos
(D) Realização de atividades que
demandem menos movimentação
(E) Diminuição da quantidade de finais
de semana livres e do número de folgas
Resolução
Ritmo circadiano (circ = cerca de, diano = do dia) é o “relógio
biológico”, o ciclo biológico, atividades biológicas durante 24h. As outras
alternativas não fazem sentido. Alt A.
59
Condições inadequadas no ambiente de
trabalho contribuem para o erro humano e aumentam os riscos de acidentes. Nos
locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação
intelectual e atenção constante, a NR-17 recomenda que
(A) a velocidade do ar seja superior a
0,75 m/s e inferior a 1,15 m/s.
(B) a umidade relativa do ar não seja
inferior a 40%.
(C) o índice de temperatura efetiva
esteja entre 18 oC e 21 oC.
(D) o nível de ruído aceitável para
efeito de conforto seja de até 75 dB.
(E) as superfícies de trabalho, sobre
as quais são executadas as atividades, sejam brilhosas.
Resolução
Veloc. do ar tem que ser menos que 0,75m/s.
Umidade não menos que 40%.
Temp. entre 20 e 23°.
Conforto de ruído é de 65dB.
As superfícies não devem ser brilhosas para comodidade visual.
Alt B.
60
A representação visual de um processo utilizado por divesas organizações, cuja finalidade é pôr em evidência a origem, o processamento e o destino das informações num fluxo normal do processo de trabalho, é o
(A) diagrama de dispersão (B) organograma (C) fluxograma (D) pictograma (E) histograma
Resolução
Diagrama de dispersão é usado na qualidade para relacionar duas variáveis.
Organograma representa a estrutura organizacional (Presidência, diretorias, gerências...) e hierarquia.
Fluxograma é a resposta certa, usada para processos.
Pictograma nem é da matéria, são figuras, ex: placa de animais na pista.
Histograma é diagrama de frequência da estatística. Alt C.
Organograma representa a estrutura organizacional (Presidência, diretorias, gerências...) e hierarquia.
Fluxograma é a resposta certa, usada para processos.
Pictograma nem é da matéria, são figuras, ex: placa de animais na pista.
Histograma é diagrama de frequência da estatística. Alt C.
61
Um dos desafios que se tem imposto aos responsáveis pelo recrutamento e seleção de pessoal numa empresa é, exatamente, a capacidade de atrair e reter os funcionários, particularmente aqueles mais qualificados. Considere as afirmativas abaixo sobre os princípios que devem nortear o planejamento de pessoal, especialmente quanto à eficiência do recrutamento e seleção de pessoal.
I - O principal fator de sucesso no recrutamento e na seleção é a adequação das características e potenciais de um candidato às funções que se espera que ele desempenhe na empresa no curto, médio e longo prazos, caracterizando um processo complexo que exige uma análise sistêmica.
II - O planejamento para o recrutamento e a seleção de pessoas deve-se pautar por uma análise de curto prazo, tendo em vista que o planejamento de médio e longo prazos representam apenas metas e expectativas da empresa, fatores insuficientes para recrutamento e seleção.
III - O recrutamento e a seleção de pessoal têm por objetivo selecionar candidatos que, além de qualificados, sejam versáteis, trabalhem em equipe e tenham espírito de liderança, de modo que haja uma correlação intrínseca e harmônica entre o planejamento de curto, médio e longo prazos da empresa e os resultados da seleção.
Está correto APENAS o que se afirma em
(A) I (B) II (C) I e II (D) I e III (E) II e III
Resolução
Lembrando que “recrutamento” é parecer atrativo para atrair candidatos e “seleção” é selecionar o mais adequado.
I está correta, esse detalhe de curto, médio e longo prazo é importante.
II errada por causa do final “médio e longo prazos representam apenas...”
III pode parecer correta, no entanto está errada porque não são condições obrigatórias, cada seleção tem seus critérios.
Apenas I. Alt A.
62
O diagrama usado para documentar processos em gestão de produção é denominado Diagrama de Fluxo de Processo e utiliza diversos símbolos para identificar os diferentes tipos de atividades. Nesse tipo de diagrama, qual símbolo representa a atividade de inspeção?
Resolução
Lembrar que existe "Fluxograma" e "Diagrama de Fluxo de Processo".
O triângulo é armazenamento, o quadrado é inspeção, o círculo é a operação, o “D“ é espera, demora e a seta é transporte. Alt B.
O triângulo é armazenamento, o quadrado é inspeção, o círculo é a operação, o “D“ é espera, demora e a seta é transporte. Alt B.
63
A tabela a seguir apresenta algumas estatísticas sobre o número de solicitações à Coordenação de Inspeção, Aceitação e Veto de Navios (COINV) da Transpetro, em 2009, para uso dos terminais aquaviários da empresa por navios de terceiros, por tipo de carga nos últimos 5 anos.
Os sinais de x, y, z e w são, respectivamente,
(A) positivo , negativo , negativo e negativo
(B) positivo , negativo , negativo e positivo
(C) positivo , negativo , positivo e negativo
(D) negativo , positivo , positivo e negativo
(E) negativo , negativo , negativo e positivo
Resolução
Tem que fazer a diferença entre a média e a mediana.
Porque em uma assimetria negativa: Moda> Mediana> Média.
Em assimetria positiva: Moda< Mediana< Média.
x: 65 < 74,874,8 média maior que a mediana, então assimetria positiva
y: 20 > 18,6 negativa
z: 69 > 62,8 negativa
w: 57<60,2 positiva
Alt B.
64
Considere o conjunto de dados a seguir.
60 80 80 85 85 85 85 90 90 90 90 90 100 100 100 100 100 100
O box plot correspondente a esse conjunto de dados é
Resolução
Sempre se lembrar que um box plot mostra 5 dados: mínimo, quartil inferior, mediana, quartil superior, máximo. Os três quartis dividem a amostra em quatro partes quase iguais.
60 80 80 85 |Q1| 85 85 85 90 90 |Q2| 90 90 90 100 100 |Q3| 100 100 100 100
O exercício é resolvido vendo que o máximo (100) coincide com o Q3 (representado pelo número a esquerda, também 100), então o box plot não tem a “perninha” de cima. Além disso, na figura, a mediana, 90, está mais próxima do quartil inferior, 85, que do quartil superior, 100, o que é condizente com os dados. Acho que o ponto embaixo não tem nada a ver e que as alternativas A, C e D são iguais, só muda a escala. Alt E.
65
Um investidor precisa calcular a variância dos lucros de algumas empresas para auxiliá-lo na caracterização do risco de um investimento. As informações sobre lucros são fornecidas em reais e, como ele não quer trabalhar com valores muito grandes, resolveu trabalhar com os números em milhões de reais.
A variância obtida com os dados em milhões de reais é a variância dos dados em reais dividida por
(A) 1012 (B) 109 (C) 106 (D) 103 (E) 100
Resolução
Lembrar que a variância tem unidade de medida ao quadrado (σ²). Por quê? Porque eleva ao quadrado o desvio de cada elemento em relação a média para não haver negatividade, assim, a unidade também fica ao quadrado. Mas como trabalhar ao quadrado é complicado, inventaram o desvio padrão, que é a raiz da variância (√σ² = σ). Milhões é 1 000 000 = 106, então a variância de milhões é (106)² = 1012. Questão meio esquisita, um detalhe da variância que resolve... Alt A.
66
Dez participantes de um programa de televisão serão distribuídos aleatoriamente em duas casas, sendo que, em cada casa, haverá o mesmo número de participantes, isto é, 5 em cada uma. Desses 10 participantes, 3 preferem a casa X e 2 preferem a casa Y.
Resolução
De primeira, eu estava pensando em pegar um por um dos participantes e alocar nas casas para ver as chances de escolher os 3 que querem a casa X, mas não interessa o que pensei, dá muito trabalho e não precisa ser assim.
Vamos considerar que as pessoas que desejam a casa X sejam A, B e C, os querem a casa Y sejam D e F e os que não tem preferência são “outros”.
Vamos considerar que as pessoas que desejam a casa X sejam A, B e C, os querem a casa Y sejam D e F e os que não tem preferência são “outros”.
Probabilidade sempre é algo menor dividido por algo maior. O maior, no caso, é o total de maneiras de distribuir as 10 pessoas pelas duas casas. Porém, repare que como nas casas cabem 5 pessoas, quando colocar 5 em uma casa, a outra já tem seus 5 ocupantes também. Então, precisamos só combinar uma casa e a quantidade de possibilidades é uma combinação de 10 pessoas em 5 lugares.
Esse é o total de maneiras diferentes de alocar 5 pessoas de 10 em uma casa.
Esse é o total de maneiras diferentes de alocar 5 pessoas de 10 em uma casa.
E quantas são as maneiras de combinar ABC+2”outros” e DF+3”outros”, atendendo, assim, o pedido? Se fixarmos ABC na casa X, sobrarão 7 pessoas, mas destas, duas (D e F) não podem entrar, porque preferem a casa Y. Sobram 0s 5 “outros”. Ao escolhermos 2 desses 5 “outros”, D e F vão, automaticamente, para outra casa, a Y.
Em resumo, se nos preocuparmos apenas em arrumar a casa X com ABC+2”outros”, as duas casas estarão alocadas com pessoas que a preferem. Para decidir os 2 “outros” ocupantes de X, temos 5 pessoas e 2 vagas. Então é uma combinação (o 5! no denominador está errado, o correto é 2!, o resultado, 10, está correto):
Finalmente, são 10 as maneiras de juntarmos na casa X ABC+2”outros”. E são 252 as possibilidades de pegarmos 5 pessoas de um grupo de 10 e colocarmos na casa X. Portanto, a probabilidade do que foi pedido é 10/252 = 5/126. Alt D.
67
Um dos riscos de acidentes em dutos de gás natural é de vazamento. A probabilidade de que o vazamento provoque um incêndio é de 1%. Caso não haja incêndio, o problema não acabou, pois pode ocorrer explosão de uma nuvem de gás. No caso de não haver incêndio, a probabilidade de haver explosão é de 1%. Dado que houve um vazamento, qual é a probabilidade aproximada de não haver incêndio e não ocorrer explosão?
(A) 1% (B) 2% (C) 97% (D) 98% (E) 99%
Resolução
Parece uma condicional, mas não é exatamente. Quer saber a probabilidade de NÃO incêndio e NÃO explosão, então é 99%*99% = 98%. Alt D.
68
Duas empresas diferentes produzem a mesma quantidade de aparelhos celulares, ou seja, ao se comprar um aparelho celular, a probabilidade de ele ter sido produzido por qualquer uma delas é a mesma. Cada aparelho produzido pela fábrica A é defeituoso com probabilidade 1%, enquanto cada aparelho produzido pela fábrica B é defeituoso com probabilidade 5%. Suponha que você compre dois aparelhos celulares que foram produzidos na mesma fábrica. Se o primeiro aparelho foi verificado e é defeituoso, a probabilidade condicional de que o outro aparelho também seja defeituoso é
Resolução
Vamos chamar Da o defeito da fábrica A e Db o defeito da fábrica B. Uma vez dito que o primeiro aparelho é defeituoso (D), temos duas possibilidades: ter vindo de A ou de B. Ao querer saber a probabilidade do segundo também ser, ele pode ser Da ou Db. A partir de agora, isso que interessa e esse é o nosso todo, porque a condição foi dada (D).
Mas as possibilidades de dois defeitos da mesma fábrica são:
Da e Da = 0,01*0,01 = 0,0001 = 1/10000
Ou
Db e Db = 0,05*0,05 = 0,0025 = 25/10000
Somando os dois: 1/10000+25/10000 = 26/10000, recapitulando, essa é a probabilidade de sair dois defeitos de uma mesma fábrica.
Dividindo a parte pelo todo: (26/10000) / (6/100) = 13/300. Alt C.
69
Resolução
Total de inativo é 90 e o total de A é 110. No entanto, tem 60
que são inativo e A.
90/270 + 110/270 – 60/270 = 140/270 = 14/27.
Alt B.
70
Considere as séries estatísticas.
(A) o desvio padrão do conjunto X é igual ao desvio padrão do conjunto Y.
(A) o desvio padrão do conjunto X é igual ao desvio padrão do conjunto Y.
(B) o desvio padrão do conjunto X é igual ao coeficiente de variação do conjunto Y.
(C) o desvio padrão do conjunto Y é igual ao coeficiente de variação do conjunto X.
(D) o coeficiente de variação do conjunto Y é igual ao desvio padrão do conjunto X dividido por √μX.
(E) o coeficiente de variação do conjunto Y é igual ao coeficiente de variação do conjunto X dividido por μX.
Resolução
Tem que se lembrar das propriedades da média e do desvio padrão. Quando todos os elementos de uma amostra sofrem qualquer alteração matemática (soma, subt, multip, divisão), a MÉDIA muda da mesma maneira. No caso do desvio padrão, este muda se todos os elementos são multiplicados ou divididos (soma e subtração não alteram o desvio). Temos aqui justamente isso, cada elemento de Y é a divisão de um elemento de X por µx, então o desvio padrão de Y também fica dividido por µx.
X: X1, X2, X3 ... desvio padrão é σx, coeficiente de variação é σx/µx (por definição CV já é desvio/média)
Y: X1/µx , X2/µx, X3/µx … desvio padrão é σx/µx, coeficiente de variação é σy/µy
O desvio padrão de Y é a mesma coisa que o coeficiente de variação de X. Alt C.
Poderia me confirmar se na questao 37 ficaria:
ResponderExcluir- A - produtos I e II
- B - produtos IV e VI
- C - produtos III e V
Sim.
ExcluirAmigo, boa noite. acho que houve um equívoco na 52. tem esta questão em outro post seu, acho que foi um CTRL v da 51. a resposta deveria ser:
ResponderExcluir"Resolução
Gerenciamento por diretrizes tem um objetivo principal e desdobra-o em diretrizes e metas específicas para cada área. Por isso pode resultar em lacunas ou superposições, algumas atividades podem ficar sem metas ou vários indicadores podem mensurar a mesma atividade, II correta. A III cita ferramentas que podem justificar (ao invés de “explicitar”, seria melhor “explicar”) diretrizes. Alt E."
Fonte: http://engprodpetrobras.blogspot.com.br/2014/05/planejamento-estrategico.html
A questão 55 a resposta é B. se puder dá uma checada.
um abraço
Só disse verdades, corrigi, obrigado.
ExcluirAmigo, existe este método de Greenwald, na questão 35?
ResponderExcluirNão tenho muito conhecimento, não achei no Google, acho que não existe.
ExcluirOlá ...
ResponderExcluirNa questão 26 dá para se confundir.. compra de equipamento não é custo, mas a questão considera como se fosse.. é isso mesmo ?
Obrigada
Realmente, na contabilidade, não é custo. Porém, não achei outra alternativa para resolver, nem levei em conta a nomenclatura.
Excluir