Casa da Moeda Prova Resolvida 2012 Engenheiro de Produção

"Analista da CMB Engenharia de Produção"
Apenas 20 questões.

A lista de todas as provas resolvidas do blog está no post "Todas Resolvidas"

Outras provas resolvidas:

11
Um determinado processo produtivo é constituído por três máquinas com as seguintes confiabilidades (probabilidade
de a máquina não falhar): Máquina A – confiabilidade de 0,94; Máquina B – confiabilidade de 0,90; e Máquina C – confiabilidade de 0,95. As máquinas operam em sequência de tal modo que, se uma máquina falhar, o processo é interrompido até que a mesma seja consertada. Especificamente no caso da Máquina B, que é a máquina que apresenta menor confiabilidade, o conserto pode demorar, acarretando diversos problemas para a empresa. A fim de aumentar a confiabilidade do processo produtivo, o gerente de produção sugeriu à direção da empresa a compra de uma segunda Máquina B (máquina de reserva ou backup), também com confiabilidade de 0,90, para entrar em operação na eventualidade de uma falha ocorrer na primeira máquina, garantindo a continuidade da produção. O argumento do gerente de produção é que, com a possibilidade de utilização dessa máquina de reserva, a confiabilidade de todo o processo produtivo passaria a ser de, aproximadamente,
(A) 0,72             (B) 0,80             (C) 0,88             (D) 0,92                        (E) 0,93

Resolução
Temos duas situações, A-B-C ou A-Bfalha-Bbackup-C. E a probabilidade de tudo isso é (como tem o “ou”, somaremos as probabilidades das duas situações): 0,94*0,9*0,95 + 0,94*(1-0,9)*0,9*0,95 = 0,88.Atenção para o (1-0,9) que é a probabilidade de B falhar e condição para o backup B ser acionado. Alt C.

12
Uma empresa está aplicando a metodologia FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), também denominada de FMECA (Failure Modes, Effects and Criticality Analysis) por incorporar a análise de criticalidade. A equipe responsável pela aplicação da metodologia identificou 5 modos de falha, tendo atribuído os seguintes valores para os índices de Severidade (S), Ocorrência (O) e Detecção (D):
 Com base nos dados da tabela e considerando-se apenas o cálculo convencional do NPR (Número de Prioridade de Risco), o modo de falha que deve ser priorizado para a implementação de ações de melhoria é o modo de falha
(A) 1                 (B) 2                           (C) 3                (D) 4                (E) 5

Resolução
O NPR é calculado pela multiplicação da severidade, ocorrência e detecção.
Quanto maior, maior a prioridade. 1-252 ; 2-140 ; 3-224 ; 4-168 ; 5-105.
O maior NPR é 252. Alt A.
  
13
A empresa XPTO está querendo instalar uma nova unidade produtiva e está buscando o local que lhe proporcione os menores custos de transporte considerando seus fornecedores F1 e F2 e mercado consumidor M1.
Com base nos dados da tabela, a melhor localização para essa instalação, usando o método do centro de gravidade, é definida pelas coordenadas
(A) H = 130,8 e V = 386,3
(B) H = 166,7 e V = 311,1
(C) H = 207,4 e V = 273,7
(D) H = 295,2 e V = 337,2
(E) H = 372,6 e V = 202,5

Resolução
Multiplicar a quantidade por cada custo e por cada coordenada H:
200*3*200 = 120.000
100*2*400 = 80.000
250*4*100 = 100.000
Somar: 120.000+80.000+100.000 = 300.000
Mesmo procedimento com a coordenada V:
200*3*500 = 300.000
100*2*300 = 60.000
250*4*200 = 200.000
Somando: 300.000+60.000+200.000 = 560.000
Agora dividir cada coordenada por 200*3+100*2+250*4 = 1800
H: 300.000/1800 = 166,6
V: 560.000/1800 = 311,1
Alt B.

14
Diante do aumento da conscientização e da preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável, muitas empresas têm buscado implantar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), seguindo as normas da Série ISO 14000.
Duas empresas que atuam no mesmo setor e desenvolvem atividades similares podem estar em conformidade com seus requisitos, bem como ser certificadas de acordo com a NBR ISO 14001:2004, mesmo que apresentem níveis diferentes de desempenho ambiental.
PORQUE
A NBR ISO 14001:2004 não estabelece critérios específicos de desempenho ambiental e, sim, especifica os requisitos relativos a um sistema da gestão ambiental, de modo que uma organização que busque estruturar, manter e aperfeiçoar um SGA possa implementar uma política e os objetivos que considerem os requisitos legais e outros requisitos por ela subscritos e informações sobre aspectos ambientais significativos.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.

Resolução
Pode parecer estranho o “não estabelece critérios específicos de desempenho”, mas é verdade. Essas normas ISO apenas direcionam (padronizam) um sistema de gestão, os objetivos são a própria empresa que determina.
A segunda justifica a primeira e são autoexplicativas.
Alt A.

15
Existem medidas de desempenho que auxiliam na avaliação da gestão de estoque de uma empresa. Dentre essas medidas, estão: o Giro de Estoque (GE), que mede, durante um determinado período, quantas vezes o estoque se renovou ou girou; a Cobertura de Estoque (CE), que mede o tempo de duração do estoque se não houvesse reabastecimento; e o Nível de Serviço (NS), que mede o desempenho quanto ao atendimento dos pedidos dos requisitantes. Um engenheiro de produção recém-contratado pela empresa BMY resolveu fazer um levantamento do estoque da empresa e encontrou os seguintes resultados referentes ao período de abril a junho:
Com base nos dados apresentados e no conhecimento sobre gestão de estoques, conclui-se que
(A) a cobertura de estoque foi de 30 dias no período de abril a junho.
(B) o giro de estoque foi 5 vezes no período de abril a junho.
(C) o nível de serviço foi de, aproximadamente, 98% no período de abril a junho.
(D) o engenheiro de produção da empresa BMY, se quiser baixar o nível de estoque, deverá levar em consideração que um baixo nível de estoque aumenta o risco de reduzir o nível de serviço.
(E) o engenheiro de produção da empresa BMY poderia, considerando-se o mesmo nível de consumo, tentar diminuir o giro de estoque, pois uma menor taxa de giro de estoque está associada a uma maior eficiência e liquidez, bem como a um menor risco de obsolescência do estoque e necessidade de capital de giro.

Resolução
A) Cobertura de Estoque = (350+450+400)/(800+850+750) = 0,5 mês, ou seja, 15 dias. Errado.
B) Giro de Estoque é o inverso da Cobertura de Estoque = 1/0,5 = 2 vezes ao mês, durante os 3 meses (Abr-Jun) girou 6 vezes. Errado.
C) Nível de Serviço = atendidos/recebidos = (23+37+30)/(29+37+32) = 0,91. Errado.
D) Se baixar o nível de estoque, o risco de faltar produto e não atender o pedido é maior, isto reduz o nível de serviço. Correto.
E) O desejo nunca é diminuir o giro de estoque, sim aumentar. O aumento do giro de estoque que proporciona tudo o que foi citado na alternativa. Errado.
Alt D.

16
Para auxiliar no planejamento e controle da qualidade, existem diversas ferramentas, tais como as chamadas Sete Ferramentas da Qualidade. A respeito dessas ferramentas, afirma-se que o(a)
(A) gráfico de dispersão é uma ferramenta que mostra quando determinadas variáveis estão fora do padrão de desempenho esperado.
(B) histograma é um gráfico que permite identificar as falhas que devem ser priorizadas para a implementação de ações corretivas.
(C) diagrama de Pareto é um gráfico que permite, a partir de uma amostra aleatória, identificar a capacidade do processo.
(D) diagrama de causa e efeito permite que um grupo analise os problemas de forma não estruturada, tendo como foco de discussão a proposição de um conjunto de ações de melhoria.
(E) folha de verificação é usada para o registro da frequência de ocorrência de determinados eventos.

Resolução
Dispersão mostra a relação entre duas variáveis, o que foi descrito na letra A é um gráfico de controle.
Na B, falou em “prioridade” é Pareto.
C descreve uma análise de capacidade.
Na letra D, diagrama de causa e efeito é uma análise estruturada.
A alternativa E está correta, a folha de verificação é para registro.
Alt E.

17
O controle estatístico do processo – CEP – vem sendo largamente utilizado pelas empresas e faz uso de gráficos ou cartas de controle para avaliar se um determinado processo está sob controle.
Considere as afirmações a seguir.
I – O processo está sob controle quando sua variabilidade decorre apenas das chamadas causas aleatórias ou causas comuns.
II – Os gráficos de controle de atributos são utilizados, por exemplo, em situações em que a verificação da qualidade é feita por simples inspeção visual.
III – O processo não está atendendo às especificações do produto quando, em um gráfico de controle, houver um ou mais pontos situados fora do LSC (Limite Superior de Controle) ou do LIC (Limite Inferior de Controle).
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas.    (B) I e II, apenas.          (C) I e III, apenas.          (D) II e III, apenas.         (E) I, II e III.

Resolução
Variações naturais são devidas a causas aleatórias e não comprometem o processo, pois ainda está sob controle. As causas especiais que colocam pontos fora dos limites.
Atributos são as características respondidas como binário, certo ou errado, sim ou não.
As variáveis são as medições com instrumentos. I e II certas.
Atenção na III, existem os limites de especificação e de controle. Especificação é o desejado pelo cliente, controle é o possível da empresa controlar, portanto, realizar. Quando os limites de controle estão dentro dos limites de especificação, é possível garantir a qualidade. O processo não atende às especificações quando pontos estão fora dos limites de especificação, não de controle. Porque é possível estar fora de controle, mas dentro das especificações.
Alt B.

18
As organizações buscam a adequação às normas da série ISO 14000 como forma de ganhar competitividade e penetração em mercados cada vez mais exigentes e preocupados com as questões ambientais. Conhecendo-se as normas da Série ISO 14000 e o sistema para certificação ambiental no Brasil, afirma-se que
(A) as NBR ISO 14000 e 14001:2004 são as duas normas dentro do sistema de gestão ambiental – Série ISO 14000 – que podem ser certificadas por uma entidade reconhecida por um organismo autorizado de credenciamento ou acreditação.
(B) a entidade responsável no Brasil por credenciar as organizações que poderão emitir os certificados da série NBR ISO 14000 é o CONMETRO – Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
(C) a NBR ISO 14001:2004 apresenta metodologia baseada no chamado PDCA (Plan – Do – Check – Act / Planejar – Executar – Verificar – Agir).
(D) a rotulagem ambiental, especificada nas NBR ISO 14000 e 14001:2004, é uma certificação voltada para as empresas, enquanto a ACV tem o foco nos produtos.
(E) a implementação de um sistema de gestão ambiental (SGA), para posterior certificação, de acordo com as NBR ISO 14000 e 14001:2004, tem como um dos requisitos a necessidade de realização da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do produto ou serviço da empresa.

Resolução
Não sei o erro da A.
Na B, quem credencia uma certificadora é o INMETRO.
Fiquei surpreso com o PDCA na C, é a correta.
Acho que esse ACV aí não tem muito a ver.
Alt C.

19
Uma empresa comprou um equipamento que deverá ser pago em duas parcelas. A primeira parcela deverá ser paga ao final do terceiro mês, e a segunda, ao final do sexto mês. Como está sendo cobrada uma taxa de juros simples de 4% a.m., os valores das parcelas serão, respectivamente, de R$ 3.920,00 e R$ 4.340,00. Se a empresa tivesse optado por pagar o equipamento em uma única parcela ao final do segundo mês, considerando- se uma taxa de juros compostos de 3% a.m., a empresa deveria pagar
(A) R$ 7.271,52
(B) R$ 7.395,20
(C) R$ 7.404,88
(D) R$ 7.413,70
(E) R$ 7.426,30

Resolução
Na primeira situação, o juro é simples de 4% a.m. Na primeira parcela incidiram juros por 3 meses e na segunda por 6 meses.
M=C(1+i*n)
3920=C(1+0,04*3) à C=3500
4340=C’(1+0,04*6) à C’=3500 (só podia ser igual mesmo)
O capital (C) total é R$7000
[Ou poderia ter raciocinado que entre R$3920 e R$4340 se passaram 3 meses e juros de 4340-3920 = 420, ou seja, 140 por mês. No total 3920+4340 tem 9 meses de juros (3 de uma parcela e 6 da outra), então o capital é: C= 3920+4340-(9*140) = 7000]
Na segunda situação, o juro é composto de 3% a.m.
M=C(1+i)^n
M=7000(1+0,03)^2 = 7426,30
Alt E.

20
A Lei no 8.666/1993 instituiu normas para licitações e contratos da Administração Pública. Essa Lei busca garantir a isonomia, devendo estar em estrita conformidade com princípios básicos, tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, probidade administrativa e outros, buscando sempre a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, visando a assegurar a supremacia do interesse público. Ressalvadas as hipóteses previstas na própria Lei, as obras, os serviços, inclusive os de publicidade, as compras, as alienações, as concessões, as permissões e as locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação. De acordo com o estabelecido na Lei no 8.666/1993, NÃO constitui modalidade de licitação o (a):
(A) concurso
(B) convite
(C) leilão
(D) chamada pública
(E) tomada de preços

Resolução
(Caía licitação na prova, uma questão apenas e bem tranquila.)
As modalidades de licitação são: concorrência, tomada de preço, convite, concurso, leilão e pregão.
Alt D.

21
Uma indústria manufatureira utiliza a filosofia de controle Just in Time no planejamento e no controle da produção.
Nesse sentido, essa filosofia consiste em:
(A) A produção de um produto é feita em grandes quantidades antes de se produzir outro tipo de produto, criando grande volume de produtos estocados.
(B) As filas na linha de produção são geradas pelos materiais em processo.
(C) O fluxo entre cada estágio do processo de manufatura é “empurrado” para o estágio seguinte.
(D) O fluxo de produção é balanceado, e os tempos de setup são reduzidos.
(E) Um grande número de fornecedores, vistos como concorrentes e que seguem regras de mercado, são utilizados.

Resolução
A quantidade não é necessariamente grande, é apenas o necessário.
A intenção é gerar estoques de proteção e de ciclo.
O sistema é puxado. São utilizados poucos fornecedores.
A letra D cita uma das principais diretrizes do JIT: a sincronia de fluxo (balanceamento), além dessa, temos evitar desperdícios e o envolvimento de todos. Alt D.

22
Uma fábrica de motocicletas produz três modelos diferentes: MTL-750, MTP-250 e MTC-125. O modelo MTL-750 pode ser montado em 3 horas, o MTP-250, em duas horas, e o MTC-125, em 1,5 horas. A área de montagem da fábrica tem disponibilidade de 800 horas de pessoal de montagem por semana. A demanda para os três modelos obedece à proporção 2:3:2, respectivamente. O número de unidades produzidas por semana está entre
(A) 150 e 200                (B) 300 e 400                (C) 450 e 500                (D) 550 e 700                (E) 800 e 900

Resolução
A soma das proporções é 2+3+2 = 7, como se fossem 7 “partes” das horas disponíveis. Dividindo 800/7 = 114h (aproximado) é o valor de cada parte.
MTL-750 precisa de 2 “partes”, então 2*114 = 228h. Como a montagem demora 3h, então são 76 motos (228/3=76).
MTP-250 precisa de 3 “partes”, 3*114=342h. A montagem desta demora 2h, então 114 motos (342/2=171).
MTL-750 precisa de 2 “partes”, isso são 228h. A montagem é de 1,5h, então montam 152 motos (228/1,5=152).
Somando as unidades 76+171+152 = 399 motos. Alt B.

23
Uma gráfica tem uma linha de produção que opera 24 horas por dia e 5 dias por semana. Os registros para uma semana de produção mostram que foram perdidas 5 horas, devido à manutenção preventiva, e 2 horas para amostragens de qualidade. A proporção entre o volume de produção conseguido por uma operação em horas e a sua capacidade de projeto, também em horas, está compreendida entre
(A) 0,50 e 0,54              (B) 0,60 e 0,65              (C) 0,70 e 0,76              (D) 0,80 e 0,87              (E) 0,90 e 0,96

Resolução
24h*5dias = 120h por semana
Horas perdidas: 5+2=7.
Então, funcionou por 113h. Isto é, 113/120 = 0,94.
Alt E.

24
No arranjo físico por processo, os recursos transformadores similares são agrupados juntos na operação de produção. Uma das vantagens desse tipo de arranjo físico é ter o(a)
(A) posicionamento das máquinas para a execução de todas as operações em uma peça
(B) custo unitário baixo para grandes volumes de produção
(C) item trabalhado em posição fixa
(D) utilização baixa dos recursos
(E) flexibilidade alta de mix de produtos

Resolução
Novamente perguntando sobre as vantagens do arranjo físico por processo. A grande vantagem é a alta flexibilidade devido à combinação de processos. Alt E.

25
A Teoria das Restrições (TOC - Theory of Constraints) é uma filosofia de negócios, introduzida pelo Dr. Eliyahu M. Goldratt, baseada na aplicação de princípios científicos e de raciocínio lógico para orientar as organizações. Entre os princípios básicos da Teorias das Restrições, tratados como axiomas, cita-se a
(A) utilidade                  (B) atratividade             (C) consistência            (D) lucratividade           (E) inconstância

Resolução
O edital era bem específico quanto a TOC na prova.
Os princípios básicos são: convergência, consistência e respeito. Alt C.


26
Uma empresa de coleta de papel para reciclagem quer minimizar o custo de transporte do papel de três locais (P, Q e R) onde faz a coleta para uma central de processamento. São dadas, na tabela, as coordenadas das localizações coletoras e os volumes diários a serem expedidos.
A destinação central está localizada no ponto de coordenadas
(A) (5, 4)                       (B) (3, 6)                       (C) (4, 4)                       (D) (7, 5)                      (E) (2, 7)

Resolução
É o método do centro de gravidade, que é uma média ponderada, na qual o volume é o peso de cada dado. Tem que calcular separado os valores de x e y.
Total de toneladas: 20+25+25 = 70
Para x: [(10*20)+(4*25)+(2*25)]/70 = 5
Para y: [(4*20)+(2*25)+(6*25)]/70 = 4
Resposta é (5,4), alt A.

27
O estudo dos objetivos empresariais, da gestão dos fluxos produtivos e da capacidade permitiu o desenvolvimento do OPT (Optimized Production Technology). Essa técnica de gestão da produção e operações tem o propósito de gerar mais dinheiro para a organização, através do correto gerenciamento dos materiais e dos recursos de produção. Como consequência, definiram-se diversos princípios do OPT.
Todas as afirmativas em relação aos princípios do OPT apresentadas a seguir estão corretas, EXCETO:
(A) Balanceamento do fluxo e não da capacidade.
(B) Programação de atividades e capacidade produtiva devem ser consideradas simultânea e não sequencialmente.
(C) Gargalos na produção não só determinam o fluxo do sistema, mas também definem seus estoques.
(D) Lotes de processamento devem ser fixos e invariáveis.
(E) Uma hora ganha num recurso gargalo é uma hora ganha para o sistema global.

Resolução
OPT trata dos gargalos e seus princípios são (segundo Slack):
  1. Balancear o fluxo,não a capacidade.
  2. O nível de utilização de um recurso não gargalo é determinado por alguma outra restrição do sistema, não por sua própria capacidade.
  3. Utilização e ativação de um recurso não são sinônimos.
  4. Uma hora perdida num gargalo é uma hora perdida para sempre em todo o sistema.
  5. Uma hora poupada num recurso não gargalo não serve pra nada.
  6. Os gargalos governam tanto o fluxo de produção como os estoques do sistema.
  7. O lote de transferência pode não ser, e muitas vezes não deveria ser, igual ao lote de processamento.
  8. O lote de processamento deveria ser variável, não fixo.
  9. Os lead times são resultados da programação e não podem ser determinados a priori.
  10. Os programas devem ser estabelecidos olhando todas as restrições simultaneamente.
Conforme o princípio 8, a letra D está errada.
Alt D.

28
Um programa de marketing combina todos os elementos do mix de marketing em um programa integrado, desenvolvido para alcançar os objetivos de marketing da organização por meio de entrega de valor aos consumidores. Dessa forma, conclui-se que o mix de marketing é um conjunto das seguintes variáveis:
(A) praça, preço, produto e promoção
(B) qualidade, logística, variedade e venda
(C) controle, planejamento e programação
(D) cliente, empresa e mercado
(E) cliente, custo e investimento

Resolução
Alt A.

29
Determinada técnica, composta de um conjunto simples de simbologia, traça o fluxo de informações sobre clientes, funcionários, equipamentos ou materiais em um processo. Sua finalidade é colocar em evidência a origem, o processamento e o destino da informação e dos registros físicos. Essa técnica é conhecida como
(A) matriz padronizada
(B) diagrama de Ishikawa
(C) plano mestre
(D) organograma
(E) fluxograma

Resolução
Palavras-chave são: simbologia, fluxo, origem – processamento – destino. É um fluxograma. Alt E.

30
A Administração é fundamental na condução da sociedade moderna. Ela não é um fim em si mesma, mas o meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com menor custo e com maior eficiência e eficácia.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração, p.12.
De acordo com o texto, as principais funções da Administração em uma organização são
(A) criar, monitorar e informar.
(B) chefiar, delegar e produzir.
(C) empreender, controlar e negociar.
(D) controlar, liderar, organizar e planejar.
(E) orientar, escutar, encorajar e motivar.

Resolução
Para Chiavenato, a administração se resume em: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Na alternativa D, está “liderar” ao invés de “dirigir”, deve ter sido pra evitar confusões semânticas.
Alt D.


2 comentários:

  1. Na Q22 eu fiz assim:

    750 - 3h - 2 unid = 3*2 = 6horas
    250 - 2h - 3 unid = 2 * 3 = 6 horas
    125 - 1,5h - 2 unid = 1,5 * 2 = 3 horas

    Total de horas para produzir 7 motos = 15horas

    Assim:

    7 motos - 15 horas
    x motos - 800 h

    x= 373,33
    Gabarito: B

    ResponderExcluir