Petrobras Prova Resolvida 2011 Engenheiro de Produção

Todas as questões dessa prova também estão em posts divididos por matéria no menu lateral, apenas coloquei em um arquivo só abaixo.

Outras provas (marcador: resolvida):

21
Define-se Gestão da Cadeia de Suprimentos como
(A) parceria entre fabricante, distribuidor e cliente, com o objetivo de obter otimização no prazo de entrega dos produtos e concretizar as metas preestabelecidas.
(B) relação entre o produtor e o distribuidor, com o propósito de encontrar formas para que ambos obtenham o máximo de lucratividade na colaboração mútua, voltada para o cliente preferencial.
(C) rede de empresas interligadas e interdependentes, com trabalho conjunto, em regime de cooperação mútua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informação dos fornecedores para os clientes finais.
(D) sistema computacional integrado com estoque distribuído em todas as filiais por um único centro para atingir o máximo de rentabilidade, num curto espaço de tempo.
(E) controle de procedimentos, com treinamento de especialistas sobre a função de demanda de produtos acabados para minimizar os custos de estocagem nos níveis de serviços desejados.

Resolução
Definição literal do Martin Christopher. Quase todas as questões falam em aumento de lucratividade, otimizar a entrega ou minimizar os custos. A gestão da cadeia de suprimento não visa só isso e sempre é voltada para o cliente final, uma maneira de ser eficiente e eficaz. Alt C.

22
Com relação à Logística Empresarial, analise as afirmativas a seguir.
I – O sistema logístico tem como finalidade planejar, implementar e controlar os fluxos de entrada e saída de produtos, serviços e informações, nas áreas de distribuição, suprimentos e produção, obtendo-se, assim, maior eficácia e eficiência no setor de serviços, com o menor custo possível.
II – Um projeto de logística envolve seu desempenho e seus custos, sendo necessário determinar seus objetivos de médio e longo prazo para a análise da eficácia de sua rede de distribuição.
III – A distribuição física é a atividade relacionada ao conjunto de operações globais da empresa garantindo a entrega do produto em boas condições comerciais, excluindo a movimentação de materiais e o controle de estoque.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas.    (B) II, apenas.   (C) I e II, apenas.          (D) II e III, apenas.        (E) I, II e III.

Resolução
Item I está correto, parece o conceito de logística do Council of Logistic Supply Chain Management. II também está correto. O III está errado no final, pois “distribuição física” é a entrega para o cliente final e inclui sim a gestão de estoque e movimentação de materiais (Slack que disse). Alt C.

23
A técnica utilizada para estimar determinado parâmetro na condição de informações limitadas sobre um projeto é a estimativa
(A) de custos exequíveis
(B) de recursos da atividade
(C) de duração da atividade
(D) de três pontos
(E) análoga

Resolução
Dentre as técnicas para estimar (custos ou tempo), temos: opinião de um especialista, analogia, 3 pontos (medida otimista, pessimista e provável com peso 4), caminho crítico (usado para cronograma). Quando as informações são limitadas, a sugestão é usar a analogia, até porque faltam dados para uma análise quantitativa. A, B e C nem são técnicas. Alt E.

24
Com relação aos custos envolvidos no ciclo de vida de um projeto, uma situação comumente observável é que eles
(A) se apresentam constantes.
(B) têm custo mínimo na fase intermediária.
(C) são crescentes durante todo o projeto.
(D) são mais elevados na fase inicial, caem na fase intermediária e voltam a subir na fase final.
(E) são menores na fase inicial, aumentam na fase intermediária e caem na fase final.

Resolução
Sempre se lembrar que os custos são menores no início e aumentam com a execução, abaixam rapidamente novamente no encerramento. Lembrando que os riscos/incertezas e influência dos stakeholders são maiores no começo e diminuem com o tempo. Alt E.

25
O Índice de Desempenho de Custos (IDC), utilizado no gerenciamento de projetos, apresenta como característica relevante a de
(A) permitir mensurar a eficácia de um projeto.
(B) permitir identificar os riscos qualitativos do projeto.
(C) permitir mensurar a eficiência de um projeto.
(D) apresentar-se favorável quando é menor que a unidade.
(E) ser calculado a partir da razão Valor Agregado/Valor Planejado.

Resolução
O índice de desempenho de custos e o índice de desempenho de prazos utilizam o valor agregado, um em relação a custos reais e outro em relação a valor planejado (orçamento).
IDC=VA/CR               IDP=VA/VP
É a eficiência do projeto (resultado/recurso). Para ambos, menos que 1 é ruim e mais que 1 é bom.
Repare que a alternativa E é o índice de prazos. 
Se não tiver ideia, analise a palavra: “índice” é a relação de alguma coisa com outra coisa, se é de “custos”, então custos está dentro, “desempenho” está ligado a eficiência, então é a eficiência de custos.
Alt C.

26
Quanto aos grupos de gerenciamento de projetos, a associação adequada entre a natureza do processo e sua função é o processo
(A) de iniciação, que define os objetivos e planeja as ações necessárias para atingi-los.
(B) de iniciação, que aceita o produto ou serviço gerado.
(C) de encerramento, que monitora e mensura a evolução do projeto.
(D) de execução, que integra pessoas e recursos a fim de realizar o plano de gerenciamento do projeto.
(E) de execução, que define e autoriza o projeto.

Resolução
A descrição da letra A é planejamento (até aparece o “planeja”).
B é encerramento, quando o cliente aceita/rejeita o que foi realizado.
C é controle e monitoramento.
Na iniciação que define e autoriza o projeto (E).
D está correta. Lembrando IPECE – Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e monitoramento, Encerramento.
Alt D.

27
A taxa livre de risco de determinada economia é 6%, e o prêmio pelo risco é 4%. Sabendo-se que o risco de uma ação é 30% superior ao risco de mercado, a taxa de retorno adequada ao risco dessa ação é
(A) 7,2%           (B) 9,2%           (C) 10,0%         (D) 11,2%         (E) 12,1%

Resolução
CAPM=Rf+β(Rm-Rf); R= 6%, R= não foi dado, mas foi dado o prêmio pelo risco (Rm-Rf) = 4%. “30% superior ao risco de mercado” que dizer que β = 1,3.
CAPM= 6 + 1,3.(4) = 11,2%
Alt D.

28
Na Administração Financeira, o Retorno do Patrimônio Líquido indica a(o)
(A) eficiência no uso dos ativos
(B) divisão do lucro operacional pelo total das vendas
(C) divisão do lucro líquido da empresa pelo total de vendas
(D) resultado dos investimentos dos acionistas ordinários
(E) montante que os investidores estão dispostos a pagar por cada unidade de lucro de uma ação

Resolução
Patrimônio Líquido é (ativo – passivo), sendo que o capital de terceiros está no passivo, então, é o capital próprio. E o capital próprio é o capital dos acionistas ordinários (tudo “líquido” está relacionado a “ordinário”, o lucro líquido é o que paga dividendos). Letra A é o ROI (lucro líq./ ativo total). Lucro por vendas sempre é margem, B é margem do lucro operacional e C é margem do lucro líquido. E é preço por lucro (P/L). Alt D.

29
Quanto aos métodos de custeio voltados à gestão estratégica de custos, afirma-se que o
(A) método Kaizen objetiva a redução de custos em todas as fases do processo produtivo.
(B) método Kaizen tem o propósito de redução de custos ao desenvolver um novo bem.
(C) método ABC tem ligação com a redução de custos ao desenvolver um novo produto.
(D) custo-meta analisa os custos de acordo com as atividades da empresa e com os produtos gerados.
(E) custo-meta objetiva a redução de custos em todas as fases de produção da mercadoria.

Resolução
Acho que não cai muitas vezes o método Kaizen e o custo-meta, ambos não aparecem com frequência na literatura. Sabendo o que é Kaizen, podemos inferir que seja contínuo e envolve todas as fases. Custo-meta é a meta a ser alcançada no desenvolvimento de um novo produto ou realocação de mercado. Perceba que a definição de ABC está na letra D e a do custo-meta está na C. A correta é a alt A.

30
A função-custo (C) de uma empresa é dada por C = 18.000 + 1,80.Q e o preço médio de venda da mercadoria é de R$ 2,55. Sendo Q = quantidade, qual será o ponto de equilíbrio de Q?
(A) 6.500                      (B) 7.200                      (C) 13.500                                 (D) 18.000                     (E) 24.000

Resolução
Ponto de equilíbrio (break even point) é o ponto onde as receitas igualam os custos, ou seja, a produção é paga, mas não há lucro. Lembrando que a margem de contribuição é o quanto se ganha (quanto contribui) por produto, esse valor que paga o custo fixo.
Então, 2,55-1,8=0,75 ; esse é o valor que se ganha por unidade.
Para pagar os custos fixos: 18000/0,75=24000. Ou 2,55Q = 18000 + 1,8Q à Q=24000.
Alt E.

31
A organização que busca minimizar os efeitos nocivos de atuação das empresas sobre o meio ambiente e desenvolver padrões de sustentabilidade ambiental está de acordo com os padrões da
(A) ISO 9000                (B) ISO 14000               (C) ISO 26000               (D) ISO 31000               (E) ISO 50001

Resolução
A ISO9000 é para gestão da qualidade, ISO26000 é responsabilidade social (serve como diretrizes, não certificação!), ISO31000 é gestão de riscos, ISO50001 é gestão de energia e ISO14000 é gestão ambiental. Alt B.

32
Uma rede de cursos preparatórios para o vestibular, que possui mil alunos matriculados, apurou que as notas de seus simulados de matemática têm média 63 e desvio padrão igual a 10.
Tomando a distribuição dessas notas como normal, analise as assertivas abaixo (se necessário utilize a tabela anexada no final do caderno).
I – Mais de quarenta alunos têm nota acima de 80.
II – Menos de 70% das notas estão compreendidas no intervalo entre 53 e 78 pontos.
III – Na rede, o percentual de notas abaixo de 48 é superior a 10%.
IV – Mais da metade das notas estão acima de 63.
É correto APENAS o que se afirma em
(A) I                             (B) II                (C) IV               (D) I e III                      (E) II e IV

Resolução
Média (µ)= 63. Desvio (σ)= 10.

Em I, Z= (80-63)/10 = 1,7. Procurando 1,7 na tabela, 0,455.
Acima de 80 é a parte amarela do gráfico, então 0,5-0,455 = 0,045 = 4,5%.
De 1000 alunos, 4,5% são 45 alunos. Correta.

II- Para X=53 pontos, Z=(53-63)/10=-1 (lado esquerdo).
Para X=78 pontos Z=(78-63)/10=1,5.
Procurando na tabela, para Z=1 a probabilidade é 0,34. Para Z=1,5 é 0,43.
A probabilidade de estar entre 53 e 78 é toda a área cinza. Somando, 0,34+0,43=0,77.
Afirmativa errada, é mais que 70%.

III – Para X=48 pontos, Z=(48-63)/10=1,5, pela tabela, 0,43.
Abaixo de 48 é a área verde do gráfico. 0,5-0,43 = 7%.
Afirmativa errada, é inferior a 10%.

IV – 63 é a média, é o centro do gráfico, então, metade está acima e metade, abaixo. Errada.

Apenas I correta. Alt A.

33
Numa determinada eleição, sabe-se que 75% dos eleitores já escolheram seu candidato, ao passo que os demais estão indecisos. Tomando uma amostra aleatória de três eleitores, NÃO procede a seguinte afirmação:
(A) A probabilidade de que os três eleitores da amostra sejam indecisos é inferior a 2%.
(B) A probabilidade de que haja pelo menos um eleitor indeciso na amostra está entre 55% e 60%.
(C) A probabilidade de que haja pelo menos um eleitor decidido na amostra está entre 55% e 60%.
(D) É maior do que 40% a probabilidade de que a amostra contenha um eleitor indeciso.
(E) É maior do que 80% a probabilidade de a amostra apresentar pelo menos dois eleitores decididos.

Resolução
Se 75% estão decididos (D), 25% estão indecisos (I). Vamos analisar item por item, se fosse na prova, comece analisando B e C, pois são bem parecidas. A amostra é de 3.
A) 3 indecidos: I I I =  0,25*0,25*0,25 = 1,5%, é menor que 2%, correta.

B) Pelo menos um indeciso, as possibilidades são sete: DDI ou DID ou IDD ou IID ou IDI ou DII ou III, substitua D=0,75 I=0,25 e “ou” por + (soma). Entretanto, há uma maneira mais simples de se pensar: se pede pelo menos um indeciso, quer dizer que se todos estiverem decididos (DDD) e nós tirarmos esse grupo de DDD do total (100% = 1), vão sobrar grupos com pelo menos um I.
Isto é: 1-DDD = 1-0,75*0,75*0,75 = 1-0,42 = 0,58.
Correta.

C) Raciocinando da maneira simplificada da letra anterior, a probabilidade de que haja pelo menos um decidido é: 1-III = 1-0,25*0,25*0,25 = 0,985, essa é a errada.

D) Um eleitor indeciso, as possibilidades são: IDD ou DID ou DDI = 0,25*0,75*0,75 + 0,75*0,25*0,75 + 0,75*0,75*0,25 = 42,2%. Ou poderia fazer 3*(0,25*0,75*0,75), porque D, D e I permutam três vezes.
Correta.

E) Pelo menos dois decididos, as possibilidades são: DDI ou DID ou IDD ou DDD = 0,75*0,75*0,25 + 0,75*0,25*0,75 + 0,25*0,75*0,75 + 0,75*0,75*0,75 = 84%.
Correta.

A alternativa errada que é a resposta é alt C.

34
Uma indústria de alimentos afirma que seus enlatados têm durabilidade média de 60 meses, e o desvio padrão correspondente é de 6 meses. Periodicamente, o fabricante retira uma amostra de tamanho n para realizar testes de qualidade. Com base nessas informações, afirma-se que, para uma amostra
Obs.: Use a tabela anexada no final do caderno, se necessário.
(A) de 36 unidades, a probabilidade de que a durabilidade do produto esteja no intervalo de 1 mês em torno da média é superior a 60%.
(B) de 36 unidades, a probabilidade de que a durabilidade do produto esteja no intervalo de 1 mês em torno da média é de 13,5%.
(C) de 36 unidades, o tempo de vida médio esperado do produto é de 66 meses.
(D) de 100 unidades, a probabilidade de que a durabilidade do produto esteja no intervalo de 1 mês em torno da média não chega a 80%.
(E) de 100 unidades, o tempo de vida médio esperado do produto é de 66 meses.

Resolução
Como falou em “amostra” e “em torno da média” (nas alternativas), então precisamos do “Teorema Central do Limite”. A única diferença é que ao calcular Z, o desvio padrão é dividido pela raiz da amostra (n). µ=60 σ=6
A) 1 mês em torno da média é entre 59 e 61. Como é simétrica, a probabilidade entre 60-61 é a mesma que 59-60, então podemos calcular apenas para 61 e multiplicar por dois. n=36. Z=(61-60)/(6/raiz de 36+ = 1 . Pela tabela: 0,34. Multiplicando por 2: 0,34*2 = 68%. Alternativa certa.

B) Como vimos na letra A, não é de 13,5%. O certo é 68%.

C) Saber se a média da amostra é similar a média da população é complicado. Mas considerando isto e que as 36 unidades foram tiradas perto da média, então a média é a mesma.

D) Z=1,66 , na tabela, 0,451. Multiplicando por 2, 90,2% é a probabilidade. Isso é maior que 80%.
E) Mesma resposta para C.

A correta é alt A.

35
Estoques em geral surgem em função de desequilíbrios entre as taxas de fornecimento e demanda. Uma característica do estoque de ciclo é que ele
(A) ocorre porque um ou mais estágios na operação produtiva não podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente.
(B) existe porque o material não pode ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e o ponto de demanda.
(C) é utilizado para compensar a falta de matéria-prima proveniente dos fornecedores.
(D) é utilizado para antecipar crescimentos da demanda já previstos.
(E) surge com significado maior em empresas que adotam o Just in Time.

Resolução
Para estoque de ciclo, sempre se lembrar da palavra “estágios” e do exemplo do pão. Uma padaria que produz pães A, B e C em apenas um forno, precisa produzir em ciclos (se produzir o C apenas no fim do dia, não vai vender!): ABC, depois ABC de novo e assim por diante. Literal do livro do Slack. B é estoque de canal (da distribuição). C é estoque de proteção (o comum). D é de antecipação. E – no just in time, a intenção é diminuir/acabar os estoques. Alt A.

36
O desempenho satisfatório de uma organização não depende apenas de um processo de planejamento responsável por elaborar objetivos desafiadores e realistas de um desenho estrutural que permita a execução adequada de atividades e de uma direção que lidere e motive os funcionários; depende também de um sistema de controle eficaz, que seja responsável por identificar possíveis desvios e corrigi-los em tempo hábil.
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração, teoria e prática. São Paulo: Pearson, 2008. p. 231.
Sabendo-se que o controle é um conceito aplicável a diferentes níveis organizacionais, a função que corresponde ao controle estratégico é
(A) possibilitar decisões específicas dos gerentes para resolver problemas em suas áreas de atuação.
(B) utilizar mecanismos de controle específicos, com foco em atividades operacionais.
(C) garantir todos os recursos necessários à execução das atividades.
(D) analisar a adequação da missão, visão, estratégias e objetivos organizacionais.
(E) monitorar as atividades de acordo com os padrões definidos pela alta direção.

Resolução
Estratégico está ligado a presidente, diretores, missão, visão e objetivos. Se a questão for sobre estratégia e a alternativa citar gerentes, operacional, execução, curto prazo, é muito provável que esteja errada. As letras A, C e E são do controle tático (gerentes, intermediário), a B é do controle operacional. Alt D.

37
Sistemas de Produção podem ser definidos como conjuntos de pessoas, equipamentos e procedimentos organizados para a realização de operações de manufatura ou serviços em uma empresa.
Os principais Sistemas de Produção em manufatura são:
(A) Sistema de Produção em Massa - Sistema de Produção de Posição Fixa
(B) Sistema de Produção por Lotes ou Encomendas - Sistema de Produção de Serviços Funcionais
(C) Sistema de Produção em Massa - Sistema de Produção de Posição Fixa - Sistema de Produção para Pequenas Quantidades
(D) Sistema de Produção por Lotes ou Encomendas – Sistema de Produção em Massa - Sistema de Produção para Médios ou Pequenos Projetos
(E) Sistema de Produção para Grandes Projetos – Sistema de Produção por Lotes ou Encomendas – Sistema de Produção em Massa

Resolução
Essa definição de sistemas de produção é de algum livro, procurei no Slack e não achei, então não sei qual, mas não faz diferença. Sistema de produção é definido pelo seu tipo de processo: projeto, jobbing, em lote, em massa, contínuo. Sendo que o por projeto é o mais exclusivo (alta variedade e baixo volume), depois em lotes e então, em massa (baixa variedade e alto volume). Alt E.

38
Em um sistema de planejamento e controle da produção empurrado, um fato relevante é que
(A) esse sistema acarreta a redução do número de agentes no canal de fornecimento.
(B) cada centro de trabalho empurra o trabalho, sem levar em consideração se o centro de trabalho seguinte pode utilizá-lo.
(C) a produção começa efetivamente quando os estoques atingem 50% dos estoques de reserva.
(D) a demanda é empurrada para trás ao longo das etapas da produção, minimizando os estoques.
(E) o consumidor, no momento em que efetua a compra, inicia o processo de produção.

Resolução
A letra B praticamente é a definição de um sistema empurrado. A letra A (redução de fornecedores) é uma forte característica da produção puxada, assim como a letra E. A C não é uma regra, muitos fatores determinam o início da produção, por isso, não pode ser afirmada. A letra D não faz sentido. Alt B.

39 (também está no capítulo 32 – Sist. de Qualidade)
O benchmarking é o processo de aprender com os outros e envolve a comparação do seu próprio desempenho ou método com o de outras operações comparáveis.
As empresas usam o benchmarking para
(A) compreender melhor como empresas líderes atuam de maneira a aperfeiçoar seus próprios processos.
(B) copiar ou imitar operações bem-sucedidas de outras organizações.
(C) promover projetos isolados de melhoria de processos.
(D) comparar processos semelhantes de empresas similares do mesmo setor industrial.
(E) fazer espionagem industrial em grandes empresas.

Resolução
Benchmarking não é imitar, não é um projeto isolado, não precisam ser empresas do mesmo setor industrial, não é espionagem. É “compreender melhor como empresas líderes atuam de maneira a aperfeiçoar seus próprios processos”. Alt A.

40
Uma vantagem da simulação, em contraposição a modelos analíticos, é que a simulação
(A) costuma exigir poucas rodadas para ter uma boa estimativa do valor objetivo para uma determinada decisão.
(B) é uma técnica a partir da qual é possível a obtenção de alguma apreciação para a variabilidade de resultados de interesse.
(C) produz, em cada rodada, apenas estimativas das verdadeiras características do sistema analisado, para um conjunto particular de parâmetros de entrada, tal como o modelo analítico.
(D) dispensa a necessidade de análise da validade do modelo.
(E) pode exigir a avaliação de várias decisões possíveis, tal como o modelo analítico.

Resolução
Simulação exige muitas rodadas de experimentos. Na letra B, apreciação está no sentido de “julgamento, opinião, razão,descoberto” e é justamente esse o objetivo da simulação: descobrir os fatores que alteram (variam) o resultado, certa. A letra C está quase certa, porque a simulação apresenta estimativas das características, mas o modelo analítico, não! O mesmo erro está em E. A letra D diz que não precisa ser validado, mas precisa. Alt B.

41
Os gráficos de controle da qualidade são elementos visuais para o monitoramento de características dos produtos e processos, de forma a indicar alterações numa linha de produção.
Para planejar um gráfico de controle, é preciso estabelecer
(A) a meta da organização e um grande volume de produção.
(B) a variância e envolver toda a empresa nos processos.
(C) a frequência de amostragem e o tamanho da amostra.
(D) ações complexas no processo e agregar valor ao produto.
(E) uma linha para novos produtos e retirar uma grande amostra diversas vezes.

Resolução
Os passos são: definir as características, decidir como medir, estabelecer padrões, controlar, corrigir as causas e melhorar continuamente. A correta é letra C, porque sobre as outras não é possível ter certeza, varia caso a caso. Alt C.

42
Um indício do controle INADEQUADO da qualidade num processo é
(A) fazer uso do método Kaizen.
(B) ter operações duplicadas no processo produtivo.
(C) executar ações abrangentes em todo o processo de qualidade.
(D) planejar o processo de produção para minimizar os custos.
(E) trabalhar com produção Just in Time.

Resolução
Kaizen é a melhoria contínua, “ações abrangentes” que dizer que a qualidade está em todos os processos, minimizar custo é bom sempre, Just in Time é a produção puxada (estoque baixo), não tem como essas opções serem um indício de controle inadequado da qualidade ou qualquer outro aspecto! Operações duplicadas com certeza é inadequado em processos, qualidade, custo, tempo... Alt B.

43
Uma empresa de televisão e internet por assinatura mantém uma equipe técnica de manutenção e reparos de sua rede externa. Os registros das chamadas, para manutenção, nos últimos seis meses, estão informados a seguir.


Utilizando a média móvel ponderada com pesos de 0,1; 0,2; 0,3 e 0,4 para os meses de março, abril, maio e junho, respectivamente, a previsão de demanda para o mês de julho está entre
(A) 90 e 117                  (B) 118 e 121                (C) 122 e 127                (D) 128 e 132                (E) 135 e 140

Resolução
120*0,1+132*0,2+124*0,3+136*0,4=130. Alt D.

44
Numa indústria fabricante de computadores pessoais, o departamento de montagem de desktop compacto tem quinze montadores. Cada um dos montadores trabalha oito horas por dia e faz a montagem de 16 aparelhos por hora. A capacidade do departamento de montagem calculada pelo número de desktop por dia é de
(A) 120             (B) 960             (C) 1.920                      (D) 6.720                      (E) 28.800

Resolução
15func*8h = 120h
120h*16ap/h = 1920 aparelhos
Alt C.

45
NÃO se enquadra(m) no conceito de responsabilidade social empresarial a(s)
(A) governança corporativa
(B) contratação de funcionários de diversas origens étnicas e sociais
(C) produção de bens não prejudiciais ao consumidor
(D) ausência de planos de contingência
(E) preocupações com o meio ambiente

Resolução
Não sei qual o embasamento teórico, porque contratar funcionário de diversas origens é estranho (o que para RH deve ser normal), o que não pode existir é a discriminação, mas isso é diferente de contratar baseado na etnia. De qualquer maneira, a letra D não poderia estar correta. Toda empresa precisa de um plano para conter, sanar acidentes. Relacionando com o SA8000, A é o sistema de gestão, B é a falta de discriminação, C é a obviedade, D é a segurança e saúde, E também é obviedade. Alt D.

46
O método de custeio legalmente permitido para avaliação de estoques é denominado
(A) Custeio por absorção           (B) Custeio Pleno          (C) Método ABC            (D) Método do Custeio Variável                                                             (E) Custeamento Funcional

Resolução
Por absorção é o permitido pelo fisco (sobre a gestão de estoques, PEPS é o permitido). Obs: não achei esse custeamento funcional. Alt A.

47
break-even point é o ponto em que o(a)
(A) lucro supera a receita.
(B) lucro iguala a receita.
(C) despesa supera a receita.
(D) receita supera a despesa.
(E) receita e a despesa se igualam.

Resolução
É o ponto de equilíbrio, as receitas são iguais às despesas, não ocorre lucro. Alt E.

48
O planejamento estratégico é condição precípua para a sobrevivência das organizações modernas, dado que o dinamismo ambiental, sua flexibilidade e mutação constante contrastam com o ambiente organizacional estático de um passado recente. Planejar é palavra-chave para as organizações se ajustarem às mudanças globais. Analise as características listadas abaixo.
I – Especifica o rumo da organização, permitindo direcionar esforços dos seus membros para um objetivo comum.
II – Promove a integração e a coordenação das atividades dos membros organizacionais.
III – Facilita a identificação das pessoas com a organização.
IV – Serve de fundamento para o processo decisório.
As características que correspondem às vantagens do planejamento estratégico quando relacionadas, respectivamente, ao senso de direção e ao foco nos esforços, são
(A) I e II, apenas.          (B) III e IV, apenas.       (C) I, II e III, apenas.     (D) II, III e IV, apenas.   (E) I, II, III e IV.

Resolução
Especificar o rumo da organização está na missão, que é elaborada pelo planejamento estratégico.
Promove, sim, a integração com o rumo. I e II corretas.
Facilitar a identificação das pessoas eu achei que estivesse certo, que poderia ser alcançada com a missão e os valores, mas está errado.
A IV também está incorreta, mas não sei o motivo. Se a I está certa e diz “especifica o rumo da organização”, o rumo não é definido por processo decisório? Esta IV estaria certa também.
I e II, apenas. Alt A.

49
A empresa X S.A. possui uma unidade de produção responsável pela manufatura de um conjunto de componentes eletrônicos diversificado. Técnicos da empresa estão planejando a produção no médio prazo, buscando conciliar a taxa de produção e a taxa de demanda. O tipo de planejamento que está sendo realizado pelos técnicos é denominado
(A) Programa Mestre da Produção
(B) Planejamento da Produtividade
(C) Planejamento Agregado
(D) Previsão da Demanda
(E) PERT/COM

Resolução
“Planejamento Agregado ou Programação Agregada: consiste na elaboração do plano de produção para um período de longo prazo, conciliando a previsão da demanda com a capacidade de produção e com os recursos disponíveis. Refere-se à ideia de se focalizar a programação em valores agregados, na capacidade total do conjunto dos recursos produtivos e na demanda total de família de produtos, não na capacidade individual de um recurso ou em produtos ou serviços individuais.” – Clóvis Neumann. Alt C.

50
Qual é a expressão que NÃO se aplica ao modelo de custos orientado pela gestão econômica?
(A) Orientação para o produto
(B) Centro de resultados
(C) Centro de custos
(D) Valor do dinheiro no tempo
(E) Valor agregado

Resolução
A Gestão Econômica é focada na eficácia e eficiência, nos resultados em todos os setores da empresa. Em cada atividade operacional, considera a sua margem de contribuição, quanto agrega de valor. Como dito, o foco é nos resultados, por isso não existem mais “centros de custos”, sim, “centros de resultados”. Alt C.

51
A lucratividade é um objetivo organizacional. A geração de riqueza serve como alicerce para o cumprimento das obrigações junto aos acionistas e permite um fôlego de caixa que justifica a sustentabilidade da empresa através do planejamento estratégico. A esse respeito, analise as assertivas abaixo.
I – A empresa é uma entidade econômica que deve trazer retorno aos seus acionistas.
II – A empresa é considerada uma entidade social que deve trazer retorno para seus parceiros.
III – A distribuição de riqueza deve ser feita de modo proporcional, de acordo com a contribuição dos parceiros, para o êxito do projeto organizacional.
A(s) característica(s) do modelo de stakeholders aparece(m) APENAS em
(A) I                 (B) II                (C) I e II                       (D) I e III                      (E) II e III

Resolução
Como o “social” está em moda, o modelo de stakeholders trouxe a “empresa social” e o retorno aos “parceiros”, os stakeholders. Esses parceiros ganham na proporção de suas contribuições. Em contraposição ao modelo shareholders, no qual a empresa é econômica e deve trazer retorno aos acionistas (I). Alt E.


52
Sobre o tema da distribuição física dos produtos comercializados por uma organização, analise as seguintes afirmações:
I – A distribuição física fica resolvida com o estudo do fluxo de produtos para a organização.
II – A movimentação, a estocagem e o processamento dos pedidos dos produtos finais da organização são os elementos relevantes da distribuição física.
III – O canal de transação corresponde a uma ou mais empresas ou indivíduos que participam do fluxo de produtos desde o fornecedor até o produtor.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas.               (B) II, apenas.              (C) III, apenas.              (D) I e III, apenas.                  (E) I, II e III.

Resolução
Distribuição não é só o fluxo dos produtos, envolve também sua movimentação, armazenagem e processamento de pedido (I errada).
A II está certa.
A III está errada porque canal de transação é o meio para vender, negociar e contratar. O fluxo do fornecedor até o produtor é um fluxo de distribuição na óptica do fornecedor, porque distribuição é do produtor para o cliente.

Apenas a II. Alt B.

53
A Toyota Motor Corporation sincronizou, de forma progressiva e simultânea, os seus processos para atingir alta qualidade, tempos rápidos de atravessamento e excepcional produtividade. Conseguiu isso ao desenvolver um conjunto de práticas que moldaram largamente o que hoje se denomina operações enxutas (Produção ou Manufatura Enxuta), mas que a Toyota denomina de Sistema Toyota de Produção.
Muitas técnicas do Sistema Toyota de Produção se ocupam diretamente do planejamento e controle, tais como:
(A) programação puxada, controle kanban e estudo dos tempos
(B) programação puxada, controle estatístico da qualidade e sincronização do fluxo
(C) programação puxada, controle kanban e sincronização do fluxo
(D) programação empurrada, controle kanban e estudo de movimentos
(E) programação empurrada, controle estatístico da qualidade e sincronização do fluxo

Resolução
JIT à programação puxada, kanban, evitar desperdícios, envolvimento de todos, kaizen, sincronia, poucos fornecedores. Lembrar-se dessa relação. Alt C.

54
Frederick Taylor é considerado o principal expoente da Administração Científica. A respeito da Administração Científica, analise as afirmações abaixo.
I - Taylor implantou a ideia de tempos e movimentos para garantir que todos os empregados fizessem as
mesmas tarefas de forma exatamente igual.
II - A Administração Científica recorre a incentivos puramente salariais ou prêmios de produção para estimular
a elevação da eficiência do operário.
III - A Administração Científica busca a eliminação das atividades que não agregam valor ao produto, propondo a classificação das perdas em sete grandes grupos: perda por superprodução; perda por espera; perda por transporte; perda no próprio processamento; perda por estoque; perda por movimentação; e perda por fabricação de produtos defeituosos.
É correto APENAS o que se afirma em
(A) I                 (B) II                (C) III               (D) I e II                       (E) I e III

Resolução
Apesar de “todos os empregados” e “exatamente igual” serem utopia e poderiam deixar a questão errada no CESPE, é verdade e aqui, está correta. A recompensa salarial é característica importante na administração científica, que considerava o “homem econômico”. As perdas em sete grupos citadas na III fazem parte da produção lean. Alt D.

55

Medida do trabalho é o processo de definição de tempo que um trabalhador qualificado precisa para realizar um trabalho especificado, com um nível definido de desempenho.
Associe os conceitos relacionados à medida do trabalho às definições apresentadas.
As associações corretas são:
(A) I - Q , II - S , III - P , IV - R
(B) I - Q , II - S , III - P , IV - T
(C) I - Q , II - S , III - R , IV - P
(D) I - S , II - Q , III - R , IV - P
(E) I - S , II - Q , III - R , IV – T

Resolução
“Tempo básico” é o termo para “Tempo Normal” usado pelo Slack. É o tempo que um trabalhador qualificado leva para executar uma tarefa com desempenho padrão (é o tempo médio mais o ritmo). Tempo padrão considera as tolerâncias. “Estudo do Tempo” é P, definição do Slack. “Estimativa analítica” é uma estimativa, então é letra R. Alt A.

56
Planejar o arranjo físico de uma instalação consiste basicamente em decidir como serão dispostos, no espaço disponível, os centros de trabalho. Com relação ao arranjo físico em linha ou por produto, tem-se que
(A) a sequência linear de operações para fabricar o produto ou prestar o serviço é uma necessidade.
(B) o produto tende a permanecer fixo, ou quase fixo, aglutinando em torno de si pessoas, ferramentas e materiais.
(C) os centros de trabalho são agrupados de acordo com a função que desempenham.
(D) os centros de trabalho são agrupados em torno dos funcionários da empresa.
(E) os funcionários tendem a permanecer fixos, ou quase fixos, aglutinando em torno de si ferramentas e materiais.

Resolução
Os 4 arranjos físicos são: posicional (produto parado), processo, celular e por produto.  Lembrar-se do arranjo físico “por produto em linha”, quem comanda é o produto, ele que se move e vai sendo montado. B é posicional. “Centros” está relacionado a “células” ou “processos”. Não sei o erro da E, porque os funcionários permanecem fixos, talvez o erro seja no “aglutinando em torno de si ferramentas e materiais”. Alt A.

57
Com relação ao ciclo de vida de um produto no mercado, considere as seguintes afirmações:
I – Na fase de introdução do produto no mercado, ocorre um crescimento relativamente lento das vendas, em comparação com as demais fases.
II – Na fase de maturidade, ou saturação, as vendas são inferiores às registradas na fase de crescimento.
III – Durante a fase de crescimento, em geral, o produto é retirado do mercado.
IV – Na fase de renovação, o produto ganha acessórios.
É correto APENAS o que se afirma em
(A) I                 (B) II                (C) I e III                      (D) II e IV                     (E) III e IV

Resolução
I – Diz que o crescimento das vendas é lento na “Introdução” em comparação às demais fases, correto.
II – Na maturidade, ocorre o ápice do lucro, as vendas são maiores, geram mais receita, o foco é na eficiência, redução de custos.
III – No crescimento, as vendas disparam, crescem bastante (por isso recebe o nome), a empresa só se importa em atender à demanda (eficácia). Claro que não vai retirá-lo do mercado.
IV – Não existe essa fase de “renovação” e os acessórios são na fase de crescimento, de êxtase, de tentativa.
Apenas I correta. Alt A.

58
Com relação ao projeto de trabalho, tem-se que a(o)
(A) divisão do trabalho apresenta como vantagem o fato de causar menos danos físicos ao executor de determinada
tarefa do processo produtivo.
(B) administração científica busca estudar o trabalho, avaliando os métodos e recursos para execução das tarefas e mensurando o tempo de realização das mesmas pelo trabalhador.
(C) único aspecto não abordado pela ergonomia é a interação do indivíduo ao espaço de trabalho.
(D) processo de tomada de decisões é centralizado, mesmo considerando um projeto de trabalho que envolva oempowerment.
(E) empowerment busca aumentar a produtividade do trabalhador ao simplificar as atividades no processo produtivo.

Resolução
A – a divisão do trabalho causa especialização e isso pode causar mais danos físicos ao executor. C – a interação do indivíduo com o trabalho é o aspecto principal da ergonomia. D e E – empowerment é dividir mais o poder de decisão pela organização, então a tomada de decisões é descentralizada e não é a simplificação das atividades. Claramente a questão foi baseada no cap. 9 do Slack, porque aborda todos os assuntos do capítulo. A alt B está correta, a administração científica foi o estudo do método e das medidas (tempo). Alt B.

59
Um produto pode ser considerado um sistema complexo, composto de diversos componentes. A probabilidade de não apresentar falhas dentro de determinado período de tempo e também a capacidade do produto desempenhar suas funções são indicadas por
(A) variabilidade            (B) lead time                 (C) flexibilidade             (D) durabilidade (E) confiabilidade

Resolução
Desempenhar sua função sem falhas durante um período de tempo é confiabilidade. Alt E.

60
Quanto à inovação tecnológica, analise as afirmativas a seguir.
I – A Inovação Organizacional ocorre quando a empresa oferece ao mercado novos produtos ou serviços.
II – A Inovação de Produto decorre de novos processos de produção melhorados e mais eficientes.
III – A Inovação de Marketing ocorre quando o produto oferecido ao mercado apresenta mudanças no design, preço, embalagem e promoção.
IV – A Inovação de Processo permite uma produção mais eficiente, com economia de recursos para a empresa.
São corretas APENAS as afirmativas
(A) I e II                       (B) I e III                      (C) II e III                     (D) II e IV                     (E) III e IV

Resolução
Os tipos de inovação são de: produto, processo, organizacional, marketing.
I – se oferece novos produtos, então é inovação de produto, não organizacional.
II – a inovação de produto é o lançamento de um novo produto, não precisa vir de um novo processo (isso é inovação de processo).
III e IV estão corretas. Alt E.

61
O conjunto completo de preocupações inerentes ao desenvolvimento sustentável abrange, de forma mais ampla, os aspectos
(A) econômicos e ambientais
(B) ambientais e sociais
(C) sociais e políticos
(D) econômicos, ambientais e políticos
(E) econômicos, ambientais, políticos, sociais e culturais

Resolução
Sustentabilidade está tão em “moda” que todos os aspectos, negócios, pessoas, funções... TUDO pode ser sustentável, todos querem ser sustentáveis. Se fizer uma festa, tem como ser sustentável. Se for cagar, pode ser sustentável. Se fizer uma peça de teatro, compuser uma música ou produzir um filme, também se diz sustentável. Não está mais ligado apenas ao desenvolvimento econômico, tudo deve e pode ser sustentável. Alt E.

62
Uma carteira de investimentos diversificada, com relação ao risco, deve
(A) ser composta de muitos títulos.
(B) ser composta de poucos títulos.
(C) apresentar títulos com 0 < β < 1 e β ≥ 1.
(D) apresentar somente títulos cujos betas sejam maiores que a unidade.
(E) apresentar somente títulos cujos betas sejam menores que a unidade.
ResoluçãoBeta maior que 1 significa risco maior, porque o ativo se movimenta mais que o mercado. Beta menor que 1 é risco menor. Então, em uma carteira é bom diversificar com títulos menores e maiores que 1. Alt C.
63
Analise as afirmações abaixo sobre sistemas normatizados de gestão da qualidade.
I – Uma certificação pode ser obtida por um produto, um serviço, um sistema ou mesmo um indivíduo.
II – A normatização facilita as relações comerciais entre países, pois padroniza produtos e procedimentos.
III – As normas nasceram da necessidade de se estabelecerem padrões de qualidade que fossem reconhecidos internacionalmente.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas.                (B) II, apenas.               (C) III, apenas.              (D) I e III, apenas.                     (E) I, II e III.

Resolução
Normatizar é padronizar e um profissional pode ser certificado. Todas corretas. Alt E.

64
Todo processo de tomada de decisão começa pela identificação do problema. Após, os esforços devem ser concentrados em diagnosticar uma situação. Esse diagnóstico consiste em
(A) identificar objetivos – analisar causas
(B) identificar oportunidade – analisar os resultados finais
(C) avaliar a situação – identificar os custos finais
(D) analisar causas – identificar efeitos sociais
(E) analisar a situação econômica – avaliar preços

Resolução
Lembrando: identifica, diagnostica, gera soluções, escolhe a solução e implanta. Através do diagnóstico, os objetivos são traçados e as causa analisadas. Alt A.

65
A manutenção corresponde a uma forma pela qual as organizações tentam evitar falhas, a partir do cuidado com suas instalações físicas. Com relação às abordagens gerais e específicas de manutenção, pode-se reconhecer que
(A) a manutenção preventiva tem maior probabilidade de gerar benefícios quando as paradas ocorrerem de forma relativamente aleatória.
(B) a manutenção centrada na confiabilidade é considerada uma extensão natural na evolução de manutenção corretiva para manutenção preventiva.
(C) a manutenção corretiva é usada quando o custo da falha não planejada é alto e quando a falha não é totalmente aleatória.
(D) a maior parte das operações produtivas opta por uma única abordagem de manutenção, seja ela corretiva, preventiva e preditiva.
(E) uma das metas da manutenção preventiva total consiste em melhorar a eficácia dos equipamentos ao examinar todas as perdas que ocorrem.

Resolução
A) Em nenhum caso a parada aleatória é boa!
B) A manutenção centrada na confiabilidade não é a evolução para a manutenção preventiva, ela surgiu para corrigir a preventiva, tratando de maneira diferente as falhas baseado no padrão de falhas de cada um.
C) Se o custo da falha é alto, o que menos se quer é ter que corrigi-la, o melhor é preveni-la.
D) Acredito que a maior parte opta pela manutenção mista ou corretiva.
E) As cinco metas da manutenção preventiva total são: aumentar a eficácia dos equipamentos, manutenção autônoma, planejamento, treinamento e prevenção da manutenção. Correta.
Alt E.

66
Um produto passa por dez operações (A, B, C, D, E, F, G, H, I, J) em sequência, cada uma executada por uma máquina diferente. O tempo padrão (em minutos) de cada operação, por peça, está exposto no quadro a seguir.

O gargalo do sistema é a operação
(A) B                (B) E                (C) F                (D) H                (E) J

Resolução
Gargalo é a operação que demora mais, porque dita o ritmo de todo o processo, não adianta fazer rápido antes se congestiona no gargalo. O maior é H com 0,6 min. Alt D.

67
Considere o seguinte problema de Programação Linear.

Min Z = 2x1− x2
Sujeito a
−x1 + x2 ≤ 3
2x1 − x2 ≤ 6
x1 ≥ 0
x2 ≥ 0

Qual é a solução ótima?
(A) x1 = 0 e x2 = 1        (B) x1 = 0 e x2 = 3        (C) x1 = 1 e x2 = 0        (D) x1 = 1 e x2 = 4        (E ) x1 = 3 e x2 = 0

Resolução
A melhor maneira de resolver é substituindo cada uma das alternativas e achar a solução ótima. Detalhe que ele quer MINIMIZAR o Z, então, a solução ótima é a menor.
Letra A (0,1) Z= 2.0-1= -1.
Letra B (0,3) Z= 2.0-3= -3.
Letra C (1,0) Z= 2.1-0= 2.
Letra D (1,4) Z= 2.1-4 = -2.
Letra E (3,0) Z = 2.3-0 = 6. 
O menor valor de Z é -3 da alt B.

68
Considere o problema abaixo de Programação Linear.

Maximize: Z = −3*X1 + 6*X2
Sujeito a:
X1 ≥ 0
X2 ≥ 0
5* X1 + 7*X2 ≤ 35
α* X1 + 2*X2 ≤ 2

Para qual valor de α o problema apresenta soluções múltiplas?
(A) α = −1                    (B) α = −0,5                  (C) α = 0                      (D) α = 0,5                    (E) α = 1

Resolução
Novamente “soluções múltiplas”. Soluções múltiplas acontecem quando a reta da função objetivo é paralela a reta de alguma das restrições. O paralelismo entre retas se caracteriza pela multiplicação dos coeficientes. A questão pede o valor de α, então essa equação é múltipla da função objetivo. Para o 6 de X“virar” 2 na restrição, foi dividida por 3. Fazendo o mesmo para o coeficiente -3 de X1: α= -3/3 = -1. Alt A.

69
Para ambientes de trabalho em que exista solicitação intelectual e atenção constantes e que não estejam relacionados na NBR 10152:1987, é recomendável que o nível de ruído aceitável, em dB(A), para efeito de conforto, seja de até:
(A) 45   (B) 55   (C) 65   (D) 75   (E) 85

Resolução
Sempre se lembrar que o conforto é de 65dB! Alt C.

70
O uso adequado da iluminação zenital em áreas de trabalho é conveniente porque
(A) propicia menor nível de iluminância sobre o plano de trabalho.
(B) permite que ocorra ofuscamento no ambiente de trabalho.
(C) distribui a luz natural uniformemente no espaço laboral.
(D) define bem as zonas de sombra ao ser combinada com a luz artificial.
(E) aumenta a difusão da luz, quando combinada ao uso de piso rugoso em cor escura.

Resolução
Zenital vem de zênite, que significa auge. É a iluminação em cima. Iluminação não pode provocar ofuscamento, sombras, reflexos nem contrastes fortes. Deve ser bem distribuída e difusa. Alt C.

11 comentários:

  1. Bom dia.
    Poderia me explicar a questão 51, porque a I não está correta? não entendi.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe "stakeholders" e "shareholders". A I é "shareholders".

      Excluir
  2. A 62 está errada. Não em questão de alternativa, mas na prova desse ano a 62 começa com "Uma carteira de investimentos diversificada, com relação ao riscom deve". Excelente site!

    ResponderExcluir
  3. Não sei quem é ! Mas continue fazendo isso, você é pika ! Show demais

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog amigo. Eu gostaria de saber onde eu encontro essa matéria da questão 27.

    ResponderExcluir
  5. Na questão 34, pensei sobre a variação de 1 sigma. A probabilidade de estar entre a média + 1 sigma = 68%. Então a probabilidade de estar em 60 +- 1 > que a probabilidade de estar entre 60 +- 6 (que é 68%).

    ResponderExcluir
  6. A questão 62 divulgada na sua página é de outra prova.

    A questão 62 da prova é:
    Uma carteira de investimentos diversificada, com relação ao risco, deve (A) ser composta de muitos títulos. (B) ser composta de poucos títulos. (C) apresentar títulos com 0 < β < 1 e β ≥ 1. (D) apresentar somente títulos cujos betas sejam maiores que a unidade. (E) apresentar somente títulos cujos betas sejam menores que a unidade.

    ResponderExcluir