GESTÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE

Ligado a "Planejamento e Controle da Qualidade"
Petrobras – Eng. Produção 2010
54
O processo de credenciamento de organizações certificadoras, no Brasil, é desempenhado por uma única instituição, internacionalmente reconhecida para realizar tal tarefa. Isso agrega confiabilidade à certificação de produtos, processos, serviços ou sistemas de gestão e pessoal. Nesse sentido, para que um organismo possa realizar um processo de certificação no Brasil, é recomendável que a instituição seja previamente acreditada pelo(a)
(A) Conselho Nacional de Metrologia (CONMETRO)
(B) Sistema Nacional de Metrologia (SINMETRO)
(C) Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO)
(D) International Accreditation Forum (IAF)
(E) International Organization for Standardization (ISO)

Resolução
A ABNT representa a ISO, mas quem credencia organizações certificadores é o INMETRO. “A ABNT é uma entidade civil, sem fins lucrativos, credenciada como único Fórum Nacional de Normalização, responsável pela elaboração das normas brasileiras de caráter voluntário. O INMETRO é um órgão governamental com a finalidade de formular e executar a política nacional de metrologia, normalização industrial e certificação de qualidade de produtos industriais.” Já caiu mais de uma questão perguntando isso. Alt C.

67
A ISO 9001:2008 estabelece quatro grupos de atividades básicas, que são exigidas de um sistema de qualidade: medição e monitoramento; controle de produto não conforme; análise de dados; e melhorias. São requisitos essenciais de cada uma dessas atividades, EXCETO o de
(A) pesquisa da satisfação do cliente.
(B) realização de auditorias internas e externas.
(C) autorização do uso de produto não conforme, ou ainda, sua liberação ou aceitação, sob concessão por parte de uma autoridade pertinente e, dependendo do caso, pelo cliente.
(D) inclusão de informações referentes aos fornecedores na análise de dados.
(E) realização de ações preventivas para eliminação de não conformidades potenciais.

Resolução
À primeira vista, parece estranho, mas não tem essa auditoria externa dentro dos grupos citados. Isso porque essa medição, controle de não-conforme, análise de dados e melhorias são realizadas pela empresa, a qual registra, comprova tudo e depois apresenta na auditoria e para ser certificada. Lembrando que a certificação tem prazo de 3 anos, com auditorias anuais. Alt B.

68
Uma empresa vem registrando, desde 2007, uma crescente perda de competitividade no mercado internacional, amargando reduções constantes na sua margem de lucro. O Conselho de Administração da companhia decidiu, então, constituir um grupo de trabalho cuja missão consistiu, basicamente, na identificação, análise e proposta de soluções aos problemas conjunturais da empresa. Promovendo um aprofundado estudo junto a suas filiais e a suas concorrentes diretas, concluiu-se que as empresas rivais estavam vendendo produtos concorrentes ao preço de custo dos produtos produzidos pela empresa. A razão dessa disparidade encontrava-se, especialmente, em um número excessivo de fornecedores, um nível comparativamente elevado de rejeições na linha de produção e um tempo excessivamente longo na colocação do produto no mercado consumidor. O estudo permitiu, também, a comparação da realização de processos entre as diversas filiais da empresa. Isso possibilitou a identificação das melhores práticas em cada processo, o que, por sua vez, ajudou a promover a maximização da performance empresarial. A partir das conclusões do grupo de trabalho, foi também possível à empresa definir diretrizes e estratégias de ação, otimizar a linha de produção para a eliminação consistente de não conformidades, e definir precisamente metas e indicadores de desempenho. Considerando todo o exposto, a prática de melhoria adotada pela empresa para identificar e propor soluções aos problemas foi, essencialmente, o(a)
(A) Balanced Scorecard.
(B) Gerenciamento por Diretrizes.
(C) Benchmarking.
(D) Reengenharia.
(E) Produção Enxuta.

Resolução
Um grande texto para algo simples: benchmarking. Pode-se concluir isso pela parte “as empresas rivais estavam vendendo produtos concorrentes ao preço de custo dos produtos produzidos pela empresa”. Mas poderia se confundir com BSC por causa da parte “definir precisamente metas e indicadores de desempenho”, mas é benchmarking. Inclusive, aparece bastante nas provas da banca. Alt C.

Petrobras – Eng. Produção 2011
39
O benchmarking é o processo de aprender com os outros e envolve a comparação do seu próprio desempenho ou método com o de outras operações comparáveis.
As empresas usam o benchmarking para
(A) compreender melhor como empresas líderes atuam de maneira a aperfeiçoar seus próprios processos.
(B) copiar ou imitar operações bem-sucedidas de outras organizações.
(C) promover projetos isolados de melhoria de processos.
(D) comparar processos semelhantes de empresas similares do mesmo setor industrial.
(E) fazer espionagem industrial em grandes empresas.

Resolução
Benchmarking não é imitar, não é um projeto isolado, não precisa ser empresas do mesmo setor industrial, não é espionagem. É “compreender melhor como empresas líderes atuam de maneira a aperfeiçoar seus próprios processos”. Alt A.

63
Analise as afirmações abaixo sobre sistemas normatizados de gestão da qualidade.
I – Uma certificação pode ser obtida por um produto, um serviço, um sistema ou mesmo um indivíduo.
II – A normatização facilita as relações comerciais entre países, pois padroniza produtos e procedimentos.
III – As normas nasceram da necessidade de se estabelecerem padrões de qualidade que fossem reconhecidos internacionalmente.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas.                (B) II, apenas.               (C) III, apenas.              (D) I e III, apenas.                     (E) I, II e III.

Resolução
Normatizar é padronizar e um profissional pode ser certificado. Todas corretas. Alt E.

Petrobras – Eng. Produção 2012
45
Em relação ao Fluxograma de Processos, considere as afirmativas abaixo.
I - O fluxograma é uma representação gráfica do que ocorre com o material, ou conjunto de materiais, durante uma sequência definida de fases do processo de produção.
II - Quando o fluxograma se refere à representação de montagens, é usual a denominação Diagrama de Montagem.
III - O fluxograma é uma variação do Cronograma Físico-Financeiro.
IV - O fluxograma recebe também a denominação Diagrama Homem-Máquina.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) IV, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.

Resolução
A I está correta. Na II, não acho que seja usual chamar de “Diagrama de Montagem” um fluxograma, porém, se o fluxograma mostra a montagem, deve ser um diagrama. Fluxograma não é cronograma de nada (nem organograma). Diagrama homem-máquina mostra a relação do homem e da máquina, quando cada um funciona e é diferente de fluxograma. I e II corretas. Alt C.

Petrobras – Eng. Produção 2014
39
Determinada empresa siderúrgica fez uma inspeção nas 1.500 chapas fabricadas e encontrou os seguintes defeitos: tanto o tamanho quanto a espessura fora das especificações técnicas, arranhões, furos e trincas. Os valores estão apresentados no Gráfico de Pareto abaixo.
Analisando o gráfico apresentado, a falha cuja solução precisa ser priorizada é a seguinte:
(A) Espessura fora da especificação
(B) Tamanho fora da especificação
(C) Trincas
(D) Arranhões
(E) Furos

Resolução
Pareto ou ABC serve para priorização ao mostrar que 20% é responsável por 80% de alguma coisa, no caso, defeitos. Claro que o que apresenta mais defeitos é o que deve ser priorizado, alt A.

56
A Seção 4 – Sistema de Gestão da Qualidade da ISSO 9001:2008 determina os processos necessários e o estabelecimento de métodos para assegurar que esses processos produzam os resultados desejados, bem como o controle da documentação padronizada. O documento que inclui o campo de aplicação do Sistema de Gestão da Qualidade é o
(A) Manual da Qualidade
(B) Instrução de Trabalho
(C) Registro de Conformidade
(D) Procedimento Operacional
(E) Relatório Gerencial

Resolução
Todo sistema de gestão da qualidade se baseia em um manual de qualidade. Alt A.

Petrobras – Administrador 2010 Maio
28
As ferramentas da qualidade são aplicadas sistematicamente para a resolução de deficiências de processos nas empresas,seguindo o ciclo PDCA. Suponha uma empresa com um grave problema em um de seus processos internos, cujas taxas de defeito tenham atingido níveis inaceitáveis. As etapas da busca pela solução do problema foram listadas abaixo, em sequência lógica.
1 – Entender o processo.
2 – Coletar dados.
3 – Priorizar o problema.
4 – Identificar as causas raízes.
5 – Planejar e implementar ações de melhoria.
6 – Controlar o processo.
As ferramentas da qualidade utilizadas, em cada etapa, são

Resolução
Lembrar dessas relações: folha de verificação e coleta de dados; pareto é priorizar; FMEA é análise do tipo e efeito de falha, procura evitar a ocorrência de falha para tornar o processo confiável. Alt D.

Petrobras – Administrador 2012
58
Uma empresa fabricante de produtos lubrificantes pretende viabilizar a implantação do programa Seis Sigma no setor responsável pela produção. Analisando-se a produção num determinado período, constatou-se, para essa situação, o tempo médio de produção de um lote de aproximadamente 18 minutos, com desvio padrão de 2 minutos.
Um administrador que deseja avaliar se esse processo está de acordo com os parâmetros do programa Seis Sigma deverá utilizar a ferramenta denominada
(A) 5W1H
(B) Diagrama de Pareto
(C) Diagrama de Afinidades
(D) Análise de Capacidade
(E) Folha de Verificação

Resolução
O programa 6 Sigma aumenta o grau de exigência ao colocar 6 desvios-padrão no índice de capabilidade. Por isso a resposta é a análise de capacidade. Alt D.

Petrobras Biocombustível - Eng. Prod. 2010
44
Um dos maiores avanços na administração contemporânea está no desenvolvimento da qualidade e no estímulo a uma mentalidade de melhoria contínua nas empresas. São critérios essenciais da qualidade total, EXCETO que a(o)
(A) alta administração incorpora os valores e práticas de qualidade em seu dia a dia.
(B) empresa deve dar especial atenção às necessidades e desejos do consumidor, para tornar o índice de satisfação de seus clientes igual ou melhor do que aquele de seus concorrentes.
(C) empresa não precisa trabalhar em conjunto com seus fornecedores na busca pela qualidade de seus bens ou serviços.
(D) implementação da qualidade pressupõe o treinamento dos funcionários em técnicas de qualidade.
(E) sistema de qualidade da organização busca resultados concretos.

Resolução
Na qualidade total a qualidade é total! Ou seja, em todos os setores, em todas as negociações, em todos os relacionamentos (inclusive com fornecedores), busca-se uma vantagem competitiva através da qualidade. Alt C.

45
A Prensados LTDA. é uma empresa de médio porte, responsável pelo processamento industrial de frutos e sementes. Nos últimos dois anos, a empresa não tem atendido às metas estabelecidas pela direção. Houve prejuízo financeiro e os empregados estão desestimulados com a perspectiva de demissões se a situação de estagnação perdurar. Analisando os processos internos e as práticas concorrenciais, a direção da empresa decidiu implementar um programa de qualidade total. Com isso, espera encadear melhor as etapas de produção e eliminar algumas fases do processo de produção que se demonstraram improdutivas ou ineficientes. Cogitou-se, ainda, adotar um modelo de produção enxuta para evitar desperdícios e uma queda de preços decorrente do excesso de oferta. A solução encontrada pela empresa corresponde à técnica de
(A) Análise de Conformidade.
(B) Brainstorming.
(C) Redução do Ciclo de Tempo.
(D) Benchmarking.
(E) Terceirização (outsourcing).

Resolução
Falou em “[analisando] práticas concorrenciais”, então achei que fosse “benchmarking”, mas a ênfase está na qualidade total. Como falou “eliminar algumas fases” e “produção enxuta”, então se encaixa na letra C. Embora redução do tempo de ciclo não seja uma técnica no sentido estrito, não é “como se faz” é o objetivo. Alt C.

50
A análise de conformidade consiste em um dos principais mecanismos para assegurar a qualidade de um produto e/ou serviço, através da fixação de parâmetros mínimos e objetivos para que o produto seja colocado à disposição do mercado consumidor. A propósito da verificação de conformidade, tem-se que
(A) os mecanismos de avaliação de conformidade são, especificamente, a certificação, a inspeção e o ensaio.
(B) a análise de conformidade é sempre compulsória, tendo como parâmetro mínimo as diretrizes da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
(C) a análise de conformidade é sempre facultativa, uma vez que é apenas um mecanismo de obtenção de vantagens competitivas para as empresas.
(D) o INMETRO é a única instituição, no Brasil, autorizada a realizar o processo de acreditação de entidades para a realização de análises de conformidade.
(E) qualquer instituição com qualificação técnica suficiente pode realizar atividade de certificação, independente de prévia acreditação.

Resolução
Os mecanismos de avaliação de conformidade são: Certificação, Declaração do Fornecedor, Etiquetagem, Inspeção e Ensaios. Os parâmetros da análise de conformidade segue o requerido pela empresa. Nem sempre a análise é facultativa. A D é a resposta correta, o INMETRO que credita organizações certificadoras. Alt D.

Transpetro - Eng. Prod. 2011
36
Uma empresa está ampliando o programa de qualidade total para todos os seus setores. Nesse contexto, a contribuição do departamento de planejamento de pessoal à gestão da qualidade concretiza-se por meio de diversos modos, EXCETO pela(o)
(A) elaboração de técnicas de desenvolvimento organizacional
(B) incorporação da qualidade na gestão de recursos humanos
(C) realização da avaliação dos funcionários
(D) incentivo ao trabalho em equipe mediante recompensas individuais
(E) treinamento de funcionários para coleta de dados relevantes ao programa de qualidade

Resolução
“Recompensas individuais” atrapalhou o item... Alt D.

47
Suponha que uma empresa está estudando implantar o programa Seis Sigma no setor de distribuição, sendo que o tempo de entrega dos serviços voltados às empresas de comércio eletrônico, certamente será um dos projetos prioritários. No estudo de viabilidade de implantação do programa, analisou-se a entrega postada na cidade de São Paulo, remetida ao município do Rio de Janeiro. Verificou-se que, para essa hipótese, o tempo médio das entregas é de, aproximadamente, 36 horas, com desvio padrão de 4 horas.
Para caracterizar se o referido processo encontra-se de acordo com os parâmetros do Seis Sigma, a ferramenta mais indicada será o(a)
(A) Programa 5S
(B) Diagrama de Pareto
(C) Mapeamento de Processos
(D) Análise de Capacidade
(E) Análise de Conformidade

Resolução
Outra prova, mesma banca e questão quase igual à 58 da Petrobras 2012 – Administrador, porém, esta é para engenheiro de produção. Falou em tempo, desvio padrão, então não tem a ver com 5S, pareto, mapeamento. Conformidade está relacionada com requisitos, controle de conformidade. Seis sigma mexe com a capacidade de fazer certo, de evitar falhas. Alt D.

49
Uma empresa instituiu um programa de qualidade, iniciativa para a adoção de uma gestão empresarial participativa, a partir do desenvolvimento de uma cultura organizacional de melhoria contínua do ambiente de trabalho de seus colaboradores e de seus processos.
Uma das grandes vertentes em que se estrutura tal programa é a adequação de seus produtos e processos às normas da International Organization for Standardization (ISO). Supondo-se que a empresa decida implementar as normas da ISO 9001:2008, sem, contudo, assumir custos da qualidade além daqueles previstos na referida Norma Técnica, serão adotadas as seguintes rotinas descritas, com EXCEÇÃO de
(A) realização periódica de auditorias externas.
(B) determinação de métodos para obtenção e uso de informações relativas à percepção do cliente sobre o atendimento da organização em relação a seus requisitos.
(C) validação de quaisquer processos de produção e prestação de serviço onde a saída resultante não possa ser verificada por monitoramento ou medição subsequente.
(D) planejamento e implementação dos processos necessários ao monitoramento, medição, análise e melhoria, para assegurar a conformidade do sistema de gestão da qualidade.
(E) elaboração e disponibilização de um manual da qualidade que preveja o escopo do sistema de gestão da qualidade, os procedimentos documentados estabelecidos para esse sistema, assim como uma descrição da interação entre os processos do referido sistema.

Resolução
De novo cita auditoria externa e está errada, esta realmente não aparece na norma e/ou deve ser porque a auditoria externa não é uma rotina, é acontece para certificar ou recertificar. Repare que todas as outras alternativas contém procedimentos internos, que a própria empresa deve fazer, por isso estão certas. Alt A.

51
Uma das características marcantes do programa Seis Sigma é
(A) adotar uma abordagem segmentada e individualizada.
(B) valer-se, exclusivamente, de ferramentas estatísticas como critério de avaliação e priorização de projetos.
(C) estar voltado à alteração e construção de uma cultura organizacional de melhoria contínua, sem, necessariamente, estar vinculado a um objetivo imediato ou a projetos em execução.
(D) conjugar ferramentas estatísticas e não estatísticas, com uma integração do gerenciamento por processo e por diretrizes, mantendo o foco nos clientes, nos processos críticos e nos resultados da empresa.
(E) ser especialmente eficaz em processos produtivos que utilizam uma análise de capabilidade, como ocorre em indústrias com linhas de produção em massa, sendo de pouca valia para processos em que não se aplica tal análise, como no setor de serviços.

Resolução
O programa 6 Sigma visa reduzir ao máximo a quantidade de falha nos produtos, para isso, trabalha com uma margem de desvio padrão bem pequena. Mas para alcançar seus objetivos, toda a empresa precisa estar envolvida. “Foco no cliente” é a diretriz principal da qualidade, por isso a alternativa está correta. Alt D.

60
A representação visual de um processo utilizado por divesas organizações, cuja finalidade é pôr em evidência a origem, o processamento e o destino das informações num fluxo normal do processo de trabalho, é o
(A) diagrama de dispersão         (B) organograma           (C) fluxograma              (D) pictograma          (E) histograma

Resolução
Diagrama de dispersão é usado na qualidade para relacionar duas variáveis.
Organograma representa a estrutura organizacional (Presidência, diretorias, gerências...) e hierarquia.
Fluxograma é a resposta certa, usada para processos.
Pictograma nem é da matéria, são figuras, ex: placa de animais na pista.
Histograma é diagrama de frequência da estatística. Alt C.

IBGE - Eng. Prod. 2009
47

Resolução
PDCA – plan, do, check, act. Se ao lado do X está escrito “Definir...” e os dois fazem parte do P, então X também é definir alguma coisa. Y ou Z tem que ser “fazer, executar” e o W só pode ser “verificar”. Alt A.

Casa da Moeda - Eng. Prod. 2012
12
Uma empresa está aplicando a metodologia FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), também denominada de FMECA (Failure Modes, Effects and Criticality Analysis) por incorporar a análise de criticalidade. A equipe responsável pela aplicação da metodologia identificou 5 modos de falha, tendo atribuído os seguintes valores para os índices de Severidade (S), Ocorrência (O) e Detecção (D):

Com base nos dados da tabela e considerando-se apenas o cálculo convencional do NPR (Número de Prioridade de Risco), o modo de falha que deve ser priorizado para a implementação de ações de melhoria é o modo de falha
(A) 1                 (B) 2                           (C) 3                (D) 4                 (E) 5

Resolução
O NPR é calculado pela multiplicação da severidade, ocorrência e detecção.
Quanto maior, maior a prioridade. 1-252 ; 2-140 ; 3-224 ; 4-168 ; 5-105.
O maior NPR é 252. Alt A.

16
Para auxiliar no planejamento e controle da qualidade, existem diversas ferramentas, tais como as chamadas Sete Ferramentas da Qualidade. A respeito dessas ferramentas, afirma-se que o(a)
(A) gráfico de dispersão é uma ferramenta que mostra quando determinadas variáveis estão fora do padrão de desempenho esperado.
(B) histograma é um gráfico que permite identificar as falhas que devem ser priorizadas para a implementação de ações corretivas.
(C) diagrama de Pareto é um gráfico que permite, a partir de uma amostra aleatória, identificar a capacidade do processo.
(D) diagrama de causa e efeito permite que um grupo analise os problemas de forma não estruturada, tendo como foco de discussão a proposição de um conjunto de ações de melhoria.
(E) folha de verificação é usada para o registro da frequência de ocorrência de determinados eventos.

Resolução
Dispersão mostra a relação entre duas variáveis, o que foi descrito na letra A é um gráfico de controle. Na B, falou em “prioridade” é Pareto. C descreve uma análise de capacidade. Na letra D, diagrama de causa e efeito é uma análise estruturada. A alternativa E está correta, a folha de verificação é para registro. Alt E.

29
Determinada técnica, composta de um conjunto simples de simbologia, traça o fluxo de informações sobre clientes, funcionários, equipamentos ou materiais em um processo. Sua finalidade é colocar em evidência a origem, o processamento e o destino da informação e dos registros físicos. Essa técnica é conhecida como
(A) matriz padronizada
(B) diagrama de Ishikawa
(C) plano mestre
(D) organograma
(E) fluxograma

Resolução
Palavras-chave são: simbologia, fluxo, origem – processamento – destino. É um fluxograma. Alt E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário