PLANEJAMENTO E CONTROLE DA QUALIDADE

Relacionado com "Gestão de Sistemas da qualidade". LINK
QUESTÕES
Petrobras – Eng. Produção
2010
53
No atual estágio de desenvolvimento das técnicas de controle de qualidade, várias ferramentas estatísticas contam com o prestígio dos setores especializados da indústria, cada uma direcionada a aferir um aspecto do processo de produção. Observe abaixo um modelo cujo objetivo é identificar variações dos resultados do processo que se encontrem fora do padrão de variação aleatória esperado.

Considerando-se o exposto, a ferramenta descrita e representada acima é o(a)
(A) Gráfico de Shewhart.
(B) Método Taguchi.
(C) Mapeamento de Processos.
(D) Análise de Capacidade.
(E) Análise de Variância.

Resolução
O gráfico de controle foi criado por Shewart e é o apresentado na questão (acho que nem existe outro tipo de gráfico pra qualidade). O método de Taguchi é a função da perda, que trata de maneira diferente os defeitos (ex: um ponto próximo do LCS é mais grave que um defeito próximo a linha média, mesmo que ambos estejam dentro dos limites). Alt A.

2011
41
Os gráficos de controle da qualidade são elementos visuais para o monitoramento de características dos produtos e processos, de forma a indicar alterações numa linha de produção.
Para planejar um gráfico de controle, é preciso estabelecer
(A) a meta da organização e um grande volume de produção.
(B) a variância e envolver toda a empresa nos processos.
(C) a frequência de amostragem e o tamanho da amostra.
(D) ações complexas no processo e agregar valor ao produto.
(E) uma linha para novos produtos e retirar uma grande amostra diversas vezes.

Resolução
Os passos são: definir as características, decidir como medir, estabelecer padrões, controlar, corrigir as causas e melhorar continuamente. A correta é letra C, porque sobre as outras não é possível ter certeza, varia caso a caso. Alt C.

42
Um indício do controle INADEQUADO da qualidade num processo é
(A) fazer uso do método Kaizen.
(B) ter operações duplicadas no processo produtivo.
(C) executar ações abrangentes em todo o processo de qualidade.
(D) planejar o processo de produção para minimizar os custos.
(E) trabalhar com produção Just in Time.

Resolução
Kaizen é a melhoria contínua, “ações abrangentes” que dizer que a qualidade está em todos os processos, minimizar custo é bom sempre, Just in Time é a produção puxada (estoque baixo), não tem como essas opções serem um indício de controle inadequado da qualidade ou qualquer outro aspecto! Operações duplicadas com certeza é inadequado em processos, qualidade, custo, tempo... Alt B.

2012
33
A análise do custo da qualidade agrega todos os custos em que a empresa incorre ao produzir bens e serviços não conformes às especificações. Uma medida financeira de conformidade da qualidade são os custos da qualidade, que são agrupados em quatro categorias: custos de prevenção, de avaliação, de falha interna e de falha externa.
A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - A engenharia de qualidade pode ser classificada como um exemplo de custo de prevenção, e o retrabalho, como um custo de avaliação.
II - Reparos podem ser classificados como um custo de falha interna, e inspeção de laboratório, como um custo de prevenção.
III - Controle estatístico do processo e manutenção de equipamento de produção podem ser classificados como custos de avaliação.
IV - Análise de falhas pode ser classificada como um custo de falha interna, e auditorias de qualidade, como um custo de prevenção.
É correto APENAS o que se afirma em
(A) II                (B) IV               (C) I e IV                      (D) II e III                     (E) I, III e IV

Resolução
Lembrando os quatro tipos de custos: prevenção, avaliação, falhas internas e falhas externas. “Retrabalho” é um custo de falha interna, assim como reteste, refugo, paradas, reparos. “Inspeção” é um custo de avaliação, porque o produto já está pronto. CEP é de prevenção e manutenção é de avaliação. Na IV, “análise de falhas” é mesmo custo de falha interna, porém, auditoria de qualidade é custo de AVALIAÇÃO, segundo Slack e Laugeni e quase todos outros livros, isso tornaria a afirmativa errada. Entretanto, a banca considerou essa a correta. Apenas a IV, alt B.

46
Uma empresa que trabalha com um rigoroso controle da qualidade de seus processos de produção utiliza uma máquina que produz peças usinadas, cujas especificações, em milímetros, são 15 ± 0,12. Sabe-se que as especificações desse processo utilizam seis desvios padrões (6σ), produzindo peças com desvio padrão de 0,02 milímetros.
Conclui-se que o índice de capacidade (Cp) desse processo está compreendido entre
(A) 0,1 e 0,4                 (B) 0,5 e 0,8                 (C) 1,1 e 1,4                 (D) 1,5 e 1,8                 (E) 1,9 e 2,4

Resolução
Cp = (LSE-LIE) / (LSC-LIC) = (LSE-LIE) / 6σ = (15,12-14,88) / 6.0,02 = 2
Alt E.

2014
36
Certa empresa de automóveis está revendo sua estratégia de atuação no mercado, a fim de atrair mais clientes. Assim, estabeleceu que o tempo de espera de um cliente na assistência técnica deve ser o menor possível, e a entrega das peças de reposição nos centros de serviço para o consumidor deve ser feita no tempo previsto. Dessa forma, para alcançar os dois fatores que foram estabelecidos, com quais objetivos de desempenho a empresa deve trabalhar, respectivamente?
(A) Rapidez e confiabilidade
(B) Qualidade e confiabilidade
(C) Qualidade e rapidez
(D) Qualidade e flexibilidade
(E) Flexibilidade e rapidez

Resolução
Falou em “tempo”, então deve ser rapidez (por mais que rapidez seja um requisito da qualidade, qualidade é mais amplo, é o atendimento da expectativa do cliente). Confiabilidade é funcionar de acordo com o esperado por um determinado período, “previsto”, então é confiabilidade. Novamente, nas alternativas, coloca “qualidade” três vezes, “confiabilidade” e “rapidez” duas vezes cada, a que aparecem juntas não está correta. Alt A.

51
A qualidade é um objetivo de desempenho que, caso não atendido, pode gerar custos para as empresas.
São exemplos de custos gerados pela falta de qualidade nos processos de uma empresa:
(A) Treinamento, manutenção preventiva e inspeção de produto
(B) Teste de matéria-prima, rotatividade e comprometimento da imagem
(C) Retrabalho, desperdício de matéria-prima e treinamento
(D) Processamento de devoluções, desperdício de matéria-prima e comprometimento da imagem
(E) Mensuração e teste de matéria-prima, inspeção de produto e retrabalho

Resolução
Os tipos de custos são: prevenção, avaliação, falhas internas e falhas externas. Os custos de falta de qualidade são aqueles detectados com o produto pronto, é uma falha que já aconteceu e por isso está nas falhas internas e externas. A alternativa que apresenta apenas esse tipo de custo é a alt D.

52
Sobre o controle estatístico da qualidade (CEQ), considere as afirmativas abaixo.
I - O CEQ substituiu o controle de qualidade por amostragem pelo controle da qualidade 100%.
II - O CEQ tem por objetivo localizar desvios, erros, defeitos ou falhas no processo produtivo comparando o desempenho alcançado com o padrão estabelecido.
III - No controle de qualidade por amostragem, caso a amostra seja rejeitada, todo o lote deverá ser reinspecionado.
É correto APENAS o que se afirma em
(A) I                 (B) II                (C) III               (D) I e II                       (E) II e III

Resolução
A I está errada porque o CEQ é feito, sim, por amostragem, nada de 100%. Por isso a palavra “estatística”.
A II está correta, é a comparação com o padrão exigido de uma amostra.
A III está certa porque a banca utilizou o Chiavenato em “Administração de Produção” e “Introdução à Teoria Geral da Administração” (pág. 452), outros não falam isso.
Inclusive, a nomenclatura CEQ é usada pelo autor e outros não. Alt E.

Petrobras - Administrador
2010 Maio
33
O gerente de um posto de combustíveis iniciou uma ação de treinamento dos funcionários com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados em seu posto. Sua principal preocupação era desenvolver a habilidade dos funcionários para desempenharem o serviço da forma como era anunciado na TV. O fator determinante da qualidade dos serviços, focado pelo gerente, foi
(A) confiabilidade.
(B) capacidade de resposta.
(C) segurança.
(D) empatia.
(E) itens tangíveis.

Resolução
Ao tentar desenvolver da maneira como é vendida na TV, ele busca se tornar confiável. Alt A.

2010
57
Um processo industrial é acompanhado por meio da técnica de Controle Estatístico de Processo (CEP). A característica da qualidade medida é distribuída normalmente. Das situações mostradas abaixo, aquela que representa a alternativa adequada em termos de centralização e variabilidade do processo é


Resolução
A centralização é quando os centros dos limites de especificação e controle coincidem. A variabilidade deve estar controlada dentro dos limites de especificação. Porque “especificação” é a possibilidade, “controle” é o que é possível controlar. Se os limites de controle estiverem dentro dos limites de especificação, então está atendendo aos requisitos.O gráfico de A significa que atende aos requisitos de especificação, porém, não é possível controlá-lo e, por sorte, que não passou os limites. B é quase a mesma coisa, faltou a sorte, ele está controlado, mas não é o que se deseja, o especificado. Em D e E, não está centralizado, está controlado, porém, fora das especificações. Alt C.

Transpetro
2011
50
Atestar a conformidade de um produto, serviço, sistema ou processo significa afirmar que
(A) é o mais viável do ponto de vista econômico-industrial.
(B) é qualitativamente superior a outros congêneres não avaliados ofertados no mercado.
(C) atende a requisitos mínimos estabelecidos em norma ou regulamento técnico.
(D) atende aos requisitos mais rigorosos de uma norma ou regulamento técnico.
(E) possui índice de falhas ou não conformidades igual a zero.

Resolução
Está conforme o mínimo estabelecido. Alt C.

IBGE
2009
33

Quanto às três situações de capabilidade de processos (Cpk) apresentadas acima, conclui-se que a situação
I - X apresenta Cpk menor que 1 e o processo não é capaz de atender às especificações.
II - Y apresenta Cpk menor que 1 e o processo é capaz de atender às especificações.
III - Z apresenta Cpk maior que 1 e o processo é capaz de atender às especificações.
IV - Y apresenta Cpk menor que 1 e o processo não é capaz de atender às especificações.
Estão corretas as conclusões
(A) I e II, apenas.          (B) I e III, apenas.         (C) II e III, apenas.        (D) I, II e III, apenas.     (E) I, II, III e IV.

Resolução
Analisando apenas se é capaz ou não com o Cpk, este deve ser maior que 1,33 para ser capaz, entre 1 e 1,33 é satisfatório e menos que 1 é incapaz.
Na situação X, o LSC está fora do LSE (a curva representa os resultados do processos), isso quer dizer que não conseguem controlar (LSC) o processos dentro dos limites requeridos (LSE), então não é capaz. Se não é capaz, o Cpk é menor que 1.
Y tem os limites de controle dentro das especificações, o processo é capaz, então Cpk é maior que 1.
Situação Z é estranha, ela mostra a curva além do LIE, isso quer dizer que aconteceram resultados fora do especificado, mas garantem que o processo está sob controle, por isso LIC > LIE (isto é, dentro do limite de especificação), então é capaz e Cpk > 1.
Sem a figura, só com as conclusões já seria possível responder à pergunta, porque Cpk < 1 nunca será capaz. Em relação a centralização (não foi perguntado na questão), quando Cp=Cpk, está centralizado. Se Cp permanecer e Cpk diminuir, vai descentralizando, se zerar, coincide com LSE, se for -1, está totalmente fora do LSE.
I e III estão certas. Alt B.

Considere a figura para responder às questões de nos 41 e 42.
41
A figura apresenta uma das ferramentas usadas no controle de qualidade e é denominada Gráfico de Controle de
(A) variáveis da média de valores medidos na amostra.
(B) variáveis da média das amplitudes na amostra.
(C) atributos tipo P, da quantidade de peças defeituosas por amostra.
(D) atributos tipo C, dos defeitos totais encontrados por amostra.
(E) atributos tipo C, da média dos defeitos encontrados por amostra.

Resolução
No eixo X estão os números dos lotes, no eixo Y, os defeitos totais encontrados em cada lote.
Variáveis não podem ser medidas uma a uma.
Gráfico P usa a média por amostra (porcentagem), o gráfico np é parecido, muda que tem a amostra n, o gráfico C conta um por um (quantidade dos defeitos), é o nosso caso.
Alt D.


42
Analise as afirmações a seguir, com relação ao gráfico de controle apresentado

I - As amostras 1, 7 e 9 estão dentro dos limites de variação natural do processo.
II - As amostras 5 e 12 estão dentro do LSE, mas fora dos limites de limites de variação natural do processo.
III - As amostras 5, 10 e 11 estão fora do limites de especificação e da variação natural do processo.
IV - As amostras 3 e 4 estão fora da variação natural do processo.
Estão corretas APENAS as afirmações
(A) I e II                       (B) I e III                      (C) II e III                     (D) I, II e IV                  (E) I, III e IV

Resolução
“Variação natural do processo” é controle. I e II estão certas (repare que 5 está na linha, mas “linha é dentro”). Na III, 11 está fora do limite de especificação e 5, do de controle. IV – 3 e 4 estão dentro da variação natural do processo. Alt A.

43
Dentre os itens de custos de um programa de qualidade existem aqueles relacionados aos custos de implantação e outros decorrentes da falta de qualidade. Com base nos conceitos de custos da qualidade e da falta de qualidade, analise as afirmações a seguir.
I - Os custos de avaliação se referem ao planejamento de qualidade, treinamento e educação de todos os envolvidos no processo.
II - Os custos de prevenção se referem às inspeções, medições, retiradas de amostras e testes para avaliação de requisitos de conformidade.
III - Os custos de falhas internas estão relacionados a retrabalho, correção de peças mal produzidas, refugos e reparos.
IV - Os custos de falhas externas estão associados a serviços durante a garantia, multas por atraso na entrega e devolução de produtos defeituosos após venda.
Estão corretas APENAS as afirmações
(A) I e II                       (B) II e III                     (C) III e IV                    (D) I, II e III                  (E) I, III e IV

Resolução
Planejamento e treinamento são custos de prevenção, antes do processo rodar. Inspeções, medições e testes são os custos de avaliação, aqueles realizados nos produtos prontos para avaliar possíveis falhas. Por isso I e II estão erradas. Falhas internas e externas acontecem com produtos prontos e falhados. III e IV estão corretas. Alt C.

46
Para facilitar o entendimento e a implantação de programas de gestão da qualidade, alguns autores definiram fatores básicos para facilitar a avaliação de produtos e serviços. Relacione os elementos básicos apresentados na coluna da esquerda com o respectivo conceito, dentre aqueles indicados na coluna da direita.


Esta correta a associação
(A) I - S , II - P e III - T.
(B) II - Q , III - S e V - R.
(C) II - Q , IV - S e VI - T.
(D) III - R , IV - P e V - R.
(E) IV - S , V - T e VI - Q.

Resolução
Falou “vida útil” é durabilidade. “de acordo com os padrões” deve ser conformidade. Confiabilidade é a probabilidade de funcionar sem falhas por determinado período de tempo. II-P ; III-R ; IV-S ; V-T ; VI-Q. Alt E.

60
A natureza da prestação de serviços permite algumas generalizações em relação às operações manufatureiras.
Considere as afirmações abaixo.
I - A principal característica das empresas de serviços são as interações com o cliente.
II - A qualidade do trabalho realizado não significa qualidade no serviço prestado.
III - O nível de contato requerido com o cliente determina os tipos de habilidades dos empregados.
IV - Os serviços têm elementos tangíveis e intangíveis.
Estão corretas as afirmações
(A) I e II, apenas.          (B) I e III, apenas.         (C) II e III, apenas.        (D) I, II e IV, apenas.     (E) I, II, III e IV.

Resolução
A questão foge do usual por tratar de serviços, no IBGE 2009 havia uma matéria chamada “Operações de serviços: conceitos, diferenças em relação à manufatura”, não aparece mais.

De qualquer maneira, todas estão corretas. Alt E.

Casa da Moeda
2012
17
O controle estatístico do processo – CEP – vem sendo largamente utilizado pelas empresas e faz uso de gráficos ou cartas de controle para avaliar se um determinado processo está sob controle.
Considere as afirmações a seguir.
I – O processo está sob controle quando sua variabilidade decorre apenas das chamadas causas aleatórias ou causas comuns.
II – Os gráficos de controle de atributos são utilizados, por exemplo, em situações em que a verificação da qualidade é feita por simples inspeção visual.
III – O processo não está atendendo às especificações do produto quando, em um gráfico de controle, houver um ou mais pontos situados fora do LSC (Limite Superior de Controle) ou do LIC (Limite Inferior de Controle).
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas.    (B) I e II, apenas.          (C) I e III, apenas.         (D) II e III, apenas.        (E) I, II e III.

Resolução
Variações naturais são devidas as causa aleatórias e não comprometem o processo, pois ainda está sob controle.
As causas especiais que colocam pontos fora dos limites.
Atributos são as características respondidas como binário, certo ou errado, sim ou não. As variáveis são as medições com instrumentos. I e II certas.
Atenção na III, existem os limites de especificação e de controle. Especificação é o desejado pelo cliente, controle é o possível da empresa controlar, portanto, realizar. Quando os limites de controle estão dentro dos limites de especificação, é possível garantir a qualidade. O processo não atende às especificações quando pontos estão fora dos limites de especificação, não de controle. Porque é possível estar fora de controle, mas dentro das especificações.
Alt B.

2 comentários:

  1. Boa noite, só uma correção referente à questão 2014-51: gabarito D.

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