Relacionado com "Gestão de Sistemas da qualidade". LINK
QUESTÕES
Petrobras – Eng. Produção
QUESTÕES
Petrobras
2010
53
No atual estágio de
desenvolvimento das técnicas de controle de qualidade, várias ferramentas
estatísticas contam com o prestígio dos setores especializados da indústria,
cada uma direcionada a aferir um aspecto do processo de produção. Observe
abaixo um modelo cujo objetivo é identificar variações dos resultados do
processo que se encontrem fora do padrão de variação aleatória esperado.
Considerando-se o exposto, a
ferramenta descrita e representada acima é o(a)
(A) Gráfico de Shewhart.
(B) Método Taguchi.
(C) Mapeamento de Processos.
(D) Análise de Capacidade.
(E) Análise de Variância.
Resolução
O gráfico de controle foi
criado por Shewart e é o apresentado na questão (acho que nem existe outro tipo
de gráfico pra qualidade). O método de Taguchi é a função da perda, que trata
de maneira diferente os defeitos (ex: um ponto próximo do LCS é mais grave que
um defeito próximo a linha média, mesmo que ambos estejam dentro dos limites).
Alt A.
2011
41
Os gráficos de controle da qualidade são elementos
visuais para o monitoramento de características dos produtos e processos, de
forma a indicar alterações numa linha de produção.
Para planejar um gráfico de controle, é preciso
estabelecer
(A) a meta da organização e um grande volume de
produção.
(B) a variância e envolver toda a empresa nos
processos.
(C) a frequência de amostragem e o tamanho da amostra.
(D) ações complexas no processo e agregar valor ao
produto.
(E) uma linha para novos produtos e retirar uma grande
amostra diversas vezes.
Resolução
Os passos são: definir as características, decidir
como medir, estabelecer padrões, controlar, corrigir as causas e melhorar
continuamente. A correta é letra C, porque sobre as outras não é possível ter
certeza, varia caso a caso. Alt C.
42
Um indício do controle INADEQUADO da qualidade num
processo é
(A) fazer uso do método Kaizen.
(B) ter operações duplicadas no processo produtivo.
(C) executar ações abrangentes em todo o processo de
qualidade.
(D) planejar o processo de produção para minimizar os
custos.
(E) trabalhar com produção Just in Time.
Resolução
Kaizen é a melhoria contínua, “ações abrangentes” que
dizer que a qualidade está em todos os processos, minimizar custo é bom sempre,
Just in Time é a produção puxada (estoque baixo), não tem como essas opções
serem um indício de controle inadequado da qualidade ou qualquer outro aspecto!
Operações duplicadas com certeza é inadequado em processos, qualidade, custo,
tempo... Alt B.
2012
33
A análise do custo da qualidade agrega todos os custos
em que a empresa incorre ao produzir bens e serviços não conformes às
especificações. Uma medida financeira de conformidade da qualidade são os
custos da qualidade, que são agrupados em quatro categorias: custos de
prevenção, de avaliação, de falha interna e de falha externa.
A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - A engenharia de qualidade pode ser classificada
como um exemplo de custo de prevenção, e o retrabalho, como um custo de
avaliação.
II - Reparos podem ser classificados como um custo de
falha interna, e inspeção de laboratório, como um custo de prevenção.
III - Controle estatístico do processo e manutenção de
equipamento de produção podem ser classificados como custos de avaliação.
IV - Análise de falhas pode ser classificada como um
custo de falha interna, e auditorias de qualidade, como um custo de prevenção.
É correto APENAS o que se afirma em
(A) II (B)
IV (C) I e IV (D) II e III (E) I, III e IV
Resolução
Lembrando os quatro tipos de custos: prevenção,
avaliação, falhas internas e falhas externas. “Retrabalho” é um custo de falha
interna, assim como reteste, refugo, paradas, reparos. “Inspeção” é um custo de
avaliação, porque o produto já está pronto. CEP é de prevenção e manutenção é
de avaliação. Na IV, “análise de falhas” é mesmo custo de falha interna, porém,
auditoria de qualidade é custo de AVALIAÇÃO, segundo Slack e Laugeni e quase
todos outros livros, isso tornaria a afirmativa errada. Entretanto, a banca
considerou essa a correta. Apenas a IV, alt B.
46
Uma empresa que trabalha com um rigoroso controle da
qualidade de seus processos de produção utiliza uma máquina que produz peças
usinadas, cujas especificações, em milímetros, são 15 ± 0,12. Sabe-se que as
especificações desse processo utilizam seis desvios padrões (6σ), produzindo
peças com desvio padrão de 0,02 milímetros.
Conclui-se que o índice de capacidade (Cp) desse
processo está compreendido entre
(A) 0,1 e 0,4 (B)
0,5 e 0,8 (C) 1,1 e 1,4 (D) 1,5 e 1,8 (E) 1,9 e 2,4
Resolução
Cp = (LSE-LIE) / (LSC-LIC) = (LSE-LIE) / 6σ = (15,12-14,88) / 6.0,02 = 2
Cp = (LSE-LIE) / (LSC-LIC) = (LSE-LIE) / 6σ = (15,12-14,88) / 6.0,02 = 2
Alt E.
2014
36
Certa empresa de automóveis está revendo sua
estratégia de atuação no mercado, a fim de atrair mais clientes. Assim,
estabeleceu que o tempo de espera de um cliente na assistência técnica deve ser
o menor possível, e a entrega das peças de reposição nos centros de serviço
para o consumidor deve ser feita no tempo previsto. Dessa forma, para alcançar
os dois fatores que foram estabelecidos, com quais objetivos de desempenho a
empresa deve trabalhar, respectivamente?
(A) Rapidez e confiabilidade
(B) Qualidade e confiabilidade
(C) Qualidade e rapidez
(D) Qualidade e flexibilidade
(E) Flexibilidade e rapidez
Resolução
Falou em “tempo”, então deve ser rapidez (por mais que
rapidez seja um requisito da qualidade, qualidade é mais amplo, é o atendimento
da expectativa do cliente). Confiabilidade é funcionar de acordo com o esperado
por um determinado período, “previsto”, então é confiabilidade. Novamente, nas
alternativas, coloca “qualidade” três vezes, “confiabilidade” e “rapidez” duas
vezes cada, a que aparecem juntas não está correta. Alt A.
51
A qualidade é um objetivo de desempenho que, caso não
atendido, pode gerar custos para as empresas.
São exemplos de custos gerados pela falta de qualidade
nos processos de uma empresa:
(A) Treinamento, manutenção preventiva e inspeção de
produto
(B) Teste de matéria-prima, rotatividade e
comprometimento da imagem
(C) Retrabalho, desperdício de matéria-prima e
treinamento
(D) Processamento de devoluções, desperdício de
matéria-prima e comprometimento da imagem
(E) Mensuração e teste de matéria-prima, inspeção de
produto e retrabalho
Resolução
Os tipos de custos são: prevenção, avaliação, falhas
internas e falhas externas. Os custos de falta de qualidade são aqueles
detectados com o produto pronto, é uma falha que já aconteceu e por isso está
nas falhas internas e externas. A alternativa que apresenta apenas esse tipo de
custo é a alt D.
52
Sobre o controle estatístico da qualidade
(CEQ), considere as afirmativas abaixo.
I - O CEQ substituiu o controle de qualidade por
amostragem pelo controle da qualidade 100%.
II - O CEQ tem por objetivo localizar desvios, erros,
defeitos ou falhas no processo produtivo comparando o desempenho alcançado com
o padrão estabelecido.
III - No controle de qualidade por amostragem, caso a
amostra seja rejeitada, todo o lote deverá ser reinspecionado.
É correto APENAS o que se afirma em
(A) I (B)
II (C) III (D) I e II (E) II e III
Resolução
A I está errada porque o CEQ é feito, sim, por amostragem, nada de 100%. Por isso a palavra “estatística”.
A II está correta, é a comparação com o padrão exigido de uma amostra.
A III está certa porque a banca utilizou o Chiavenato em “Administração de Produção” e “Introdução à Teoria Geral da Administração” (pág. 452), outros não falam isso.
Inclusive, a nomenclatura CEQ é usada pelo autor e outros não. Alt E.
A II está correta, é a comparação com o padrão exigido de uma amostra.
A III está certa porque a banca utilizou o Chiavenato em “Administração de Produção” e “Introdução à Teoria Geral da Administração” (pág. 452), outros não falam isso.
Inclusive, a nomenclatura CEQ é usada pelo autor e outros não. Alt E.
Petrobras - Administrador
2010 Maio
33
O gerente de um
posto de combustíveis iniciou uma ação de treinamento dos funcionários com o
objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados em seu posto. Sua
principal preocupação era desenvolver a habilidade dos funcionários para
desempenharem o serviço da forma como era anunciado na TV. O fator determinante
da qualidade dos serviços, focado pelo gerente, foi
(A)
confiabilidade.
(B) capacidade
de resposta.
(C) segurança.
(D) empatia.
(E) itens
tangíveis.
Resolução
Ao tentar desenvolver da maneira como é vendida na TV, ele busca
se tornar confiável. Alt A.
2010
57
Um processo industrial é
acompanhado por meio da técnica de Controle Estatístico de Processo (CEP). A
característica da qualidade medida é distribuída normalmente. Das situações
mostradas abaixo, aquela que representa a alternativa adequada em termos de
centralização e variabilidade do processo é
Resolução
A centralização é quando os
centros dos limites de especificação e controle coincidem. A variabilidade deve
estar controlada dentro dos limites de especificação. Porque “especificação” é
a possibilidade, “controle” é o que é possível controlar. Se os limites de
controle estiverem dentro dos limites de especificação, então está atendendo
aos requisitos.O gráfico de A significa que atende aos requisitos de
especificação, porém, não é possível controlá-lo e, por sorte, que não passou
os limites. B é quase a mesma coisa, faltou a sorte, ele está controlado, mas
não é o que se deseja, o especificado. Em D e E, não está centralizado, está
controlado, porém, fora das especificações. Alt C.
Transpetro
2011
50
Atestar a conformidade de um produto, serviço, sistema ou processo
significa afirmar que
(A) é o mais viável do ponto de vista econômico-industrial.
(B) é qualitativamente superior a outros congêneres não avaliados
ofertados no mercado.
(C) atende a requisitos mínimos estabelecidos em norma ou regulamento
técnico.
(D) atende aos requisitos mais rigorosos de uma norma ou regulamento
técnico.
(E) possui índice de falhas ou não conformidades igual a zero.
Resolução
Está conforme o mínimo estabelecido. Alt
C.
IBGE
2009
33
Quanto às três situações de capabilidade de processos (Cpk) apresentadas acima, conclui-se que a situação
I - X apresenta
Cpk menor que 1 e o processo não é capaz de atender às especificações.
II - Y apresenta
Cpk menor que 1 e o processo é capaz de atender às especificações.
III - Z apresenta
Cpk maior que 1 e o processo é capaz de atender às especificações.
IV - Y apresenta
Cpk menor que 1 e o processo não é capaz de atender às especificações.
Estão corretas
as conclusões
(A) I e II,
apenas. (B) I e III, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I, II e III, apenas. (E) I, II, III e IV.
Resolução
Analisando
apenas se é capaz ou não com o Cpk, este deve ser maior que 1,33 para ser capaz, entre 1 e 1,33 é
satisfatório e menos que 1 é incapaz.
Na situação X, o
LSC está fora do LSE (a curva representa os resultados do processos), isso quer
dizer que não conseguem controlar (LSC) o processos dentro dos limites
requeridos (LSE), então não é capaz. Se não é capaz, o Cpk é menor que 1.
Y tem os limites
de controle dentro das especificações, o processo é capaz, então Cpk é maior que 1.
Situação Z é
estranha, ela mostra a curva além do LIE, isso quer dizer que aconteceram
resultados fora do especificado, mas garantem que o processo está sob controle,
por isso LIC > LIE (isto é, dentro do limite de especificação), então é
capaz e Cpk > 1.
Sem a figura, só
com as conclusões já seria possível responder à pergunta, porque Cpk < 1 nunca será capaz. Em
relação a centralização (não foi perguntado na questão), quando Cp=Cpk, está
centralizado. Se Cp permanecer e Cpk diminuir, vai descentralizando, se zerar,
coincide com LSE, se for -1, está totalmente fora do LSE.
I e III estão
certas. Alt B.
41
A figura
apresenta uma das ferramentas usadas no controle de qualidade e é denominada
Gráfico de Controle de
(A) variáveis da
média de valores medidos na amostra.
(B) variáveis da
média das amplitudes na amostra.
(C) atributos
tipo P, da quantidade de peças defeituosas por amostra.
(D) atributos
tipo C, dos defeitos totais encontrados por amostra.
(E) atributos
tipo C, da média dos defeitos encontrados por amostra.
Resolução
No eixo X estão os números dos lotes, no eixo Y, os defeitos totais encontrados em cada lote.
Variáveis não podem ser medidas uma a uma.
Gráfico P usa a média por amostra (porcentagem), o gráfico np é parecido, muda que tem a amostra n, o gráfico C conta um por um (quantidade dos defeitos), é o nosso caso.
Alt D.
No eixo X estão os números dos lotes, no eixo Y, os defeitos totais encontrados em cada lote.
Variáveis não podem ser medidas uma a uma.
Gráfico P usa a média por amostra (porcentagem), o gráfico np é parecido, muda que tem a amostra n, o gráfico C conta um por um (quantidade dos defeitos), é o nosso caso.
Alt D.
42
Analise as
afirmações a seguir, com relação ao gráfico de controle apresentado
I - As amostras 1, 7 e 9 estão dentro dos limites de variação natural do processo.
I - As amostras 1, 7 e 9 estão dentro dos limites de variação natural do processo.
II - As amostras
5 e 12 estão dentro do LSE, mas fora dos limites de limites de variação natural
do processo.
III - As
amostras 5, 10 e 11 estão fora do limites de especificação e da variação
natural do processo.
IV - As amostras
3 e 4 estão fora da variação natural do processo.
Estão corretas APENAS
as afirmações
(A) I e II (B) I e III (C) II e III (D) I, II e IV (E) I, III e IV
Resolução
“Variação natural do processo” é controle. I e II estão certas (repare
que 5 está na linha, mas “linha é dentro”). Na III, 11 está fora do limite de
especificação e 5, do de controle. IV – 3 e 4 estão dentro da variação natural
do processo. Alt A.
43
Dentre os itens
de custos de um programa de qualidade existem aqueles relacionados aos custos
de implantação e outros decorrentes da falta de qualidade. Com base nos
conceitos de custos da qualidade e da falta de qualidade, analise as afirmações
a seguir.
I - Os custos de
avaliação se referem ao planejamento de qualidade, treinamento e educação de
todos os envolvidos no processo.
II - Os custos
de prevenção se referem às inspeções, medições, retiradas de amostras e testes
para avaliação de requisitos de conformidade.
III - Os custos
de falhas internas estão relacionados a retrabalho, correção de peças mal
produzidas, refugos e reparos.
IV - Os custos
de falhas externas estão associados a serviços durante a garantia, multas por
atraso na entrega e devolução de produtos defeituosos após venda.
Estão corretas APENAS
as afirmações
(A) I e II (B) II e III (C) III e IV (D) I, II e III (E) I, III e IV
Resolução
Planejamento e treinamento são custos de prevenção, antes do processo
rodar. Inspeções, medições e testes são os custos de avaliação, aqueles realizados
nos produtos prontos para avaliar possíveis falhas. Por isso I e II estão
erradas. Falhas internas e externas acontecem com produtos prontos e falhados.
III e IV estão corretas. Alt C.
46
Para facilitar o
entendimento e a implantação de programas de gestão da qualidade, alguns
autores definiram fatores básicos para
facilitar a avaliação de produtos e serviços. Relacione os elementos básicos
apresentados na coluna da esquerda com o
respectivo conceito, dentre aqueles indicados na coluna da direita.
Esta correta a
associação
(A) I - S , II -
P e III - T.
(B) II - Q , III
- S e V - R.
(C) II - Q , IV
- S e VI - T.
(D) III - R , IV
- P e V - R.
(E) IV - S , V -
T e VI - Q.
Resolução
Falou “vida útil” é durabilidade. “de acordo com os padrões” deve
ser conformidade. Confiabilidade é a probabilidade de funcionar sem falhas por
determinado período de tempo. II-P ; III-R ; IV-S ; V-T ; VI-Q. Alt E.
60
A natureza da prestação de serviços permite algumas
generalizações em relação às operações manufatureiras.
Considere as afirmações abaixo.
I - A principal característica das empresas de
serviços são as interações com o cliente.
II - A qualidade do trabalho realizado não significa
qualidade no serviço prestado.
III - O nível de contato requerido com o cliente
determina os tipos de habilidades dos empregados.
IV - Os serviços têm elementos tangíveis e
intangíveis.
Estão corretas as afirmações
(A) I e II, apenas. (B)
I e III, apenas. (C) II e III,
apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.
Resolução
A questão foge do usual por tratar de serviços, no IBGE 2009 havia
uma matéria chamada “Operações de serviços: conceitos, diferenças em relação à
manufatura”, não aparece mais.
De qualquer maneira, todas estão corretas. Alt E.
Casa da Moeda
2012
17
O controle estatístico do
processo – CEP – vem sendo largamente utilizado pelas empresas e faz uso de
gráficos ou cartas de controle para avaliar se um determinado processo está sob
controle.
Considere as afirmações a
seguir.
I – O processo está sob
controle quando sua variabilidade decorre apenas das chamadas causas aleatórias
ou causas comuns.
II – Os gráficos de controle
de atributos são utilizados, por exemplo, em situações em que a verificação da
qualidade é feita por simples inspeção visual.
III – O processo não está
atendendo às especificações do produto quando, em um gráfico de controle,
houver um ou mais pontos situados fora do LSC (Limite Superior de Controle) ou
do LIC (Limite Inferior de Controle).
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D)
II e III, apenas. (E) I, II e III.
Variações naturais são devidas as causa aleatórias e não comprometem o processo, pois ainda está sob controle.
As causas especiais que colocam pontos fora dos limites.
Atributos são as características respondidas como binário, certo ou errado, sim ou não. As variáveis são as medições com instrumentos. I e II certas.
Atenção na III, existem os limites de especificação e de controle. Especificação é o desejado pelo cliente, controle é o possível da empresa controlar, portanto, realizar. Quando os limites de controle estão dentro dos limites de especificação, é possível garantir a qualidade. O processo não atende às especificações quando pontos estão fora dos limites de especificação, não de controle. Porque é possível estar fora de controle, mas dentro das especificações.
Alt B.
Boa noite, só uma correção referente à questão 2014-51: gabarito D.
ResponderExcluirCorreto, corrigido, obrigado.
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