(esta postagem foi escrita pensando na CESGRANRIO, que foi a banca por muitos anos, até 2022...)
Como vocês devem saber, português e inglês fazem parte dos "Conhecimentos Básicos", 10 questões cada uma, tem que acertar pelo menos 50% do total e não pode zerar nenhuma das duas. Também serve como 4º critério de desempate.
Não é classificatório, apenas eliminatório. Isso quer dizer que te elimina se não acertar 50%, mas não ajuda na classificação se acertar mais que os outros. Por isso, o recomendável é deixar por último no dia da prova (e para estudar também). As questões não são difíceis, resolvendo provas anteriores já se tem ideia do grau de dificuldade e se precisa estudar mais ou não.
Obs: na minha opinião, português de Dez/2014 foi inesperadamente mais complicada que anos anteriores.
Alguns comentários e temas que caem bastante na prova:
Obs: na minha opinião, português de Dez/2014 foi inesperadamente mais complicada que anos anteriores.
Alguns comentários e temas que caem bastante na prova:
PORTUGUÊS
- Bastante interpretação de texto.
 - Significado de algumas palavras, substituição de palavras, sinônimos.
 - Regência e concordância verbal.
 - "Faz" no sentido de tempo não varia. Ex: Faz dois anos, Fazia três meses.
 - "Haver" no sentido de existir não varia (aparece todo ano). Ex: Havia caixotes na sala, Há quatro gatos.
 - "Existir" varia (cai quase sempre). Ex: Existem computadores velozes, Existiam povos canibais na ilha.
 - Variam também "bastar, faltar, restar, sobrar".
 - Os verbos auxiliares seguem a regência dos verbos principais. Ex: Devia fazer 3h, Podem existir espécies.
 - Quando pedir "de acordo com a norma padrão", saiba identificar os errados:
 - A prova gosta de usar verbos que exijam preposição (sempre aparecem alguns), mas que usamos errado no dia dia:
 - Vai assistir ao jogo, à missa, à sessão.
 - A medida não agradou (desagradou) à população.
 - Eles obedeceram (desobedeceram) aos avisos.
 - Aspirava ao cargo de diretor.
 - Pagou ao amigo.
 - Pagou o sorvete para o amigo ao sorveteiro.
 - Respondeu à carta.
 - Sucedeu ao pai.
 - Visava aos estudantes.
 - É comum o erro de concordância quando o sujeito está longe do verbo, por isso a prova usa bastante. Ex:
 - "A escolha das pessoas sobre os melhoramentos a serem implementados resultarão em uma linha contínua de indivíduos modificados pela tecnologia." Está errado, o correto é "A escolha ... resultarÁ..."
 - "Um exemplo de progresso nos dias atuais que deixariam nossos tataravós boquiabertos é a comunicação instantânea com o outro lado do mundo." O correto é "Um ... que deixaRIA..."
 - Os porquês (com certeza vai cair, sempre cai):
 - Porque: sentido de causa, justificativa. Ex.: Caiu da bicicleta porque corria demais, porque não sabia andar, porque não viu a placa. Foi morar sozinho porque ganhou na loteria.
 - Porquê: é um substantivo, no sentido de “razão, motivo” vem acompanhado de artigo, pronome ou numeral. Ex.: Ela me deve um porquê para não fazer isso. O porquê de ter feito isso foi vago.
 - Por que: no sentido de “por qual razão, pelo(a) qual, por quais” (assim como o sentido tem duas palavras, o porquê deve ter duas palavras, ou seja, ser separado). Ex.: Por que você não vai ao cinema? Não sei por que ele fez aquilo. Não sei por que motivo fez assim, ignoro por que razões.
 - Por quê: é com o mesmo sentido de “por que”, mas no final da frase, seguido de ponto. Ex.: Foi assim, sabe por quê? Por quê? Não sei também, não há por quê. Mas você não nota, por quê?
 - Crase - sabendo esses "pecados mortais" é possível resolver quase todas as questões (não tem aparecido). É impossível haver crase (tirado daqui):
 - antes de palavra masculina: “Ele está no Rio a serviço”;
 - antes de artigo indefinido: “Chegamos a uma boa conclusão”;
 - antes de verbo: “Fomos obrigados a trabalhar”;
 - antes de expressão de tratamento: “Trouxe uma mensagem a você / Vossa Majestade/ a senhora Virgínia/ a Dra. Milaski”;
 - antes de pronomes pessoais, indefinidos e demonstrativos: “Nada revelarei a ela, a qualquer pessoa ou a esta pessoa, a nenhuma pessoa, a esse ser.”;
 - quando o “a” está no singular, e a palavra seguinte está no plural: “Referimo-nos a moças bonitas”;
 - quando, antes do “a”, existir preposição: “Compareceram perante a Justiça”. (perante é preposição)
 - Obs: antes de pronome possessivo a crase é facultativa (ACHO que seja um dos poucos casos...)
 - Com VTD e VTDI o SE é "partícula apassivadora" e o verbo concorda com o sujeito.
 - ALUGAM-SE apartamentos. VENDEM-SE carros. ENTREGARAM-SE os presentes aos filhos. DEBATERAM-SE ontem, na reunião, as questões sobre ética e moral. DEVEM-SE considerar as ponderações.
 - Com VTI, VI e VL o SE é "índice de indeterminação do sujeito" e o verbo NÃO varia. Isto é, se houver preposição (isso indica um VTI), o verbo não varia, porque não tem sujeito.
 - PRECISA-SE de operários. NECESSITA-SE de profissionais competentes.ACREDITA-SE em discos voadores.
 - Existe partícula apassivadora com VTI, VI e VL? Não. Existe índice de indeterminação do sujeito com VTD? Sim (mas não vai cair). Ex: Estima-se aos bons amigos. Ama-se aos pais.
 - Este artigo,"Os Cem Erros Mais Comuns", do Estadão é bom (mas contém erros), vale uma olhada (peguei conteúdo de lá).
 
INGLÊS
- Sempre pergunta a ideia central do texto, "the main purpose".
 - Algumas questões de interpretação do texto.
 - A quem o pronome no texto se refere, "Mark the correct statement concerning reference".
 - Substituir um palavra por outra, significado das palavras, sinônimos, antônimos.
 - Conjunções e suas ideias (adição, condição, conclusão, contraste, etc).