Sobre Português e Inglês na Petrobras

(esta postagem foi escrita pensando na CESGRANRIO, que foi a banca por muitos anos, até 2022...)

Como vocês devem saber, português e inglês fazem parte dos "Conhecimentos Básicos", 10 questões cada uma, tem que acertar pelo menos 50% do total e não pode zerar nenhuma das duas. Também serve como 4º critério de desempate.

Não é classificatório, apenas eliminatório. Isso quer dizer que te elimina se não acertar 50%, mas não ajuda na classificação se acertar mais que os outros. Por isso, o recomendável é deixar por último no dia da prova (e para estudar também). As questões não são difíceis, resolvendo provas anteriores já se tem ideia do grau de dificuldade e se precisa estudar mais ou não.
Obs: na minha opinião, português de Dez/2014 foi inesperadamente mais complicada que anos anteriores.
Alguns comentários e temas que caem bastante na prova:

PORTUGUÊS

  • Bastante interpretação de texto.
  • Significado de algumas palavras, substituição de palavras, sinônimos.
  • Regência e concordância verbal.
    • "Faz" no sentido de tempo não varia. Ex: Faz dois anos, Fazia três meses.
    • "Haver" no sentido de existir não varia (aparece todo ano). Ex: Havia caixotes na sala, Há quatro gatos.
    • "Existir" varia (cai quase sempre). Ex: Existem computadores velozes, Existiam povos canibais na ilha.
      • Variam também "bastar, faltar, restar, sobrar".
    • Os verbos auxiliares seguem a regência dos verbos principais. Ex: Devia fazer 3h, Podem existir espécies.
  • Quando pedir "de acordo com a norma padrão", saiba identificar os errados:
    • A prova gosta de usar verbos que exijam preposição (sempre aparecem alguns), mas que usamos errado no dia dia:
      • Vai assistir ao jogo, à missa, à sessão.
      • A medida não agradou (desagradou) à população.
      • Eles obedeceram (desobedeceram) aos avisos.
      • Aspirava ao cargo de diretor.
      • Pagou ao amigo.
      • Pagou o sorvete para o amigo ao sorveteiro.
      • Respondeu à carta.
      • Sucedeu ao pai.
      • Visava aos estudantes.
    • É comum o erro de concordância quando o sujeito está longe do verbo, por isso a prova usa bastante. Ex: 
      • "A escolha das pessoas sobre os melhoramentos a serem implementados resultarão em uma linha contínua de indivíduos modificados pela tecnologia." Está errado, o correto é "A escolha ... resultarÁ..."
      • "Um exemplo de progresso nos dias atuais que deixariam nossos tataravós boquiabertos é a comunicação instantânea com o outro lado do mundo." O correto é "Um ... que deixaRIA..."
  • Os porquês (com certeza vai cair, sempre cai):
    • Porque: sentido de causa, justificativa. Ex.: Caiu da bicicleta porque corria demais, porque não sabia andar, porque não viu a placa. Foi morar sozinho porque ganhou na loteria.
    • Porquê: é um substantivo, no sentido de “razão, motivo” vem acompanhado de artigo, pronome ou numeral. Ex.: Ela me deve um porquê para não fazer isso. O porquê de ter feito isso foi vago.
    • Por que: no sentido de “por qual razão, pelo(a) qual, por quais” (assim como o sentido tem duas palavras, o porquê deve ter duas palavras, ou seja, ser separado). Ex.: Por que você não vai ao cinema? Não sei por que ele fez aquilo. Não sei por que motivo fez assim, ignoro por que razões.
    • Por quê: é com o mesmo sentido de “por que”, mas no final da frase, seguido de ponto. Ex.: Foi assim, sabe por quê? Por quê? Não sei também, não há por quê. Mas você não nota, por quê?
  • Crase - sabendo esses "pecados mortais" é possível resolver quase todas as questões (não tem aparecido). É impossível haver crase (tirado daqui):
    1. antes de palavra masculina: “Ele está no Rio a serviço”;
    2. antes de artigo indefinido: “Chegamos a uma boa conclusão”;
    3. antes de verbo: “Fomos obrigados a trabalhar”;
    4. antes de expressão de tratamento: “Trouxe uma mensagem a você / Vossa Majestade/ a senhora Virgínia/ a Dra. Milaski”;
    5. antes de pronomes pessoais, indefinidos e demonstrativos: “Nada revelarei a ela, a qualquer pessoa ou a esta pessoa, a nenhuma pessoa, a esse ser.”;
    6. quando o “a” está no singular, e a palavra seguinte está no plural: “Referimo-nos a moças bonitas”;
    7. quando, antes do “a”, existir preposição: “Compareceram perante a Justiça”. (perante é preposição)
    8. Obs: antes de pronome possessivo a crase é facultativa (ACHO  que seja um dos poucos casos...)
  • Com VTD e VTDI o SE é "partícula apassivadora" e o verbo concorda com o sujeito.
    • ALUGAM-SE apartamentos. VENDEM-SE carros. ENTREGARAM-SE os presentes aos filhos. DEBATERAM-SE ontem, na reunião, as questões sobre ética e moral. DEVEM-SE considerar as ponderações.
  • Com VTI, VI e VL o SE é "índice de indeterminação do sujeito" e o verbo NÃO varia. Isto é, se houver preposição (isso indica um VTI), o verbo não varia, porque não tem sujeito.
    • PRECISA-SE de operários. NECESSITA-SE de profissionais competentes.ACREDITA-SE em discos voadores.
  • Existe partícula apassivadora com VTI, VI e VL? Não. Existe índice de indeterminação do sujeito com VTD? Sim (mas não vai cair). Ex: Estima-se aos bons amigos. Ama-se aos pais.
  • Este artigo,"Os Cem Erros Mais Comuns", do Estadão é bom (mas contém erros), vale uma olhada (peguei conteúdo de lá).

INGLÊS

  • Sempre pergunta a ideia central do texto, "the main purpose".
  • Algumas questões de interpretação do texto.
  • A quem o pronome no texto se refere, "Mark the correct statement concerning reference".
  • Substituir um palavra por outra, significado das palavras, sinônimos, antônimos.
  • Conjunções e suas ideias (adição, condição, conclusão, contraste, etc).

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