PROCESSOS DECISÓRIOS

QUESTÕES
Petrobras – Eng. Produção
2010
69
A avaliação de projetos de investimento em situação de futuro indeterminado é uma atividade rotineira da maioria dos dirigentes de empresas. Diversos critérios podem ser adotados para a tomada de decisão. Considere que um dirigente quer aumentar a participação de mercado de sua empresa seguindo uma das quatro estratégias disponíveis (E1, E2, E3 ou E4), e que uma análise da concorrência indicou que a reação poderia ocorrer de três formas diferentes (A1, A2 ou A3), mas, sem condições de determinar qualquer probabilidade de ocorrência de cada reação. Analisando cada um dos possíveis estados da natureza, o dirigente elaborou a matriz de ganhos abaixo.

Orientado por um consultor, o dirigente deverá adotar o critério de Wald, também conhecido como Maximin. Nessa situação, conclui-se que a estratégia adotada foi
(A) lançar um novo produto, pois apresenta o melhor resultado potencial.
(B) lançar uma campanha publicitária, pois se identificou, para cada estratégia possível, o estado da natureza que conduzirá ao resultado menos desfavorável.
(C) lançar uma promoção de vendas, pois apresentou a maior média ponderada entre o pior e melhor resultado potencial.
(D) praticar uma política de baixa de preços, pois se efetuou uma média aritmética simples dos resultados esperados.
(E) praticar uma política de baixa de preços, pois se identificou, para cada um dos estados da natureza, a estratégia mais favorável para que, então, se determinasse o quanto deixaria de ganhar.

Resolução
Maximin é o conservador, aquele pessimista que escolhe o menos pior entre os piores cenários. O pior cenário é A1, pois qualquer estratégia adotada pela empresa gera prejuízo. O menos pior dentro desse é E2, com -50. No maximax (o melhor dos melhores), seria A3 e E1. Alt B

2011
64
Todo processo de tomada de decisão começa pela identificação do problema. Após, os esforços devem ser concentrados em diagnosticar uma situação. Esse diagnóstico consiste em
(A) identificar objetivos – analisar causas
(B) identificar oportunidade – analisar os resultados finais
(C) avaliar a situação – identificar os custos finais
(D) analisar causas – identificar efeitos sociais
(E) analisar a situação econômica – avaliar preços

Resolução
Lembrando: identifica, diagnostica, gera soluções, escolhe a solução e implanta. Através do diagnóstico, os objetivos são traçados e as causa analisadas. Alt A.

2012
63
Com a competição cada vez maior entre as organizações e a necessidade de informações rápidas para auxiliar no processo de tomada de decisão, surgiu o Sistema de Apoio à Decisão. No Modelo de Simon, as decisões são diferenciadas em programadas e não programadas. As decisões programadas possuem as seguintes características:
(A) incerteza e dados únicos
(B) condições estáticas e dados inadequados
(C) dados repetitivos e condições dinâmicas
(D) dados repetitivos e condições estáticas
(E) dados únicos e condições estáticas

Resolução
As decisões não programadas são novas, baseadas em opinião, intuição, muito usadas para ambientes mutáveis, dinâmicos. As decisões programadas são baseadas em soluções existentes, repetitivas, padrões, acontecem mais em condições estáticas. Alt D.

70
Existem três classes de modelos decisórios em relação à natureza: decisões com certeza, decisões com risco e decisões com incerteza. Para decisões com incerteza, o método mais conservador de tomar decisões, que avalia cada decisão pelo mínimo retorno possível associado a ela, é o critério
(A) maximin
(B) maximax
(C) de arrependimento minimax
(D) de Laplace
(E) de Fourier

Resolução
O método otimista é o maximax, imagina bons cenários e escolhe a melhor opção. "Arrependimento" compara o quanto deixa de ganhar ao escolher uma opção em detrimento da melhor. Lembre-se sempre: o método conservador é o maxmin, é o máximo entre os mínimos, o menos pior.  Alt A.

Petrobras – Administrador
2010 Maio
52
O ambiente de uma organização que atua na indústria petrolífera é dado por todas as condições e influências externas que afetam seu desenvolvimento, sendo relevantes à tomada de decisão, por exemplo, a construção de uma nova refinaria. Muitas podem ser as influências externas, EXCETO a
(A) competência, porque a experiência de refinar e distribuir um produto pode servir como base para explorar uma descoberta e conviver com seu sucesso.
(B) tecnologia, porque os avanços tecnológicos trazem mudanças aos processos produtivos, à concepção de novos produtos e ao nível de automação.
(C) ecologia, porque a escolha da localização deve considerar a disponibilidade e o acesso a recursos, assim como impactos em água, ar, trânsito e qualidade de vida.
(D) economia, porque o monitoramento de tendências econômicas evita que a empresa seja pega de surpresa para que seus investimentos alcancem o retorno esperado.
(E) sociedade, porque os desenvolvimentos sociais são importantes devido a mudanças nos padrões de trabalho, na noção de diversidade e igualdade de grupos minoritários e de mulheres.

Resolução
Influência externa é aquela sobre qual a empresa não tem controle, não determina, não desenvole, apenas reage. Das opções, vemos que “competência” não é algo da sua empresa que dependa de fatores externos, é a empresa que desenvolve por si, não sofre influência. Alt A.

41
Um processo de planejamento estratégico pode envolver algumas distorções na tomada de decisão sobre quais estratégias desenvolver. Essas distorções costumam ocorrer devido a características do gerente, da organização ou do ambiente externo. Nesse contexto, é uma característica do gerente
(A) a disponibilidade de recursos.
(B) a interação entre os concorrentes.
(C) as limitações políticas e legais.
(D) o número e o tipo de empregados.
(E) o foco em objetivos limitados.

Resolução
Foge um pouco do processo de decisão para eng. de produção. Fala sobre decisões de um gerente, ou seja, administrativa (tática). A alternativa E está correta porque o gerente não decide todos seus objetivos, ele tenta alcançar os objetivos estratégicos, por isso é limitado. Alt E.

IBGE – Eng. de Produção
2009
68

Com relação à figura acima e aos fundamentos da tomada de decisão, analise as afirmações abaixo.
I - Alternativa é uma ação que pode ser escolhida pelo tomador da decisão, que, na figura, representa o mercado favorável ou desfavorável.
II - Estado da natureza é uma ocorrência ou situação sobre a qual o tomador da decisão tem pouco controle.
III - No nó de decisão podem sair vários estados da natureza
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
(A) I.                (B) II.               (C) I e II.           (D) II e III.          (E) I, II e III.

Resolução

Na figura, “mercado favorável” ou “desfavorável” não são alternativas. II está correta. Nó de decisão e nó de estado são diferentes, do nó de decisão saem várias alternativas, do nó de estado, estados da natureza. Alt B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário